sexta-feira, 16 de março de 2012

Cartórios privatizados começam a funcionar dia 26




Foto: Radar Notícias
Foto: Radar Notícias
Os cartórios extrajudiciais que foram privatizados começam a funcionar no próximo dia 26 de março com um novo sistema para a emissão do Daje (Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial) e a autenticação de todos os documentos. A ideia é dificultar a fraude de documentos, já que os cidadãos vão poder conferir a legitimidade por meio do site do e-Selo.
Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba), que concebeu o novo sistema, ainda será preciso ir ao cartório e ao banco para efetivar a solicitação dos documentos.
Como os delegatórios dos cartórios agora são empresários, a concorrência pode ser um fator a favor da qualidade dos serviços. Mas isso exclui os valores das solicitações, que terão um aumento, ainda sem percentual definido. A nova tabela de preços estará disponível também no dia 26, no endereço do e-Selo.
Vale lembrar que serviços como certidão de nascimento, vão continuar sem cobrança. Cerca de 150 cartórios já estão inclusos à mudança quando a nova legislação entrar em vigor. A lei de privatização foi sancionada em setembro do ano passado pelo governador Jacques Wagner (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário