segunda-feira, 9 de julho de 2012

Plano de governo mantém foco na periferia e nas ações sociais





O governo do prefeito Capitão Azevedo (DEM) em Itabuna tem uma marca registrada, que é a atenção maior dedicada aos bairros da periferia e aos programas sociais. Nesta área, Itabuna é uma das poucas cidades brasileiras a ter uma ação desenvolvida com recursos próprios, paralela às iniciativas tocadas com recursos federais e com um conceito dirigido à promoção social efetiva: o Bolsa Renda Municipal.
Ampliar ações como o Bolsa Renda e fortalecer o trabalho nos bairros, onde a principal demanda é a melhoria da infraestrutura, estão no centro do plano de governo que o prefeito e sua equipe, somada aos 11 partidos que formam a coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, desenham para o segundo mandato.
Um esboço das metas foi apresentado juntamente com o registro da coligação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 5 de julho. O plano elenca as ações da gestão com base em nove áreas estratégicas, sendo as quatro prioritárias: saúde, desenvolvimento econômico, educação, e meio ambiente e saneamento ambiental.
Na saúde, Azevedo afirma que a meta é aumentar o número de unidades do Programa de Saúde da Família, reforçar o Programa de Agentes Comunitários (Pacs), ampliando a rede de atenção básica para garantir o foco na prevenção de doenças. “Neste nosso primeiro mandato, conseguimos resultados muito bons a partir do reforço da atenção básica e de ações como os programas de pré-natal, que ajudaram a reduzir bastante a mortalidade infantil”, enfatiza Azevedo.
Em 2009, quando o prefeito assumiu o governo, Itabuna tinha um índice de mortalidade que atingia 29,4 óbitos a cada 1 mil bebês nascidos. A taxa caiu para 19,3 em 2011, uma redução de quase 35%. “Vamos continuar trabalhando nessa área, aprimorando ainda mais programas como o Ei, Mamãe, que tem uma importância muito grande para as famílias da periferia”, observa o prefeito.
Na área da educação, o plano aponta medidas como ampliar a Escola em Tempo Integral, implantada em algumas unidades no atual governo. O prefeito afirma que manter a criança o maior tempo possível na escola é “uma maneira de prepará-la melhor para o futuro e afastá-la de ameaças como as drogas e a criminalidade”.
O Bolsa Renda, que oferece um auxílio financeiro condicionado à participação do beneficiário em cursos de qualificação profissional, é outro programa que será fortalecido, de acordo com o plano elaborado para o período 2013-2016. Criado em 2009, o programa já atendeu mais de 3,5 mil famílias, um total de 14 mil pessoas, que recebem a ajuda financeira por tempo determinado e são estimuladas a se qualificar para o mercado de trabalho.

BONS PROJETOS
Para obter recursos destinados às ações de sua gestão, Azevedo diz que seguirá a receita adotada neste primeiro mandato. O caminho, segundo ele, é ter bons projetos e demonstrar capacidade de executá-los. “É isso que temos feito, mostrando que quando se quer trabalhar e se tem projetos de qualidade, até mesmo as diferenças partidárias ficam em segundo plano”, declara o gestor.
A área ambiental seguirá como uma das prioritárias, principalmente a partir da conclusão do Plano Municipal de Saneamento, que pautará as intervenções relativas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, e coleta e destinação do lixo. O prefeito assinou recentemente uma ordem de serviço para obras de saneamento, que contemplam oito bairros e deverão reduzir em 30% o volume de esgoto despejado no Rio Cachoeira sem tratamento. É primeira medida adotada com o objetivo de despoluir o rio, que vem sofrendo há décadas com o crescimento desordenado da cidade.
Azevedo destaca outras áreas para as quais o governo continuará a destinar sua atenção. Ele cita como exemplo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para fortalecer o centro industrial de Itabuna e atrair empresas, visando à geração de empregos no município. Outro ponto considerado importante é o apoio à agricultura familiar, com a criação de novas agrovilas e incentivo à organização de cooperativas na zona rural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário