sexta-feira, 31 de março de 2017

Símbolo da rede de ensino de Ilhéus, IME completa 78 anos



Inaugurado em 1939, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), considerado símbolo da rede de ensino de Ilhéus, completou 78 anos no último dia 15 de março. O transcurso da data será comemorado nesta sexta-feira, 31 de março, durante solenidade festiva, às 16 horas, na sede da instituição, com as presenças do prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito José Nazal Soub, a secretária de Educação, Eliane Oliveira, o diretor do IME, Anildo de Souza Silva, professores, funcionários, alunos e ex-alunos.

O IME, projetado pelo então prefeito Eusínio Lavigne, foi durante muitos anos considerado o melhor colégio do Sul da Bahia, uma referência para a educação no Estado. Primeiro ginásio público da região, acolheu estudantes ilheenses e de outros municípios, muitos dos quais se ressaíram na vida profissional, no âmbito público e privado.

O evento comemorativo contará com a participação dos alunos, dos três turnos, que farão apresentações culturais de dança e recital de poesias, além dos professores, na área musica, e a Banda de Música da Polícia Militar.

Atualmente, o IME possui 42 turmas de ensino fundamental I e II e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Conforme o diretor Nilton de Souza Filho, está em fase de projeto à oferta do Pró-EJA profissionalizante, em nível de ensino fundamental. Ele destaca a contribuição que a instituição tem recebido das secretarias municipais de Educação e de Infraestrutura, Transportes e Trânsito.

ITABUNA: Secretaria de Saúde mobiliza comunidade para combater Aedes aegypti


A Secretaria de Saúde de Itabuna declarou guerra ao Aedes aegypti e quer a participação de moradores de todos os bairros e instituições públicas e particulares para um grande mutirão de limpeza em toda a cidade, a fim de vencer o vilão transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O apelo foi feito pela secretária de Saúde, Lísias São Mateus, durante reunião extraordinária esta semana, na sede do Conselho Municipal de Saúde.
O trabalho intensivo já foi iniciado pelos bairros Carlos Silva, que registrou um índice de infestação de 60%, no Fonseca (40%) e Novo Fonseca (34%) e se estenderá aos outros 15 bairros que também figuram na lista dos mais infestados por criadouros de larvas do mosquito. Mas a proposta da Secretaria de Saúde é que a ação seja desenvolvida nos quatro cantos da cidade com a participação de toda a população.
Lísias São Mateus adiantou que o mutirão da limpeza é outra das prioridades do prefeito Fernando Gomes por se tratar de questão de saúde pública. Ela explicou que além da conscientização sobre o perigo do mosquito, as famílias podem ajudar, separando lixo e qualquer vasilha que possa acumular água parada, no quintal ou dentro de casa, mesmo sendo uma simples tampa de garrafa. O material deve ser colocado nas portas para que a empresa responsável pela limpeza urbana faça a retirada, num trabalho rotineiro.
“É preciso a participação de todos na luta para combater ao principal transmissor das arboviroses que já causaram enorme dano à população e pode voltar a fazer novas vítimas, se ocorrer um novo surto epidêmico como o do ano passado”, alertou.
Trabalho incansável
A secretária também parabenizou os agentes de Endemias e Comunitários  pelo trabalho incansável que eles fazem por meio de visitas domiciliares, mas lembrou que, apesar de todo o esforço das equipes, o índice de infestação predial continua alto, em mais de 24% conforme resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado este ano.
Ainda no encontro, o coordenador de Endemias, Roberto Góes apresentou por meio de vídeo, a real situação da dengue, zika e chikungunya em Itabuna,  e as medidas que já foram adotadas até agora para a eliminação de larvas e o combate ao mosquito adulto.
Roberto disse que o índice de infestação em torno de 24% pode ser ainda maior se as lavas do mosquito não forem eliminadas.  Segundo ele, 75% de infestação do mosquito está dentro de casa, dai a importância da participação de cada morador.  “Ninguém pretende fazer mágica, mas estamos trabalho duro para vencer essa guerra  e o sucesso depender da conscientização e colaboração  cada família na eliminação de criadouros em casa”, reforçou.
Entre as ações já realizadas nos 35 dias deste ano, destacadas pelo coordenador de Endemias, estão o tratamento focal e perifocal com aplicação de larvicida e inseticida e cobertura de 100% dos imóveis nos bairros onde o trabalho já foi realizado. Disse ainda que a Secretaria de Saúde zoneou a cidade para a eficientização do trabalho, aumentou a produtividade e a humanização do serviço desenvolvido pelos agentes de endemia.

Educação Inclusiva na pauta da 29ª Jornada Pedagógica de Itabuna


Na manhã desta sexta-feira (31), a Secretaria de Educação de Itabuna deu continuidade às atividades da 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino. Professores e profissionais que atuam diretamente com educação para portadores de necessidades especiais estiveram no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) discutindo ações e medidas que visam tornar a rede municipal de ensino ainda mais inclusiva.
A secretária de Educação, Anorina Smith Lima, esteve presente no evento e utilizou a sua fala para reafirmar o compromisso da gestão municipal em seguir as normas e diretrizes que tratam da Educação Inclusiva. Para ela, é fundamental que os profissionais da rede se atenham aos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pois essas nortearão as medidas essenciais à execução dos trabalhos voltados aos portadores de necessidades especiais.
“Tanto as instituições que realizam essa assistência específica, quanto os nossos profissionais da rede, possuem conhecimentos para atuar com excelência na educação especial”, ressalta. O evento desta sexta-feira teve ainda a participação da professora Drª. Joslei Viana de Souza, que possui amplos estudos direcionados à educação dos alunos especiais.
A palestra que teve como tema: “Estratégia Para Inclusão Escolar: Trabalho Colaborativo” tratou de questões comuns à atuação dos professores da área, visando auxiliar o dia-a-dia destes profissionais que atuam no âmbito da educação especial. A 29ª Jornada Pedagógica se encerra às 17h após realização de atividades e reuniões nas unidades escolares municipais.

ITABUNA: Central de Regulação do SUS em Itabuna ganha novas instalações





O prefeito Fernando Gomes entregou na tarde de quarta-feira (29) as novas instalações da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), que a partir desta sexta-feira (31) passa a funcionar na Avenida Inácio Tosta Filho, área central, na antiga unidade do SineBahia. Na oportunidade, o chefe do executivo itabunense ressaltou que, em apenas 90 dias, o govenro municipal está mudando a cara da cidade em todos os setores. “Nos primeiros seis meses, administrar uma cidade com a complexidade e particularidades de Itabuna é algo muito difícil, prinicipalmente considerando o estado de abandono em que encontramos as unidades de atendimento. Mas, com esta equipe que está no governo faremos um grande esforço para que a população seja bem atendidia em seus direitos fundamentais, principalmente na Saúde”, afirmou Fernando Gomes. 

 Já a secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, disse que a nova sede da Central de Regulação vai assegurar melhor acessibilidade aos usuários e condições salubre para os profissionais que atuam no setor. “A partir de agora, poderemos acolher com mais conforto e dingnidade os usuários do SUS, assegurando-os um atendimento com melhor qualidade”, pontuou. Também presente na solenidade, a secretária de Governo, Maria Alice Pereira, informou que está sendo feito um esforço muito grande pelo prefeito Fernando Gomes para que o povo de Itabuna volte a ter qualidade e dignidade no atendimento oferecido pelo SUS. Alice disse ainda que existe um compromisso coletivo de todos que integram o governo para que os problermas na área da Saúde sejam solucionados com maior brevidade possível. 

A diretora da Central de Regulação do SUS, Maria José Gama, informou que as novas instalações visa dar um melhor atendimento para a comunidade. “A nosso função é desenvolver o nosso trabalho com eficiência para que as pessoas saiam bem satisfeita com o atendimento oferecido”, disse. Participaram da reinauguração os Secretários Dinailson Oliveira, Claudio Dourado, Jhon Vinicius, Presidente FiCC Daniel Leão, vereadores Ricardo Xavier, Aldenes Meira, Enderson Guinho, Milton Gramaçho, Antonio Cavalcante, Robinho, Nel do Bar, além de vereadores de outros municípios. A Central de Regulação volta a funcionar normalmente a partir desta sexta-feira (30), das 7 às 13 horas.

100 vagas de emprego em 14 cidades da Bahia

A Via Varejo, empresa que administra a marca Casas Bahia e Ponto Frio, está com mais de 1,3 mil oportunidades abertas para vendedores em todo o Brasil, inclusive em nosso estado. Na Bahia são 100 vagas. 

As oportunidades são exclusivas para Pessoas com Deficiência e Jovem Aprendiz com foco nas áreas operacional e administrativa da companhia, segundo informações do site Ibahia. 

Há vagas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Simões Filho, Juazeiro, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Barreiras e Porto Seguro. 

Os requisitos são idade entre 16 e 24 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Os interessados podem se cadastrar neste site.

Prefeitura paga salários dos servidores e injeta R$ 9,6 milhões na economia itabunense

Como parte do programa de valorização do servidor público, a prefeitura de Itabuna depositou os salários de março dos servidores da administração geral, o que envolve as diversas secretarias, além de assistência e educação. O valor total depositado representa mais de R$ 9,6 milhões, que foram injetados na economia local e regional, o que estimula o comércio e demais setores produtivos da comunidade.
O secretário da Fazenda e Planejamento, Paulo César Fontes Matos, explica que o pagamento obedece a um cronograma estabelecido pelo prefeito Fernando Gomes como parte da política de valorização dos milhares de servidores municipais. O pagamento da saúde é feito em separado pela gestão dos recursos do setor.
“Adotamos uma série de medidas de austeridade e a nossa intenção é atravessarmos o ano 2017 pagando em dia os salários, apesar da crise geral que afeta a economia brasileira e as finanças municipais, inclusive, considerando os bloqueios feitos pelo governo federal no FPM”, ressaltou o secretário da Fazenda. Paulo informou que a regularidade do pagamento é fruto de um planejamento efetivo e controle dos gastos pela gestão do Município, além da implementação plano emergencial de 100 dias de governo, que estabeleceu metas para o primeiro trimestre deste ano.

FICC, CDL e TV Cabrália discutem parcerias para São João


A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Itabuna participaram na manhã desta quinta-feira (30), de uma reunião com a TV Cabrália, onde foram discutidos aspectos relacionados à realização do São Pedro de Itabuna. A CDL, que lançou a Campanha Tríplice de 2017 (Mãe/Namorados/São João) na última semana, montará uma festa autenticamente junina na Praça Camacã.

A campanha Tríplice terá início em maio, com término previsto para final de junho. O sorteio do carro 0km acontecerá paralelo a festa de São Pedro da Prefeitura de Itabuna. Já a TV Cabrália será parceira da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania na realização do concurso de quadrilhas. O evento é uma tradição do grupo Record. 

A festa é realizada anualmente no estacionamento da emissora. Outra reunião deverá acontecer nos próximos dias, quando serão discutidos as atrações, ornamentação, além da segurança. Durante a reunião ficou definido que a estrutura física estará a cargo da FICC.

APLICATIVO PERMITIRÁ A USUÁRIO MONITORAR ÔNIBUS EM ITABUNA

Usuário poderá monitorar ônibus urbanos em Itabuna por meio de aplicativo.

Durante sessão na Câmara de Vereadores, o diretor da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (Aetu), João Duarte, anunciou que já está em fase de conclusão projeto de melhorias no sistema de transporte público.
Entre as mudanças, segundo ele, estão um novo sistema de bilhetagem, em que qualquer assento será prioritário para idosos. Além disso, a AETU disponibilizará aplicativo onde o passageiro vai monitorar, por GPS, o itinerário dos ônibus e horário previsto de embarque.
As empresas anunciaram que em 15 dias os 26 veículos novos já estarão circulando na cidade.

Conselho da Anatel quer cassar concessão de telefonia fixa da Oi


O Conselho da Anatel pretende abrir processo para cassar a concessão de telefonia fixa da Oi. Já há consenso entre os conselheiros a favor da instauração do procedimento de caducidade, depois que eles analisaram dados da área técnica que apontam a falta de capacidade de investimento da empresa. A previsão é de que o debate seja feito pela Anatel nos próximos dias, mas, se aberto o processo, ele deve levar alguns meses até a decisão final. A operadora poderá apresentar sua defesa e, se punida, recorrer à Justiça sem paralisar suas atividades. Se aberto o processo, será a primeira vez que a Anatel, agência que regula o setor, avalia a cassação de uma operadora de telefonia fixa. A tábua de salvação para reverter eventual sanção pode ser uma medida provisória, em gestação no Planalto, para ajudar a Oi a reaver sua capacidade financeira. A empresa está em recuperação judicial. A medida provisória amplia poderes da Anatel, para que possa intervir também na telefonia móvel. As operadoras poderão trocar dívidas por investimentos e alongar o perfil de seus débitos. A Oi não se manifestou. (Estadão Conteúdo)

Polícia prende acusados de tiroteios em Itabuna


Em operação realizada pela Polícia Civil, na manhã desta sexta feira (31), cinco pessoas da facção DMP foram presas; Wellington dos Santos Santana (Galego/foto), José Wagner Batista (Gordroga), Alan Samuray e mais dois não identificados. Um veículo Celta JOE-9089, que pertence a Alex Galego, foi apreendido. 

Este não foi localizado. As prisões foram realizadas no Vila Anália e Novo São Caetano. Maconha, cocaína, balança de precisão, material para embalagem de drogas e um caderno de anotação do tráfico também foram apreendidos

Atores globais revelam nojo de fãs: vem dar beijo na gente suados


Ao que parece, os atores Sérgio Malheiros e Laryssa Ayres estão com a humildade lá em baixo. De acordo com o colunista Léo Dias, os globais revelaram nos bastidores da novela "Malhação", que não param para atender os fãs que ficam na porta da Rede Globo.

“Eles ficam o dia inteiro no sol e vem dar beijo na gente suados!”. Ainda segundo o colunista, eles ainda criticaram a atriz Amanda de Godói por atender seus fãs sempre com muita atenção. *Bocão News

Itabuna realiza 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino


Teve início na manhã desta quinta-feira (30) a 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. Com o tema “Práticas que Educam: Compromisso de Todos”, a abertura aconteceu no espaço Terceira Via Hall, na Avenida José Soares Pinheiro, e contou com as presenças do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, da secretária de Educação, Anorina Smith Lima, reunindo mais de 1.300 educadores.


O prefeito Fernando Gomes falou aos presentes sobre os avanços que está buscando para a Educação de Itabuna. Ele informou que em breve a cidade receberá uma nova Faculdade e que já enviou um projeto de lei para que Itabuna se torne uma cidade universitária, tornando a cidade num polo educacional e angariando mais recursos para o seu desenvolvimento. “Sempre pautei meus governos em Educação e é preciso instruir a população para que tenham práticas corretas e sigam o caminho do bem”, conclui.
Em sua fala, a secretária de Educação saudou os presentes e mencionou o propósito da Jornada no sentido melhorar a Educação Pública de Itabuna.  Segundo Anorina, é preciso pensar nas práticas que educam e assumir o compromisso de colocar em ação a proposta pedagógica. “Nó professores, devemos entender que precisamos permanecer firmes defendendo não só o direito da educação para as crianças, como também devemos defender o direito que os alunos têm de aprender, tendo isso como nossa missão”, comentou.
A Jornada contou com a palestra da pedagoga e psicóloga Alexandra Mourão, do município de Sobral, localizado no interior do Estado do Ceará. O município é destaque pelos bons índices da rede de Educação Municipal do País (IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), cujos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam a cidade em primeiro lugar nacional, com nota 8,8 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano). Segundo a professora Elisângela dos Santos Moura, Diretora do Departamento de Educação Básica, o município cearense é uma importante referência por ser um destaque a nível nacional no que tange a educação pública.
Na Jornada Pedagógica os profissionais da área da educação discutem e planejam as ações voltadas para a educação ao longo do ano letivo. A professora Wildes Alvarenga, que leciona na escola municipal Brasília Baraúna de Almeida e este ano completa 30 anos como professora da Rede Municipal, ressalta a importância da jornada enquanto momento de reflexão dos professores, coordenadores e todos envolvidos com a educação pública. “A jornada reforça o compromisso de todos em refletir suas práticas para que haja mudanças positivas na educação”, disse.

Governo autoriza reajuste anual de até 4,76% no preço de medicamentos



O governo federal autorizou um reajuste anual de até 4,76% no preço dos remédios. O aumento está publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (31) em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O tamanho do reajuste não agradou à indústria farmacêutica. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), "os índices não repõem a inflação passada, no acumulado de 12 meses" e são "insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos".

O reajuste varia de acordo com o tipo de medicamento, com índices de 1,36%, 3,06% e o teto de 4,76%. O reajuste médio ponderado é de 2,63%. O Sindusfarma explica que o reajuste atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, principalmente em relação aos medicamentos que apresentam grande concorrência.

Além disso, a indústria farmacêutica alega ser regida por uma fórmula que restringe a recomposição das planilhas de custo e penaliza os ganhos de produtividade. "Essa situação perversa afeta a saúde financeira das empresas, com reflexos negativos nos investimentos e no lançamento de novos produtos", disse Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, em nota distribuída à imprensa.

No ano passado, o reajuste dos medicamentos foi de até 12,50% e compensou as perdas com a inflação, como queria o setor. Em 2015, o reajuste máximo autorizado foi de 7,7% e, em 2014, o teto para o reajuste foi de 5,68%. Informações do Estadão.

quinta-feira, 30 de março de 2017

ITABUNA: Assassinato no Bairro Manuel Leão


A violência desenfreada segue fazendo vítimas na cidade de Itabuna. Só nesta quinta-feira (30) 4 pessoas foram baleadas no início da tarde no bairro Novo São Caetano e um homicídio foi registrado a noite no bairro Manoel Leão.

A vitima foi identificada como Danilo Santos Nascimento, conhecido como “Dan gesseiro”, de 29 anos. Ele foi morto com seis tiros a queima roupa, três na garganta, dois nas costas e um no joelho. Segundo informações, o jovem era morador do bairro Gamboa, na cidade de Ilhéus e há dois anos estava morando em Itabuna, onde trabalhava como gesseiro e era casado com uma jovem.

Segundo populares, a vítima foi assassinada por dois homens armados. Mas não há informações se os atiradores estavam a bordo de algum veículo ou a pé.



Até o momento não há informações se a vítima tinha envolvimento no mundo do crime. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do corpo até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. Esse é mais um crime que será investigado pela Polícia Civil.

Com a morte de Danilo, Itabuna registra o 42° homicídio do ano, o 18° do mês de março.

FONTE: VERDINHO ITABUNA

Parceria com iniciativa privada vai permitir a reativação do aeródromo de Itabuna



O prefeito Fernando Gomes formalizou, em solenidade no seu gabinete, o protocolo transferindo o direito de uso do aeródromo para o Aeroclube de Itabuna. Com esta decisão, até  julho será reaberto o aeródromo de Itabuna através de uma parceria entre o governo municipal com a Associação Comercial de Itabuna,   Câmara de Diretores Lojistas, Sindicom, lojas maçônicas, clubes de serviço e a diocese de Itabuna, que passa a operar  com aviação executiva, serviços aeromédicos – UTI do ar- e como pista alternativa para o aeroporto de Ilhéus, sem nenhum ônus para a prefeitura.

No encontro com representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Fernando Gomes lamentou os oito anos de abandono de Itabuna, que vive uma situação de calamidade, com um pesado endividamento das finanças públicas e problemas nas áreas de saúde, educação, de violência urbana e uma profunda carência de infraestrutura. Ele também destacou a preocupação do governo com a crise da Emasa, que será objeto de uma parceria público privada visando assegurar uma solução definitiva para o abastecimento de água – o que passa pela conclusão da barragem do rio Colônia – e investimentos em saneamento básico, bem como na despoluição do  rio Cachoeira.

Agenda positiva
O gestor defendeu uma agenda positiva e uma parceria entre o governo municipal, o estado e a sociedade civil organizada no sentido de promover a retomada do desenvolvimento de Itabuna, que é um polo importante de comércio e de serviços do Sul da Bahia. O projeto passa pela retomada das obras do Teatro Municipal, através de uma parceria com do governo do estado, com um custo de R$  22 milhões.
Para Fernando Gomes, outra preocupação do seu governo é com a geração de emprego e renda. Anunciou que além da implantação do curso de medicina das Faculdades Santo Agostinho, o que deverá ocorrer ainda nos próximos meses, em paralelo à realização de um vestibular para as áreas de direito, engenharia e arquitetura. O governo  municipal também está encaminhando para o legislativo o projeto que torna Itabuna uma cidade universitária, com o objetivo de atrair mais investimentos para a educação, uma prioridade de governo e considerada um fator essencial em qualquer projeto de desenvolvimento econômico e social.

Infarto mata estudante de 20 anos em Vitória da Conquista


Um infarto fulminante (ataque cardíaco) encerrou a vida da jovem estudante Alessandra Alves, de 20 anos, na noite desta quarta-feira, 29, no bairro Alto Maron, onde morava. 

Segundo amigos e parentes mais próximos, a jovem não tinha histórico de problemas de saúde. "Não consigo acreditar até agora. É como se isso fosse um sonho ruim”, lamentou uma colega de Alessandra.“Soubemos há pouco que nossa prima Alessandra Alves acaba de falecer de infarto.

 Pedimos desculpas pela a hora, porém precisamos dar uma força pra tia Zulmira (mãe da jovem)”, escreveu uma prima nas redes sociais. O velório acontece na Rua Bahia, no bairro Alto Maron. O horário do enterro não foi informado.
O que é infarto do miocárdio?
O infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico.

No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, provocando cerca de 80 mil mortes anualmente. Muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas, se o infartado recebesse os primeiros socorros de maneira adequada e tivesse a sua artéria coronária desobstruída por medicamentos (trombolíticos) ou através da angioplastia coronária o mais rápido possível. Esta última é altamente efetiva e se caracteriza pela desobstrução mecânica através de cateteres.

Fatores de riscoDentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, obesidade, ansiedade e o estresse emocional.

Tabagismo
Há cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo.
No país são 30,6 milhões.

5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças causadas pelo cigarro, sendo 80 mil no Brasil.
1/4 dos fumantes experimenta o primeiro cigarro antes dos dez anos.

Dos seis tipos de câncer que podem provocar mortes no Brasil, metade deles (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de riscos.

Colesterol
As altas taxas de colesterol são um problema que atinge 40% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, sendo que os estados da Região Sul têm a população com a maior prevalência do problema (24%).

O colesterol é um álcool que se encontra dissolvido nas gorduras de origem animal, não estando presente nos vegetais. Sua presença em nosso organismo, importante para o crescimento de nossas células e hormônios decorre de sua produção pelo fígado (70%) e de sua entrada pela alimentação rica em gorduras de origem animal.

Classificado como HDL, LDL e VLDL, segundo sua densidade, o colesterol ruim é o LDL, que em excesso e no decorrer do tempo, acumula-se nas paredes dos vasos, provocando a aterosclerose, deteriorando as artérias reduzindo ou impedindo o fluxo de sangue levando à angina e ao infarto. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso ficou conhecido o bom colesterol.

GOVERNADOR RUI COSTA ANUNCIA INSTALAÇÃO DA RONDA MARIA DA PENHA EM ITABUNA

Nesta quarta-feira, 29 Itabuna recebeu a quarta reunião da Caravana do Pacto pela Vida (PPV) no interior do estado. O governador Rui Costa se reuniu com representantes de órgãos e entidades da segurança pública estaduais, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo, para articular ações integradas destinadas à redução dos índices de violência e medidas de prevenção social para a população vulnerável.


Juízes, promotores, defensores, delegados e oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judicial e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna", anunciou o governador. Dos Prefeitos presentes no evento apenas Fernando Gomes participou da reunião com o Governador e entidades de segurança.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PODE FECHAR 120 AGÊNCIAS EM TODO O PAÍS


O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, anunciou que o banco irá reformular cerca de 120 unidades deficitárias em todo o país.

De acordo com Occhi, entre as medidas previstas está o fechamento das agências, fusão, diminuição de estrutura ou remanejamento para outro local ainda este ano.
Para ele, as mudanças vão acontecer após seja finalizado o Processo de Demissão Voluntária (PDV). Cerca de 5 mil funcionários devem aderir ao programa, gerando uma economia de R$ 975 milhões.
Segundo informações do Dia, entre 2015 e 2016, a Caixa teve queda de 43% no lucro líquido.
Notícias ao Minuto

Só a Vivo manterá sinal da Record, SBT e RedeTV! em São Paulo


Resultado de imagem para vivo tv antena


A Record, o SBT e a RedeTV! decidiram nesta quarta-feira, 29/03, que vão cortar os sinais de todas as operadoras de TV por assinatura que atuam na Grande São Paulo, menos da Vivo. Net, Sky, Claro e Oi, portanto, não oferecerão as três redes a seus assinantes a partir das 23h59, quando ocorrerá o apagão analógico na região metropolitana.A Vivo está recebendo tratamento diferenciado porque suas negociações com a Simba, empresa que representa as emissoras, avançaram nas últimas horas. Segundo uma fonte envolvida no processo, a operadora da Telefônica está disposta a pagar um valor para distribuir os sinais digitais das três redes. A informação foi confirmada em nota oficial (leia a íntegra no final deste texto).De acordo com a mesma fonte, todas as operadoras receberam propostas comerciais, o que elas negam. Entre as empresas de TV por assinatura, a Sky é a mais intransigente. A Net e a Claro se posicionaram contra o pagamento de sinais que podem ser sintonizados gratuitamente, por antenas externas. Desde ontem, a Net e a Claro, que detêm mais da metade do mercado de TV por assinatura, estão exibindo comunicado aos assinantes em que anunciam que deixarão de carregar as três redes a partir da meia-noite desta quarta para quinta. As operadoras sugerem que seus clientes instalem antenas externas.Com o fim da TV analógica, as emissoras de TV aberta podem cobrar por seus sinais na TV por assinatura, amparadas na lei 12.485/2011. De olho em uma receita potencial de pelo menos R$ 500 milhões por ano, SBT, Record e RedeTV! se juntaram em uma empresa, a Simba, para negociar seus sinais. A criação da empresa foi duramente combatida por operadoras e programadoras de TV por assinatura durante a tramitação do processo de fusão no Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico).Na última sexta (24), as três redes passaram a exibir em seus intervalos comerciais e em telejornais um anúncio em que acusam as operadoras de se recusarem a negociar um "valor justo" por seus sinais. No mesmo dia, a Simba enviou às operadoras uma notificação lembrando que elas precisam de autorização das redes para transmitirem seus sinais digitais nas cidades em que não há mais TV analógica. Nenhuma operadora tem essas autorização da Record, SBT e RedeTV!.
Resultado de imagem para sbt record e rede tv fora do ar
Baseadas nessa notificação, Sky, Net e Claro decidiram cortar seus sinais de Brasília no início desta semana. Brasília foi a primeira grande capital a ter o chamado apagão analógico, em novembro do ano passado. Assim como em São Paulo, mais da metade dos lares do Distrito Federal recebe TV aberta via cabo ou satélite. Leia o comunicado oficial da Simba sobre o mercado de São Paulo."A Simba informa que as negociações pelo conteúdo de RecordTV, RedeTV! e SBT com a operadora de televisão por assinatura Vivo avançam de maneira positiva.Por essa razão, a Simba decide manter o conteúdo disponível aos assinantes da operadora pelos próximos dias, enquanto as negociações ocorrem.Esperamos que as outras operadoras, Net, Claro, Embratel, Oi e Sky tenham a mesma sensibilidade da Vivo, para não prejudicar o assinante de televisão paga no Brasil.Esclarecemos que a TV aberta continua gratuita e, agora, com qualidade digital".
* Com informações do UOL

ITABUNA: Avô, neto de 1 ano e mais dois baleados no Novo São Caetano

Quatro pessoas, inclusive um idoso e uma criança de 1 ano, foram baleados no bairro Novo São Caetano, na tarde desta quinta feira (30). O Samu 192 esteve no local. Uma unidade de suporte avançado também compareceu. Segundo populares houve um tiroteio na rua C, quando as pessoas foram atingidas ao fugirem dos tiros. A viatura 1565 da polícia deu suporte no local. Cápsulas .380 deflagradas foram recolhidas por moradores. O garoto, atingido por três tiros na barriga, foi encaminhado para o Hospital Manoel Novaes onde passará por cirurgia. Os demais seguiram para o Hospital de Base. Antonio Carlos Pereira, 52 anos, é avô do menino que estava no colo dele. O quadro de saúde da criança não foi revelado. Os demais foram atingidos de raspão. São eles: João Vítor Santos, 14 anos e Fábio Conceição Lima, 34.

PRESIDENTE DO TJ-BA ANUNCIA MAIS UM MÓDULO PARA O NOVO FÓRUM DE ITABUNA



A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Santiago, anunciou a construção do segundo módulo do novo fórum de Itabuna. As obras, de acordo com a presidente, devem começar entre abril e maio.
Ontem (29), Maria do Socorro Santiago participou de reunião da Caravana do Pacto pela Vida, em Itabuna, e fez o anúncio da ampliação do novo fórum, ao lado do governador Rui Costa, do prefeito Fernando Gomes, além do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel.
– Vim para cuidar da feitura de um novo módulo do fórum. Já vamos começar as obras a partir de abril ou maio. O novo módulo será construído próximo ao que já existe [próximo ao Hospital de Base] – disse a presidente do Tribunal de Justiça.

Eduardo Cunha é condenado a 15 anos de prisão


O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, condenou nesta quinta-feira o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a quinze e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. O processo se refere ao recebimento de propina na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobras, em 2011. Preso desde outubro de 2016, Cunha é acusado de ter ganhado valores que chegam a 1,5 milhão de dólares por participação no esquema. De acordo com a denúncia da procuradoria, esse montante foi “ocultado” em repasses a contas no exterior em nome de offshores ou trusts que abasteciam os cartões de crédito internacionais usados pelo parlamentar e por seus familiares. O peemedebista sempre negou as acusações. Segundo a investigação, a Petrobras pagou 34,5 milhões de dólares por 50% do bloco de exploração à Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH), que repassou 10 milhões de dólares a empresas do lobista João Augusto Henriques. Apontado como operador do PMDB na Petrobras, também preso e réu na Lava Jato, Henriques teria sido o responsável por repassar a propina milionária a Cunha. O caso está nas mãos de Moro desde setembro do ano passado, quando o ministro falecido do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki encaminhou o processo à Justiça de primeiro grau após Cunha ser cassado no plenário da Câmara dos Deputados. (Veja)

Jovem comete suicídio dentro de casa, em Itabuna


Um jovem de apenas 23 anos, morador do bairro Santa Catarina, em Itabuna, cometeu suicídio dentro de sua própria residência. Diego da Silva Guedes foi encontrado na manhã desta quinta-feira (30) apenas de sunga, enforcado por um lençol amarrado à parede da casa. 

Não há informações sobre o que levou o jovem a tirar a própria vida. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para fazer a remoção do corpo. A Polícia Militar também foi acionada e encontra-se no local.
Fonte: Verdinho Itabuna

quarta-feira, 29 de março de 2017

ITABUNA: Após receber telefonema, adolescente sai de casa e é assassinada no São Roque


Uma adolescente identificada como Tácila Oliveira Rodrigues dos Santos, 15 anos, foi assassinada  na noite desta quarta-feira (29), no bairro São Roque (Caixa D'água) em Itabuna.            
 
Segundo familiares, a adolescente estava em casa com a avó, no bairro de Fátima, quando recebeu uma ligação e saiu. Momentos depois, ela foi encontrada morta no bairro vizinho.

Populares informaram que ouviram pelo menos três disparos de arma de fogo. A denúncia foi feita à polícia, que encontrou Tácila em uma localidade de difícil acesso, em uma espécie de ramal que liga o São Roque ao Castália. No local, peritos constataram um tiro na região da nuca.

Parentes da garota afirmaram que ela estava envolvida com más companhias. O pai da vítima, Robson Rodrigues Santos, também foi assassinado no dia 4 de fevereiro de 2012 no bairro de Fátima, na época, ele foi morto com tiros de pistola dentro de uma  central de  moto-táxi.

De acordo com um conhecido de Tácila, que preferiu não se identificar, ela estaria namorando Adilson José da Silva Júnior, vulgo “Júnior Secão”. Ele possui diversas passagens pela polícia, sendo apontado como autor de diversos assaltos na cidade. "Secão" é preso frequentemente portando armas. Ele foi preso mais uma vez no dia 4 de março deste ano.

Com esta morte, já são 41 assassinatos registrados este ano na cidade de Itabuna, sendo a 17ª morte do mês de março. Em todo o mês de março de 2016, foram registrados apenas 7 homicídios.
FONTE: VERDINHO ITABUNA
Tácila Oliveira Rodrigues dos Santos






















BRASIL CONQUISTA VAGA NA COPA 2018 E LIDERANÇA DO RANKING DA FIFA


Resultado de imagem para seleção brasileira

A Seleção Brasileira voltou a liderar o ranking da FIFA, após acumular nove vitórias seguidas, oito delas nas eliminatórias da Copa do Mundo 2018. A última conquista ocorreu ontem (28), quando o Brasil derrotou o Paraguai por 3 a 0, no Itaquerão, em São Paulo. A vitória também assegurou, matematicamente, o selecionado canarinho na Copa da Rússia.
O ranking da Fifa será atualizado em abril, mas os resultados ao final desta rodada já definiram o novo líder. O Brasil saltou de 1.534 para 1.661 pontos por destroçar o Uruguai (1 a 4, na casa do adversário) e quase golear o Paraguai.
Atual líder, Argentina perderá o posto após perder para a Bolívia, ontem. Sai de 1.644 para 1.603 pontos. Confira quais serão as primeiras dez seleções do ranking em abril.
RANKING DA FIFA
Brasil – 1.661 pontos
Argentina – 1.603
Alemanha – 1.464
Chile – 1.403
Colômbia – 1.384
França – 1.294
Bélgica – 1.281
Portugal – 1.259
Suíça – 1.212
Espanha – 1.204

ITABUNA: Conselho Tutelar de Itabuna é alvo de tiros


O Conselho Tutelar de Itabuna foi alvo de criminosos na noite desta terça-feira (28) na Avenida Garcia, Centro. A sede foi atacada por volta das 18h40 por um casal em uma moto que efetuou vários disparos de arma de fogo. A parte interna foi atingida, por pouco funcionários não foram alvejados. No momento do ataque havia um conselheiro e uma secretária na sede do Conselho, mas ninguém ficou ferido.

Diante da situação os conselheiros resolveram suspender as atividades até que as medidas de segurança sejam tomadas. Além disso, os funcionários aproveitam a oportunidade para questionar melhores condições de trabalho, como o reajuste do salário. Segundo informações, os conselheiros estão recebendo apenas metade do pagamento previsto por Lei, que equivale a R$1.050,00.

De acordo com uma funcionária, atualmente são 10 conselheiros, duas secretárias, dois motoristas e um serviços gerais que trabalham no local em períodos alternados. 
Após o ataque a Polícia Militar foi acionada e realizou rondas pelas imediações. Já a Polícia Civil deve utilizar imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os criminosos.

Na rede social uma funcionária fez um desabafo:

“Venho por meio deste, informar que provavelmente o conselho tutelar de Itabuna ficará fechado até garantimos nossa segurança. Hoje por volta das 18:40 a sede foi alvo de tiros, se encontrava um conselheiro e a secretária, as balas atingiriam o conselho, mas graças a Deus ninguém se feriu. Foi livramento, estamos com receio, pois são nossas vidas que estão em jogo por falta de uma devida segurança que vinhemos pedindo socorro desde a gestão passada. Espero que nosso atual olhe por nós.”

Para que serve?

O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão). Fonte: Verdinho Itabuna

Chuva causa alagamentos e derruba muro do aeroporto de Jequié


O muro do aeroporto de Jequié não aguentou a força da correnteza e desabou, durante a chuva que cai em Jequié nesta quarta-feira (29). Ninguém ficou ferido. A chuva começou a cair na primeiras horas da madrugada e a previsão é de que dure todo o dia. Além da área do aeroporto Vicente Grilo, outras localidades da cidade registraram alagamentos.


Diante dos prejuízos causados pela chuva, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, decidiu pela criação do Comitê Emergencial entre todas as secretarias para atender e tentar solucionar os problemas causados pela chuva. A população pode ligar durante todo o dia para o número 0800 071 1710 e fazer a sua solicitação e informação de ocorrências. *Nota do Blog Júnior Mascote

Conta de luz dos baianos terá redução no mês de abril


A conta de luz do consumidor em todo o país vai cair até 20% em abril, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3.  

A decisão anunciada nesta terça-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge todas as distribuidoras de energia, com exceção de apenas três empresas. 

Com a decisão, na Bahia, a conta de luz do consumidor residencial da Coelba cairá de 15% a 20% apenas no mês de abril. A mesma porcentagem será aplicada em mais seis empresas. 

Para 29 distribuidoras, a redução será de 5% a 10%. As demais 32 distribuidoras apresentarão um corte entre 0% e 5%. A decisão atinge 44 concessionárias e 20 permissionárias, todas elas distribuidoras de energia.

NET e Claro anunciam corte de sinal de SBT, Record e RedeTV!


A NET e a Claro estão informando seus assinantes de TV paga que perderão os canais RedeTV!, Record e SBT a partir desta quarta-feira. A interrupção ocorrerá agora em São Paulo porque a cidade e mais 38 municípios da região metropolitana terão o sinal analógico cortado a partir das 23h59, em cumprimento ao cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações. Brasília, que já havia migrado para o serviço digital, também ficou sem os três canais nesta semana.

Em um comunicado exibido nos canais pagos, a NET informa ter acordo de distribuição com Globo, Gazeta, Rede Gospel, Ideal TV, Mega TV, Rede 21, TV Cultura e Band. A programação dessas emissoras, portanto, continua a ser exibida, sem qualquer ônus para os clientes.

Ibuprofeno e diclofenaco elevam em mais de 30% risco de infarto, diz estudo



Remédios muito utilizados contra dores e inflamações e que podem ser comprados sem a necessidade de receita médica podem aumentar o risco de ataque cardíaco. O mais novo estudo alertando para esse efeito adverso mostra que o diclofenaco e o ibuprofeno elevam o risco de quem usa as pílulas sofrer uma parada cardíaca em 51% e 31%, respectivamente.
Os resultados corroboram outras pesquisas que há anos associam o uso de anti-inflamatórios não esteroides --conhecidos como Aines-- com maior chance de infarto. 
O aumento do risco é grave para aqueles que já têm alguma doença cardiovascular, como hipertensão. No Brasil, as bulas desses remédios já alertam para a necessidade de cuidados e acompanhamento médico para esses pacientes ao ingerirem os medicamentos (veja abaixo), além de restringirem a quantidade.
De acordo com a pesquisa, publicada no European Heart Journal, todos os Aines existentes no mercado elevam o risco de problemas cardíacosO
Os pesquisadores chamam a atenção para o fato de esses remédios ficarem expostos nas prateleiras e balcões das farmácias, podendo ser adquiridos sem orientação médica nenhuma. Em alguns países, as pílulas chegam a ser vendidas em supermercados e postos de gasolina.
"Permitir que esses medicamentos sejam adquiridos sem receita médica e sem qualquer conselho ou restrição envia uma mensagem ao público de que eles são seguros", afirma Gunnar Gislason, professor da Universidade de Copenhague e coautor do estudo, em uma nota da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Em setembro do ano passado, um estudo no British Medical Journal já alertava sobre o aumento do risco de insuficiência cardíaca a que os Aines estavam associados.
No caso do ibuprofeno, o limite máximo que garantiria um uso seguro é de 1.200 mg por dia, diz o estudo.
A explicação para esse efeito colateral causado pelos Aine estaria na agregação das plaquetas no sangue. Esse efeito dos remédios pode levar à formação de coágulos, além de estreitar as artérias e aumentar a retenção de líquidos e a pressão arterial.

Pesquisa feita com pessoas que sofreram infarto

Para avaliar a associação do ibuprofeno e do diclofenaco a problemas cardíacos, os pesquisadores dinamarqueses estudaram dados de pessoas que sofreram infarto na Dinamarca entre os anos de 2001 e 2010. Cerca de 29 mil casos ocorreram fora do hospital. Dentre eles, 3,3 mil vítimas tinham tomado algum anti-inflamatório não esteroide ao menos 30 dias antes da ocorrência do problema.
O estudo mostrou que o ibuprofeno, tomado por 51% dos que usaram algum tipo de Aine, elevou o risco de parada cardíaca em 31%. O mais perigoso, o diclofenaco, que elevou o risco em 51%, foi ingerido por 22% dos pacientes. 
O naproxeno seria o Aine mais seguro quando ingerido em doses de até 500 mg.

O que dizem as bulas dos remédios no Brasil

Nas bulas do ibuprofeno e diclofenaco vendidos no Brasil há o alerta de que os medicamentos devem ser administrados com cautela a pacientes com histórico de problemas cardíacos.
A bula do ibuprofeno informa que a dose mais alta, de 2.400 mg por dia (o equivalente a quatro comprimidos de 600 mg de seis em seis horas), "pode estar associada a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos (trombose) com infarto do miocárdio ou derrame".
De acordo com o fabricante, não há risco na ingestão de menos de 1.200 mg por dia (ou dois comprimidos de 600 mg a cada 12 horas).  
Já na bula do diclofenaco, a fabricante diz que o medicamento não é recomendado para quem tem doenças cardiovasculares, como "pressão arterial alta não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença isquêmica cardíaca ou doença arterial periférica".
A bula informa que o tratamento de pessoas de risco com o remédio deve ser feito com acompanhamento médico. Os remédios estão disponíveis em gotas ou em comprimidos com dosagens que variam de 50 mg a 600 mg. 
No Brasil, não há necessidade de prescrição médica para a compra de anti-inflamatórios não esteroides.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta a venda de medicamentos, foi procurada pelo UOL para se posicionar sobre o estudo, mas não respondeu até o momento da publicação desta reportagem.