sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ITABUNA: Debate na TV Santa Cruz " Farpas entre Geraldo, Fernando e Mangabeira "


debateeeeeeeee

Na noite desta quinta-feira durante o debate realizado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo em Itabuna, o candidato Geraldo Simões (PT), questionou a carga horária de trabalho na secretaria de saúde do candidato Mangabeira (PDT):

“Mangabeira tem que cumprir 20 horas no lactário e 20 horas na policlínica, mas ele atende na clinica dele, na santa casa e em outros hospitais. Gostaria de saber como ele faz para almoçar, tomar banho e estudar. Desse jeito Mangabeira é um médico fantasma”, declarou Geraldo.

Na resposta, Mangabeira alegou que não cumpre a carga horária no SUS por falta de estrutura disponibilizada pelo município.

Geraldo: “Fernando Gomes paladino da moralidade”

Em outra parte do debate o candidato Fernando Gomes (DEM), respondeu uma pergunta sobre combate a corrupção, ele declarou que no seu governo nunca teve corrupção. Geraldo rebateu:

“nunca pensei que iria presenciar em um debate Fernando Gomes dando uma de paladino da moralidade. Depois de certa idade temos que assistir certas coisas”, declarou Geraldo.

BAHIA FORA DO HORÁRIO DE VERÃO

horario_verao


A Bahia mais uma vez não adotará o horário de verão, segundo anunciou o governador Rui Costa. O gestor disse ter levado em conta, para a decisão , o fato de a maioria da população do estado ser contrária à mudança. Outro fator determinante é a baixa economia em energia elétrica, “que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda à escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades”.
O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem estar dos trabalhadores e do cidadão que preservar sua rotina, além de assegurar o desejo da maioria. “Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui.

ITABUNA: DEBATE NA TV SANTA CRUZ

Apenas sete dos nove candidatos participaram do debate na Santa Cruz.

TABELINHA – O debate da TV Santa Cruz foi marcado por um menor número de embates entre os principais nomes da corrida sucessória em Itabuna. A explicação pode ser a estratégia adotada pelo ex-prefeito Fernando Gomes (DEM) de fugir de embates com Geraldo Simões (PT), Davidson Magalhães (PCdoB) e Augusto Castro (PSDB).
LARANJA – A todo momento que podia escolher a quem perguntar, principalmente nos momentos de temas livres, Fernando tinha uma preferência: Coronel Santana (PTN), seu antigo aliado. A abordagem dos temas era sempre amena. A tática levou eleitores e analistas a apontar Santana como “laranja” de Fernando. Outros até brincaram dizendo que o chefe da Guarda Municipal em eventual governo do democrata já estava definido – ele, Santana.
DOUTOR NO FOGO – Com poucas oportunidades de fazer perguntas a Fernando, o trio Augusto-Davidson-Geraldo mirava no médico Antônio Mangabeira (PDT). Com desempenho abaixo do regular nos debates, o doutor levou saraivada.
FANTASMA? – Numa das intervenções, Geraldo Simões sugeriu que Mangabeira é médico “fantasma” do SUS. Recorreu ao cadastro do sistema público para questioná-lo como tem tempo para trabalhar 104 horas por semana (“e ainda estudar”), com empregos na rede pública e em clínicas particulares. “Manga” se defendeu. Disse que algumas clínicas usavam o seu nome para conseguir cadastro no Ministério da Saúde. E afirmou já ter pedido para que retirassem o número.
CORRUPÇÃO – Fernando Gomes teve apenas um embate mais duro. Logo no primeiro bloco, Geraldo o escolheu para questioná-lo se ele era contra ou a favor da transferência da gestão dos serviços de água e esgoto da Emasa para a estadual Embasa. Fernando repetiu tática de outro debate para tentar desqualificar Geraldo, chamando-o de mentiroso porque disse ter projetado a barragem. O petista solicitou direito de resposta. Pedido negado. Quando pôde, disse que ainda estava vivo para, incrédulo, ver Fernando Gomes (“o Paladino da Moralidade”) falar em combate à corrupção.
DINHEIRO NO BOLSO – Um dos momentos mais cômicos do debate na afiliada da Globo foi o confronto entre Fernando e Augusto. Ambos tratavam do tema saúde. Augusto lembrava que Fernando havia indicado um dono de funerária (Raimundo do Caixão) para gerir o Hospital de Base, quando Itabuna perdeu a gestão plena (comando único) do SUS. Fernando lembrou que Augusto havia indicado Geraldo Magela para comandar a saúde na gestão de Capitão Azevedo (DEM). Risonho, concluiu: E Magela encheu os bolsos de dinheiro.
EMBASA, NÃO – Das abordagens que realmente interessavam à população, o assunto Embasa foi dos (poucos e) mais discutidos. Agora, sabe-se que Fernando e Augusto são contra a entrega dos serviços de água e esgoto para a Embasa.  Davidson e Geraldo defendem a transferência. Alegam que o estado se comprometeu a investir R$ 220 milhões na coleta e tratamento do esgoto, mais R$ 40 milhões para captação e distribuição de água. http://www.pimenta.blog.br/

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ALUNOS DO PROEJA EM ITABUNA DEMONSTRAM SABERES APRENDIDOS EM AULAS

O auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) ficou lotado na noite de terça-feira, dia 27, com média de 270 participantes envolvendo estudantes, professores, coordenadores, diretores e formadores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Foi a realização da Rede de Trocas do PROEJA que teve como tema "O Aluno do PROEJA e seus Saberes" com o objetivo de valorizar as diversas aprendizagens dos alunos, suas habilidades e seus saberes.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 1
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
O evento foi promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Assessoria de Educação Fundamental para Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. Na avaliação da assessorar técnico-pedagógica Keylla Valéria Abreu Soares foi uma atividade muita rica, "pois proporcionou aos presentes a vivência de trabalhos pedagógicos muito significativos, além de revelar o esforço que os alunos tiveram em superar a timidez e se expressarem de diversas maneiras, levando para o evento o melhor que puderam para representarem sua unidade escolar", disse.
Presidente do CME Elioenai de Santana Farias Keylla Abreu Soares e Shirelene do Nascimento  Alves - Divulgação
Presidente do CME Elioenai de Santana Farias, Keylla Abreu Soares e Shirlene do Nascimento Alves.
A Rede de Trocas do PROEJA foi uma oportunidade de dar visibilidade às aprendizagens dos alunos e reproduzir para a rede municipal de ensino as boas práticas que têm sido desenvolvidas em sala de aula. "Foi a oportunidade de trocar experiências, de uns aprenderem com os outros. Não há nada mais construtivo do que reunir profissionais e alunos para participarem juntos de um momento de intercâmbio com este", sintetizou Keylla Soares.
"As apresentações sensibilizaram, empolgaram e emocionaram o público participante, provocando reflexões e ampliando os conhecimentos de todos. É sempre desafiador realizar atividades como estas e sempre vale à pena todo o esforço empreendido", sintetizou a técnica pedagógica da SEC.
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna - Foto Divulgação 1
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna
A Atividade do Rede de Trocas do PROEJA reuniu oito escolas municipais: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabuna (APAE); Escolas Municipais Ewerton Challup; Lourival Oliveira Soares; Professor Everaldo Cardoso; Milton Rodolfo de Souza Machado; Flávio Simões Costa; e
Raimundo Jerônimo Machado. Também o Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM).
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 2
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Contou ainda com a participação da coordenadora do Departamento do Ensino Básico da Secretaria Municipal da Educação, Regiane Cruz dos Santos; da técnica pedagógica do DEB, Shirlene Silva do Nascimento Alves; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Elioenai Santos de Santana Farias, além de outros profissionais. Na oportunidade, as escolas apresentaram diversas atividades pedagógicas resultados de ações e projetos desenvolvidos em sala de aula neste ano.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 3
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Como exemplo, musicais coreografados; música instrumental com teclado por aluno do PROEJA deficiente visual; teatro e cantiga de músicas, representando "As lavadeiras do Rio Cachoeira"; teatro, a partir da música "Cidadão" do cantor e compositor Zé Ramalho; declamação de poemas de Ciro de Matos; Rap musical sobre Itabuna; Jogral; e depoimento de alunos sobre sua vivência na Educação de Jovens e Adultos, dentre outras.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 4
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 5
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna - Foto Divulgação 3
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna

ITABUNA: EMASA VAI A ASSINAR TAC SOBRE CONTAS DE ÁGUA COM MINISTÉRIO PÚBLICO

A Emasa vai assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado da Bahia, na próxima semana, relativo ao desconto nas contas de consumo de água, que está sendo objeto de demanda judicial. A medida foi anunciada pelo procurador-geral do Município de Itabuna, Mateus Santiago Silva Santos, após participar de audiência na Procuradoria Regional do MP-BA entre a diretoria da empresa de saneamento, liderada pelo presidente Abraão Ribeiro Filho, com os promotores de Justiça Inocêncio Carvalho Santana, Patrick Pires Costa e Renata Caldas de Souza Lazzarini.
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa - Foto Divulgação 1
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa
No encontro, realizado nesta quarta-feira, dia 28, também ficou definido que o Ministério Público vai liberar para a Emasa os tanques e conexões apreendidos durante ação na Fazenda Castelo Novo e no bairro Parque Boa Vista, referente a uma ação penal em andamento. A nova diretoria da Emasa receberá o material na condição de fiel depositário, além de se comprometer a cooperar com o cumprimento da determinação judicial que resultou nas buscas e apreensões. Toda a água guarnecida nos referidos reservatórios será destinadas à Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço.
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa - Foto Divulgação 2
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa
Na audiência a Emasa apresentou documentos contendo análises bacteriológicas e físico-químicas da qualidade da água fornecida à população de Itabuna no mês de setembro. Além do presidente da Emasa, Abraão Ribeiro Filho, participaram o diretor-administrativo, Aurélio Solla Perez Filho; diretor-financeiro, Aldair Campos Oliveira; diretor de planejamento e expansão, Reginaldo Souza Santos; o engenheiro João Batista dos Santos Bittencourt; e o advogado Bruno Rocha de Macedo.
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa - Foto Divulgação 3
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa - Foto Divulgação 4
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa - Foto Divulgação 5
Audiência na Procuradoria Regional do MP-BA em Itabuna resultará em TAC para Emasa

GREVE DOS BANCÁRIOS JÁ É A MAIS LONGA DESDE 2004

Greve atinge cerca de mil agências na Bahia (Foto Pimenta).

A greve dos bancários, que entrou hoje (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias. Ontem, após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos.
“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h.
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

ILHÉUS: MARÃO LIDERA DISPUTA COM 27,3%; CACÁ TEM 11,1% E BEBETO ATINGE 10,8%, DIZ SÓCIO-ESTATÍSTICA

Na ordem alfabética, Bebeto, Cacá, Cosme e Marão.

A menos de uma semana das eleições, pesquisa Sócio-Estatística traz Mário Alexandre, Marão (PSD), liderando a disputa em Ilhéus, com 27,3% das intenções de voto. Distantes do líder e empatados tecnicamente, aparecem Cacá Colchões (PP), com 11,1%, Bebeto Galvão (PSB), com 10,8%, e Cosme Araújo (PDT), com 8,5%.
Augusto Júnior (PPS) atinge 2,8%, Professor Gurita (PSC) alcança 2,6% e Carmelita (PT) figura com 2,5%.
Jorge Luiz (PSOL) chega a 1,1%. Professor Reinaldo (PRTB) tem 0,8% e Andréa Dickie (PHS) obtém 0,7%.
Dos entrevistados, 20,7% ainda não sabem em quem votar, na modalidade estimulada – quando o entrevistador apresenta os nomes na disputa. O percentual de votos nulos é 11,1%.
Feita nos dias 25 e 26, a pesquisa da Sócio-Estatística ouviu 1.054 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos e o nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado sob o protocolo BA-00135/2016 TRE-BA, sendo encomendado pela coligação do candidato Mário Alexandre (PSD).
ESPONTÂNEA 
O percentual de Marão fica em 24,8% na modalidade espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos. Cacá atinge 10%, Bebeto vai a 8,7% e Cosme Araújo alcança 7,3%.
Augusto e Carmelita aparecem com 2,4% cada um. Gurita crava 2,3%. Os demais candidatos aparecem abaixo de 1%. O percentual de eleitores que ainda não definiram voto chega a 40,6% na espontânea.
REJEIÇÃO
O candidato mais rejeitado, segundo a Sócio-Estatística, é Jorge Luiz (PSOL). 85,8% dos entrevistados não votariam nele. Na sequência, vêm Augusto Júnior (84,3%), Gurita (82,5), Professor Reinaldo (81,7%), Andréa Dickie (81,1%), Carmelita (80,1%) e Cosme Araújo (84%). Os menos rejeitados são Bebeto (69,8%), Cacá (68,6%) e Marão (41,9%). Da Redação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ITABUNA MARCA O DIA D DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM APRESENTAÇÕES

Ansiosos e muito felizes os alunos da APAE Emerson de Almeida Martins, Jefferson Magalhães, Leandro Santos e Adilton Bispo dos Santos aguardavam com entusiasmo na manhã de hoje, a apresentação de inicialização musical, com o tema "Luiz Gonzaga", na Praça Olynto Leone, no dia D da Educação Inclusiva, promovida pela Prefeitura de Itabuna através do Departamento da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (SEC). Caracterizados com o chapéu do Rei do Baião, os alunos acompanharam ritmicamente as canções, tocando instrumentos musicais como chocalho e pandeiro.
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 8
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva
"Vamos tocar a música Asa Branca. Eu e meus colegas estamos muito felizes em se apresentar na Praça. Agente ensaiou muito e é muita alegria", contou aluno Jefferson Magalhães. Além de mobilizar a sociedade e tornar público o trabalho desenvolvido na área de educação inclusive pela SEC, o evento apresenta múltiplas atividades voltadas para a inclusão, com o apoio de instituições parceiras como o Núcleo Cuidar e APAE. As apresentações estão previstas para acontecer até às 14 horas. Integram as atividades do Dia D da Educação Inclusiva promovida pela Prefeitura de Itabuna.
Crianças e adolescentes da APAE ficaram alegres com a participação no Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 3
Crianças e adolescentes da APAE ficaram alegres com a participação no Dia D da Educação Inclusiva
Este é o primeiro ano da iniciativa, que também o atendimento especializado de instituições públicas e serviços como Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva – CEPEI; Sala de Recurso Multifuncional (SEM); Classe Hospitalar; Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Auxiliar de Vida Escolar (AVE), monitores que auxiliam professores nas salas comuns, formação continuada nas áreas de deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual (DI) adaptação curricular, transtorno do espectro autista (TEA) e Psicomotricidade dentre outras.
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 2
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva
Para a assessora técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC, Sumara Santana Midlej de Café, durante parte do dia os integrantes das instituições convidadas participaram de exposição de artes, contação de histórias em Libras, apresentação da fanfarra dos colégios IMEAM e CAIC Jorge Amado, além da exposição fotográfica e de brinquedos educativos produzidos com material reciclável. O evento também teve a apresentação de capoeira e muitas outras atividades inclusivas.
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 3
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva
Sumara destaca que a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. No evento também está se comemorando algumas datas como Dia do Intérprete de LIBRAS (1º/09); Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência (21/09); Dia Nacional do Surdo (26/09) e Dia Internacional do Surdo e Dia Mundial do Tradutor (30/09).
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 5
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 6
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

Greve dos bancários é mantida após novo fracasso em negociações


Depois de 12 dias sem negociações, bancários e Federação Nacional dos Bancos voltaram a negociar, mas não chegaram a um acordo na reunião realizada até o início da noite desta terça-feira (27), em São Paulo, sendo assim mantida a greve que completa 22 dias.

Representantes dos bancários e dos bancos voltam a se reunir na tarde desta quarta-feira (28), a partir das 15h. Pela manhã está prevista reunião da Fenaban. Os bancários reafirmaram, nesta terça-feira (27), que não abrem mão da recomposição das perdas e uma proposta ampla que contemple emprego, piso salarial, saúde, vales, creche, segurança, dentre outras reivindicações.

Os bancários querem 14,62% de reajuste, no entanto a Fenaban oferece 7% e abono salarial de R$ 3,3 mil. Os bancários apontam que os cinco maiores bancos em operação no país – Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e Caixa – obtiveram lucro líquido R$ 29,7 bilhões, o que possibilitaria a concessão do reajuste requerido, entendem. Fonte: Agora na Bahia

terça-feira, 27 de setembro de 2016

MEC AUTORIZA CURSO DE MEDICINA COM 85 VAGAS PARA ITABUNA

Itabuna é um dos 37 municípios brasileiros a contar, a partir do próximo ano, com a oferta de vagas dos cursos de medicina referente ao programa Mais Médicos. O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira a lista das cidades e respectivas instituições de ensino superior privadas selecionadas para a oferta de 2.460 vagas para formação de médicos. A decisão está sendo comemorada pelo prefeito Claudevane Leite e pelos secretários municipais de Educação, Dinalva Melo do Nascimento; de Saúde, Paulo Bicalho, e de Governo, Cleide Sousa Oliveira.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite à dir. com a secretária Dinalva Melo do Nascimento e pessoas após audiência no MEC - Foto Divulgação 3
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite à dir. com a secretária Dinalva Melo do Nascimento e pessoas após audiência no MEC
O Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda. venceu a disputa para implantar o curso de Medicina em Itabuna, com a oferta de 85 vagas, das quais 10 serão para bolsistas. A instituição de ensino superior já possui faculdades em Minas Gerais e um curso de Medicina em Vitória da Conquista, cuja primeira turma foi iniciada no segundo semestre de 2014.
No mês de agosto passado, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, participou de audiência no Ministério da Educação, em Brasília, para pedir maior rapidez visando à instalação do curso de Medicina previsto no Programa Mais Médicos. Vane foi recebido pelo ministro Mendonça Filho e pelo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Maurício Eliseu Costa Romão, após o Tribunal de Contas da União (TCU) revogar, em julho passado, a suspensão e permitir a continuidade da ação do (MEC).
AUDIÊNCIA
Na audiência, o prefeito esteve acompanhado da secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, do conselheiro societário Mércio Coelho Antunes, das Faculdades Santo Agostinho; e do chefe de Gabinete da Deputada Federal Tia Eron (PRB-BA), João Bosco. A SERES é a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições de educação superior (IES), públicas e privadas.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite 2º à dir. com a secretária Dinalva Melo do Nascimento e pessoas após audiência no MEC - Foto Divulgação 1
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite 2º à dir. com a secretária Dinalva Melo do Nascimento e pessoas após audiência no MEC
A audiência também contou com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que há três anos executou a campanha "Cadê o Médico?" diante da carência de profissionais nos municípios, principalmente no interior do país. A partir da publicação da Portaria nº 545, de 26 de setembro, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), as mantenedoras de instituições de ensino que tiveram as suas propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso, processo a ser concluído até o mês de outubro, segundo o MEC.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses. Vane mantém a expectativa quanto à realização do primeiro vestibular para Medicina ainda em dezembro pelas Faculdades Santo Agostinho, com o início das aulas a partir de fevereiro. A instituição já tem pré-contrato para locação de um imóvel e também mantém a decisão de abrir novos cursos de graduação.
A criação das vagas em Medicina é parte do Programa Mais Médicos, lançado pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013, quando um edital selecionou 39 municípios em 11 estados, com um curso por cidade e 2.460 vagas ao todo. No ano seguinte, o edital nº 6/2014 levou à inscrição de 216 propostas de instituições privadas de ensino superior. As propostas classificadas foram divulgadas em 10 de julho de 2015. Além de Itabuna, também estão previstos cursos de Medicina em Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Jacobina e Juazeiro na Bahia.

ITABUNA REALIZA MAIS UM ENCONTRO REDE DE TROCAS DO PROEJA

Com o objetivo de valorizar as diversas formas de aprendizagem dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SEC), realiza às 19 horas desta terça-feira, dia 27, no auditório da FTC, a Rede de Trocas do Proeja que contemplará uma socialização de trabalhos realizados pelas unidades escolares e terá como tema "O Aluno do Proeja e seus Saberes".
Proeja 2
A ação será aberta a comunidade e contará com apresentação de oito escolas da Rede Municipal de Ensino com atividades e projetos nas áreas das artes, música, dança e poesia, além da exposição de trabalhos artísticos confeccionados pelos alunos em sala de aula. "Além da comunidade, também estão sendo convidados professores, coordenadores, diretores e os formadores das 19 escolas do Proeja do Campo e da cidade e os 1.166 alunos do Proeja", afirma Keylla Valéria Abreu Soares, assessora técnica pedagógica da educação fundamental para jovens e adultos da SEC.

DEBATE NA TV SANTA CRUZ SEM CUCA E ZÉ ROBERTO

TVSTACRUZ Itabuna

A TV Santa Cruz confirmou a exclusão dos candidatos Mister Cuca (PSOL) e Zé Roberto (PSTU) do debate da próxima quinta (29). A emissora anunciou ter optado por convidar para o confronto somente candidatos de partidos que tenham, no mínimo, 9 parlamentares federais.
O encontro de quinta, logo após a novela Velho Chico, somente terá Antônio Mangabeira (PDT), Augusto Castro (PSDB), Capitão Azevedo (PTB), Coronel Santana (PTN), Davidson Magalhães (PCdoB), Fernando Gomes (DEM) e Geraldo Simões (PT).

GOVERNO ADOTA MEDIDA QUE RESTRINGE RECURSOS PARA O MINHA CASA, MINHA VIDA

minha casa minha vida

O Ministério das Cidades esclareceu que desautorizou a Caixa Econômica Federal a usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, caso não haja repasse da União para a contratação de novos empreendimentos.
Em nota, o Ministério das Cidades esclareceu que a instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União de hoje (26), refere-se apenas à orientação dada à Caixa para que, caso não haja repasse da União destinado à contratação de novos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, fica vedada a utilização de recursos do FGTS para suprir a cota de responsabilidade do banco, evitando-se uma contratação de operação de crédito.
Segundo a instrução normativa, um dos motivos para a decisão é atender a uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em dezembro de 2015, o TCU decidiu que o Ministério das Cidades deveria registrar no orçamento o valor correspondente a adiantamentos concedidos pelo FGTS à pasta, para evidenciar que se trata de operações de crédito.
No ano passado, o tribunal considerou que o governo violou a Lei de Responsabilidade Fiscal ao atrasar o repasse de valores ao FGTS e a bancos públicos, referentes ao pagamento de benefícios. Na instrução normativa, o Ministério das Cidades também diz que precisa melhorar a administração das rubricas orçamentárias da pasta.

Aos 71 anos, cantora Carmen Silva morre em São Paulo



A cantora Carmen Silva morreu aos 71 anos nesta segunda-feira, em São Paulo. De acordo com informações do site Ego, ela estava internada no Hospital Presidente desde o último dia 14. A morte teria ocorrido em decorrência de uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.

Nascida em Veríssimo, em Minas Gerais, Carmen Sebastiana de Jesus (nome de batismo) participou de diferentes programas de calouros e, no fim dos anos 1960, venceu o concurso Um cantor por um milhão, um milhão por uma canção, na TV Record. Logo após, fez sucesso com a música Adeus, solidão, de 1969. Durante a carreira, lançou também outras canções que fizeram sucesso, como Espinho na cama e Fofurinha.

Na década de 1990, se converteu ao cristianismo e passou a atuar como cantora gospel a partir de 2001. A artista lançou três de música religiosa.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Estudante arremessa porta-lápis e fere vice-diretora de escola



A vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Altino Arantes, em São Paulo, ficou ferida na testa depois de ser agredida por um aluno na última segunda-feira (19). 
De acordo com a Veja, o menino arremessou um porta-lápis contra ela. Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que o aluno não tinha “intenção de atingir qualquer pessoa”. 
A pasta também justifica que Shirlei foi atendida logo após o ocorrido. O filho e advogado da vice-diretora, Anselmo Maia, alegou que a família não vai se pronunciar sobre o caso. “Preferimos resguardar nossa mãe. Foi um acidente no âmbito escolar e não tudo isso que vem sendo dito pelas redes sociais. Minha mãe está se recuperando”, disse à Veja.

TSE: ELEITOR GASTARÁ MENOS DE 1 MINUTO PARA VOTAR

TSE estima que eleitor gaste menos de minuto para votar.

A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que o tempo médio de votação no dia 2 não ultrapasse um minuto. O tribunal levou em conta o tempo gasto pelo eleitor em 2008 (31 segundos) e na última eleição (40 segundos).
O tempo, segundo o TSE, é calculado desde o momento em que o eleitor se dirige à urna e confirma votação para vereador e, na sequência, prefeito.
A orientação ao eleitor é que vá à seção já com os números dos seus candidatos anotados, a “colinha”.

PREFEITURA FISCALIZA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM ITABUNA

Itabuna está entre os municípios brasileiros que receberam notificação do Ministério Público Federal (MPF) recomendando a revisão de cadastros de pessoas que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e estão elencados em quatro perfis suspeitos de não possuírem requisitos específicos para recebimento de tal benefício. A Secretaria Municipal da Assistência Social (SAS) recebeu uma lista contendo nomes de 967 famílias que se enquadram nesta situação.
Cartão Bolsa-Família
Por isso, a partir de segunda-feira, dia 26, as famílias listadas receberão a visita dos auditores locais do Programa Bolsa Família nas residências indicadas no Cadastro Único, a fim de averiguar os dados informados e responder à recomendação do Ministério Público Federal. Esta é a primeira fase do Projeto Raio-X Bolsa Família. Se comprovado, o recebimento indevido de benefícios do Governo federal pode acarretar penalidades previstas no Regulamento dos programas sociais.
As famílias que receberam recursos do Bolsa Família, mesmo sem ter mais o perfil para participar do programa, podem fazer a devolução voluntária dos recursos. De acordo com o Ministério Público Federal a primeira fase do Projeto Raio-X Bolsa Família consiste em recomendar aos municípios a visita às famílias com indicativos de renda per capita superior ao estabelecido pelo programa e a revisão dos cadastros.
PRAZO
Após o cumprimento das recomendações, os municípios também deverão informar ao MPF quais foram os benefícios cancelados, com prazo de 60 dias para resposta. Em Itabuna o prazo estipulado é o dia 30 de outubro, mas a SAS já solicitou maior prazo, mas sem resposta ainda da Procuradoria Regional do Ministério Público Federal.
Aviso Bolsa Família
O projeto Raio-X Bolsa Família, patrocinado pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF, identificou, a partir de ferramenta de inteligência desenvolvida pela própria instituição, quatro perfis suspeitos de beneficiários: falecidos, servidores públicos, doadores de campanha e empresários. O levantamento, de abrangência nacional, é inédito porque não parte da autodeclaração de renda do cidadão, mas sim da análise do cruzamento de dados públicos fornecidas por diversas instituições, como Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Receita Federal e do próprio Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc).
Existem várias casos em que a situação econômica da família muda, alterando seu perfil de renda (total e por pessoa). Por exemplo: alguém conseguiu ou perdeu um emprego; um integrante morreu; outro se mudou e formou nova família, etc. Se essas mudanças não forem informadas, os dados da família no Cadastro Único para Benefícios Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) ficarão desatualizados.
PERFIS
Quando a devolução voluntária ocorre antes de ser recebida alguma denúncia ou aberto processo de fiscalização contra o beneficiário e o valor a ser devolvido corresponda ao total apurado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, não há abertura de processo administrativo nem cobrança de atualização monetária dos valores apurados.
O Bolsa Família atende famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. Segundo as regras do Programa, podem receber o benefício famílias com renda (por pessoa) de até R$ 85,00 mensais e famílias com renda (por pessoa) entre R$ 77,01 e R$ 170 mensais, desde que tenham, em sua composição crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

ITABUNA: NÚCLEO DE TECNOLOGIA DE ITABUNA PROMOVE INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA

Com aula inaugural programada para as 13 horas de terça-feira, dia 27, na Unopar – Avenida Inácio Tosta Filho, 195, no centro de Itabuna –, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação dá início ao calendário de atividades em Tecnologia da Informação destinada a alunos da rede municipal de ensino. Um total de 60 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das séries finais do ensino fundamental compõe as primeiras turmas com aulas nos três turnos, sendo que as aulas da noite serão realizadas das 17h40min às 20h40min.
Alunos da rede municipal participam de curso no NTM - Foto Divulgação
Alunos da rede municipal participam de curso no NTM
Os instrutores vão ministrar cursos de Introdução a Educação Digital (informática básica Linux), Excel básico e intermediário, informática básica e técnicas administrativas e produção de vídeo para educadores da zona urbana e do campo. De acordo com a coordenadora do NTM, Maria Elizabete Pereira de Almeida, os cursos visam à formação profissional dos estudantes para facilitar sua inserção e atuação no mercado de trabalho e é realizado em parceria com a Unopar que disponibiliza o laboratório de informática para aulas de informática.
Além disso, os alunos terão aulas de Word avançado, Google Drive e programas e jogos educacionais. Neste ano, o Núcleo de Tecnologia Municipal está capacitando secretários escolares, gestores e professores para utilização e suporte do Sistema e-Polis, cursos de noções básicas de informática e rotinas administrativas para alunos das escolas públicas municipais.

ITABUNA: PREFEITURA FAZ RECUOS NOS PONTOS DE ÔNIBUS DA AVENIDA PRINCESA ISABEL

Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) está construindo recuos em pontos de ônibus da Avenida Princesa Isabel para assegurar fluidez do tráfego de veículos e por fim às retenções nestes locais. O trabalho está acelerado nas imediações do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, onde está sendo implantados dois recuos em cada um dos sentidos da via.
"Mobilidade urbana é uma das prioridades da atual gestão municipal e esse conceito engloba ações pontuais para a melhoria das condições de tráfego de veículos e uma boa sinalização", afirma o diretor de Trânsito da Settran Jorge Teles. Dessa forma ele também justifica o trabalhado na implantação de sinalização de trânsito em diversos pontos da cidade, principalmente nas vias que comportam maior fluxo de veículos diariamente.
Desde 2013 que placas de sinalização de trânsito, horizontais e verticais, e de identificação e de orientação de destino têm sido colocadas na cidade. Esta semana, por exemplo, a equipe do Settran concluiu a sinalização das avenidas Amélia Amado e Ilhéus, com a pintura da faixa de aceleração. Também será instalado recuo em pontos de ônibus em frente ao edifício Itabuna Trade Center, na Avenida Princesa Isabel.

ITABUNA: Sindserv informa -" SOBRE INSALUBRIDADE"

Resultado de imagem para sindserv itabuna

Em relação a uma reunião ocorrida na Avenida Ilhéus, no dia 21 de setembro, convocada por um técnico de segurança, o qual afirmava que os trabalhadores iriam receber insalubridade, o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) esclarece que nenhum superior hierárquico da Prefeitura de Itabuna foi informado ou autorizou a realização de tal reunião. O Sindicato estranha que uma reunião seja realizada sem o conhecimento dos gestores. 

Esta é uma luta antiga do nosso sindicato e dos servidores. O Sindserv tem acompanhado de perto o desenvolvimento desta negociação, para garantir que os servidores que façam jus à insalubridade recebam o que lhes é de direito.

 O Sindserv reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores municipais de Itabuna. Quando obtivermos uma posição oficial a cerca deste tema (laudos, perícias, etc., que foram realizadas em algumas repartições do município) informaremos aos servidores e servidoras através de nota oficial. Qualquer especulação diferente deve ser desconsiderada.

Ensino médio: português e matemática serão únicas obrigatórias; veja o que muda

Resultado de imagem para apenas portugues e matematica sera obrigatorio no ensino medio


Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado hoje (22) pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer. Atualmente, a etapa tem 13 disciplinas obrigatórias para os três anos.
A MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. Os componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, que começará a ser discutida no próximo mês e deverá ser definida até meados do ano que vem, segundo o Ministério da Educação.
De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e formação técnica e profissional.
“O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”, disse Mendonça Filho.
Arte e Educação Física
O texto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), determina o fim da obrigatoriedade do ensino de arte e de educação física no ensino médio. As disciplinas serão obrigatórias apenas no ensino infantil e fundamental.
As mudanças passarão a valer 180 dias após a publicação da Base Nacional, ou seja, não modificam o atual currículo. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Silva, a intenção é enxugar na lei as obrigatoriedades do ensino médio. “Agora a Base Nacional tem que dizer o que é e o que não é obrigatório nesse um ano e meio. Se eu vou definir ênfases, como eu posso ter todos os conteúdos do mundo? Se eu digo que os 13 conteúdos são obrigatórios?”, questionou.
Segundo Silva, artes e educação física, assim como conteúdos como filosofia e sociologia certamente estarão garantidos na Base Nacional Curricular Comum e poderão voltar a ser obrigatórios.
Idiomas
O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória que deverá ser ensinada em todas as escolas de ensino médio. Outros idiomas podem ser ensinadas em caráter optativo.
A MP abre a possibilidade que os estados tenham mais autonomia nas decisões referentes a essa etapa da educação básica. Um sistema de ensino poderá, por exemplo, definir um sistema de crédito, no qual um aluno cursa determinados períodos e, caso deixe a escola, possa retomar o curso de onde parou e não tenha, necessariamente, que cursar um ano inteiro.
Também está previsto na MP que os créditos adquiridos pelos alunos nesse caso poderão ser aproveitados no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologação pelo MEC. Ao entrar na universidade ou no ensino tecnológico, a trajetória escolar do aluno será considerada e ele não precisará cursar matérias que envolvem conhecimentos e competências que já possui.

Carga horária

A reforma também determina que a carga horária mínima anual da etapa deverá ser progressivamente ampliada para 1,4 mil horas, o que tornará o ensino médio integral, com 7 horas por dia.
A expectativa do MEC é que as primeiras turmas que seguirão a formação de acordo com o Novo Ensino Médio começem em 2018, após a aprovação da Base e da MP pelo Congresso Nacional. Não há prazo para que as redes de ensino se adequem às mudanças, mas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) trabalha com o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser implementado até 2024.

Ensino técnico

Entre as trajetórias que os estudantes poderão escolher está a formação técnica. Os alunos serão certificados e seus itinerários formativos permitirão a continuidade dos estudos. Essa oportunidade de formação vai ocorrer dentro do programa regular, sem a necessidade de o aluno estar cursando o período integral. No ensino técnico, os alunos poderão ser certificados a cada etapa que cumprirem, recebendo uma certificação das competências adquiridas até ali.
As aulas técnicas poderão ser ministradas por profissionais com notório saber - ou seja, sem formação acadêmica específica na área que leciona -, reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos afins à sua formação. “Isso não vale para os demais conteúdos, se eu tenho o ensino de filosofia, eu vou continuar tendo que ter um professor formado em filosofia, isso não muda. Vale apenas para o ensino técnico”, explicou o secretário de Educação Básica.
Resultados
A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo depois que o Brasil não conseguiu,  por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas para essa etapa da formação. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, mostram que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta para 2015 era nota 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
Atualmente, o ensino médio tem 8 milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas públicas e privadas. Segundo o Ministério da Educação, enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação no nível fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% no ensino médio.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ITABUNA MOBILIZA REDE DE ENSINO NO DIA D DO CONSELHO ESCOLAR

Todos os conselheiros das escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino de Itabuna para o biênio 2016/2018 estão mobilizados para participar do Dia D do Conselho Escolar nesta sexta-feira, dia 23. O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de atender ao estipulado pela Lei nº 2.054/2007, que disciplina as funções consultiva, deliberativa, fiscalizadora, avaliativa e mobilizadora dessas instituições.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite dá posse aos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 1
A partir das 8 horas ocorrerão atividades em cada unidade escolar dentro do projeto que também prevê ações junto à comunidade escolar para maior integração entre a escola e Conselho Escolar, alunos, pais ou responsáveis e de suas famílias, através da prestação de serviços de cunho informativo, educativo, preventivo e social.
O Conselho Escolar representa a democrática gestão escolar, pois sua composição abarca todos os segmentos essenciais ao funcionamento de uma escola. "Se o Conselho efetivamente tomar para si os papéis de agente fiscalizador, de consultor, de acompanhamento e de apoiador da gestão escolar, certamente, teremos processos mais transparentes e mais participativos na construção da escola de qualidade", afirma a secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento.
Posse dos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 1
Segundo a assessora técnica-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SEC) para os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino, Inês Sobrinho da Silva Pereira, cada escola terá sua própria programação. Mas, todas receberam um informativo contendo as principais ações a serem desenvolvidas durante o Dia D do Conselho Escolar.

PREFEITURA ESTIMULA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE DE ENSINO DE ITABUNA

Como um método educacional humanístico e democrático e que percebe o sujeito em sua singularidade, a educação inclusiva é desenvolvida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na rede municipal de ensino. A metodologia assegura a defesa do direito de todos os alunos da rede aprenderem mesmo com suas limitações, participando diretamente do processo educacional, sem nenhum tipo de discriminação.
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar - Foto Lucas França 1
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar
Há três anos que a Prefeitura vem garantindo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos os alunos que necessitam de maior atenção. A reforma e ampliação do Centro de Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), no bairro de Fátima, a implantação de Sala de Recurso Multifuncional em 28 escolas da rede e de classe hospitalar, além da contratação de interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atende ao projeto da administração do prefeito Claudevane Leite de educação inclusiva.
Atualmente 510 alunos especiais estão matriculados na rede municipal de ensino, o que constitui novo paradigma educacional. "No CEPEI, por exemplo, os professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação atuam nas seguintes áreas de atendimento: deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, deficiências visual e auditiva, distúrbios de aprendizagem – TDAH, Dislexia, Dificuldade de aprendizagem, etc.", informa a diretora da unidade Marisa Aguiar.
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar - Foto Lucas França 2
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar
SERVIÇOS
A diretora do CEPEI destaca que são oferecidos acompanhamento pedagógico, serviços de psicologia e de fonoaudiologia, psicomotricidade, arte-educação e musicoterapia. "Assim, com a educação inclusiva podemos educar as crianças num mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Ao contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade", sublinha.
Cepei no bairro de Fátima -  Foto Pedro Augusto
Cepei no bairro de Fátima
"A educação inclusiva apoia os deficientes numa educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar", destacou técnica pedagógica da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SEC), Sumara Santana Midlej.
DIA D
Para apresentar à sociedade grapiúna as potencialidades e especialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como divulgar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Itabuna na educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação Básica (DEB), vai realizar, entre as 9 e 16 horas da próxima terça-feira, dia 27, o Dia D da Educação Inclusiva, na Praça Olynto Leone, no centro da cidade.
Além disso, equipes de formação continuada estarão realizando serviços nas áreas de deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, deficiência intelectual e transtorno autista. "Nossa intenção com o Dia D da Educação Inclusiva é preservar a diversidade apresentada nas escolas municipais, o que representa a oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando", diz Sumara Santana Midlej.

IBICARAÍ: POR UNANIMIDADE TRE LIBERA CANDIDATURA DE MONALISA

monali

Na tarde desta quarta-feira por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deferiu o registro de candidata a prefeita de Ibicaraí de Monalisa Tavares (PMDB).

O Ministério Público Eleitoral tinha apresentado um parecer pelo deferimento, e isso pesou na decisão dos membros do TRE.

Monalisa Tavares tinha sido indeferida pela justiça eleitoral, por ter tido contas rejeitadas pela câmara de vereadores.

A candidata teve a sua defesa feita pelo renomado advogado Michel Reis.

UNA: EM MEIO A CRISE, VEREADORES AUMENTAM EM 25% SEUS SALÁRIOS

camu

A câmara de vereadores de Una aprovou nesta semana o aumento salarial dos vereadores. O salário dos parlamentares obteve reajuste de 25%. O projeto aprovado também reajusta salários do prefeito e vice-prefeito.

Com o reajuste, o salário do vereador será de R$ 7.500,00, o prefeito R$ 21.000,00 e o vice R$ 10.500,00.

O reajuste vai na contramão dos cortes orçamentários promovidos por vários prefeituras e do governo do Estado. Em meio a uma grave crise econômica no estado que vem sendo despejada nas costas dos servidores públicos e da população como um todo, tal medida choca a todos que vem sofrendo com a crise.

RUI PEDE AGILIDADE A VEREADORES EM VOTAÇÃO DE CONVÊNIO DA ÁGUA EM ITABUNA

Após assinatura de cooperação, Rui pede agilidade a vereadores (Foto Pedro Moraes).

O governador Rui Costa pediu agilidade aos vereadores na aprovação do convênio que transfere os serviços de água e esgoto de Itabuna da Emasa para a empresa estadual Embasa. “Peço que votem o mais rápido possível”, disse ele se voltando aos vereadores que estavam presente na solenidade, na sede regional da Embasa em Itabuna.
Um dos presentes na solenidade na Embasa em Itabuna, o presidente da Câmara se comprometeu a dar celeridade na análise do convênio. “Vou colocar para tramitar o mais rápido possível”, afirmou Aldenes Meira ao PIMENTA. No final da manhã, termo de cooperação foi assinado pelo governador, o prefeito Claudevane Leite e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.
Rui se comprometeu a regularizar o abastecimento de água no município em até 120 dias após a assinatura do convênio, que depende de aprovação do legislativo itabunense. O governo estadual anunciou plano de investimento superior a R$ 30 milhões para modernizar a captação e distribuição de água, com aquisição de equipamentos e reservação d´água.

R$ 260 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Cedraz, presidente da Embasa.
De acordo com o presidente da Embasa, a empresa, se assumir o serviço, investirá em torno de R$ 230 milhões para elevar a cobertura da rede de esgotamento sanitário de Itabuna para 80% dos lares, com coleta e tratamento dos dejetos, mais R$ 30 milhões para regularizar a água. Hoje, o percentual de tratamento é de aproximadamente 13%. “Ao longo da concessão, à medida que conseguirmos, vamos antecipar estes investimentos”, afirmou Rogério Cedraz ao PIMENTA.
O município concordou em repassar a gestão da água e do esgoto para a Embasa com a garantia de que a empresa estadual absorva 150 dos 308 funcionários concursados da Emasa. O estado topou a condição. Inicialmente, a Embasa aceitava incorporar somente 100 dos concursados.
O governo baiano também se comprometeu a absorver toda a dívida atual, estimada em mais de R$ 26 milhões, excluindo a previdenciária, hoje em torno de R$ 50 milhões. Para saldar esta dívida, a Embasa repassará 3% da arrecadação tarifária para o município.
“Com o estado assumindo a gestão, a Embasa poderá fazer volume de investimento para recuperar sistema e ampliar a produção de água”, disse Rui. O governador disse ter acordado com os ministérios públicos a elaboração de um plano de saneamento provisório, com validade de 12 meses, para que a Câmara vote o convênio. “Durante estes 12 meses, iríamos elaborar e revisar todo o plano de saneamento”, acrescentou.

PROMOTORIA: TRANSFERÊNCIA É “MELHOR SOLUÇÃO”

Patrick Pires, do MP-BA.
O prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer) disse que o convênio, se aprovado pela Câmara, restabelece a Embasa sendo responsável pela gestão dos serviços de saneamento. “[O serviço] volta para onde nunca deveria ter saído”, disse ele, que relatou dívidas de R$ 86 milhões encontradas em 2013. “Desse valor, ainda pagamos R$ 15 milhões”, acrescentou.
Vane também reforçou que a crise hídrica apressou a “Solução Embasa”, quando a empresa passou a arrecadar apenas 38% do valor faturado mensalmente. Segundo ele, a Emasa estava arrecadando R$ 1 milhão e gastando R$ 1,2 milhão no período mais crítico da falta de água.
O promotor público estadual Patrick Pires disse entender que a transferência dos serviços para a Embasa é a melhor solução. De acordo com ele, todo o processo “está sendo feito de forma transparente”.