terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Secretaria da Educação inicia ano letivo com a valorização do “Ser Professor”

SAM_0569
O profissional da arte de ensinar uma ciência, alguma técnica ou outro conhecimento foi o foco da 28ª Jornada Pedagógica, que teve início nesta segunda-feira (6), com o tema “A subjetividade do SER PROFESSOR no contexto da Educação Grapiúna”. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria da Educação, reuniu professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, bem como de representantes da sociedade civil organizada, que lotaram as instalações do Auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – Ilhéus / BA).
A abertura teve início com as boas-vindas do secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, ao destacar que a jornada aborda, até o dia 10, sobre o profissional que faz com que a educação seja difundida, a partir de sua subjetividade, formada pelas experiências vividas nos contextos social, cultural e profissional. “Espero que, ao longo desses dias, possam ser discutidos sobre o corpo, a mente e a saúde do professor, que atuade forma integral, dentro e fora das salas de aula”.
Durante o seu discurso, o titular da pasta assegurou que o bom desempenho como educador e pessoa é concretizado com a prática de virtudes como o amor e o perdão. Nesse momento, o secretário narrou a história de uma professora que teve o seu filho assassinado e perdoou o assassino.  O secretário exibiu um vídeo que registrou o encontro entre a professora e o detento, sendo que o meliante não sabia que a pessoa que estava ali era a mãe da pessoa cuja vida ele tirara. Professor Gustavo assegurou que o exemplo dessa história se transformará num documentário a ser produzido pela Secretaria da Educação.  “Que a gente consiga perdoar aqueles que nos ofenderam no ano passado e que possamos iniciar o ano de 2012 com o coraçãomais leve. Que este ano, seja de vitórias!”.
O Secretário da Educação Gustavo Lisboa lembrou ainda que o ano de 2012 é um ano eleitoral. E ressaltou que “a educação grapiúna é apartidária. Isso significa que, independente de eleições, os profissionais da educação têm o dever de continuar priorizando a excelência da qualidade de ensino da rede. “Não deixem que o ano eleitoral atrapalhe o trabalho da Educação Grapiúna”, completou o secretário.
O prefeito Capitão Azevedo foi representado pelo chefe de gabinete, Ivan Krebs Montenegro, que cumprimentou a todos os participantes da Jornada Pedagógica através de um abraço simbólico ao Secretário de Educação Gustavo Lisboa e destacou a importância do Ser Professor, enquanto seres humanos e como profissionais da arte de ensinar.
Na abertura do evento, a Biblioteca Itinerante e o Grupo Minos arrancaram aplausos em suas apresentações teatrais. Em seguida, a Secretaria da Educação anunciou o lançamento do “12º Concurso Pátria Amada”, envolvendo os profissionais e alunos da Rede Municipal de Ensino, que terão que desenvolver trabalhos em diversas categorias, inspirados nas obras de Jorge Amado. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.itabuna.ba.gov.br/patriaamada. Abaixo, o vídeo de lançamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário