sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FTC ITABUNA E UESC OBTIVERAM CONCEITO 3 NO IGC DO MEC

Dentre as Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia com desempenho considerado satisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna está entre as que obtiveram conceito 3.

No Sul do Estado, somente a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), da rede pública, e outra IES do município de Ilhéus da rede privada conseguiram obter indicadores iguais. Na Bahia apenas as universidades Federal da Bahia e a Federal do Recôncavo conseguiram rendimento superior (4) numa escala que vai de 1 a 5.

Ao analisar o resultado obtido pela FTC, o diretor da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, enfatizou que a qualidade é algo que vem sendo buscando constantemente pela Instituição, por meio de um projeto pedagógico focado na excelência do ensino.

“Nesta perspectiva, buscaremos avançar para obtermos conceitos satisfatórios, pois temos um compromisso com os nossos alunos e com a sociedade, que é o de graduarmos profissionais comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico regional”, argumentou Lôbo.

O diretor lembra que o resultado do IGC está atrelado, principalmente, ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), obtido através do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), que é aplicado anualmente por área de conhecimento.

Os índices agora divulgados, explica Cristiano, têm como base o resultado do Enade 2010, no qual os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da FTC Itabuna alcançaram nota 3 no CPC– numa escala que vai também de 1 a 5 pontos. “Assim, podemos afirmar que estes dois cursos estão entre os melhores da Bahia”, frisa o diretor.

Para alcançar a excelência na qualidade de ensino, a FTC Itabuna tem valorizado as Avaliações Internas como um medidor que indica as necessidades de intervenções para a melhoria, tanto da infraestrutura educacional como do processo de ensino-aprendizagem. Outro fator que irá contribuir neste sentido é a Verificação Multidisciplinar de Aprendizagem (VMD) implantada neste semestre pela Rede de Ensino FTC.

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