sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

COMUNIDADES DOS BAIRROS CARLOS SILVA, FONSECA, NOVO FONSECA, VALE DO SOL E LOTEAMENTO GEGÉU ROCHA REALIZAM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE ITABUNA









Rua Edite Fonseca

Rua Eduardo Fonseca 

Tv. Carlos Fonseca 
Rua Norma Fonseca

Rua Norma Fonseca
Rua Antonio Fonseca

Rua Antonio Fonseca
  
À convite dos moradores dos Bairros Fonseca, Novo Fonseca, Carlos Silva, Novo São Caetano e Vale do Sol, aconteceu na noite de quinta-feira, 31, às 19h, uma reunião com os Secretários de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Monteiro, e Lane Almeida Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e o engenheiro da EMASA Alfredo Melo. O objetivo foi discutir as necessidades destes bairros. Estiveram presentes Agentes Comunitários de Saúde, representantes de Associações de Moradores, comunidades religiosas e diversos moradores.
Os representantes da Administração Municipal iniciaram explicando aos moradores a respeito do entulho retirado do canal da feira do São Caetano e jogados em um terreno entre os bairros Fonseca e Vale do Sol. Segundo as autoridades, está descartado o risco de contaminações devido o aterramento que está sendo feito, para que, futuramente, naquele espaço seja construído uma aérea de lazer ou o que a comunidade achar necessário. A palavra foi franqueada depois aos presentes que trouxeram vários questionamentos. Entre eles a falta de água e esgoto correndo a céu aberto foi a principal queixa. Segundo os moradores “a EMASA gasta muito com propaganda falando de racionamento, porém quando a água vem, com um atraso de 15 dias ou mais, cai mais nas ruas, nos canos estourados do que nas residências, além do que, muitas vezes não chega nos lugares mais altos”. Segundo os moradores após o despejo dos entulhos no terreno do Fonseca houve uma grande infestação de mosquitos, justamente quando há um sério risco de epidemia de dengue, além do que todos esses bairros tem sofrido com esgotos a céu aberto e falta de manutenção nos canais de macro drenagem.
Uma preocupação apresentada pela comunidade foi o perigo de uma tragédia anunciada na parte alta da rua Edite Fonseca, pois o barranco está cedendo e corre o risco das casas desabarem. Na ultima chuva forte que caiu em Itabuna os moradores saíram às pressas com o deslizamento de terras, mas retornaram depois porque não tem para onde ir...
Outra queixa foi a falta de um saneamento adequado e manutenção das ruas, o que dificulta a circulação dos ônibus. O transporte coletivo também foi alvo de crítica, pois tem prejudicado, principalmente os moradores do Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol e Alto da Conquista, pois ficam parados no ponto final do São Caetano, prejudicando os moradores destas localidades, principalmente à noite.
Foi cobrado do Secretário da SEDUR, Marcos Monteiro, a agilidade na reforma do posto de saúde do bairro Novo São Caetano. Segundo os moradores se o atendimento já não era satisfatório, pois não compota mais a sobrecarga de oito bairros, agora está pior, porque com a reforma esses moradores não estão sendo atendidos em outras unidades de saúde. A proposta apresentada foi uma reivindicação antiga dos moradores que é a construção de um posto medico para o bairro Fonseca, que atenderia os bairros mais próximos.
Ao final da reunião foi solicitado às autoridades a construção de uma área de lazer onde está sendo feito o aterro, com a construção do posto de saúde e ampliação da creche da comunidade.
Foi lamentada a falta dos secretários de Saúde, Educação e da Diretoria da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, pois em uma época em que se fala de combate à violência, e combate à dengue, não foi possível apresentar as propostas na área de educação e cultura e discutir as melhorias na saúde pública.
Os moradores e lideranças se comprometeram em cobrar o retorno das autoridades com um plano de metas a curto, médio e longo prazo, já que eles anotaram todas as reivindicações. Mesmo com a falta de alguns secretários a comunidade elogiou a presença do Secretário da (Sedur), Marcos Monteiro, e Lane Almeida Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e o engenheiro da EMASA Alfredo Melo, pois em um início de novo Governo em Itabuna, se mostraram dispostos a ouvir e dialogar com a comunidade. Que bons resultados venham pela frente.

FONTE: VARIEDADE E NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário