sexta-feira, 17 de junho de 2011

Turmas do TOPA realizam Festa Junina na zona rural de Santo Antonio de Jesus




No último domingo 12, participantes do TOPA (Todos pela Alfabetização), na comunidade da Baixa do Morro, zona rural de Santo Antonio de Jesus, realizaram a Festa Junina das turmas do programa na região. Convidada pelos organizadores da festa, uma equipe da DIREC 4 também participou da comemoração.

Diversos elementos da tradição junina como comidas típicas, quebra-pote, pau-de-sebo, quadrilhas e casamento na roça animaram professores, alunos, coordenadores e os representantes da DIREC 4 presentes. "Nós percebemos que apesar de estarem antenados com a modernidade, eles ainda fazem questão de manter suas raízes", afirmou o Professor Clovis Esequiel, Diretor da DIREC 4.

Na Baixa do Morro existem quatro turmas do TOPA que funcionam em uma casa cedida pela Secretária Administrativa Solene Oliveira, Coordenadora de sete turmas do TOPA. Essas turmas estão vinculadas à Associação do Cruzeiro do Riachão, onde Solene também é secretária. Ela afirmou que a festa foi organizada com grande entusiasmo pelos estudantes, professores e coordenação de turmas.

"A presença da DIREC 4 lá também empolgou muito os estudantes. A festa só começou depois que eles chegaram", disse Solene. Segundo a Coordenadora, o rendimento das turmas que ela coordena aumentou bastante após as visitas feitas rotineiramente pela DIREC 4. "O TOPA já funciona há muito tempo, mas não havia o comprometimento dos alunos. Isso só veio a acontecer depois da primeira visita da DIREC 4" concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário