terça-feira, 30 de junho de 2015

Globo dá o troco na Record nas Olimpíadas


Detentora dos direitos de exibição dos Jogos Olímpicos de 2016, ao lado de Globo e Band, a Record será obrigada a fazer propaganda da sua maior inimiga.O Grupo Globo juntou-se a Bradesco, Claro, Correios e Nissan no time de patrocinadores das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O contrato entre o conglomerado e o COI (Comitê Olímpico Internacional) foi celebrado na semana passada e inclui quatro empresas: Globo (TV aberta), Globosat (TV paga), Infoglobo (jornais) e Sistema Globo de Rádio (rádios). A ideia é ampliar a exposição das marcas, que serão expostas em arenas e outros locais de competições. Ou seja, assim como a Band, a Record terá que exibir e citar veículos da família Marinho em suas transmissões. Para tal, será criada uma logomarca especial para a ocasião. A “novidade” irritou a cúpula da Record, que não esperava a manobra, apoiada pelo presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que festejou a entrada do Grupo Globo no time de patrocinadores devido “a relevância, abrangência e capilaridade” que o conglomerado dará ao evento esportivo. 

Gugu exige domingo de volta para continuar na Record


Para renovar seu contrato e continuar na Record em 2016, Gugu Liberato está exigindo o domingo de volta. O apresentador quer retornar ao ar no ano que vem com um programa dominical porque nesse dia o faturamento com merchandising é maior. O Notícias da TV apurou que Gugu está praticamente pagando para se manter no ar durante a semana. Além disso, sua audiência está em queda. Em junho, perdeu a vice-liderança para o SBT. Seu atual contrato vence em setembro, quando seu programa sairá do ar e será substituído por A Fazenda. A exigência de Gugu Liberato gerou um impasse com a direção da emissora. O problema é que o horário que ele deixou em 2013, quando rescindiu com a emissora, foi ocupado com sucesso por Rodrigo Faro. O vice-presidente artístico da Record, Marcelo Silva, já mandou avisar que para o horário de Faro ninguém mexe. Além de estar com boa audiência, vencendo a maioria das disputas com Eliana, do SBT, Faro gera à emissora uma receita mensal de R$ 6 milhões somente com merchandising. Ele faz dez ações de merchandising aos domingos, enquanto Gugu tem só uma durante a semana. Se quiser mesmo voltar aos domingos, Gugu terá que tentar puxar o tapete de outro apresentador, Geraldo Luís, que ocupa a faixa das 11h às 15h30. Seu trunfo é o temor da Record de perdê-lo para SBT e Band, que já manifestaram interesse em seu passe. O contrato de Gugu com a Record é por temporada e em regime de sociedade. Como coprodutor do programa, Gugu divide despesas e receitas. O horário tardio, que não é favorável para donas de casa, e o conteúdo policial têm afastado anunciantes. Segundo uma alta fonte na emissora, o lucro do programa é muito pequeno. No ar às terças, quartas e quintas, Gugu tem rendido boas audiências para a Record, principalmente entrevistando presos famosos. Mas seu ibope está em queda. Em abril, ele teve 9,6 pontos de média na Grande São Paulo, contra 7,5 do SBT. Em maio, caiu meio ponto (9,1), mas ainda se manteve um ponto à frente do SBT (8,1). Neste mês, até a última quinta (25), tinha 8,2, contra 8,3 do SBT. Procurados, Gugu e Record não se pronunciaram até a conclusão deste texto. 

Após morte de Cristiano Araújo, tia fala de briga entre pai e empresário do cantor


Cristiano Araújo passava boa parte do tempo na estrada ou no ar, indo de uma cidade para a outra para fazer seus shows. Mas, apesar de conviver tão intensamente com essa rotina de viagens, ele nunca se sentiu tão seguro. Em conversa com o EGO na manhã desta terça-feira, 30, Divina de Mello, tia do sertanejo, contou que ele sempre se preocupou com a possibilidade de sofrer um acidente e reclamava da correria. "O Cristiano tinha medo de morrer em um acidente, falava nisso se preocupando com os filhos. Reclamava que estava exausto, muito cansado mesmo, nas mensagens que mandava para a mãe. Mas não tinha como deixar de trabalhar, né? O problema é que os empresários só visam o lucro. Veem o cantor como uma máquina de fazer dinheiro, não como um ser humano. Eles tinham muita ganância. Esse carro que ele usava para viajar, por exemplo, tinha que passar sempre por revisão, pelo menos de 15 em 15 dias. Mas isso não era feito. Eles só querem sugar", criticou. Victor Leonardo, empresário que estava com Cristiano no momento do acidente, foi o principal alvo das críticas de Divina. Ela revelou que ele e o pai do cantor, João Reis, já tiveram um desentendimento após a morte do rapaz. A afirmação foi feita quando questionada sobre o estado emocional de João, que mal conseguia ficar de pé durante o sepultamento do filho. "Conformado o João ainda não está. Mas ele está tendo que ter força para agir e resolver algumas coisas. Agora os urubus já estão em cima da carniça. Já aconteceram divergências porque teve gente querendo fazer o papel de pai do Cristiano depois da morte dele. O Victor Leonardo ligou da UTI para proibir a entrada de qualquer pessoa na mansão. Mas o João já tinha ido lá para pegar todas as senhas e mandou um recado para ele: 'Fala que não quero mais que ele coloque os pés aqui. Pode mandar alguém buscar as roupas dele'", detalhou. 

Cristiano Araújo e Victor Leonardo
Segundo ela, João Reis nunca gostou de Victor, mas o filho colocava panos quentes na situação: "Ele não era a pessoa ideal para estar com o Cristiano. Só não tomou o lugar dele nos palcos porque não cantava. Mas manipulava ele demais e o afastou da família. Ele nunca andou no ônibus com o resto da equipe, só viajava de avião. Só fez inimizades desde que começou a trabalhar, ninguém da banda gostava dele. Ele se aproveitou demais do meu sobrinho, ganhou muito dinheiro. Tinha um salário de R$ 40 mil por mês. Não falamos com ele depois do acidente e não sei como vai ficar essa situação. Mas acho que ainda vai ter briga. É muito triste ter que lidar com uma situação dessa ainda em luto".

Homenagem nas redes sociais:


Nesta segunda, 29, Victor Leonardo fez uma homenagem ao sertanejo nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, ele compartilhou uma foto em que aparece ao lado do artista. "Te amo, meu irmão... Estaremos sempre juntos", escreveu. Como estava no veículo no acidente ocorrido na rodovia BR-153, o empresário Vitor Leonardo foi convocado pela Polícia Civil a prestar depoimento. Segundo o delegado Fabiano Fabiano Henrique Jacomelis, responsável pelo caso, ele será ouvido ainda nesta semana. O motorista do automóvel, Ronaldo Miranda, prestou depoimento no domingo, 28, e assumiu que diriga acima do limite de velocidade permitido na estrada. Se for comprovada a imprudência dele ao volante, o profissional poderá ser indiciado por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) na direção de veículo automotor. Como estavam usando o cinto de segurança, Victor Leonardo e e Ronaldo Miranda sofreram apenas pequenas lesões no acidente de carro. Eles chegaram a ser internados em Goiânia, mas receberam alta dias depois.

Pneu furado: Em seu depoimento à polícia, Ronaldo contou que perdeu o controle do carro porque um dos pneus furou. Ele não ouviu um estouro, como chegou a ser divulgado por parentes do motorista, mas quando escutou o barulho do pneu vazio não teve tempo de contornar a situação. A versão de que as rodas do carro não eram originais de fábrica foram confirmadas pelo motorista. De acordo com ele, elas foram alteradas por estética e doadas por um amigo em comum dele e de Cristiano Araújo. Esse amigo também tinha um Range Rover e quis vendê-lo. Para comercializá-lo, ele colocou as rodas originais de volta no veículo e retirou as modificadas, doando-as a Cristiano. O motorista não soube especificar quanto tempo de uso tinham essas rodas e o amigo que as doou será convocado pela Polícia Civil a prestar esclarecimentos. (Fonte: Ego)

Após se relacionar com garota de 12, adolescente de 15 anos é morta a tiros


A adolescente Thaisa Geovana Passos Vieira, 15 anos, foi assassinada a tiros na noite deste domingo na casa onde mora no bairro Vista da Chapada, região do Pedra 90, em Cuiabá. De acordo com informações preliminares, o crime teve motivação passional e foi cometido por Israel Ricardo Paixão dos Santos, 18 anos, que fugiu e não foi localizado.
O homicídio foi registrado por volta das 18h, na rua 15. Segundo testemunhas, a vítima fatal estava com a namorada de 12 anos em frente a residência, quando foram surpreendidas pelo suspeito que se aproximou e atirou contra Thaisa.
Assustadas, as duas menores correram para dentro da casa, mas foram seguidas pelo rapaz que fez pelo menos mais cinco disparos. Quatro tiros atingiram a menor.
8
Logo em seguida, o criminoso fugiu a pé e não foi mais visto. A Polícia Militar foi acionada e buscas foram feitas na região, mas o suspeito não foi localizado.
A Polícia Civil e peritos criminalistas estiveram na residência e iniciaram os trabalhos investigativos. Em conversas com populares, os policiais foram informados que o suspeito seria ex-namorado da jovem de 12 anos e que foi no local para matar a “rival”.
O caso está sendo investigado por uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) chefiada pela delegada Silvia Paluzzi. Informações da Folhamax.

ITABUNA: Defesa Civil de Itabuna registra nove ocorrências e mantém alerta


A Coordenadoria de Defesa Civil já atendeu a nove ocorrências por causas das intensas chuvas que caem em Itabuna desde sábado a partir de solicitações de apoio e denúncias de moradores de áreas de risco. A maioria das ocorrências está relacionado à alagamentos de residências, deslizamento e deslocamento de terra, além de rachaduras em imóveis dos bairros Maria Pinheiro,. Monte Cristo e Santa Inês. Em casos de situações de risco, a Prefeitura de Itabuna mantém disponíveis números de discagem gratuita 199 e 8854-6954. O coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, informa que oito ocorrências registradas até o meio-dia desta terça-feira aconteceram no bairro Maria Pinheiro. “Só na Rua Nossa Senhora de Fátima emitimos seis Termos de Responsabilidade, já que no local foi constatado deslizamento de terra. Os moradores foram orientados a se abrigar em casa de vizinhos e parentes até que cessem as chuvas”, informou, acrescentando que na área habitada na parte baixa da rua foram registradas duas ocorrências de inundação em decorrência da água que desce dos morros. Diante dos problemas causados pelas chuvas no Maria Pinheiro, a Defesa Civil manteve os técnicos em alerta com visitas constantes à Rua Nossa Senhora de Fátima e Travessa Central para prevenir danos aos moradores.
 A equipe esteve ainda na Rua do Jenipapo, bairro Santa Inês, onde duas residências foram interditadas, depois de invadidas pelas águas ou deslocamento de materiais como barro, entulhos, etc. Na Rua N, no bairro Monte Cristo, também foi registrado um pequeno deslizamento de terra sem danos às residências. As chuvas devem continuar fortes na área litorânea nas próximas 24 horas de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Entre a noite de terça-feira até a noite de quarta-feira, dia 1º, estão previstos 20 milímetros de chuvas, que somente devem diminuir a partir de quinta-feira, dia 2, com a previsão de apenas dois milímetros. O final de semana deve ser sem chuvas, que somente devem continuar a partir da segunda-feira, dia 6.

FIES: Renovação de contratos tem prazo prorrogado e pode ser feita até o dia 20 de julho

Renovação de contratos tem prazo prorrogado e pode ser feita até o dia 20 de julho

O prazo para aditamento (renovação) dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até 20 de julho próximo, como estabelece portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicada nesta terça-feira, 30. É compromisso do governo federal garantir que todos os estudantes atendidos pelo fundo façam a renovação.
O Fies, programa do Ministério da Educação, financia os estudos de alunos de instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento aqueles matriculados em cursos de educação superior que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Na sexta-feira, 26, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que o Fies abrirá 61,5 mil vagas para a segunda edição do ano. Nessa fase, terão prioridade os cursos considerados de maior qualidade — com base nos conceitos de curso e preliminar de curso —, com notas 5 e 4, e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal. “Os cursos de maior qualidade receberão particular ênfase, pois assim se garante que os estudantes estarão pagando, e o país estará financiando, cursos que serão melhores para a sua formação”, disse o ministro.
Essa prioridade não exclui vagas em cursos de outras áreas de formação nas regiões Sul, Sudeste e no Distrito Federal, além de cursos com nota 3. “O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, melhorar a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira”, reiterou Janine Ribeiro.
Em caso de dúvida, o estudante pode entrar em contato com a central de atendimento telefônico, gratuitamente, pelo número 0800-616161.
Portaria do FNDE nº 251, de 29 de junho de 2015, que dispõe sobre o prazo para realização de aditamentos de contratos de financiamento do Fies, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 30.

Ilhéus amanhece sem transporte coletivo


Não bastasse a chuva, um novo caos se estabelece em Ilhéus na manhã desta terça-feira (30). A cidade amanheceu sem os ônibus da Viametro e São Miguel, circulando. Ainda não foi informada a justificativa para a paralisação. Possivelmente são reivindicações trabalhistas. A população foi pega de surpresa já que não foi informada com antecedência sobre o manifesto. 

LEI PROÍBE MOTORISTA ACUMULAR FUNÇÃO DE COBRADOR EM ITABUNA

As duas empresas permissionárias do transporte público terão prazo, após a regulamentação pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito – Setran para se adaptar à nova Lei Municipal que proíbe o acúmulo das funções de motorista e cobrador por um único trabalhador no sistema. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, sancionou a Lei nº 2.0317, de 16 de junho, de autoria do vereador Ailson Sousa (PRTB), que foi votada pela Câmara e está publicada no Diário Oficial do Município do dia 19 passado.
Nova lei veda acúmulo de funções ao motorista - Foto Gabriel de Oliveira
Nova lei veda acúmulo de funções ao motorista
De acordo com a justificativa do autor do projeto, o acúmulo de funções prejudica a categoria rodoviária por implicar na redução de postos de trabalho. As empresas que descumprirem a determinação legal terão que pagar multa no valor de 300 Unidades Fiscais Municipais, calculadas pelo valor da UFM do dia em que se verificar a transgressão.
Caso a empresa seja reincidente a multa será cobrada em dobro, aplicando-se a regra da progressividade nas hipóteses de novas transgressões. Atualmente o valor da UFM é de R$ 102,68 para cálculo de tributos, preços públicos, multas e penas pecuniárias, no âmbito do Município de Itabuna.

Jovem de 17 anos sofre infarto fulminante em avenida de Vitória da Conquista


Está sendo velado no Salão da Vitória, ao lado da Capelinha do São Vicente, o corpo do adolescente Daniel Moreira. 

Aos 17 anos de idade, Daniel veio óbito na tarde desta segunda-feira (29) vítima de um infarto fulminante na avenida Integração, em Vitória da Conquista. De acordo com informações de amigos do jovem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local, mas ele não resistiu. 

De acordo com o blog do Anderson, o sepultamento está previsto para ser realizado na manhã de terça-feira (30) num cemitério da Zona Rural de Caatiba.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Empresa de telemarketing oferece até 200 vagas em Itabuna


A empresa Tel Telemática e Marketing iniciou nesta segunda-feira, 29, o recrutamento de cerca de 200 trabalhadores para o início das atividades de call center em Itabuna. Os interessados em uma das vagas devem se dirigir ao posto do Sinebahia, no Jequitibá Plaza Shopping, em horário comercial até o dia 4 de julho. No Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), o candidato será informado sobre o horário e local em que participará do processo de recrutamento. De acordo com o gerente nacional de Recursos Humanos da Tel Telemática e Marketing, Rodrigo Sales Neri, nessa primeira etapa, as contratações serão realizadas meses de agosto e setembro. Para concorrer às vagas de operador de telemarketing é necessário que os candidatos tenham ensino médio completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. Para o cargo de supervisor de atendimento, o candidato precisa ter curso superior em qualquer área (o candidato pode estar cursando) e conhecimento em informática e experiência em gestão de equipes. São oferecidas ainda vagas para supervisor, supervisor instrutor, analista de recursos humanos, agente de administração e financeiro. Todos os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos.

UNIME E AMURC RENOVAM CONVÊNIO

Lenildo e Odília em renovação de convênio na Unime (Foto André Evangelista).

Dirigentes da Unime e Amurc renovaram convênio hoje (26) que permite concessão de 20% de desconto em mensalidade para servidores públicos e parentes em primeiro grau em cursos de graduação. O presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, e a diretora da Unime Itabuna, Odília Moliterni, assinaram contrato de renovação.
Hoje, cerca de 500 servidores e parentes de 25 municípios associados à Amurc são beneficiados pelo convênio, de acordo com Odília. Para ter acesso ao desconto, o servidor ou parente deve apresentar contracheque e documento de identidade na sede da Amurc, no centro de Itabuna. Informações pelo telefone 73-3613.5114.

SAC MÓVEL ATENDE NA BASE COMUNITÁRIA DO MONTE CRISTO

SAC Móvel atende gratuitamente na Base Comunitária do Monte Cristo.

Uma unidade móvel da Rede SAC atende moradores da região do Monte Cristo, em Itabuna, na Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar. O cidadão pode tirar carteira de identidade ou de trabalho, primeira via de CPF e certidão negativa de antecedentes criminais na unidade móvel.
O atendimento começou ontem e prossegue neste sábado (27). O atendimento é gratuito, de acordo com a Secretaria Estadual de Administração, e as pessoas recebem o documento no mesmo dia, na própria unidade do SAC Móvel.

INSCRIÇÕES NO SISUTEC COMEÇAM NESTA 2ª

Sisutec

Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de amanhã (29), pela internet, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições serão encerradas sexta-feira (3). Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação.
Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem. O programa é do Ministério da Educação.
A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 7 de julho. A segunda chamada deve sair dia 14 de julho. De acordo com o edital, as aulas serão iniciadas entre 3 e 31 de agosto.
Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período de inscrição serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente.

BAHIA RECEBE 35 PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS

Vilas-Boas: mais 35 médicos atuando no estado.

A Bahia ganhará mais 35 novos profissionais do Mais Médicos. Eles atuarão em unidades de Salvador e do interior do Estado. Os novos profissionais, que são brasileiros formados no exterior, desembarcaram neste domingo (28), na Base Aérea de Salvador, onde foram recebidos pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Antes de iniciar as atividades, os médicos participam de atividades relacionadas ao quadro epidemiológico na Bahia. Ainda segundo o secretário Vilas-Boas, passa dos 1.100 médicos do programa federal atuando em todo o estado.

GOVERNADOR ALERTA QUE A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO É GRAVE


Com as contas apertadas e algumas vezes no vermelho, além de obras e projetos com dificuldade de andar, o Governo da Bahia espera que a situação financeira melhore no segundo semestre desse ano. O pacote de ajustes enviado pela presidente Dilma Rousseff para aprovação no Congresso Nacional só deve surtir efeito na economia do Brasil a partir do segundo semestre do próximo ano. Então a ordem de apertar o cinto continua vigente. No segundo semestre, o governo baiano terá que pagar a segunda parcela do aumento linear de 6,41% concedido aos 260 mil servidores estaduais. Essa segunda parcela, de 2,91%, terá um impacto de R$ 176 milhões na folha de pagamentos do total de R$ 390 milhões estimados com os 6,41%. Isso num ambiente de alta das despesas com pessoal. O segundo semestre também é o período de desembolso de 50% do 13° salário - já que os servidores recebem a primeira parcela quando tiram férias ao longo do ano. O valor total do 13° do estado chega a R$ 1,4 bilhão. A metade, R$ 700 milhões. No 1° quadrimestre de 2015, o percentual de gastos com a folha de pagamentos já atingiu 46,03% da Receita Corrente Líquida e o limite prudencial é de 46,17%, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Apesar de tudo, o governador Rui Costa (PT) se mostra otimista com o futuro. Autorizou até a antecipação do pagamento de 40% do salário dos servidores antes do São João. Na inauguração da fábrica da Basf em Camaçari, no último dia 19, junto com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Defesa Jaques Wagner, Rui comemorou o mega investimento da multinacional na Bahia que gastou 500 milhões de euros (cerca de R$ 2 bilhões) na unidade. Mas ele sabe o quanto é difícil atrair um investimento desse porte num cenário de economia ruim como o atual.

Neymar curte folga com Angélica e Luciano Huck


Neymar tem curtido dias de folga no Rio de Janeiro. Neste domingo, 28, ele participou de um almoço na casa de Fernanda Souza e ThiaguinhoAngélica, Luciano HuckDavid Brazil Rafael Zulutambém participaram do encontro. O registro foi compartilhado no perfil do promoter no Instagram. "#mesentindoaTOP", escreveu o promoter.

Neymar está de férias desde o dia 22, quando deixou a concentração da seleção brasileira no Chile e foi para casa na Baixada Santista. As férias do craque doBarcelona deve terminar no próximo mês já que Neymardeve se apresentar ao time catalão no dia 11 de julho.

domingo, 28 de junho de 2015

Temperatura cai para 10° em Conquista


A imagem registrada pela internauta Lêda Lima Rocha mostra como permaneceu o tempo neste sábado (27) em Vitória da Conquista e deverá se repetir neste Inverno, com temperaturas inferiores aos 10°. 

Para este domingo (28) o as previsões apontam que será um dia de muitas nuvens com curtos períodos de sol. A máxima será de 22° e a mínima, 12°. 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) na terça-feira os termômetros poderão registrar os 10°, e a sensação térmica de 8°.

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DISCUTE POLÍTICAS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR EM ITABUNA

Nos esforços pela promoção de uma alimentação saudável e adequada para a população, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - Seagrima e o Conselho de Segurança Alimentar da Bahia – Consea promovem na próxima segunda-feira, dia 29, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será realizado das 8 às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna, na Rua Marquês de Pombal, 256, no bairro Santo Antônio.
1ª Conferência Municipal discute políticas para segurança alimentar em Itabuna - Foto2 Divulgação
Com o tema "Comida de Verdade no Campo e na Cidade", a Conferência terá debates sobre os avanços conquistados nos últimos anos no País no combate à fome e à desnutrição. Os temas a serem abordados visam conscientizar a população para a importância de uma alimentação saudável e sobre o combate à obesidade, fator de risco para uma série de doenças.
Qualquer pessoa pode participar da conferência municipal, bastando que faça sua inscrição entre as 7h30min e 8h30min.
A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também visa contribuir para ações que promovam avanços na execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e na consolidação do Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan. Também busca a construção de condições satisfatórias de segurança alimentar no município.

Lívian Aragão fala de estreia em 'Malhação'



Em recente entrevista concedida ao site da jornalista Patrícia Kogut,Lívian Aragão comentou sobre a estreia em 'Malhação' e o sucesso na internet.

Lívian Aragão
 já está fazendo os workshops para a novela. A atriz deve começar a gravar em julho e diz que não pode dar detalhes sobre sua personagem. A trama, escrita por Emanoel Jacobina com direção de Leonardo Nogueira, será ambientada em duas escolas públicas do subúrbio. "Estou amando! Estamos fazendo preparação de elenco com o Eduardo Milewicz. No laboratório, visitei várias escolas diferentes no Rio para entender o jeito que eles falam, andam, qual é a diferença entre as tribos - conta ela, que trabalhará com o namorado Nicolas Prattes na televisão. Sobre o relacionamento, ela não quis entrar em detalhes".

Filha do humorista Renato Aragão, Lívian diz que o pai dá várias dicas para ela: "Felizmente, tenho a sorte de poder aprender com ele. O que mais vem dizendo é para eu interpretar a minha personagem com verdade e que eu tenha muito carinho por ela".

Com mais de 220 mil seguidores no Instagram, Lívian Aragão diz que a rede social a aproxima dos fãs."A internet derruba a barreira da distância. Eles acabam se tornando, de certa forma, amigos. Eu considero meus fãs os meus melhores amigos. Espero ter cada dia mais e mais"
.

ITABUNA: O BAIRRO NOVO FONSECA ESTA DE LUTO




    Com muita tristeza recebemos a noticia do falecimento
Da grande guerreira Maria José uma pessoa que faz parte
Da história do nosso bairro. Agente Comunitária de Saúde e uma grande líder comunitária que nos representou através da associação por diversas vezes. Infelizmente Deus sabe o que faz e coloque em um bom lugar.







sábado, 27 de junho de 2015

Homens que agrediram universitário gay em SP são multados em R$ 21 mil


Visto no G1 - André Baliera foi agredido em dezembro de 2012 em Pinheiros, Zona Oeste. Bruno Portieri e Diego Mosca foram indiciados na época pela agressão.

Os dois homens que agrediram o estudante André Baliera, em 2012, na Zona Oeste de São Paulo, deverão pagar multa de R$ 21.250 cada à vítima. Baliera recebeu diversos golpes na cabeça na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, por ser homossexual.

A decisão é da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que tem a Coordenação de Diversidade Sexual. A equipe é encarregada de cuidar da política estadual de defesa dos direitos da comunidade LGBT e tem uma comissão que julga os processos de homofobia.

Após a decisão de pagamento da multa, publicada na terça-feira em Diário Oficial, não cabe recurso. Na época, a denúncia chegou à Secretaria da Justiça, que entendeu ser um caso claro de homofobia e um processo administrativo foi instaurado. Os acusados também foram indiciados na Justiça por tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe.

A multa por homofobia tem como base a lei paulista número 10.948/01, que pune “toda manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênero”. A lei abrange todo tipo de ação “violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica” contra o homossexual.

Bruno Portieri, de 25 anos, e o personal trainer Diego Mosca, de 26 anos, foram presos em flagrante após a agressão a Baliera, que na época tinha 27 anos.

Segundo a investigação, a vítima estava parada em um farol e percebeu que dois rapazes estavam em um veículo parado no semáforo e o ofendiam.

Baliera retirou os fones de ouvido para prestar atenção no que eles diziam. Ele relata que escutou ofensas pelo fato de ser homossexual.

Ainda de acordo com a Secretaria da Justiça, o semáforo abriu, os agressores fizeram uma manobra proibida e pararam no posto de gasolina, passando a agredir violentamente o estudante. As pancadas só cessaram com a chegada de policiais militares, mas os insultos continuaram.

A versão da defesa
De acordo com Joel Cordaro, advogado de Portieri e Mosca, a briga começou depois que o carro em que eles estavam parou em cima da faixa de pedestres diante de um sinal vermelho.
Baliera atravessou a rua e fez um gesto ofensivo com a mão. “Bruno desceu do carro, discutiu, e depois entrou no carro de novo. Então, André pegou uma pedra e atirou contra o carro, mas não atingiu nada”, contou Cordaro.

Depois, Portieri e Mosca teriam encostado o carro em um posto de combustível. Mosca desceu do veículo e foi pedir satisfações com Baliera, que pegou os óculos que o suspeito usava e o quebrou. Segundo Cordaro, a agressão física teria começado logo depois.

Quanto à homofobia, o advogado afirmou que não existiu. “A opção sexual [de Baliera] é problema dele. Todos se agrediram. Um mostrou o dedo, o outro xingou, mas não com intenção homofóbica. Se me chamam de ‘veado’, estão apenas me xingando, mas se é um homossexual, já se sente ofendido”, disse.

Globo prevê lançar dobro de webséries em 2015


A Globo está investindo cada vez mais em conteúdo audiovisual para a internet. Na próxima semana, o GShow, portal da emissora, estreará quatro webséries. A emissora prevê dobrar o formato em relação a 2014, quando pôs no ar 13 produções. Neste ano, já são 15, fora os novos lançamentos. A ideia é usar artistas do canal e novos talentos em produções de humor, gastronomia, moda, saúde, entretenimento etc. O comediante Marcelo Marrom (“Altas Horas”) protagoniza “Marrom Combina com Tudo”, com dez episódios de cinco minutos, disponíveis a partir de segunda (29). No dia seguinte estreia a animação “Sebastiana Quebra-Galho”, inspirada no livro homônimo de Nenzinha Machado Salles (1921-2000) e narrada por Letícia Novaes. Na sexta (3) começa “Como Fazer”, com os assuntos mais buscados na internet. Na mesma data, estreia a 3ª temporada de “Tome Prumo”, de Edmilson Filho. 

Leléu assume secretaria de Administração



Batido o martelo. Após indicação do PPS, o diretor administrativo do Hospital de Base, Wellington Rodrigues (Leléu), assumirá a Secretaria de Administração na próxima quarta (1º). Leléu conseguiu quebrar resistências dentro do governo e ficará no cargo, pelo menos, enquanto durar o período de licença maternidade da titular da Pasta, Mariana Alcântara. 


A confirmação ocorreu nesta sexta (26). Hoje à noite, questionado pelo PIMENTA se assumiria a pasta, ele disse que está tudo certo para a posse na quarta (1º). 

Antes de assumir a diretoria administrativa do Hospital de Base de Itabuna, Leléu chegou presidir a Câmara de Vereadores, no final de 2012, quando a Justiça determinou o afastamento dos vereadores e a posse de suplentes.  INFORMAÇÕES: PIMENTA NA MUQUECA

ITABUNA: Estado anuncia entrega de Centro de Cultura reformado


O Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Itabuna, será reativado no início do segundo semestre de 2015. As atividades no Centro estavam paralisadas desde 2014, mas o local vem passando por manutenções que incluem a reativação das salas de ensaio, sala principal, foyer e área externa, com equipe e recursos próprios, da ordem de R$ 40 mil. A reativação das atividades faz parte de um momento importante para a literatura regional e nacional: em novembro, se comemora o centenário do nascimento do escritor Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país. Além dos serviços de reativação do local, a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA contratou um arquiteto para elaborar um estudo de readequação e modernização conceitual do espaço com a intenção de que, ainda em 2015, sejam contratados os projetos complementares desta nova proposta de intervenção, que além de qualificar as estruturas existentes do espaço, também amplia a atuação do centro de cultura. O estudo foi apresentado ao Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães, e segue em trâmites jurídicos e orçamentários para início das ações. A estimativa de custo para contratação dos projetos complementares e realização da obra é de R$ 6,6 milhões.O Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Itabuna, será reativado no início do segundo semestre de 2015. As atividades no Centro estavam paralisadas desde 2014, mas o local vem passando por manutenções que incluem a reativação das salas de ensaio, sala principal, foyer e área externa, com equipe e recursos próprios, da ordem de R$ 40 mil. A reativação das atividades faz parte de um momento importante para a literatura regional e nacional: em novembro, se comemora o centenário do nascimento do escritor Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país. Além dos serviços de reativação do local, a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA contratou um arquiteto para elaborar um estudo de readequação e modernização conceitual do espaço com a intenção de que, ainda em 2015, sejam contratados os projetos complementares desta nova proposta de intervenção, que além de qualificar as estruturas existentes do espaço, também amplia a atuação do centro de cultura. O estudo foi apresentado ao Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães, e segue em trâmites jurídicos e orçamentários para início das ações. A estimativa de custo para contratação dos projetos complementares e realização da obra é de R$ 6,6 milhões.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Bebê nasce com dois dentes e assusta mãe em Eunápolis


Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. "A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer", relatou Jocácia Santos, mãe do bebê. Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação.Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente. "A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável", disse o cirurgião dentista Patrick Fadini. Segundo médicos pediatras, exceto casos específicos, os dentes começam a nascer entre 4 e 7 meses de idade. Existem casos de crianças que já nascem com os dentes, como no caso de Rian Miguel, ou têm erupção precoce em torno de um mês. Esses dentes são conhecidos como dentes natais ou neonatais, que em casos de complicações, como dor, ulcerações na língua e lábio ou dificuldades na amamentação, necessitam de uma avaliação do odontopediatra para discussão da necessidade de extração ou manutenção desses dentes.Como o dente não está muito firme, ele deve ser extraído em breve, para evitar que Rian Miguel possa engolir ou aspirar. "Pode ir [o dente] para vias aéreas, obstruir a via aérea dessa criança. Ela pode ter uma parada respiratória por causa disso. Então é sempre bom a gente evitar e adiantar esse procedimento para evitar qualquer risco maior", alerta o cirurgião. (G1)

Fies: ministro anuncia 61.500 novos contratos para segunda edição

Fies: ministro anuncia 61.500 novos contratos para segunda edição

A segunda edição de 2015 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) vai priorizar cursos de formação de professores, engenharia e na área de saúde, foi o que anunciou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta sexta-feira, 26. Nesta edição serão oferecidos 61.500 novos financiamentos.
De acordo com o ministro, também serão priorizados os cursos de maior qualidade, com notas cinco e quatro, e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal. “Os cursos de maior qualidade receberão particular ênfase pois assim se garante que os estudantes estarão pagando e o país estará financiando cursos que serão melhores para a sua formação”, disse.
Janine afirmou que a priorização, entretanto, não exclui vagas em cursos de outras áreas de formação, nas regiões Sul, Sudeste e no Distrito Federal, além de cursos com nota três. “O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, é melhorar a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira”, concluiu.
Pela primeira vez, o Ministério da Educação conseguiu um desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Os juros do financiamento são de 6,5%, subsidiados pelo Governo Federal. O edital e as portarias que regulamentam a segunda edição do Fies devem ser publicadas no Diário Oficial da União no dia 3 de julho.

TICO-MIA 2015 EM IBICUÍ 21/06





















http://www.nazoera.com.br/

IBICUÍ: BREGA LIGTH - 2015 SÁBADO ( 20/06 )















http://www.nazoera.com.br/