segunda-feira, 3 de abril de 2017

ITABUNA: SIMPI discute com a SEC situação dos professores do 4º e 5º ano após mudança de organização de ensino na Rede


A Secretaria da Educação de Itabuna alterou a proposta de organização de ensino, que saiu do Ciclo de Formação Humana para o Sistema de Escolaridade ano a ano, semelhante à antiga seriação. Agora, a partir do 3º ano os alunos já serão mensurados por notas e poderão sofrer reprovações, caso não atinjam a média estipulada. A ideia da Secretária Anorina Smith é investir no letramento e alfabetização dos alunos como forma de garantir o aprendizado de modo mais aprofundado. Diante desta alteração, os professores do 4º e 5º ano tiveram complicações na disposição de sua carga horária, motivo este que fez o Sindicato dos Professores – SIMPI solicitar, na tarde de hoje, 03/04, uma reunião para discutir o assunto.
Na perspectiva da Presidente do Sindicato, Profa. Carminha Oliveira, qualquer alteração na organização de ensino que vise melhorar a qualidade da educação é válida, entretanto, tais modificações não podem comprometer os direitos conquistados pela categoria, sobretudo aqueles envolvendo a jornada de trabalho. “A Lei do PSPN nº 11.738 determina que 1/3 da jornada do professor seja destinada ao planejamento, estudo e avaliação, sendo dividido em Planejamento Coletivo (PC) na unidade escolar e Planejamento Individual (PI) de livre disposição pelo profissional”, defende a sindicalista.
Diante das informações que chegaram até o SIMPI, em que alguns professores temiam a retirada do direito da lei do piso, a SEC apresentou ao sindicato a seguinte proposta: que nos 4º e 5º anos tenham dois professores em cada turma, onde um deverá trabalhar com língua portuguesa e ciências sociais; e outro com matemática e ciências da natureza. Exemplo: enquanto um professor de linguagens e ciências sociais estará trabalhando em sala de aula o outro profissional estará desenvolvendo seu planejamento pedagógico na escola (PC).
Desta forma, será possível o cumprimento das 26 horas de interação com aluno e 14 horas de planejamento pedagógico, conforme prevê a lei. A Diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Profa. Elisângela Messias se comprometeu em redistribuir os horários destinados ao PI e PC, para que os professores possam se organizar diante da nova realidade da rede. Tais horários ainda serão apresentados pelo DEB.
A Secretária da Educação, Anorina Smith declara que as medidas de sua gestão estão sendo voltadas à melhoria do aprendizado dos alunos, como também na tentativa de enxugar a folha de vencimentos, que hoje consome 92% dos recursos educacionais. Ainda na perspectiva da Secretária, é preciso que haja uma readequação da folha, justamente para que se garantam avanços, tanto na infraestrutura das escolas, quanto na valorização dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário