sexta-feira, 1 de junho de 2018

Nova plataforma promete detectar conteúdo falso em minutos



Em uma era de sobrecarga de informações, as fake news se tornaram um problema real. A proliferação de artigos não verificados ou completamente fabricados, postados nas redes sociais, está sendo usada como uma arma para influenciar populações inteiras, como visto nas mais recentes eleições dos Estados Unidos e no referendo do Brexit, no Reino Unido.

Uma startup de blockchain, a Eventum Network,  desenvolveu uma tecnologia que promete identificar notícias falsas de maneira rápida, barata e segura, utilizando o velho ditado: "a sabedoria das multidões" junto com a tecnologia blockchain.

A plataforma funciona apostando em pessoas reais para verificação das notícias, aliadas a um algoritmo avançado para recompensar velocidade e precisão.

Segundo informações da empresa, nos testes executados em sua "rede alfa", a plataforma Eventum conseguiu identificar notícias falsas em menos de três minutos. Logo, seus executivos afirmam que a tecnologia poderia ser usada para reduzir ou até mesmo eliminar a disseminação de "desinformação" nas redes sociais, tornando-se uma arma  na luta contra notícias falsas e propaganda.

"A rede usa uma combinação de três elementos: crowdsourcing incentivado, um algoritmo avançado e um blockchain, que nos permite detectar notícias falsas de forma rápida e barata. Nossa tecnologia pode ser usada como uma camada de verificação para notícias existentes ou para detectar notícias falsas antes mesmo de serem publicadas", explica Martin Milken, cofundador da Eventum.

A plataforma ainda poderia ser usada para coletar e verificar diversos tipos de informação, incluindo notícias ao vivo e dados esportivos. Também promete realizar reconhecimento de imagem e moderação de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário