quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Doação de sangue mobilizará a cidade de Ubatã


A Associação Beneficente Cultural de Ubatã(Abuc), em parceria com a Prefeitura Municipal, estará realizando neste sábado, dia 27, uma campanha de doação de Sangue, com o objetivo de arrecadar material para abastecer o Banco de Sangue do Hospital São José, em Ilhéus. O coordenador geral da campanha, Urânio Andrade, explica a necessidade de fazer essa coleta, já que diversos pacientes de Ubatã utilizam o banco de Sangue do Hospital São José e a doação garantirá um atendimento ainda melhor para os cidadãos ubatenses. “Trata-se de um gesto simples, de cidadania, e que pode salvar muitas vidas”, explica o coordenador da campanha.
Para doar os voluntários devem se dirigir neste sábado ao Colégio Estadual de Ubatã, das 7 às 17 horas. No local são realizados exames para saber se o cidadão está apto para realizar a doação. Urânio Andrade explica que essa é a terceira vez em que é realizada a campanha de doação de sangue. No ano passado, graças a esse trabalho de realização dos exames antes da doação, foi possível detectar 45 pessoas portadoras do início da Hepatite B, que foram tratados e hoje gozam de boa saúde. Ele alerta que se esses exames antes da doação não fossem realizados, possivelmente esses pacientes teriam o quadro da doença agravado, inclusive com riscos de mortes.
A exemplo das campanhas anteriores, a expectativa da coordenação é que o evento conte com uma participação expressiva de doadores. Urânio Andrade espera contar com a adesão de doadores que já participaram das campanhas anteriores, além de novos voluntários, superando assim o volume de sangue coletado na etapa anterior. “Queremos contar com o envolvimento de todos que já doam sangue e pedir para que eles convidem mais alguém para doar. Com isso criaremos uma corrente, onde cada doador chama mais um doador”, explica o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário