quinta-feira, 21 de junho de 2018

CAMPANHA DE PREVENÇÃO E FORRÓ DO CAPS-AD MARCAM INÍCIO DAS ATIVIDADES JUNINAS NA SAÚDE DE ITABUNA


O mês de Junho é considerado o mais especial para a região Nordeste, especialmente por conta dos valores culturais consolidados, a rigor dos festejos juninos. Forró, culinária a base de milho, sanfona, fogos, fogueira, arrasta-pé, animação. A festa, combinada com a passagem do Dia dos Namorados (12 de junho), torna o mês ainda mais romântico, torna as pessoas mais sensíveis. Na Secretaria Municipal de Saúde, esse é um mês de confraternizações, mas, sobretudo, de muito trabalho também. Se, por um lado, é tempo de romantismo e valorização do amor, é bom que se diga que todo gesto de amor precisa estar acompanhado também da responsabilidade e dos cuidados com o corpo.
Foi pensando nisso que a Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratatamento (CERPAT) articulou para o dia dos namorados a realização de duas ações importantes de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), um “Pit Stop” e um “Love Blitz”. As ações, que contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Grupo de Apoio e Prevenção da Aids (GAPA), Grupo Humanus e do Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP), foram realizadas na altura do KM 501 da BR 101, Posto da PRF em Itabuna, e também na Praça Adami, na Avenida Aziz Maron e na Avenida Juracy Magalhães. Foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material de orientação sobre IST’s, ressaltando-se a importância de se praticar sempre o sexo seguro.
A coordenadora Fabricia Moura Costa estima que cerca de mil motoristas foram abordados nesta ação.
Já na sexta-feira (15 de junho), a comemoração ficou a cargo do Centro de Atenção Psicossocial especializado em Álcool e Drogas (CAPS-ad), num trabalho de integração que envolveu toda a clientela e os integrantes das equipes de trabalho.
A festividade, segundo aponta o coordenador José Messias Pereira Santos, coroou com chave de ouro uma série de atividades que já vem se desenvolvendo ao longo do semestre, como as comemorações pelo Dia da Amizade (em fevereiro), Campanha de Combate à Tuberculose (em março), Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (em abril), o Dia Mundial Sem Tabaco (em maio) e a Campanha de Luta Sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (junho). O serviço atende cerca de 3 mil pessoas em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário