segunda-feira, 19 de abril de 2010

Índios pataxós fazem bonito na praça no dia deles


Atendendo ao convite da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), 50 índios pataxós participaram, nesta segunda-feira, (19), na Praça Camacã, da comemoração oficial pelo Dia do Índio. O grupo da Reserva Caramaru-Paraguaçu (Pau-Brasil) fez uma exibição do Toré, dança indígena, e uma exposição de produtos confeccionados pela tribo.

O presidente da fundação, Cyro de Mattos, disse que esta foi uma forma de homenagear os primeiros donos da terra, mostrando à população um pouco da cultura indígena. O programa integra o centenário Itabuna e revela, segundo o diretor da Ficc, “um ato que demonstra nosso interesse de olhar com respeito e carinho esse povo pioneiro na história de nosso país e conhecer de perto seus valores e costumes”.

O indígena Thyrry Pataxó destacou a importância da homenagem, como forma de resgatar a memória do seu povo. Ele disse que o Brasil tem esquecido um pouco da cultura e tradições indígenas. “Esse momento serve para mostrar o nosso lado real de  um povo humilde, batalhador, que vem lutando ao longo dos anos pelos seus direitos”, frisou o pataxó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário