quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

BARRAGEM DO COLÔNIA TEM 56% DAS OBRAS CONCLUÍDAS, AFIRMA CÁSSIO PEIXOTO

Obra da barragem atinge 56% do projetado (Foto Sihs).

As obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, já estão 56,78% concluídas, segundo o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto. A obra, segundo ele, deverá ser concluída no segundo semestre deste ano a um custo de R$ 104.498.283,00, envolvendo as desapropriações e o desvio da BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia.
A barragem garantirá o abastecimento de água para Itabuna e Itapé, além de controlar a vazão do Rio Cachoeira, que banha as duas cidades. A obra é considerada uma das prioridades do governo baiano no sul da Bahia. De acordo com Peixoto, já foram concluídos o desvio provisório da rodovia estadual, a ensecadeira montante e a galeira para desvio do rio, além de tratamento e regularização da fundação da barragem em nove blocos.
A barragem terá 124 metros de cumprimento e 24,4 metros de altura, conforme projeto. Poderá reservar um totla de 62 milhões de metros cúbicos de água. A obra já passou por duas vistorias do governador Rui Costa, ainda em 2016. À época, ele criticou o presidente Michel Temer por não liberar os recursos federais para a barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário