Grupos de crianças e adolescentes de escolas da rede municipal de ensino puderam vivenciar hoje, no turno oposto ao da sala de aula, as atividades do Parque de Exposições Antonio Setenta, onde se realiza a 32 ª Exposição Agropecuária de Itabuna – Expoita. Pela manhã e à tarde 320 alunos puderam conhecer as características das raças bovinas e eqüinas nas baias, as diferenças entre bezerros, novilhas e vacas e obter explicações sobre o beneficiamento do cacau e o processamento com degustação do chocolate no estande da Ceplac.
Os estudantes das escolas municipais Dom Ceslau Stanula, Maria Pinheiro, Frederico Smith Lima e Só o Amor Constrói. O passeio consistiu em atividade curricular. As informações obtidas na visita serão encaminhadas nas escolas para a produção de atividade didático – pedagógica.
De acordo com a professora Vânia Borges, da equipe de técnicos educacionais, a iniciativa da Secretaria da Educação valeu à pena, já que a maioria dos alunos jamais tinha visitado uma mostra agropecuária. "Foi um momento enriquecedor e de aprendizagem para eles. Os saberes aprendidos na visita serviram para ampliar o conhecimento obtido em sala de aula, de além de ter sido um passeio inesquecível", sublinha, acrescentando que alguns estudantes comentaram que tinham ouvido falar da Expoita e muitos até tinham passado pela porta do Parque de Exposição sem jamais entrar.
A aluna Vitória Dias de Oliveira, da Escola Municipal Frederico Smith Lima, na Urbis IV, considera o passeio inspirador por lhe ter permitido ver de perto tantos animais, conhecer de onde vem os produtos alimentícios que consome no dia a dia em sua casa e aprender mais sobre a vida rural. Já o professor Jackson Queiroz, que leciona na mesma unidade escolar, afirmou que a visita a Expoita foi importante porque proporcionou aos estudantes experimentar o contato com o ambiente e com os animais em exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário