sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Após saída de PMs da AL, rotina começa a ser retomada em Salvador

Já na quinta-feira (9), turistas e baianos foram vistos em praias e bares.
Comércio em alguns bairros volta ao movimento normal aos poucos.

Da G1 BA, com informações da TVBA
Aos poucos, Salvador está voltando ao ritmo normal. Depois de dez dias de tensão, por causa da greve da Polícia Militar, os moradores estão retornando à rotina. Desde quinta-feira (9), a orla da cidade voltou a ficar movimentada. Baianos e turistas foram vistos nas ruas.
“A gente passou ali agora e viu um pessoal do Exército, tem um certo policiamento, já dá uma segurança”, afirma o engenheiro civil Joselito Rezende. Entre os bairros da Barra e Ondina, mais um dia de trabalho em ritmo acelerado para quem atua nos preparativos para a estrutura do carnaval. No final do circuito Dodô, em Ondina, um caminhão do Exército circulou na região onde algumas pessoas aproveitam para tirar documentos em uma unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). “Acho que o cidadão de bem não pode ficar refém dessa situação. Nós temos muito o que fazer, então pedimos a Deus que as autoridades encontrem uma solução para retornar a vida à normalidade”, disse o professor Ricardo Pedrosa.
Para Antônio Teles, que vende salgado na orla da capital baiana, já são onze dias trabalhando mais e vendendo menos. “Eu trabalho de 7h às 11h e vendo cem peças [salgados]. Agora eu estou trabalhando de 7h às 13h e estou vendendo só 80 peças”, afirma.
Na região do Largo do Tanque, os motoristas enfrentaram trânsito intenso na manhã desta sexta-feira (10), porque metade das sinaleiras estão quebradas no local, onde também não há policiamento. Seguindo para a Avenida Suburbana, o trânsito estava tranquilo e o comércio aberto. No bairro de Periperi, homens do Exército foram vistos patrulhando a área. “No momento, as pessoas ainda se encontram assustadas. Alguns comércios às vezes fecham até mais cedo”, afirma o vigilante Domingos Dias.
No bairro da Liberdade, o comércio está funcionando mas as grandes lojas de eletrodomésticos continuam fechadas. Algumas delas foram alvo de saques durante a greve da PM na Bahia. O movimento de clientes no comércio da região ainda é pequeno, mas o otimismo é grande. “Esperamos que seja melhor do que os outros dias porque queremos trabalhar. E que essa situação [da greve da PM] se resolva logo, que entrem em um acordo logo e que a segurança volte a reinar na cidade”, disse a operadora de caixa Rosângela Moreira.
Na quinta-feira (9), bastou a Assembleia Legislativa ser desocupada pelos grevistas da PM que muitas pessoas voltaram a frequentar bares e praias de Salvador. “Por onde a gente passou foi bem tranquilo, tinha polícia do Exército, foi tranquilo”, afirmou a turista gaúcha Natasha Soares.
Rotina na Assembleia
Depois de mais de uma semana de ocupação por parte dos policiais militares em greve que ocuparam a Assembleia Legislativa, os funcionários do Centro Administrativo da Bahia (CAB) voltaram à rotina de trabalho. Somente o plenário não voltou a funcionar porque os deputados estão em recesso até a próxima semana. Nas secretarias
Muitos funcionários dizem que não houve acúmulo de serviço. "A gente trabalha aqui com atendimento ao cliente e as pessoas realmente não estavam chegando, mas com relação à Secretaria foi tudo normal", avalia Simária de Jesus, coordenadora de protocolo.
"Tá na hora de voltar ao normal, de viver tranquilamente, sem nenhum medo", anseia Paulo de Jesus, funcionário público.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário