sábado, 21 de julho de 2012

Duas pessoas morrem contaminadas por raiva humana no Maranhão



Em menos de um mês, duas pessoas morreram contaminadas por raiva, na capital maranhense. Os casos comprovados nesta sexta-feira (20) foram registrados na zona rural de São Luís, no Tibiri e na Vila Embratel, como mostrou reportagem do JMTV2.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) o número de casos de raiva animal no Maranhão começou a aumentar a partir de 2010, quando a campanha de vacinação antirábica foi suspensa, deixando muitos cães e gatos se serem imunizados. “Isso aconteceu em quase todo o Brasil porque houve uma reação vacinação dos animais”, disse o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Alberto Carneiro.
Ano passado a campanha de vacinação voltou a ser realizada na capital, mas a cobertura não atingiu a meta estipulada. “De 100 mil, se fizermos um cálculo, teremos em torno de 20 mil animais sem serem imunizados e isso animais sob controle, aqueles ditos domésticos. E os animais de rua? São mais 10% ou 15% dessa população. Então isso é um dado muito alarmante para nós”, explicou Salim Neto, chefe do departamento de zoonoses.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado dos 70 casos de raiva animal registrados no Brasil, 55 foram no Maranhão. Além disso, duas pessoas morreram contaminadas pela doença. “Não tem cura. O tratamento é paliativo, para manter as atividades vitais do indivíduo até a resolução final do processo”, informou o médico Jackson Costa.
Mortes
Segundo a SES, este ano foram registrados mais 21 casos de raiva canina no Maranhão, a maioria em São Luís. Somente nesta sexta-feira um rapaz de 23 anos e uma mulher de 37 morreram vitimados pela doença.
Representantes da SES discutiram o assunto e sobre a gravidade do problema. Agora, a vacinação dos animais será realizada com urgência nos locais onde foram registradas as mortes. “A gente está orientando o município para que as unidades de PSF, através dos agentes, também busquem casos de pessoas que possam ter sido agredidas e que estejam sem saber do risco que correm”, Graça Lírio, Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária.
A Secretaria de Saúde de São Luís informou que para conter o avanço da doença também será realizada em setembro a campanha nacional de vacinação contra a raiva em toda a cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário