sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Pronatec dinamizará a Educação de Jovens e Adultos em Itabuna
Reduzir o elevado índice de evasão registrado no segmentoda Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estabelecer uma relaçãoefetiva entre o processo de ensino-aprendizagem com o mundo dotrabalho. Com este objetivo, a Secretaria de Educação de Itabuna(SEC) está firmando parceria com o Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia – IFBA –, unidade de Ilhéus, o que permitirá aimplantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico eEmprego (Pronatec) na Rede Pública Municipal de Ensino.
Com isso, a partir do próximo semestre deste ano estarádisponível uma série de cursos de educação profissional etecnológica no núcleo do Programa, que funcionará nasdependências da Escola Lúcia Oliveira, área central da cidade. Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento,esta é a nova dinâmica que a SEC implementará na EscolaGrapiúna, visando tornar mais atraente e prazerosa a continuidadedos estudos para as pessoas que estão na faixa etária dapopulação economicamente ativa .
Ela ressalta que a inserção do Pronatec em Itabuna seconstituirá num estimulo para que os jovens e adultos tenham nãosomente acesso à escola, mas a oportunidade de se qualificarempara o mercado de trabalho. “Hoje, a grande maioria dosmatriculadas no EJA é formada por adultos desempregados.Portanto, é preciso estabelecer uma relação direta da Escola com omercado de trabalho para que eles se sintam estimulados a dar continuidade aos estudos“, frisou.
Dinalva revela que existe uma demanda reprimida no mercado regional, inclusive com empresasaguardando pessoas qualificadas para vagas em diversas áreas. Quanto aos cursos ofertados, a secretária daEducação explica que eles serão selecionados entre as 400 opções disponíveis no Catálogo Nacional de CursosTécnicos do Pronatec, considerando o perfil para o público itabunense.
Terá acesso a estes cursos, que são gratuitos, de curta duração e rápida aceitação no mercado detrabalho, o aluno regularmente matriculado na Rede Municipal de Ensino, desde que tenha comprovados um bomrendimento escolar e freqüência na sala de aula no 1º semestre letivo de 2013. Ao estudante inscrito no Pronatecé concedida uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100 para o custeio de despesas pessoais com transporte elanche.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário