Em 1970, a descoberta de um diamante transformou a vida de três irmãos - e a história da TV no Brasil. Ao criar a trama de "Irmãos Coragem", Janete Clair marcou a teledramaturgia e arrebatou os brasileiros, incluindo o público masculino, que pela primeira vez aderiu em massa a um folhetim, lançando um novo panorama de consumo de novelas. Agora, após 40 anos, a produção poderá ser conferida mais uma vez. A Globo Marcas lança "Irmãos Coragem" em DVD, lembrando a trajetória de João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Claudio Cavalcanti) e Duda (Claudio Marzo). A história, passada na fictícia Coroado, no interior de Goiás, se desenvolve em torno de um diamante descoberto por João. A pedra é roubada pelos capangas do coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), e vira estopim para a insurreição dos irmãos contra o poder local. Segunda novela a ser comercializada no formato de DVD - a primeira foi "Roque Santeiro", em 2010 - , "Irmãos Coragem" ganha box com oito discos, com cerca de 3h30 cada, totalizando mais de 27 horas de conteúdo. O compacto da novela tem preço sugerido de R$ 119.
Diretor geral da novela, Daniel Filho também assina a avaliação final da edição do DVD, lembra como eram as gravações, ainda nas primeiras décadas da TV brasileira. "Os capítulos tinham perto de 35 minutos e os seis semanais eram gravados em três dias. As câmeras pesavam perto de 60 quilos", aponta o diretor, que dá depoimento sobre a produção na abertura do primeiro disco do box e dividiu a direção do folhetim com Milton Gonçalves e Reynaldo Boury.
Para garantir a qualidade do produto, equipes de edição, masterização e colorização se dedicaram às imagens e ao som. O resultado final foi a manutenção da estética em preto e branco com ajustes de imagem e recuperação do áudio, retirando os ruídos ambientes e interferências causadas pelo tempo.
Primeira novela a ter versões no exterior - com a mexicana "Hermanos Coraje" (1972) e a argentina "Mi Nombre es Coraje" (1988) -, a "Irmãos Coragem" também foi a primeira a contar com uma cidade cenográfica, localizada na então deserta Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Unindo faroeste, futebol e romance na trama, Janete Clair fez com que, pela primeira vez, os homens admitissem em peso que assistiam a uma novela.
O grande elenco e os personagens ricos também marcaram a produção. Uniam-se ao trio protagonista Glória Menezes, interpretando uma mulher com tripla personalidade e fazendo dupla com Tarcisio Meira. Já Regina Duarte formava casal com Claudio Marzo, que agitou a audiência masculina ao interpretar um astro do futebol.
Com 328 capítulos, "Irmãos Coragem" foi exibida entre 08 de junho de 1970 e 12 de junho de 1971. A abertura, que trazia canção homônima, mudou de acordo com a trama. A música foi usada somente em arranjo instrumental até João achar o diamante. A partir de então, a marcante voz de Jair Rodrigues passou a fazer parte da trilha e da abertura. Para o DVD, Daniel Filho priorizou a abertura com a voz de Jair Rodrigues, por conta da força da versão.
Curiosidades
- Foi a estreia de Sonia Braga na TV Globo.
- Esta foi uma das novelas mais longas da TV Globo, durando quase um ano.
- Na novela, o personagem de Claudio Marzo, Duda, vira um astro do futebol - uma estratégia de Janete Clair para alinhar a trama com a euforia em torno do futebol na época. Para isso, ela contou com a assessoria do jornalista e comentarista João Saldanha.
- "Irmãos Coragem" teve mais audiência que a final da Copa do Mundo daquele ano, 1970, na qual o Brasil venceu a Itália.
Irmãos Coragem em DVD
O DVD da novela "Irmãos Coragem" tem quase 28 horas de conteúdo distribuídas em oito discos. A trama foi exibida entre 1970 e 1971, com 328 capítulos. Para que a novela tivesse um tamanho viável no formato de DVD e ainda assim não perdesse seu contexto e suas principais histórias, foi realizado um trabalho cuidadoso e detalhista. O primeiro disco traz depoimento de Daniel Filho sobre a produção e a abertura da novela, em sua versão original, com a música "Irmãos Coragem" cantada por Jair Rodrigues. O preço sugerido para a venda do é de R$ 119.
Nenhum comentário:
Postar um comentário