quarta-feira, 22 de março de 2017

ITABUNA: Secretária e Técnicas da Educação de Itabuna Conhecem e Elogiam a Experiência Educacional Exitosa de Sobral


A secretária da Educação de Itabuna, Anorina Alves Smith Lima; a diretora do Departamento da Educação Básica, Elisangela Messias; e a assessora técnica de Formação Continuada para Professores, Andrea Ribeiro, visitaram no período de 13 a 15 de março o município de Sobral (CE) para conhecerem a política educacional municipal, hoje referência no Brasil, pelos seus resultados no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da educação brasileira. No último resultado divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, Educacionais, órgão do Ministério da Educação (MEC), o município de Sobral ocupa o 1° lugar do IDEB 2015, pelos melhores IDEBs de suas escolas, dentre elas, a escola Emilio Sendim, que obteve o índice de 9,8, o melhor do Brasil.
A comissão itabunense foi recebida pelo secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, que fez a apresentação da Estrutura da Política Educacional do município implantada há 20 anos, com foco na alfabetização dos alunos e avaliações permanentes da aprendizagem no Ensino Fundamental, de forma interna, pelas escolas e de forma externa, desde 2007, pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Educação (SEDUC), com o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma política pública de cooperação entre o Estado e seus 184 municípios, cujo objetivo é alfabetizar todos os alunos da Rede Pública de Ensino até os sete anos de idade.
O PAIC propõe uma intervenção sistêmica nas redes estadual e municipais de ensino, que é executada através de cinco eixos: Alfabetização, Gestão Municipal, Educação Infantil, Literatura e Formação do Leitor e Avaliação Externa. A prova aplicada anualmente para avaliação do PAIC ao longo dos anos, desde 2007, destaca a evolução no Estado do Ceará. Desde 2010, todos os alunos cearenses do 2° ano, saem alfabetizados, tornando o Estado do Ceará uma referência nacional pela política adotada do PAIC.
Reconhecimento do MEC
A secretária Anorina Smith Lima ressalta que a experiência do Ceará em relação à alfabetização foi reconhecida pelo MEC, que a tomou como referência em 2012 para implementação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em todo País, por meio do qual toda criança brasileira deve ser alfabetizada do 1° até o 3° ano do Ensino Fundamental. “O município de Sobral tornou-se uma referência no IDEB porque soube de forma correta, instalar uma política interna e externa própria de avaliação anual dos alunos do 2º ano ao 9º ano, pela Secretaria Municipal de Educação, paralelo a uma política educacional forte de gestão escolar onde todos os envolvidos no processo, professores, coordenadores pedagógicos e diretores, são acompanhados e avaliados no seu desempenho e resultados na aprendizagem dos alunos”, pontuou.
Anorina disse ainda que a política implementada em Sobral há 20 anos, tem sido realizada e mantida pelas diversas gestões dos governos do município, fazendo apenas adequações da própria política educacional de continuidade das ações, programas e projetos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Uma das parcerias importantes de Sobral tem sido com a Editora Aprender, que há seis, por meio de seu grupo de pedagogos autores de livros didáticos, implantaram o modelo originário de alfabetização sobralense.
“O segredo de Sobral ser a grande referência da Educação no Brasil, se deve à gestão comprometida de continuidade da política educacional de 20 anos, associada a um grande investimento de recursos financeiros e humanos. Hoje, o município cearense prepara-se para avançar através da avaliação da qualidade da educação no nível não só nacional, mas também internacional através do PISA”.
“Foi gratificante para nós da Secretaria Municipal de Educação conhecer de perto esse município de 203 mil habitantes e que se encontra a anos luz da realidade de Itabuna”, concluiu Anorina Lima. Ainda os dias 16 e 17 de março, a secretária de Educação com as duas técnicas pedagógicas estiveram conhecendo a experiência da educação de Juazeiro da Bahia, que também apresenta avanços no IDEB e na sua proposta político pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário