terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

EM DUAS NOITES CONSECUTIVAS ‘BLACKOUT’ PREJUDICA DIRETAMENTE CARNAVAL DE BELMONTE



Durante a madrugada do domingo (26), ocorreu uma interrupção no fornecimento de energia elétrica que prejudicou a festa de carnaval em Belmonte. O apagão aconteceu em pleno show de Igor canário com em torno de dez mil pessoas no circuito do carnaval.

A Coelba vem prestando um péssimo serviço ao município de Belmonte e região, não bastasse à interrupção da energia na madrugada do domingo comprometendo a segurança e o comércio de centenas de barraqueiros, não foi diferente também no final da madrugada deste desta segunda-feira (27).  Mais uma vez a cidade do mar moreno ficou as escuras com a falta de energia elétrica.


Na madrugada de domingo faltou energia das 02h34m às 04h04m e na madrugada de segunda-feira (27), a falta de energia mais uma vez, ocorreu entre as 5h e as 7h30m e por volta das 9h ás 9h15m.
Fica aqui o protesto dos usuários, foliões e barraqueiros a esta empresa que tem segundo informações dos moradores e comerciantes demonstrado falta de comprometimento e desrespeito com o povo deste município. O prefeito Janival e o Deputado Jânio Natal estão indignados com a prestadora deste serviço.


Na manhã desta segunda-feira (27), a reportagem do portal ItapebiAcontece tentou contato com a empresa e no sistema cal center, foi informado pela atendente de nome Passiane que só houve uma reclamação de falta de energia no dia 24 de fevereiro. Tentado também contato no número 0800717676 informado pela empresa em seu site da assessoria de Imprensa por mais de 8 minutos de espera com mensagens de propaganda e serviços até que a ligação fora desligada não obtivemos sucesso para formalizar um contato.
Itapebiacontece está aberto às justificativas e pronunciamento da companhia com relação a esta  matéria.

INFORMAÇÕES: ITAPEBI ACONTECE

Record, SBT e Rede TV podem sair da grade da NET e SKY




Operadoras como NET e SKY tem até depois do Carnaval para responder à Record, SBT e Rede TV. O trio de emissoras quer cobrar 8 reais por assinante pela transmissão do seu sinal. Se não tiverem êxito, prometem abandonar a grade das operadoras. http://veja.abril.com.br

Miss Brasil curte folia em sua terra natal pela 1ª vez


Raissa Santana, eleita a mulher mais bonita do país em 2016, estreou na folia de Salvador nesta segunda-feira de Carnaval. A baiana de Itaberaba visita a capital pela primeira vez durante a festa. “Os baianos sabem muito bem como fazer uma festa. Quero curtir muito”, declarou assim que chegou ao camarote Planeta Band.
A modelo nasceu no estado, onde viveu até seu primeiro ano, e depois foi para São Paulo, capital, antes de se mudar para Umuarama, no Paraná. “Estou muito feliz em poder voltar à minha terra natal. É a minha primeira vez no Carnaval da Bahia e está sendo muito especial”, destacou.

BANCOS REABREM NESTA QUARTA

Resultado de imagem para banco do brasil itabuna


As agências bancárias vão reabrir somente ao meio-dia desta Quarta-Feira de Cinzas (1° de março), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O horário de reabertura é o mesmo para todo o país.
Apesar do horário bancário, o comércio de Itabuna abrirá normalmente, às 9 horas, conforme o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom).
No final de semana, o sindicato patronal chegou a emitir nota para contestar o Sindicato dos Comerciários. O sindicato dos empregados havia divulgado que as lojas poderiam abrir ao meio-dia. A nota do Sindicom reforçou o horário normal como valendo para esta quarta.

ITABUNA: Morre a professora Ivone Veloso, aos 99 anos



Faleceu na manhã desta terça feira (28), a professora Ivone Veloso Costa, 99 anos. Segundo a família, a educadora morreu de causas naturais. Ivone estava aposentada e lecionou, por décadas, no Colégio Divina Providência, um dos mais tradicionais de Itabuna, onde ajudou a formar várias gerações. A morte da educadora aconteceu no dia em que completou 99 anos. Professora Ivone era viúva. Ela deixa duas filhas, uma neta e dois bisnetos. O velório acontece no SAF, na avenida Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está previsto para as 15h30, no Cemitério Campo Santo. (Pimenta)

Aviões do Forró cancela show, após pouso de emergência



A banda Aviões do Forró cancelou o show que faria em Salvador na noite desta segunda-feira (27), devido a um problema técnico no avião. O grupo emitiu um comunicado lamentando a situação. "Informamos que hoje, durante o trajeto aéreo privado da banda de Recife para Salvador, houve um problema técnico em uma das turbinas da aeronave, que precisou fazer um pouso de emergência em Maceió. Todos passam bem. Lamentamos o ocorrido e o cancelamento do show desta noite em Salvador, na Bahia. Agradecemos o carinho e a compreensão de todos", diz o comunicado. A banda estava em Recife e iria se apresentar em Salvador no Camarote Harém. A agenda da banda neste Carnaval é a última com a cantora Solange Almeida, que vai seguir carreira solo. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Prestigiada, Ivete mostra pique; já Globo, ignora presença de Xuxa na Grande Rio



Ivete Sangalo mostrou porque é uma das celebridades mais queridas pelo público ao desfilar e ser homenageada pela escola de samba carioca. A cantora surgiu na comissão de frente interpretando sua história desde à infância, como lavadeira, até transformar-se numa das cantoras mais prestigiadas da música brasileira.
No auge dos seus 44 anos, Ivete apareceu em dois momentos distintos com o mesmo pique em seus shows. Durante todo o tempo na comissão de frente, mostrou que a coreografia estava na ponta do pé, tanto na dança, quanto na troca de figurino. Após terminar a parte inicial do desfile, Veveta, assim conhecida carinhosamente, retornou no último carro acompanhada pelo filho Marcelo e o marido Daniel Cady.

Aparição de Xuxa dura pouco tempo

A Grande Rio apresentou um desfile bem representativo, um dos melhores desde a sua estreia na avenida. Conhecida por ser a escola de “artistas”, contou na Sapucaí com a presença de vários atores da Globo e de outras emissoras. Em relação a isso, a vênus platinada ficou numa saia justa com a aparição de Xuxa Meneghel representando a banda Eva em um dos carros do desfile. A atual da apresentadora da Record foi ovacionada pelo público, mas ao mesmo tempo silenciada pelas imagens da emissora. Xuxa apareceu duas vezes em cerca de 30 segundos. Ficou evidente o constrangimento de Fátima Bernardes ao citar o nome da apresentadora, já que neste momento, gaguejou o nome de Xuxa. Luciana Gimenez também passou pelo boicote da emissora ao não ser lembrada. Por outro lado, a recém-contratada da Record, Paloma Bernardi teve um pouco mais de visibilidade por ser rainha de bateria.
Para Fátima Bernardes e Alex Escobar, que estavam no comando da transmissão, a situação era inusitada por esconder o nome de pessoas representativas da televisão brasileira, ainda mais diante do público que gritava seus nomes. Mesmo com a ética da emissora carioca, seria de bom tom apresentar quem já deu muitos lucros para a empresa, como Xuxa.

ITABUNA-BA: Caixa Eletrônico da CEF na Cinquentenário é alvo de ladrões



Dois homens em uma moto, de placa não identificada, tentaram arrombar um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, da avenida Cinquentenário, em Itabuna, próximo a Danúbio Azul Soverteria, na manhã desta segunda-feira (27). Por conta da tentativa, um dispositivo foi acionado e uma fumaça foi espalhada automaticamente pleo ambiente, em seguida os criminosos fugiram. A PM e o Corpo de Bombeiros foram ao local, mas não houve prisão e nem incêndio, felizmente. http://jornalsportnews.blogspot.com.br

ITABUNA: POLÍCIA COMBATE VENDA ILEGAL DE PASSAGEM DE ÔNIBUS

unnamed (7)

A polícia está realizando operações para coibir a venda ilegal de passagens de ônibus em Itabuna. A prática é comum em pontos no centro e nos bairros da cidade, utilizando geralmente cartões pertencentes a pessoas que tem acesso a gratuidade. A tarifa custa R$ 2,85, mas é oferecida, através do cartão fraudado, a R$ 2,50.

O sistema de controle das empresas registra que um único cartão é utilizado dezenas de vezes por dia, em trajetos completamente diferentes. Como a ilegalidade não se resume a um único “vendedor”, isso acaba penalizando também o usuário que usa o Itabuna Card ou paga a tarifa de forma correta, já que os custos operacionais fazem parte da composição da tarifa.

A prática pode ser enquadrada nos crimes de estelionato e falsidade ideológica, tanto para quem cede o cartão como para quem faz a venda ilegal da passagem.
Usuários que presenciarem a fraude podem ligar para 190. A identidade do denunciante será preservada.

Ivete Sangalo incendeia a Sapucaí e troca de roupa três vezes na Avenida

Com o enredo 'Ivete do rio ao Rio', escola Grande Rio  contou a história da cantora baiana, que causou alvoroço na Sapucaí. (Foto: ReproduçãoEgo/Ag. News)


Ivete Sangalo levou a Marquês de Sapucaí à loucura na madrugada desta segunda, 27, durante sua participação no desfile da Grande Rio, escola de samba que cantou a história da baiana em seu enredo com “Ivete do rio ao Rio”. Ela apareceu em dois momentos no desfile – na comissão de frente e depois no último carro, ao lado do filho, Marcelo, e do marido, Daniel Cady, e trocou de roupa duas vezes. Para conseguir essa façanha, teve que correr muito na Avenida.

Para sua participação inicial, a cantora usou um vestido branco de mangas bufantes para viver a menina de Juazeiro na comissão de frente. Mas o look foi logo substituído por um body colorido e brilhante, para a alegria da plateia. A troca representa a mudança da Ivete camponesa pela grande estrela da música. Mesmo antes de entrar na Sapucaí, Ivete já era ovacionada pelo popular Setor 1. Mais tarde, ao retornar no carro alegórico, ela usava um vestido branco brilhante.
Nem mesmo um pequeno atraso na entrada do enorme carro – que teve que manobrar para sair da concentração, deixando um pequeno espaço na passarela – atrapalhou a alegria da estrela, que trocou beijos com o marido em cima da alegoria. Além da grande estrela, um carro com diversos amigos da cantora também encantou a Sapucaí.
Ivete se apresentou durante toda a Avenida na comissão de frente, levando a galera ao delírio. Depois de levantar o Setor 1, ela começou a puxar o samba da escola e voltou a levar a plateia à loucura, cantando o samba no meio da Sapucaí. Durante todo o desfile, o público levantou e gritou o nome da cantora, emocionando toda a escola.

SALVADOR: TESTES RÁPIDOS NO CARNAVAL DIAGNOSTICAM 15 CASOS DE HIV


Resultado de imagem para teste rapido hiv

Em apenas um dia de funcionamento dos postos de detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), 15 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV, no carnaval de Salvador. O balanço foi divulgado hoje (26), pela prefeitura municipal, que instalou dois postos Fique Sabendo, nos circuitos da folia.
Os testes de detecção começaram a ser realizados ontem (25), quando 1.428 pessoas procuraram os serviços. Além dos 15 casos de HIV, 54 foram positivos para sífilis e um para hepatite C. Em relação aos portadores de HIV, todos são homens, com idades entre 15 e 57 anos.
Os módulos de atendimento têm equipes de plantão, com atendimento multidisciplinar, incluindo médicos e psicólogos que dão assistência aos pacientes, em casos positivos de alguma doença. Nos locais, os pacientes são encaminhados para dar continuidade ao tratamento, em hospitais da rede pública. Caso os testes sejam positivos para sífilis, os pacientes recebem, na hora, a primeira dose do medicamento e são encaminhados para a continuação do tratamento.
OUTROS ATENDIMENTOS
Quase 2 mil atendimentos foram realizados nos módulos de assistência à saúde entre a noite de quarta-feira (22) e as 6h de hoje (26). Segundo a prefeitura, o número (1.953) equivale a uma redução de 26% nas ocorrências, em relação ao mesmo período do ano passado.

CRISE FINANCEIRA NO BRASIL AFETA VENDAS DE ABADÁS NO CARNAVAL DE SALVADOR 2017

Salvador vive crise do abadá e das cordas no Carnaval deste ano

Com a festa já acontecendo em Salvador, o que se percebe é uma queda vertiginosa nas vendas dos abadás e a diminuição dos tradicionais blocos nas ruas. Para superar o problema, governo e prefeitura buscaram patrocínio privado. Segundo o governador, Rui Costa (PT), as atrações sem cordas foram viabilizadas por meio de articulações com empresas privadas. "São pouco mais de R$ 4 milhões que o Estado recebeu para o pagamento de artistas." Dos grandes e tradicionais blocos, o primeiro a anunciar que não sairia este ano foi o Cheiro de Amor. "Após décadas saindo nas ruas de Salvador, este ano, os blocos Cheiro e Yes se reservarão a um ano de descanso, motivado pela grave crise financeira que vivemos e as consequências dela. Colocar um bloco na rua se tornou um grande desafio, que a nossa estrutura não está confortável em encarar", afirmou o empresário Windson Silva. E até atrações bastante marcantes e responsáveis por esgotar blocos, como Claudia Leitte e Ivete Sangalo, se adequaram na folia 2017. O Cerveja e Cia, de Ivete, que sempre saiu três dias, este ano se limitou ao sábado. Ela reduziu, também, a programação do bloco Coruja. Já Claudia Leitte esteve só ontem no Bloco Largadinho - e repete a dose amanhã. O Olodum só sairá dois dias, enquanto o Nana Banana e o Araketu resolveram ficar fora do circuito. Superação na avenida. No meio da crise, o único artista popular que se mantém em alta é o cantor Bell Marques, campeão de vendas de abadás e único a pôr o bloco na rua todos os dias.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ITABUNA: Homicídio na Rua de Palha; ´Kikio´ foi morto com 10 tiros



Esequias Lopes de Jesus (Kikio), 30 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado (25), na Rua de Palha, em Itabuna. Não há informações sobre os atiradores e motivo do crime. Segundo a família, a vítima não tinha envolvimento com o mundo do crime. O corpo de Esequias foi removido para o Departamento de Polícia Técnica. De acordo com a perícia técnica, a vítima foi atingida por pelo menos dez disparos de pistola calibre 380. Itabuna registra o 12º homicídio em fevereiro e o 23º de 2017.

Globo acaba com a "rede fuso"


Existindo desde 2008 por conta da agora findada Classificação Indicativa, a Globo também decidiu pôr fim à famosa "rede fuso" durante o horário de verão, entre outubro e fevereiro.

A partir do próximo ano, regiões do Norte e Nordeste terão exibição simultânea com o horário de Brasília, com tudo sendo mostrado uma hora mais cedo. Por exemplo: o jornal local, às 12h, vai começar às 11h.

A rede fuso foi criada em 8 de abril de 2008, com o objetivo de adequar a programação às regras de classificação indicativa do Ministério da Justiça nos estados com fuso diferente de Brasília. Parte do Norte já é adepta desde esta época, e o Nordeste entra sempre a partir de outubro.

A principal crítica em relação à rede fuso era o atraso. Quem está acostumado a acompanhar a programação da TV e comenta-lá nas redes sociais, tinha que lidar com os "spoilers" (revelação do que estava indo ao ar, que para outras regiões ainda era um mistério) das outras regiões.

A rejeição à rede fuso motivou até mesmo um abaixo-assinado estava sendo foi feito para acabar com ela, conforme foi noticiado pelo NaTelinha em 2015. O fato, inclusive, teve o apoio do diretor da Globo Boninho, que já tinha declarado ser contra a medida.

O principal motivo do fim da rede fuso foi a queda da classificação indicativa, que deixa de obrigar um programa a ser exibido no horário determinado. Agora, ela é apenas meramente educativa, com as TVs usando o bom senso em relação aos seus conteúdos.

Globo contrata diretor de Hollywood para "Novo Mundo"


A Globo contratou um reforço considerado de peso para a sua próxima novela das seis, "Novo Mundo".

Trata-se de Andy Armstrong, diretor de cenas de ação de Hollywood.

Diretor geral da trama, Vinícius Coimbra comentou, animado: “Vocês vão ver imagens que nunca produzimos antes. Nada parecido. É um projeto inédito da Globo, com uma nau (embarcação) de 25 metros construída. O cara tem 30 anos de experiência nisso. Ele ficou impressionado e disse que nem em ‘Piratas do Caribe’ o cenário era tão grandioso”. Com informações do jornal Extra.

"Novo Mundo" se passará no século XIX, contando com personagens como a princesa Leopoldina (Letícia Colin), Dom Pedro I (Caio Castro) e piratas.

No elenco, também estão nomes como Chay Suede, Isabelle Drummond, Gabriel Braga Nunes, Ingrid Guimarães, Giullia Buscacio, Marcia Cabrita, Sheron Menezzes, Rodrigo Simas, Agatha Moreira e Guilherme Piva, entre outros.

De autoria dos estreantes Thereza Falcão (colaboradora de "A Regra do Jogo" e "Avenida Brasil") e Alessandro Marson (colaborador de "Joia Rara" e "Desejo Proibido"), "Novo Mundo" estreia no dia 22 de março, uma quarta-feira.

Silvio Santos passa SBT para as filhas


O "Diário Oficial da União" publicou ontem um decreto do presidente Michel Temer autorizando Silvio Santos a passar a concessão do SBT para suas filhas. O dono da emissora, agora, terá de distribuir entre suas herdeiras, em porcentagem, direitos sobre as afiliadas (no Rio de Janeiro, em Brasília e em Porto Alegre) e sobre a cabeça de rede, em São Paulo. Atualmente, Daniela Beyruti está à frente de uma das diretorias do canal.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CAMACAN: PRESA FORAGIDA QUE TORTUROU E MATOU ADOLESCENTE


Investigadores da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Itabuna, prenderam, no município de Perdões, em Minas Gerais, a foragida Patrícia Souza dos Santos, condenada a mais de 24 anos de prisão pelo assassinato e tortura de Ariele Santos Silva, em 20 de janeiro de 2014, de 16 anos.
O crime ocorreu na cidade de Camacan e contou com a participação de outras duas pessoas, que foram também condenadas e cumprem pena no sistema prisional. Erlan de Assis Silva foi condenado a 28 anos de prisão e Luiz Ricardo Santos Resende a 26. O crime gerou grande comoção na população da cidade. Patrícia, na ocasião, chegou a ser presa, mas acabou liberada pela justiça.
A ação dos policiais da Coorpin/Itabuna, em Perdões, contou com o apoio dos departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Crime Contra o Patrimônio (DCCP), além da Polícia Civil de Minas Gerais. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Eros Pereira Cavalcanti, substituto da Vara Criminal de Camacan.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Itabuna antecipa início do pagamento de salários


A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Administração e de Fazenda e Planejamento, inicia nesta quinta-feira (24) o pagamento de salários para o quadro de servidores públicos municipais dos setores da Administração e da Educação.
De acordo com o secretário de Fazenda e Planejamento, Paulo Fontes, a antecipação do pagamento da folha foi determinada pelo prefeito Fernando Gomes, considerando a necessidade de assegurar que o funcionalismo municipal possa desfrutar do feriado prolongado de Carnaval com salário no bolso. Ele lembra que o pagamento em dias de salários é prioridade de governo.

ITABUNA: TVI DE VOLTA

Resultado de imagem para TVI ITABUNA


A programação da TVI retornou à grade da TV Cabo. A emissora de TV de Itabuna havia sido excluída da grade há cerca de 10 dias. Os sócios da TV Cabo assistiram, fora das telas, a uma grande reação da comunidade em protesto contra a retirada da única programadora de TV por assinatura do interior da Bahia.
A emissora, comandada pelo publicitário Barbosa Filho, turbinou a TV Cabo com a atração de milhares de clientes nos últimos dez anos em Itabuna. E grande parte ameaçava cancelar o serviço, caso os sócios da Cabo não reavaliassem a decisão.
Escola para vários jornalistas da nova geração e espaço de entretenimento com a marca e o cheiro do cacau e chocolate, a TVI novamente está no ar!

Racionamento de água chega ao fim em Itabuna, mas a população precisa economizar

Resultado de imagem para emasa itabuna

O presidente da Emasa, Jader Guedes, anunciou que o fornecimento de água tratada à população está sendo normalizado em função das chuvas que têm caído em Itabuna e na região nos últimos dias, com o registro de 150 milímetros esta semana. Ele descartou a possibilidade de um novo racionamento nos próximos 60 dias, mas pediu que a população continue racionalizando o uso da água evitando o desperdício, pois a cidade não dispõe de reservatório de água.

Ele destaca que estas chuvas chegaram no momento certo, uma vez que a situação estava ficando crítica, pois a captação havia caído para apenas 350 litros por segundo na Estação de Rio do Braço e a captação de Nova Ferradas havia sido paralisada. Com as chuvas a captação foi ampliada para 650 litros, o que vai permitir regularizar o racionamento, embora possam ocorrer problemas pontuais em área de relevo acidentado.

Segundo ele, em função das chuvas o aumento do volume de água em Rio do Braço permitiu aumentar a captação para 550 litros por segundo, e em Nova Ferradas, a captação foi retomada e deverá ser ampliada nos próximos dias. O volume captado em Nova Ferradas permite abastecer a região oeste de Itabuna, que abrange os bairros de Ferradas, Nova Ferradas, Sinval Palmeira, Urbis 04 e Rua de Palha.

O problema de Itabuna é que a cidade tem 220 mil habitantes e não dispõe reserva de água, um problema que só deverá ser resolvido com a conclusão da barragem do rio Colônia, o que só deverá ocorrer em abril. Em função desta limitação o abastecimento da comunidade depende de chuvas regulares para eliminar o risco de novo racionamento.

Homicídio em Itabuna; corpo encontrado no São Pedro


O corpo de Luiz Felipe Brito dos Santos (Boca), 18 anos, foi encontrado no bairro São Pedro, nas proximidades da Rodotec, antiga rede de esgoto, na tarde desta quinta feira (23). Esta foto, divulgada nas redes sociais, chamou a atenção da polícia que começou a investigar, após o reconhecimento visual por parte da família da vítima. O autor do homicídio teria postado a foto para provocar terror nos parentes do jovem, que estava desaparecido, após sair ontem à noite com desconhecidos. Lucas tinha envolvimento em diversos assaltos na cidade e passagens pela polícia. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para a remoção do corpo. Foi o 8º homicídio em fevereiro e o 19º de 2017 em Itabuna.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PONTO FACULTATIVO EM ITABUNA




O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decretou ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal, centralizada, descentralizada e fundacional na segunda e terça-feira (27 e 28) em virtudes dos festejos do Carnaval. A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais e que não podem sofrer interrupção. Na quarta-feira de cinzas (1º), o expediente será normal.
No Decreto de nº 12.352, publicado no Diário Oficial do Município de ontem (21), o prefeito leva em conta as declarações de ponto facultativo feitas pelos governos federal e estadual e a consequente paralisação dos expedientes nas repartições públicas e no sistema bancário

Estados e municípios recebem nesta quarta-feira recursos do Fundeb



Os estados e municípios brasileiros recebem hoje (22), em suas contas-correntes, a parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relativa a fevereiro. Do total de R$ 918,97 milhões repassados, R$ 91,89 milhões (10% do total) devem ser destinados à complementação do pagamento do piso do magistério. Os estados que vão receber a complementação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. De acordo com a lei, a União repassa a complementação aos estados e municípios que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano. Em 2017, esse valor é de R$ 2.875,03. O Fundeb é formado, quase totalmente, por recursos provenientes de percentuais de tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e transferências vinculadas à educação. Além desses recursos locais, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais. Os recursos do fundo, repassados aos estados e municípios, devem ser aplicados na remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. A verba também pode ser aplicada em despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras ações, a aquisição de equipamentos e a construção de escolas. (AgenciaBrasil)

UFSB DIVULGA RESULTADO DE CONCURSO PÚBLICO

Resultado de imagem para ufsb

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou, há pouco, o resultado do concurso público para preenchimento de 53 vagas para servidores técnicos-administrativos.
Cerca de 7,3 mil candidatos fizeram as provas, no último dia 5, para cargos de níveis médio e superior. Os aprovados serão contratados para os campi da UFSB em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Confira o resultado.
NÍVEL SUPERIOR
NÍVEL MÉDIO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

LUPO ANUNCIA AQUISIÇÃO DA TRIFIL E AMPLIAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO EM ITABUNA

A presidente da Lupo – empresa com 96 anos de tradição no mercado têxtil brasileiro, com sede em Araraquara (SP) -, Liliana Aufiero e o diretor superintendente do grupo empresarial no país, Carlos Alberto Mazzeu, foram recebidos em audiência pelo prefeito Fernando Gomes, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves. Na oportunidade foi anunciada a aquisição da Scalina, que tem uma unidade industrial da Trifil/Scala, em Itabuna, com 2,1 mil empregados e que será reestruturada, visando a eficientização da produção e lançamento de novos produtos, a exemplo de uma meia calça collant, que exige um trabalho delicado e refinado.


O prefeito Fernando Gomes, que estava acompanhado do secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento; do Procurador-Geral do Município, Luiz Fernando Guarnieri; do diretor de Indústria e Comércio da SEMA, Tarcíso Soares;  bem como dos empresários Jorge Vasconcelos e José Orleans,  deu as boas vindas aos visitantes e destacou o apoio do governo aos empreendimentos voltados para a geração de emprego e renda na comunidade. Destacou ainda que está entre as prioridades de seu governo a saúde, educação, o combate à violência e a geração de emprego e renda.

Ele salientou que todos os projetos voltados para a geração de emprego tem apoio integral do governo municipal, que tem criado facilidades para atrair investimentos e novos empreendimentos para Itabuna, cidade polo da região Sul da Bahia. O prefeito também fez um relato das dificuldades enfrentadas na sua quinta gestão à frente da prefeitura de Itabuna, que tem dívidas superiores a R$ 180 milhões acumuladas pelo Hospital de Base, Emasa e pela própria administração municipal com o INSS, o que pretende renegociar com alongamento do perfil da divida do município.

O prefeito também autografou para os visitantes o primeiro volume da biografia “Fernando Gomes – o político / Uma vida por Itabuna”, de Fernando Caldas e publicado pela editora A 5.

Lupo
Para a presidente da Lupo, Liliana Aufiero, a visita a Itabuna visa uma avaliação das condições operacionais da unidade industrial e a definição de estratégia para a expansão futura da empresa: “estamos inclusive trazendo partes das máquinas da fábrica de Guarulhos, que serão destinadas ao lançamento de novos produtos como a meia calça, com alto padrão de qualidade”, complementou.

Além da possibilidade de lançamento de produtos que eram fabricados em São Paulo, ela se mostrou otimista com as perspectivas de retomada do crescimento econômico do país, lembrando que “sou uma expectadora e leio as notícias, vendo índices alvissareiros que apontam para a retomada do desenvolvimento, pois a inflação diminuiu e o dólar está em queda, o que é vantajoso para quem importa e desvantagem para quem exporta como nós. Sei que não é fácil e o processo  é lento”, argumentou.

Liliana Aufiero contou ainda, que as negociações para aquisição da indústria foram lentas e demoraram mais de um ano e meio. Agora, a Lupo investe em duas frentes de expansão: o crescimento das franquias que somam 320 lojas no país e expansão da fabrica da Trifil, que tem mais uma rede de 90 lojas em operação.


As atenções do Grupo Lupo estão também  focadas agora na avaliação dos indicadores da indústria local, que terão como referência a produtividade da fábrica Lupo de Araraquara, com redução dos custos administrativos em Itabuna, considerados muito elevados, um problema que terá de ser corrigido.

Será o fim dos receptores piratas?



A Claro TV trouxe uma outra codificação que está acima da codificação Nagra 4 e que corresponde mais às necessidades da atualidade onde é necessário codificar também o trafego de vídeo via IPTV.. Da mesma maneira que o satélite Amazonas adotou uma nova plataforma e codificação para os seus canais HD, a Claro TV também resolveu implementar a Nagra Opentv 5. O que temos visto no apagão Claro TV HD de hoje é que as fabricantes de receptores piratas em geral estão dizendo que vai ser praticamente impossível sair do apagão desta nova criptografia da Nagra , e que serão necessários novos receptores para que seja possível abrir novamente os canais codificados das operadoras de tv por assinatura nos satélites Amazonas e StarOne C2. Se é que vai ser possível mesmo abrir esta nova codificação. Se existem técnicas de abertura desta nova codificação ela por enquanto está bem escondida. Por enquanto restam aos receptores piratas os canais SD nos satélites, que já estão parando de funcionar! Não estamos dizendo com isto que a adoção desta nova criptografia será o fim da pirataria da tv por assinatura, muito longe disto, a pirataria já tem sim outras técnicas para continuar na ativa. Mas comprar receptores piratas de satélite na esperança de usar ele por muito tempo para abrir os canais pagos é uma completa insanidade. (Novas do Dia)

BandNews HD começa dia 23 nas operadoras NET e Claro


A partir da próxima quinta-feira (dia 23 de fevereiro) o canal de notícias BandNews passa a ser transmitido também em HD (High Definition) pelas operadoras NET e Claro, no canal 579. Até então, o BandNews podia ser assistido apenas em sinal standard (SD) pelos 8,4 milhões de assinantes que tem nessas duas operadoras.

O acordo operacional para a implantação do BandNews HD foi acertado pelo Grupo Bandeirantes com a América Móvil (proprietárias das duas operadoras) em dezembro do ano passado – e a partir de então foram iniciados os necessários testes em equipamentos e linhas de transmissão.  A expectativa na Band é que o sinal HD contribua para alavancar ainda mais a audiência do BandNews, que vive uma curva ascendente desde o ano passado.
Em 2016 a audiência média cresceu 40%, se comparada a 2015 – e por várias vezes o canal ficou em primeiro lugar no período da manhã, principalmente entre as 6h e 7h.  Tudo isso decorreu de reformulações estruturais, de programação e conteúdo, realizadas no canal. Desta vez é um hábito do consumidor que deverá contribuir para ampliar a audiência do Bandnews. É que a grande maioria dos assinantes de pacotes HD tem o costume de assistir quase que exclusivamente aos canais HD – por comodidade e porque a qualidade de imagem e som é melhor. É exatamente essa faixa de público que, a partir de agora, será incentivada a também ter o hábito de sintonizar o BandNews TV.

MEC DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI



O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ao final da tarde de hoje, a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. O resultado pode ser acessado na página do programa (confira aqui).
Os estudantes selecionados têm até a próxima sexta (24) para confirmar as informações e garantir a matrícula. A confirmação é feita na instituição na qual o selecionado se inscreveu.
Para concorrer a bolsa de estudo do Prouni, o estudante tem que cumprir algumas exigências, dentre elas ter renda e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faculdades instaladas no eixo Ilhéus-Itabuna ofereceram 476 bolsas integrais e parciais pelo Prouni neste semestre.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA INTENSIFICA AÇÕES PARA AMPLIAR MATRÍCULAS NA REDE


A Secretaria de Educação (SEC) de Itabuna está intensificando as ações visando ampliar o número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino. Neste sentido, os diretores estão sendo orientados para que façam monitoramento e acompanhamento do trabalho dentro de cada escola. Além dos gestores, os pais dos alunos devem procurar as unidades escolares para fazer as respectivas matrículas. A SEC também está priorizando estudantes transferidos de outras escolas.

O objetivo central é ampliar o número de alunos matriculados no município, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, uma vez que nos últimos anos houve um decréscimo no quantitativo. Este aumento ajudará a ampliar os repasses do Governo Federal pelo FUNDESB, Programa de Alimentação Escolar. “Tivemos umas baixa de 1.600 alunos, precisamos recuperar esse número, até para recebermos do Governo, repasses que irão ajudar nas ações da Secretaria de Educação”, ressaltou Anorina.

As matrículas dos alunos que residem no condomínio São José estão praticamente concluídas, por esse motivo, os pais devem procurar ou se dirigir as escolas circunvizinhas. Quanto ao Jubiabá e Gabriela, a secretaria está realizando um levantamento, alocando alguns estudantes para escolas no Bairro de Ferradas.

Educação infantil
Na educação infantil, Anorina informou que o município está contando com três creches liberadas pelo Governo Federal. Durante este mês de Fevereiro, empresas poderão entrar no processo de licitação para a construção de novas creches. A intenção da Secretaria é que a ação transcorra o mais rápido possível.  De acordo com a educadora, “há vários espaços alugados, mas que não são apropriados para as crianças”.

Escola Lúcia Oliveira
Quanto à escola Lucia Oliveira, Anorina ressaltou que já existe uma negociação com os sindicatos para que evacuem do local. A Procuradoria do Município entrou com uma ação, e até segunda-feira (20) retomará o espaço, para em seguida, anunciar o inicio das matrículas. O prefeito Fernando Gomes garantiu celeridade na reforma da escola, que será reestruturada com recursos próprio do município.

Proeja

Sobre o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto), a secretária informou que está estudando a possibilidade de mudanças neste nível de Jovens e Adultos. Já existe um grupo de estudos instituído na Rede Pública Municipal que irá modificar a proposta pedagógica para uma escolarização anual e não mais por ciclos. “Este grupo vai sinalizar algumas mudanças e dar alternativas que possa fazer em todos os níveis, inclusive na modalidade do Proeja” – finalizou.

ITABUNA: TV CABO RETIRA “TV I” DA PROGRAMAÇÃO E CAUSA INSATISFAÇÃO

TV_Itabuna

Em Itabuna a TV Cabo decidiu retirar da programação o canal da TV I e isso está causando grande insatisfação entre os assinantes. A TV I sempre esteve no pacote e os assinantes não foram consultados.

No último final de semana várias pessoas manifestaram insatisfação na rede social, organizando até uma manifestação contra a medida da TV Cabo. Segundo alguns assinantes, vão cancelar a assinatura:

“ Eu fiz assinatura da TV Cabo por causa da TV I, como tirou do pacote, vou cancelar a minha assinatura”, declarou Livana Fontes.

Fonte: Políticos Sul da Bahia

ITABUNA: AETU INICIA RECADASTRAMENTO DE PASSE ESTUDANTIL

Recadastramento dá direito à meia-passagem.


A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) está recadastrando os estudantes para a obtenção e renovação da carteira que garante desconto de 50% no valor da tarifa. O estudante deve residir a pelo menos um quilômetro do local onde está matriculado.
A associação exige de cada instituição particular o fornecimento de calendário do ano letivo. Das escolas públicas, é exigida listagem dos alunos regularmente matriculados.
De acordo com a AETU, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem revalidar o cartão anualmente. Já os estudantes no ensino superior ou técnico, deverão revalidar semestralmente, a partir do 1º dia útil do mês de fevereiro ao último dia útil do mês de outubro, seguindo o calendário do ano letivo.

NOVO CONCURSO EM ITABUNA É “NOTÍCIA FALSA”, DIZ GOVERNO

Prefeitura nega realização de concurso.


Viralizou na internet uma postagem informando da realização de concurso público no município de Itabuna, no sul da Bahia. Neste sábado (18), a Secretaria de Governo de Itabuna emitiu nota em que afirma ser “falsa a informação que circula em redes sociais desde a noite de sexta-feira sobre lançamento de edital e abertura de inscrições para concurso público”.
“Todos os atos oficiais do poder público são inicialmente publicados no Diário Oficial do Município e, em seguida, sendo de amplo interesse da comunidade, são divulgados por meio de comunicados e textos jornalísticos pela Assessoria de Comunicação”, cita a nota da Secretaria de Governo.
Por fim, a secretaria orienta para que seja desconsiderada a informação sobre novo concurso público no município “por se tratar de notícia falsa”. A notícia, publicada no site VagasOnline, ainda informa a “existência” de 357 vagas abertas no certame.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Itabuna: Adolescente é assassinado as vésperas de completar 17 anos


Mais um jovem foi assassinado na cidade de Itabuna. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (17), por volta das 19 horas, na entrada de um beco, localizado próximo a ponte do bairro São Roque. A vítima foi identificada como Nerisvaldo Neres da Silva, mais conhecida como “Vaval”, que iria completar 17 anos na próxima quinta-feira (23).

Nerisvaldo, que era homossexual e morador do condomínio Pedro Fontes II, foi assassinado com um tiro no peito esquerdo. Não há informações sobre os atiradores. No local do crime impera a lei do silêncio.

Segundo amigos e familiares, a vítima era uma pessoa brincalhona e não tinha envolvimento com o mundo do crime. Uma equipe da Polícia Civil já esteve no local para colher as primeiras informações e dar início as investigações para elucidar o crime.

O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu, morrendo no local. A Polícia Militar fez o isolamento do corpo até a chegada do Departamento de Polícia Técnica.

Com a morte de Nerisvaldo, Itabuna registra o 7° homicídio do mês de fevereiro, o 18° desse ano.


INFORMAÇÕES: VERDINHO ITABUNA

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ensino integral perde mais de 2 milhões de alunos

Resultado de imagem para ensino integral

O número de matrículas para o período integral no ensino fundamental (do 1.º ao 9.º ano) caiu 46% no ano passado. De acordo com os dados do Censo Escolar, divulgados nesta quinta-feira, 16, em 2015 eram 4,6 milhões de alunos matriculados na modalidade. Em 2016, o número ficou em 2,4 milhões. A queda é puxada, principalmente, pela rede pública de ensino, mas também houve recuo de 18,9% na particular.O aumento da s vagas em tempo integral é uma das apostas do governo federal para melhorar a educação no País. O Plano Nacional da Educação (PNE) prevê que, até 2024, 25% das matrículas e 50% das escolas da rede pública ofertem essa modalidade. Em 2015, 19,4% das matrículas das escolas públicas no fundamental eram no período integral – o porcentual caiu para 10,5% no ano passado. E foi ainda menor nos anos finais (do 6.º ao 9.º ano), com 7,7%.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ITABUNA: PREFEITO FERNANDO GOMES RETOMA A MATERNIDADE DA MÃE POBRE

Resultado de imagem para FERNANDO GOMES

O prefeito Fernando Gomes decidiu retomar o controle da Maternidade da Mãe Pobre. A partir da próxima segunda-feira (20), Sérgio Gomes, filho do prefeito e pré-candidato a deputado estadual, vai dirigir a unidade materno-infantil.
A maternidade estava sendo administrada pela Fundação Gonçalves Sampaio desde o final de 2015, após negociações entre o médico Almir Gonçalves e Fernando.
O porém para que Fernando reassuma o controle do negócio é a multa rescisória em caso de quebra de contrato, estipulada em R$ 4 milhões. Mas esse ponto é negociado pelo agora prefeito com o médico.
7 MESES DE SALÁRIO EM ATRASO
Cerca de 20 funcionários da Fundação Gonçalves Sampaio, que trabalham na Maternidade da Mãe Pobre, aguardam ansiosos pelo desfecho. Reclamam que estão há sete meses sem receber salário e vale transporte. “Alguns até pediram demissão porque não aguentavam mais passar por tanta necessidade”, disse uma das vítimas.
INFORMAÇÕES: PIMENTA NA MUQUECA

Nem Difusora, nem Jornal, nem Nacional...


Como já foi antecipado pela RBN, há mais de um ano, a Rádio Interativa de Itabuna 1160 Khz (antiga Canção Nova), será a primeira AM da região a migrar para o FM, em 93,7 Mhz; No próximo dia 15 de março acontece a mudança. Assim, a Interativa, a mais nova emissora de rádio de Itabuna, deixa no chinelo a líder Difusora, a Jornal e a Nacional. Aliás, dessas três, apenas a Nacional tem condições de migrar. Para que isso aconteça, a emissora precisa estar em dia com suas obrigações sociais e, principalmente, com a concessão de funcionamento renovada. Difusora e Jornal ainda terão que percorrer um longo caminho para se adequar.

FONTE: RBN - REDE BRASIL DE NOTÍCIAS

Não conseguiu pagar a fatura do cartão? Veja o que pode acontecer


Uma compra aqui, outra ali e no final do mês a fatura do cartão de crédito já não cabe mais no orçamento. Mas, o que acontece se você não fizer o pagamento?

Nos casos em que não há pagamento algum, o consumidor já está inadimplente no dia seguinte do vencimento da fatura, explica o coordenador do Núcleo de Apoio ao Superendividado do Procon-SP, Diógenes Donizete.

Ele conta que administradora de cartão pode definir a forma como vai agir com o cliente. Normalmente é contratada uma empresa terceirizada para fazer a cobrança. "Cada instituição adota uma política. Podem bloquear o cartão, retirar o pagamento mínimo, exigir o pagamento da fatura e dar um prazo para quitar a dívida", exemplificou.

Os clientes também já podem ir para o cadastro de inadimplentes. Em São Paulo, explica a advogada da Proteste Livia Coelho, há uma lei que determina que, antes de entrar para a lista de devedores, o consumidor deve ser avisado da situação por correspondência com aviso de recebimento (alguém tem de assinar que recebeu a carta).

Ação na Justiça
O advogado de direito civil Franco Mauro Russo Brugion explica que a instituição financeira também pode entrar com uma ação contra o cliente, mas primeiro, em geral, tenta negociar a dívida. "A dica é não aceitar a primeira proposta, mas ver quais parcelas cabem no bolso e esquecer o cartão de crédito",

ITABUNA: TOMATE NA LICITAÇÃO E CLEBERLITO NA GUARDA


Resultado de imagem para jorge tomate itabuna


O prefeito Fernando Gomes começa a preencher os cargos de segundo e terceiro escalões do seu governo. Ontem, o gestor definiu nomes para vários setores. Um dos escudeiros fiéis, Jorge Vasconcelos (Jorge Tomate), que integrou a coordenação do carnaval, foi nomeado diretor do Departamento de Licitações e Compras, ligado à Secretaria da Administração.
Cleberlito Rosa volta a comandar a Guarda Municipal, que, neste governo, será transformada em “Polícia Municipal”, segundo o prefeito. Cleberlito ficará subordinado a Cláudio Dourado, secretário de Segurança, Transporte e Trânsito. O ex-secretário da Fazenda Geraldo Pedrassoli foi nomeado para a área de planejamento da Secretaria de Saúde.

Fonte: Pimenta na Muqueca

ITABUNA: PAULO BICALHO NA SESAB

Bicalho foi nomeado para cargo na Sesab.

Elogiado pelo trabalho desenvolvido no Hospital de Base e na Secretaria de Saúde de Itabuna, o médico Paulo Bicalho acaba de ser nomeado diretor de Gestão da Rede Própria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) pelo governador Rui Costa.
O cargo está na estrutura da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Sesab. A nomeação foi publicada na edição desta quinta (16) do Diário Oficial do Estado.

ITABUNA: Homicídio no Antique; tentativa no Santo Antonio


Um homem, de prenome Romário, foi assassinado na varanda de sua casa na 2ª Travessa São José, no bairro Antique. No momento do homicídio, ocorrido na madrugada desta quinta feira (16), a esposa grávida de nove meses e o filho da vítima estavam no local. 

Segundo testemunhas, homens em um carro preto se aproximaram da casa e fizeram os disparos. Segundo populares, Romário tinha envolvimento com o mundo crime. Ele foi atingido 17 vezes de pistolas 380 e 9mm. 

O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo. Foi o 6C homicídio de fevereiro e o 17º de 2017 em Itabuna. Na praça do bairro Santo Antonio, Maicon Barbosa Cardoso (Marquinho), 23 anos, foi baleado cinco vezes numa barraca de acarajé, por dois homens que estavam em muto Fazer 250cc. Maicon foi atingido nas pernas, braços e nuca. 

Segundo populares, a vítima não tem envolvimento com o mundo do crime e trabalha em uma padaria no mesmo bairro.

ITABUNA: MUNDO DA POLÍTICA - RENATO COSTA RETORNA AO PSB


Resultado de imagem para RENATO COSTA ITABUNA


Após a Quarta-Feira de Cinzas, o ex-deputado estadual Renato Costa retornará ao PSB, de onde saiu há 11 anos. O político deixou o PMDB no ano passado, quando a legenda controlada pelos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima decidiu apoiar o então candidato a prefeito Fernando Gomes.
– Diante dos acontecimentos, não tinha mais lugar pra mim no PMDB, nem em Itabuna nem no Brasil; o PMDB que eu participava não era o de hoje, era o de Ulisses Guimarães, Paulo Brossard. Foi uma hora boa pra sair, há males que vêm pra bem – disse ele em entrevista ao Diário Bahia.
Renato vai para o partido, mas, segundo ele, não há planos de candidatura. “Está na hora de investir em nomes novos, quero dar essa contribuição para reorganizar e expandir o partido pela região. Tem nomes em outros partidos que já sinalizaram que vão para o PSB, se eu for”, completou.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vitória da Conquista amanhece com temperatura de 16°C em pleno verão


A cidade de  Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, amanheceu nesta quarta-feira (15) com a temperatura em 16,6ºC, em pleno verão. Enquanto a capital baiana, por exemplo, mantém o tempo firme, com temperaturas entre 24ºC e 32ºC, Vitória da Conquista teve máxima de 23°C na terça-feira (14), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o instituto, o tempo frio e nublado em Vitória da Conquista fez diminuir a incidência dos raios solares. 

A cidade também está com ventos fortes, o que aumenta a sensação de frio. Vitória da Conquista fica em uma região alta, a mais de mil metros de altitude, por isso o tempo frio é marca registrada da cidade. Ainda assim, no verão, o clima costuma esquentar. Ainda segundo o Inmet, a temperatura máxima no município nesta quarta-feira não deve passar de 25ºC. 

Quem perder o prazo não poderá sacar contas inativas do FGTS, diz Caixa



A Caixa Econômica Federal explicou nesta quarta-feira (15) que as regras para os saques de dinheiro de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) restringem as retiradas até o dia 31 de julho e que as pessoas que não conseguirem fazer as retiradas até o prazo limite não conseguirão fazer o saque em outra data.

"A Medida Provisória é clara: para o pagamento simplificado nestas duas condições – pedido de demissão ou demissão por justa causa –, o trabalhador tem que sacar o recurso até 31 de julho deste ano", disse Valter Nunes, diretor-executivo da Caixa. 

Segundo Nunes, passada a data de 31 de julho, os saques de contas inativas só poderão ser feitos nas outras situações previstas em lei, como aposentadoria ou após a conta de FGTS permanecer sem depósitos por 3 anos ininterruptos.

BAHIA DEFINE PRAZOS PARA EDITAIS DE CONCURSOS DA POLÍCIA MILITAR E EDUCAÇÃO

Estado lançará edital para concurso na PM até abril  (Foto Elói Corrêa/GovBA).


O edital do concurso público para contratação de 2 mil policiais militares será lançado em abril, segundo antecipou, hoje (15), o governador Rui Costa. Já o edital para a contratação de professores, será lançado em junho.
O gestor baiano participou, nesta quarta, de um programa da TV Aratu, quando também disse que o concurso para educadores será regional. Assim, afirma, os professores irão lecionar nas mesmas regiões onde irão lecionar.
– O edital será regional, quero vincular o professor àquela região, para reduzir a pressão por transferência para a capital ou grandes cidades.

Artistas da terra na programação do carnaval "Ilhéus Folia"!



Além das atrações já divulgadas, o carnaval antecipado “Ilhéus Folia”, de 17 a 19 de fevereiro, vai contar com a participação de artistas e bandas locais, que se apresentarão em plena Avenida Soares Lopes, palco da festa. Mais de 25 atrações foram selecionadas pela Secretaria de Cultura, através de credenciamento feito por edital.

Estão confirmadas na programação da festa, as bandas Jacque Barreto, Leonardo Léo e Banda, Jane Poeta e Cia., Cartão Postal, Pagofunk, Banda di Patrão, Swing no Kuarto, 0z Chave queyroz, Banda Violino de Luxo, Banda S2, Musical em Trio, Circuito Fechado e Banda Pretubom. Além de Alana Lima e Banda, S4 & Cia, Batuke Bom, Banda Di Bali, Paulinho Xoxô e Banda Samba Da Gente, Top Gan, Eletrikka, Tony Canabrava, Banda Zahra, Banda Musical Em Palco, Jah Bless, Itassucy e Banda, Banda Musical de Sopro e Percussão, Filhos de Neguinha e Performance e Alegria Amadiana.
O Baile Infantil terá animação musical da Banda Criança Precisa Ser Criança. O Ilhéus Folia é uma realizaçãoda Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Turismo e de Cultura, com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa. Este ano, as apresentações serão feitas utilizando quatro trios elétricos, sendo dois da categoria especial, e três mini trios, em sistema de revezamento.
Outras Atrações – O carnaval antecipado de Ilhéus apresenta também um elenco de artistas e bandas conhecidas no cenário artístico nacional, em variados ritmos, como axé, pagode, arrocha, reggae, entre outros estilos musicais. Na sexta-feira, 17, haverá shows das bandas Timbalada, Adão Negro, Patrulha do Samba, Lordão, O Nyppe e Eletrizaz.
No sábado, 18, a alegria será comandada pelo som das bandas Papazoni, Patchanka, Duas Medidas, Trio da Huanna, Felipe Scandurras e Mil Verões. No domingo, último dia da folia, a animação fica por conta de Babado Novo, A Vingadora, Guig Ghetto e Gabriel Levy.


A secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura informou a relação dos blocos afro e afoxé selecionados, após credenciamento, para apresentação no circuito do carnaval Ilhéus Folia, nos dias 18 e 19, sábado e domingo, na Avenida Soares Lopes. Além das agremiações afro culturais, o folião pipoca vai curtir também shows de bandas regionais e nacionais que se apresentarão nos trios elétricos durante a festa.

O Ilhéus Folia abre espaço para os blocos afro desfilarem toda sua riqueza cultural, como já é tradição no carnaval antecipado de Ilhéus. Por meio de credenciamento realizado pela Secult, este ano, foram selecionados nove blocos afro e um bloco afoxé, mantendo a tradição carnavalesca local.

No sábado, desfilarão o afoxé Filhos de Ogum e os blocos afro Levada da Capoeira, Leões do Reggae, Guerreiros de Zulu e o Minicongo. Já no domingo, a apresentação fica por conta do Grupo Afro Zimbabwe, bloco Yorubá, Zambiaxé, Rastafyri e Dilazenze.