terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tragédia: passeio termina com dois afogados no último domingo 04/12/2011

 

Um passeio no domingo (4) à praia de Lençóis, no litoral de Una, terminou em tragédia para um grupo de moradores do bairro Fonseca, em Itabuna. Dois homens que faziam parte do grupo morreram afogados e outras três pessoas foram arrastadas pelas águas.
Segundo informações, seriam dois homens e uma mulher. Até o início da tarde de segunda-feira (5) eles ainda não haviam sido localizados. A suspeita é de que todos tenham morrido afogados.
Os mortos identificados são Paulo Roberto Xavier, de 42 anos, e José Roberto Oliveira, de 31 anos.
Na praia onde aconteceram os afogamentos não há Salva Vidas. Para o ex-administrador do distrito de Lençóis, Marcos Tourinho, a tragédia poderia ter sido evitada se a Prefeitura de Una tivesse ouvido o pedido dos quase mil moradores da localidade. “A gente vive solicitando Salva Vidas, mas só enviam Salva Vidas para cá no período da alta estação, isto é, de janeiro a março”, ele relata, em tom de revolta.
Ainda de acordo com Tourinho, “o pessoal da prefeitura alega que aqui não tem movimento suficiente para manter sequer um Salva Vidas todo fim de semana. Apesar deles argumentarem isso, é bom lembrar que aqui em Lençóis o movimento é grande o ano todo. A cada final de semana recebemos de cinco a sete ônibus de excursão da região”.
Tourinho lembra que a praia é perigosa e que “não tem 15 dias que uma menina de sete anos, que morava em Buerarema, morreu afogada, e agora infelizmente mais vítimas. Se não fossem os moradores e os amigos que entraram na água para ajudar, muito mais gente teria morrido. Ainda tem três pessoas desaparecidas”, observa.
Uma integrante da excursão, Maria Luíza, contou que Paulo Roberto, uma das vítimas, foi para o passeio a fim de comemorar a ida do filho para o time juniores do Bahia. “Ele estava muito feliz, só falava nisso. O filho dele, Paulo César, iria viajar neste domingo para Salvador, pois tinha que se apresentar na segunda-feira. É muito triste, gente…Ele morreu sem ver o filho realizar o seu sonho”, conta Maria Luíza.
Populares informaram que um morador conhecido como Muá, conseguiu resgatar do mar cerca de seis pessoas ainda com vida. “Muitos estão vivos graças aos moradores que nos ajudaram. O dono da barraca nos deu uma corda que a gente jogava para os que estavam se afogando e consegui, puxar. Só um morador conseguiu resgatar seis pessoas. São cenas de desespero que nunca irão sair da minha cabeça”, conta a participante da excursão, Fátima Almeida.
A equipe do Corpo de Bombeiros, Salva Vidas e Polícia Técnica de Ilhéus chegaram ao local após 40 minutos do ocorrido, e ainda conseguiram resgatar com vida um homem. Os corpos dos afogados foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.
No local, o clima de insatisfação dos empresários pela falta de atenção da Prefeitura de Una é bastante significativo. “Lá nós fizemos investimentos, construímos cabanas de praia, padarias, adegas para atender os moradores do distrito e os turistas. Mas vamos ser prejudicados com a falta de segurança para o local. As famílias que estão vendo acontecer as mortes por afogamento aqui em lençóis, por falta de Salva Vidas, não retornam mais aqui, é omissão por parte dos órgãos competentes”, conclui o empresário e ex-administrador Marcos Tourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário