quinta-feira, 8 de março de 2012

O REAL MOTIVO DA ATUAL SITUAÇÃO DA REDETV

Quando vi, num jornal, a declaração de Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV, dizendo que a situação da RedeTV é culpa da Globo, comecei a analisar o que ele falou e montei um quadro de atos que podem ter gerado toda a situação atual da RedeTV.
Logo de começo vamos entender que a Globo teve uma reação contra a RedeTV e não uma ação.
Reação é resultado de uma ação.
E a ação equivocada foi da RedeTV.
Vamos aos fatos do tempo.

A RedeTV tinha o campeonato brasileiro série B que era um dos seus principais lucros.

E tinha também, nesta linha, o show de luta.
Mas, um dia, quando apareceu aquela situação estranha do Clube dos 13 querendo fazer leilão do Campeonato Brasileiro que era exclusividade da Globo, a RedeTV acreditou que o tal leilão era de verdade.
Então, a RedeTV apresentou uma proposta oficial para conquistar o Brasileirão.
E a RedeTV foi a única que fez a proposta financeira, embora não tenha feito a caução necessária que se solicitava no edital.
Faltou sensibilidade para a RedeTV entender que aquele leilão não era de verdade, tanto que nem a Rede Record aceitou fazer oferta.
E a Globo corria por fora, acertando todo dinheiro possível com os clubes e levando o campeonato todo sem sequer entrar no leilão.
Isto é fato.

Neste momento, os donos da RedeTV deveriam ter ido, sigilosamente, conversar com Roberto Irineu, dono da Globo, e contar pra ele que não tinham nenhum interesse em enfrentá-lo, que o lance da RedeTV era apenas um marketing da emissora e que a posição da RedeTV poderia, no momento desejado, ser a posição da Globo.

Isto é o que os donos da RedeTV deveriam fazer.
Mas, fizeram exatamente o contrário.
Ameaçaram com processos o Clube dos 13 e criaram uma reunião pública em Brasília, no Congresso, para mostrar as coisas que a Globo estava fazendo fora do edital do leilão.
Os donos da RedeTV tiveram atos de Don Quixote e posições de Don Quixote, ingênuos que foram em acreditar que o leilão fosse se realizar.
Em Brasília, a posição pública da Globo foi a pior possível.
A imagem de Roberto Irineu foi arranhada publicamente.

Repito que, quando a RedeTV viu que a Record não entrou no leilão, deveria ter percebido que a Record entendeu a situação e viu que não tinha chance de disputar com a Globo e a disputa não era questão de dinheiro, mas sim, de poder.
Neste momento em que a Globo foi mostrada no Congresso de forma tão estranha, Roberto Irineu tomou aquilo como sendo algo pessoal contra ele.Então, uma sucessão de fatos aconteceu curiosamente.
Eis que um grande lucro da RedeTV, o Brasileiro série B, deixou de ser negociado com a RedeTV e passou para outra emissora.
E isto foi uma perda de dinheiro muito grande pra RedeTV.
Logo depois, a Globo se interessou em ter o show de luta, que era da RedeTV e dava bom dinheiro.
E Roberto Irineu pagou o que valia e o que não valia para ter o show pra ele e tirou essa fonte de dinheiro do caixa da RedeTV.
Isto é fato.
A ação da RedeTV em enfrentar, nos bastidores, a Globo, foi que gerou toda raiva da Globo contra a RedeTV.
A Globo, a gente só pode enfrentar na frente das câmeras, com programa que possa tirar de lá um pouco de ibope.
Nos bastidores, nem a Record com todo seu poderio financeiro tem torque pra tal.
A estrutura de poder montada por Roberto Marinho ainda é muito poderosa, mesmo com toda falta de habilidade de administração de seu filho, Roberto Irineu, que levou a Globo ao pior ibope de toda sua história.
Isto é fato.

2 comentários:

  1. Não se pode mexer com quem é a terceira maior TV do mundo!
    A Rede TV! Deve continuar a alugar horários pra Igrejas e telecompras até recuperar seu caixa e pagar atrasados!
    Deve ficar com programação bem modesta para se recuperar! A Record na década de 1970, foi um exemplo disso e se recuperou foi popular até que Edir Macedo a adquiriu fazendo-a crescer novamente! Espero que não seja a REDE TV! o terceiro canal 9 paulista e o terceiro canal 6 carioca a fechar!

    ResponderExcluir
  2. Não se pode mexer com quem é a terceira maior TV do mundo!
    A Rede TV! Deve continuar a alugar horários pra Igrejas e telecompras até recuperar seu caixa e pagar atrasados!
    Deve ficar com programação bem modesta para se recuperar! A Record na década de 1970, foi um exemplo disso e se recuperou foi popular até que Edir Macedo a adquiriu fazendo-a crescer novamente! Espero que não seja a REDE TV! o terceiro canal 9 paulista e o terceiro canal 6 carioca a fechar!

    ResponderExcluir