sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Veja o que muda no trânsito para a festa de Iemanjá, em Salvador

Festa de Iemanjá em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)


A Transalvador modifica o tráfego de veículos neste sábado (2), no Rio Vermelho, emSalvador, por conta das comemorações para a Festa de Iemanjá. De acordo com o órgão, a mudança acontece das 4h do sábado (2) e segue até às 6h da segunda-feira (4). Confira as mudanças.

Proibida a circulação e o estacionamento nas vias: Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita.

O desvio do tráfego de veículos segue nos seguintes locais: Av. Oceânica (altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Av. Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior), Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Av. Vasco da Gama).
 

Passam a ter sentido duplo as seguintes vias: Rua Marquês de Monte Santo (no trecho compreendido entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos), Rua Odilon Santos (no trecho compreendido entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho). 

A Transalvador irá estabelecer barreiras fixas, a partir das 4h do dia sábado (2), entre as seguintes vias:   Rua Conselheiro Pedro Luiz  e Rua Canavieiras;   Rua Conselheiro Pedro Luiz e Rua Vieira Lopes;  Rua da Paciência e Rua Almirante Barroso;   Rua da Paciência e Travessa Prudente de Moraes;   Rua da Paciência e Rua Lídio de Mesquita;   Rua Oswaldo Cruz e Av. Juracy Magalhães Júnior;   Rua Vieira Lopes e Rua João Gomes;   Rua Vieira Lopes e Rua Ilhéus;   Av. Juracy Magalhães Júnior e Rua Vieira Lopes; Av. Cardeal da Silva e Rua José Tabuada Vidal;   Av. Cardeal da Silva e Travessa Prudente de Moraes;   Praça Brigadeiro Faria Rocha e Rua Marquês de Monte Santo e   Rua Odilon Santos e Travessa Basílio de Magalhães.  

A Transalvador informa ainda que está proibida a circulação de trios elétricos e carros de som na festa. O acesso para os residentes ou domiciliados nas vias interditadas será assegurado mediante comprovação de endereço.
Festa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador (Foto: Glauco Araújo/G1)

Tradição
Conhecida como uma das mais populares festas de celebração pública do candomblé, o festejo acontece desde 1923, quando houve uma diminuição na oferta de peixes da Vila dos Pescadores do Rio Vermelho. A tradição conta que eles pediram ajuda à orixá, conhecida como a Rainha do Mar, e seguiram para ofertar presente para Iemanjá. A oferta foi feita no meio do mar e desde então, a festa é realizada todos os anos no dia dois de fevereiro.
Programação
Para os adeptos do Candomblé o dia dois de fevereiro comemora-se o dia de Oxum, rainha das águas doces, por isso, a festa de Oxum se mistura com a festa para Iemanjá. A partir das 22h30 os religiosos se dirigem ao Terreiro Oxóssi de Ojimirim, localizado no bairro da Federação. O terreiro permanece de portas abertas para a população que queira acompanhar as obrigações religiosas. Já às 3h do sábado (2) eles oferecem um presenta para Oxum no Dique do Tororó e de lá, seguem em cortejo para o Rio Vermelho, para fazer as oferendas para Iemanjá.
Às 5h a festa para Iemanjá é aberta oficialmente, com uma alvorada de fogos e com a chegada do presente principal, oferecidos pelos pescadores e que a cada ano é uma surpresa. Nesse momento o cantor Carlinhos Brown acompanha a chegada do presente, com um grupo de percussionistas que saúdam musicalmente a orixá. O público tem até às 15h para deixar seus presentes na colônia de pescadores. Às 15h30 mais de 350 embarcações saem em um cortejo marítimo até o alto mar, para a entrega das oferendas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário