O vírus Ebola é um vírus africano transmitido por animais infectados e também de uma pessoa infectada para outra através do contato sanguíneo, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais. O período de incubação do vírus dura em média 21 dias até que surjam os sintomas do vírus ebola.
A doença não tem vacina nem tratamento específico e pode levar à morte em poucos dias.
Quando uma pessoa é contaminada com o vírus os primeiros sintomas muito característico são febres hemorrágicas, diarréia e perda de consciência.
Os sintomas do vírus ebola são:
- Febre, dor de cabeça, dor muscular, dor de garganta, cansaço,
- Diarreia, vomito, dor de estômago, soluços, coceira
- Conjuntivite, hemorragias internas e externas,
- Insuficiência renal, problemas no fígado,
O presidente do Uganda, Yoweri Museveni, pediu à população que evite contato físico, depois de o vírus mortal do Ébola se espalhar para a capital, Kampala. Com origem no distrito ocidental de Kibale há três semanas, o surto já causou 14 mortos, incluindo uma pessoa na capital.
Inicialmente, a informação era de que o surto tinha matado 14 pessoas no último mês só no oeste do país.
Várias equipas médicas do Ministério da Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de Centro de Controlo de Doenças foram enviadas a Kibale para tentar conter a expansão do surto.
De acordo com as autoridades ugandenses, há 20 outros casos confirmados da doença e seis pessoas com suspeita de terem sido infectadas com o vírus.
Não há cura para o Ebola.
Segundo o presidente Museveni, sete médicos e 13 enfermeiros estão em quarentena já que começaram a tratar os doentes antes de saber que estavam contaminados pelo Ébola e, por isso, não usaram as medidas preventivas adequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário