Assembleia que decidiu pela greve na última quarta-feira.
Os professores da rede municipal de Itabuna iniciaram greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira, 9, e fazem protesto nas ruas centrais da cidade. A greve foi decidida na semana passada, após a categoria rejeitar aumento de 15% para os níveis II e III. Eles exigem aumento linear de 22,22% para os três níveis.
Negociações entre professores e governo municipal serão retomadas nesta manhã. Os rumos da greve serão decididos em assembleia prevista para as 15 horas, no auditório do Colégio Ciso. Além do reajuste linear de 22,22%, os educadores exigem transporte para os professores do campo, vale-transporte em dia e melhores condições de trabalho.
A diretoria do sindicato dos professores municipais, o Simpi, promete mobilizações durante todo o dia para pressionar o governo a aceitar a reivindicação. Os educadores devem encerrar na porta da prefeitura de Itabuna uma caminhada de protesto com início na praça Adami, centro.
Numa entrevista ao PIMENTA, o secretário de Educação, Gustavo Lisboa, disse que o município não teria como conceder percentual de aumento maior. Os 15% para os níveis II e III serão escalonados: 8% agora em abril e 7% em outubro.