terça-feira, 19 de abril de 2011

Ilhéus no festival da Tilápia

Desta terça-feira (19) até 9 de maio, a Bahia é anfitriã do Segundo Festival da Tilápia, evento promovido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com apoio do Sebrae. O festival reúne 28 restaurantes em Salvador, Camaçari e Ilhéus, que criaram pratos específicos para o projeto. Restaurantes como Porto Brasil, Ki Mukeka, Jerimum, Mercado Bar, Baby Beef, All Saints, Pampas Steak, Sushi Deli, Donana, Deli & Cia, Caranguejo de Sergipe, Oliva Gourmet, Spaguetti Lilás e Gibão de Couro apresentam receitas com o peixe assado, grelhado e cozido.
Em Ilhéus, o restaurante Mar Aberto é o único que participa do Festival.
O pescado oferecido nos restaurantes participantes de Salvador é oriundo das cooperativas de pescadores do interior. A ideia do festival é tornar a tilápia um peixe conhecido no mercado consumidor baiano e, ao mesmo tempo, oferecer aos produtores a oportunidade de comércio.
A tilápia é um peixe de carne branca, de sabor suave e contém ômega, que baixa o colesterol. Segundo historiadores, tem origem africana. No Brasil, o peixe foi introduzido na década de 50. A partir do final dos anos 60, o quadro começou a mudar com a introdução da tilápia nilótica, mais fácil de criar. Hoje, a Bahia é o maior produtor de tilápia do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário