sábado, 19 de novembro de 2011

ITABUNA: MANIFESTAÇÃO POPULAR SOLICITOU AGILIDADE NO PROCESSO DA GESTÃO PLENA DA SAÚDE


.

Com o objetivo de mobilizar Justiça Federal para dar uma maior celeridade no julgamento da ação judicial, que visa à retomada do controle dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), para assegurar um melhor atendimento à sociedade itabunense, a União das Associações de Moradores de Itabuna (UAMI), representantes de bairros e a sociedade em geral realizaram uma manifestação popular na última quarta-feira (16), com um abraço simbólico em torno do prédio da instituição federal.

O ato público foi uma iniciativa da própria população, e contou com o apoio da presidente do Partido dos Democratas (DEM), Maria Alice Araújo, com o intuito de agilizar o processo, em prol do retorno da Gestão Plena ao município de Itabuna, protocolado pelo prefeito Capitão Azevedo, no dia 5 de outubro.

“O objetivo foi de sensibilizar a justiça para que venha logo a Gestão Plena, pois as pessoas estão tendo dificuldade com o atendimento, na Média e Alta Complexidade, e muitos não conseguem ser atendidos”, destacou Maria Alice.

O movimento da UAMI foi fortalecido com a participação dos representantes populares na esperança de conquistar a volta do Comando Único para o município, que atualmente está sendo gerenciado pelo Governo do Estado da Bahia, o que afeta aos hospitais conveniados como o São Judas, o Cemepi, a Maternidade Ester Gomes e mesmo o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com mais de 200 leitos e uma referência na região, que enfrentam sérias dificuldades financeiras.

Durante a visita ao prédio da Justiça Federal, os manifestantes tiveram a informação de que o processo só poderá ser revisto a partir da iniciativa da Procuradoria Geral do município. Enquanto isso, uma comissão, formada pela presidente do partido dos Democratas, Maria Alice, o presidente da UAMI, Juscelino Nunes, o chefe da Divisão da Juventude, Sérgio Fontes e o presidente do bairro São Caetano, Elvis Cordier estarão se mobilizando visando a retomada da Gestão Plena da Saúde para Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário