A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Saúde, ampliou negociações para retomada da parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com a visita do superintendente Andrés Alonso, quando se discutiu a atenção básica e a ampliação do número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base.
No próximo dia 5 uma equipe da Sesab vai tratar exclusivamente da atenção básica e todos os projetos da área no município. “Vamos discutir a forma como o Estado pode ajudar nesse momento de dificuldades”, disse o secretário, que está trabalhando para o funcionamento pleno das unidades básicas de saúde, já que algumas passam por reformas, mas não têm equipamentos médicos-ambulatoriais, condicionadores de ar, mobiliários, equipamentos odontológicos, etc.
No Hospital de Base, o secretário de Saúde, o diretor da unidade, Paulo Bicalho, e Andrés Alonso conversaram sobre a abertura de mais 10 leitos de UTI. “Na planta temos área praticamente pronta a receber o novo serviço com instalações físicas ideais, faltando revisão da rede de gases, aclimatação e equipamentos. Nosso pedido será oficializado à Sesab para apoiar e contratar os leitos, o que vai contribuir para resolver o financiamento do HBLEM que tem UTI, mas em estado precário e sem equipamentos” comentou Renam Araujo.
O superintendente da Sesab Andrés Alonso veio a Itabuna na segunda-feira (28), para inaugurações na Santa Casa de Misericórdia que implantou ambulatório, no Hospital São Lucas, em conjunto com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e a unidade cardiointensiva (UCI), no Calixto Midlej Filho. As duas unidades vão ampliar os serviços à população.
O primeiro numa área menos complexa, vai servir aos alunos e residentes da Uesc. Já a UCI potencializará os serviços de cardiologia, cirurgias cardíacas, implantação de marca-passo, tratamento das arritmias, etc.
Segundo o secretário também se aproveitou a visita para avançar na discussão da retomada da gestão plena de Saúde e implantação do complexo regional de regulação, previsto para Itabuna numa parceria entre o Estado e a prefeitura. “Será um sistema informatizado conectado ao programa de regulação do estado, com médicos plantonistas e técnicos administrativos. A central vai receber as demandas de regulação da urgência, emergência e ocupação de leitos”, explica Renam Araújo.
O novo serviço amplia e qualifica a Central Municipal de Regulação, já que em vez de demandas espontâneas de pacientes tudo será feito no sistema informatizado em que médicos analisarão o critério de gravidade e ocupação dos leitos, principalmente os contratualizados pelo SUS nos hospitais de municípios regionais e de Itabuna - Base, São Lucas, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.
Ainda na tarde de segunda-feira houve reunião das equipes de regulação, marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde com o superintendente da Sesab Andrés Alonso. Na oportunidade, ficou decidido que parte dos técnicos vai a Salvador para cursos de capacitação na Sesab no processo de retomada da gestão plena, visando assumir o controle e avaliação dos hospitais e prestadores de serviço contratualizados, mesmo o pagamento ainda sendo de responsabilidade do Estado. “A partir de março estaremos atestando, conjuntamente, a prestação dos serviços de saúde”, concluiu o secretário de Saúde, Renam Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário