sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Caminhada marcou o Dia Mundial de Luta contra Aids em Itabuna


No Dia Mundial de Luta contra Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Itabuna, através do Centro de Referência Júlio Brito DST/Aids realizou uma caminhada, que percorreu a avenida Cinquentenário, com entregas de preservativos e panfletos explicativos. O evento envolveu diversos setores da sociedade, que marcharam em defesa do lema da campanha deste ano: “Camisinha sempre, preconceito jamais”.

A mobilização reuniu os departamentos da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade do município, além do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (Gapa), Grupo Humanos, de Organizações Não Governamentais, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e a sociedade em geral. Todos unidos chamaram a atenção para o não preconceito e a necessidade de prevenção contra Aids.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Júlio Brito, Maria Vitória Ramos Gonçalves as pessoas que morrem com Aids são aquelas que descobrem a doença tardiamente, por esse motivo é tão importante a prevenção e realização de testes, que são disponibilizados gratuitamente pela unidade. A campanha deste ano está voltada para o público jovem gay, pois de acordo com os estudos, aumentou a incidência de Aids nesse público em média 26%.

“A mobilização chamou a atenção para o não preconceito, falar que a discriminação existe que a prevenção é primordial e estamos todos os dias do ano trabalhando a prevenção, oferecendo testes gratuitos e as pessoas que se descobrirem soros positivos tem tratamento, apesar da Aids não ter cura, a pessoas vivem muito bem com o vírus”, explicou Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário