quarta-feira, 30 de junho de 2010

Moqueca gigante é atração em Belmonte




Foram utilizados 700 quilos de peixe (dourado e guaiuba), 100 quilos de tomate, 40 quilos de cebola...
BELMONTE - Cozinhar uma simples moqueca pode até ser tarefa fácil. Mas quando se trata de preparar uma moqueca gigante, é preciso ter uma superequipe e atenção redobrada na receita, para que a grande quantidade dos ingredientes usados não interfira na qualidade da tão famosa iguaria baiana. A preparação da chamada Maior Moqueca do Mundo foi a atração do fim de semana em Belmonte, no extremo sul baiano.

Segundo a chef Mônica Oumatu, foram utilizados 700 quilos de peixe (dourado e guaiuba), 100 quilos de tomate, 40 quilos de cebola, 30 quilos de pimentão, 25 litros de leite de coco, cinco litros de dendê e 50 molhos de coentro. Ela coordenou uma equipe de 20 pessoas que trabalhou cerca de dez horas na preparação da moqueca.


“É um grande desafio porque são pessoas diferentes. Mas no final tudo acaba dando muito certo porque a gente faz com muito carinho”, disse Mônica. De acordo com Laércio Magalhães, marido de Mônica e responsável pela produção do evento, a ideia de fazer a moqueca tem o objetivo de valorizar a cultura gastronômica regional.


Sabor
- Durante o cozimento, com o fogo alto e sem parar de mexer a panela especial de 1,6 metro de diâmetro e um metro de profundidade, Mônica Oumatu listou os itens que merecem atenção. “O nosso maior cuidado é deixar o mesmo sabor de um prato pequeno, mesmo tratando-se de uma grande moqueca como essa”.

Cerca de 1.400 pessoas experimentaram gratuitamente o prato, sendo que 500 eram crianças da rede municipal de ensino de Belmonte. Para Luma de Andrade Matos, 10 anos, não existe comida melhor: “O bom é ver fazer e depois comer”, afirmou a estudante. O chef argentino Sérgio Martini, 38 anos, disse ter ficado encantado com a preparação pública da moqueca. Para ele, o sabor está aprovado. 


Aprovação
- A agente comunitária Jane Braga Guimarães, 40 anos, participa desde a primeira edição da festa. “Não dá para acreditar que uma moqueca numa panela tão grande fique tão saborosa”, avaliou. A soteropolitana Jersonita Braz dos Santos, 51 anos, aproveitou a folga para conhecer o prato gigante e também ficou impressionada.

A 3ª edição da Maior Moqueca do Mundo faz parte da programação do 6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, que terminou na  quarta-feira. A animação do evento ficou por conta do sambista Neguinho da Beija-Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário