quinta-feira, 17 de novembro de 2011

13 hábitos garantem o sucesso de qualquer dieta

Começar uma dieta é difícil, mas, mais duro do que decidir economizar as calorias, é seguir firme nessa decisão. "As armadilhas aparecem de todos os lados: é a fatia de torta na vitrine da doceria, as sobremesas no restaurante, os convites dos amigos para uma happy hour...", conta a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde. Mas ela conta que dá para atravessar as tentações sem reclamar. A seguir, confira uma série de hábitos sugeridos pelas especialista que vão facilitar a sua vida. Até porque já foi o tempo em que dieta era sinônimo de sofrimento.
1. Estabelecer uma rotina alimentar: planejar as refeições que farão parte do dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. 
2. Fixar horários para as refeições: dessa maneira, você evita beliscar entre elas e pára de consumir calorias sem perceber.
3. Abandonar as dietas com restrição excessiva: essa é a principal causa de desestímulo e desistência. Não pule nenhuma refeição.
4. Ter uma alimentação variada: a alimentação não deve ser monótona e nem baseada em poucos alimentos.
5. Evitar situações de risco: deixar por perto alimentos que podem representam risco para o seu emagrecimento (chocolates, balas, biscoitos, doces e salgadinhos, por exemplo) dificultará seguir fiel à alimentação desejada.
6. Saber dizer não: você está de dieta, mas sua família e seus amigos estão livres para comerem à vontade.
7. Saber dizer sim: é o momento de se propor a experimentar novos alimentos e sabores. Se legumes, verduras e frutas não faziam parte do seu cotidiano alimentar, eles deverão fazer parte da alimentação diária.
8. Não seja influenciável: se um dia os amigos combinarem em ir à uma hamburgueria ou a um restaurante que não te dá alternativas, você não precisa acompanhá-los.
9. Persistir: se não resistiu e saiu da dieta, se o peso estacionou por alguns dias ou a baixa nos quilos ficou muito abaixo da esperada, não desista! Essas são situações que ocorrem com todas as pessoas que estão emagrecendo.
10. Pesar-se uma vez por semana: saber a sua evolução é muito importante para estimular a continuar firme em seu propósito.
11. Evitar estoques de alimentos calóricos: no mercado, já é possível encontrar alimentos em porções individuais. Bolacha, chocolate e bombom podem ser comprados por unidade.
12. Participar de discussões sobre emagrecimento: ter contato com pessoas que têm o mesmo objetivo, trocando experiências e estímulos, fará com que você não se sinta diferente.
13. Fazer atividade física: a prática de exercícios regulares é a melhor aliada para o emagrecimento. Reserve um período do dia para se exercitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário