sábado, 30 de julho de 2016

TAXISTA É ASSASSINADO EM ITABUNA

Táxi com o corpo de James no porta-malas foi encontrado em estrada para Ilhéus.

O corpo do taxista James Silva do Nascimento, de 63 anos, foi encontrado, nesta manhã (30), no porta-malas do próprio veículo em uma estrada vicinal que liga Itabuna a Ilhéus. James residia no Salobrinho, em Ilhéus, e trabalhava na Praça 36, na Avenida Juracy Magalhães (Supermercado Meira).
Os bandidos colocaram o corpo da vítima no porta-malas e tentaram atear fogo no Volkswagen Voyage (OZO-0491). As chamas consumiram parte do estofado do táxi e do volante. Pelo menos três criminosos participaram da execução.
O corpo da vítima permanecia no local até o final da manhã deste sábado, aguardando a conclusão dos trabalhos de perícia. A polícia inicia as investigações para identificar os autores do crime e a motivação. Ele era conhecido pelo estilo tranquilo. Trabalhava na praça há, pelo menos, oito anos.
James trabalhou até as 21 horas de ontem, segundo colegas ouvidos pelo Pimenta. O clima era de consternação e revolta entre os colegas da praça. Os taxistas deixaram a praça e foram até o local do crime, na margem direita do Rio Cachoeira, em Ilhéus, cerca de 4 quilômetros após o Condomínio Real Ville, região do São Judas, Itabuna.

http://www.pimenta.blog.br/

Testes da 'pílula do câncer' começam nesta segunda-feira (01)


Os testes clínicos para tratamento de câncer com a fosfoetanolamina sintética, que ficou conhecida como “pílula do câncer”, começam na próxima segunda-feira (25) em São Paulo. A pesquisa será conduzida pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). O início dos testes em humanos será possível após aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da Secretaria de Saúde do estado, forneceu as cápsulas suficientes da substância para realização da pesquisa. “O projeto de pesquisa clínica foi desenhado sob a ótica de especialistas de alto conhecimento técnico. Nossa prioridade é a segurança dos pacientes, por isso, primeiro vamos avaliar, com grande responsabilidade, se a droga é segura e se há evidência de atividade. É um processo extenso, que deve ser acompanhado com cautela”, diz em nota o oncologista Paulo Hoff, diretor-geral do Icesp. Segundo a Secretaria de Saúde, o pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos Gilberto Chierice tem acompanhado todo o processo. A fosfoetanolamina sintética foi estudada por Chierice, enquanto ele ainda estava ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da universidade. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer. “É a primeira vez na história que a fosfoetanolamina sintética será testada em humanos, por iniciativa do governo de São Paulo. O objetivo é avaliar a eficácia da substância no combate ao câncer”, informa, em nota, a secretaria. 

Como a Bolívia acabou com o analfabetismo, apesar da pobreza


É incrível, mas um dos países mais pobres da América do Sul conseguiu acabar com o analfabetismo, de acordo com a Unesco. #AprendeBrasil

A Bolívia conseguiu esse feito graças ao programa Yo Sí Puedo, que ensinou mais de 1 milhão de pessoas a ler e escrever nos últimos 10 anos.

Uma dupla de documentaristas brasileiros foi até lá para conhecer essa história: Fellipe Abreu e Luiz Felipe.

Eles visitaram a Bolívia em três ocasiões entre os anos de 2014 e 2016 e começaram a gravar um documentário independente sobre as histórias de vida de pessoas que haviam sido alfabetizadas graças ao programa.

PIS/PASEP PODE SER CONSULTADO PELA INTERNET

PIS INTERNET

O Ministério do Trabalho lançou hoje (29) uma ferramenta que permite que trabalhadores façam consultas online sobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Para fazer a consulta, basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.
O sistema está disponível no site do ministério e permite que os trabalhadores consultem se têm direito ao benefício e como fazer para sacá-lo. De acordo com o ministério, cerca de 1,2 milhão de pessoas com direito ao abono este ano ainda não retiraram o benefício, no valor de um salário-mínimo (R$ 880).
Quem tem direito ao PIS deve fazer o saque na Caixa Econômica Federal, e quem tem direito ao Pasep, no Banco do Brasil. Link:
O prazo final para o saque é dia 31 de agosto de 2016. Depois dessa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
ABONO SALARIAL
O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário-mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários-mínimos mensais de empregadores que contribuem para o PIS/Pasep.

GOVERNO LOCA DESSALINIZADORES PARA ITABUNA

Captação de água em estação que atende a Itabuna tem alto teor de sal.

Dessalinizadores com vazão de 200 mil litros por hora já foram alugados pelo governo baiano para atender a população de Itabuna, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica (Sihs). O titular da Pasta, Cássio Peixoto, não informou a quantidade de dessalinizadores locados nem a empresa contratada.
Os dessalinizadores foram anunciados na sexta (22) pelo governador Rui Costa, em visita ao sul da Bahia. A água salgada recebida nos lares itabunenses se deve à proximidade da captação de água ficar no nível do mar, em Castelo Novo (Ilhéus).
– A alternativa para a redução dos teores de cloretos da água é a utilização de membranas filtrantes pelo processo de osmose reversa, que são os dessalinizadores e nós não poderíamos fechar os olhos para mais esse problema – disse o secretário.
 Cássio Peixoto não deixou claro, porém se a água dessalinizada será fornecida pela rede própria da Emasa ou somente por meio de carros-pipas.
Segundo ele, a locação dos equipamentos “aumentará ainda a oferta de água através dos carros-pipas, considerando que hoje o abastecimento realizado através do convênio firmado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) só fornece 9,66 litros/pessoa/dia”. O necessário, conforme especialistas, é o mínimo de 150 litros por dia por habitante, o que a seca impediu.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ITABUNA: MORADORES DO JORGE AMADO RECEBEM NOVA UNIDADE DE SAÚDE COM ALEGRIA

"A construção dessa Unidade de Saude da Família atende o desejo e uma grande necessidade das pessoas que residem nessa área. Apesar da escassez de recursos esta unidade foi construída, equipada e está adequada para atender aos pacientes não apenas pelos serviços que serão oferecidos, a partir da próxima segunda-feira, mas, especialmente pela equipe de profissionais que estão preparados para acolher cada um que necessita de atendimento de qualidade, atenção e cuidado para que o serviço se torne mais humanizado'".
Solenidade de inauguração da USF Jorge Amado no Maria Matos - Foto Gabriel de Oliveira
Foi com estas palavras que o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, representando o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, abriu a solenidade de inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Amado, na Rua Maria Matos (Rua de Palha). O evento, no final da tarde de quarta-feira, contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e de Comunicação, Gilvan Rodrigues, além de diretores de departamentos da Secretaria Municipal de Saúde e de pessoas da comunidade local.
Paulo Bicalho falou das dificuldades em todos os setores da administração pública no país e por extensão em Itabuna, que sempre existiram e vão continuar a existir. "O que é mais um motivo para trabalharmos em prol da comunidade, juntando o esforço de todos para crescemos e sairmos vitoriosos em nossa missão, seja ela qual for. O positivo atrai o positivo, acreditando nisso, podemos fazer acontecer", expressou.
Inauguração da USF Jorge Amado no Maria Matos - Foto Gabriel de Oliveira
                                                                    
Já o secretario Marcos Monteiro falou do esforço que do prefeito Vane em conseguir verbas, pois a crise econômico-financeira é grave. "No caso dessa Unidade de Saúde da Família, por exemplo, ela foi construída e equipada com recursos próprios atendendo aos anseios mais do que justo das famílias que moram nessa área da cidade, bem distante do centro". Monteiro garantiu ainda aos moradores do Jorge Amado que tão logo a usina asfáltica do município esteja funcionando a Prefeitura vai asfaltar algumas ruas, atendendo a mais esta solicitação.
"Me sinto honrada em representar nossa comunidade que se se uniu para que esta unidade de saúde fosse construída. Queremos agradecer ao prefeito Claudevane Leite e ao secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, por terem nos tirado do Parque de Exposição, onde a unidade estava funcionando provisoriamente", disse a secretária da Associação dos Moradores do Maria Matos, Belizária Santana Silva, que festejou mais uma vitória das famílias do bairro. "Vamos continuar lutando e cobrando por melhorias" pontuou.
Secretário Paulo Bicalho preside inauguração da USF do Maria Matos - Foto2 Gabriel de Oliveira
A USF Jorge Amado contar com três consultórios médicos, salas de triagem, curativo, imunização, almoxarifado, copa, cozinha, sanitários masculino e feminino para pacientes e para funcionários e farmácia equipada. Além disso manterá importantes programas de promoção da saúde e atendimento em várias áreas médicas. Entre os programas estão o Hiperdia, para portadores de diabetes e pressão arterial; saúde da mulher, pré-natal, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, e em breve, atendimento odontológico.
Solenidade de inauguração da USF Jorge Amado no Maria Matos - Foto Gabriel de Oliveira
Uma equipe de profissionais formada por três médicos, uma enfermeira, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares e uma administradora está preparada para o atendimento aos pacientes. "Vamos de darmos o nosso melhor para acolher os moradores do bairro", assegurou a enfermeira e administradora da unidade, Uildes Santana de Sá Silva.

PREFEITURA DE ITABUNA DOA BICICLETAS ADAPTADAS À RECICLAGEM DE MATERIAIS

A partir da próxima semana, os associados da Cooperativa Popular dos Trabalhadores em Reciclagem (Cooprotec) passarão a coletar materiais recicláveis pelas avenidas, ruas e bairros de Itabuna utilizado 10 bicicletas doadas na manhã desta sexta-feira, dia 29, pela Prefeitura de Itabuna. No ato de entrega dos ciclorecicladores, o prefeito Claudevane Leite falou de sua alegria em cumprir uma das promessas de sua campanha há três anos e meio que era a organização em cooperativa das pessoas que no dia a dia ganham o pão para suas famílias catando papelão, papel, plásticos, metais, etc. nas ruas.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  secretários e parceiros na doação à Cooprotec d 10 ciclrecicladores - Foto Lucas França
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  secretários e parceiros na doação à Cooprotec d 10 ciclrecicladores
"Tenho muito apreço pelas pessoas que humildemente se dedicam à tarefa de ajudar a manter limpo o meio ambiente, as ruas e a cidade como um todo. Certamente, com mais dignidade e condições de trabalho os recicladores terão o reconhecimento da sociedade, que precisa estar atenta aos ganhos ambiental, social e econômico que Itabuna terá" expressou Vane. Para o prefeito, a cooperação e o estimulo do poder público eram molas propulsoras que faltavam à Cooperativa dos Trabalhadores em Reciclagem criada na sua gestão.
O projeto já nasceu vitorioso com a participação de professores, estudantes e funcionários das instituições de ensino superior do município – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Unime e FTC, além da organização não-governamental Sustenta Cidade, que se dedica a orientar a coleta seletiva.
Associados da Cooprotec felizes com a doação das bicicletas - Foto Lucas França
Associados da Cooprotec felizes com a doação das bicicletas
SUSTENTABILIDADE
Desde o ano passado que repassamos à Coopotrec 15 toneladas de materiais recicláveis coletados pelos alunos da Unime em uma gincana, onde uma das tarefas buscou associar o trabalho dos recicladores à proteção ao meio ambiente", disse a professora universitária Simone Gualberto, coordenadora da ONG.
Já a professora de sustentabilidade do campus Jorge Amado da UFSB, em Ferradas, Valerie Nicollier, se disse feliz com a parceria com a Coopotrec, inclusive para a elaboração do Projeto de Coleta Seletiva juntamente com as outras instituições de ensino superior e ONGs, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).
Prefeitura de Itabuna doa à Cooprotec 10 ciclrecicladores - Foto2 Lucas França
Prefeitura de Itabuna doa à Cooprotec 10 ciclrecicladores
"Temos um convênio para a destinação de papelão, papéis e todo tipo de plásticos, etc. coletado nas dependências da universidade no dia a dia para a cooperativa. Estimulamos alunos, professores e funcionários a se integrar ao projeto. Recentemente instalamos um posto avançado de coleta no campus da UFSB, aberto à comunidade de Ferradas e dos bairros do seu entorno", disse a professora Valerie, acrescentando que a ação integra o Projeto Eco Time. Já a UESC cedeu uma prensa, utilizada pelos catadores, e a Unime, se integra com o projeto Sustenta Cidade.
POLÍTICA NACIONAL
O presidente da Cooprotec, Cassius Patrick Oliveira Santos, destacou que o apoio da Prefeitura de Itabuna ao projeto tem sido fundamental já que, além da locação do Galpão de Triagem na Rua Independência, 220, no Loteamento Monte Líbano, no São Roque, foram agora entregues as bicicletas essenciais ao deslocamento dos recicladores. "A gente espera que as pessoas nos chamem de agentes do meio ambiente ou recicladores em vez do pejorativo termo de catador de lixo", afirmou.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  e o presidente da Coopotrec Cassius Patrick Oliveira Santos na doação à Cooprotec de 10 ciclorecicladores - Foto Lucas França
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  e o presidente da Coopotrec Cassius Patrick Oliveira Santos na doação à Cooprotec de 10 ciclorecicladores
"O trabalho que fazemos evita que as ruas, avenidas e demais áreas da cidade fiquem sujas e mesmo que garrafas PET e outros materiais causem entupimento de bueiros, redes de drenagem pluvial e sejam carreados para degradação ambiental do Rio Cachoeira. Quem passa pelas margens do rio pode ver a grande quantidade de plásticos jogados lá, o que é um crime contra o meio ambiente", comentou alertando para a necessidade de cumprimento dos dispositivos da Lei nº 12.305 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  secretário Sandro Lopes na doação à Cooprotec d 10 ciclrecicladores - Foto Lucas França
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  secretário Sandro Lopes na doação à Cooprotec d 10 ciclrecicladores
"É uma Lei que deve ser respeita pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos está escrito", observou. Cassius Patrick disse ainda que a Lei traz dispositivos, princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
COLETORES
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Lopes, os recicladores associados à Coopotrec também receberam fardamento completo, equipamentos de proteção individual (EPI), composto de botas e luvas para igual número de catadores e 100 coletores de material reciclável, que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade. "Com certeza o prefeito Vane está de parabéns não só pelo estímulo à implantação da Cooprotec como pela cessão das bicicletas e outros materiais. Desejamos que a população coopere com este esforço da Prefeitura de Itabuna", afirmou.
A solenidade simples na Praça Octávio Mangabeira (Camacan), contou com a presença dos secretários municipais de Governo, Cleide Sousa Oliveira; do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; de Comunicação, Gilvan Rodrigues; do Chefe de Gabinete do Prefeito, Silas Alves. E ainda da Primeira Dama, Aparecida Leite, representantes de ONGs, do Instituto Renascer, de ambientalistas, funcionários públicos e de convidados.
SERVIÇO
Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem - Coopotrec
Rua Independência, 220, no Loteamento Monte Líbano, no São Roque.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INAUGURADA EM NOVO ESPAÇO EM ITABUNA

Os funcionários do setor da administração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm um bom motivo para comemorar os 106 anos de emancipação político administrativa de Itabuna. No dia 28 de Julho, Dia da Cidade ganharam, oficialmente, um novo espaço confortável para o trabalho diário. Amplo, bem dividido, organizado e arejado, o novo prédio na Avenida Amélia Amado, nº 5, centro, foi inaugurado durante solenidade, com a presença do prefeito Claudevane Leite, de todo o secretariado e diretores municipais, servidores e convidados.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde - Foto Gabriel de Oliveira
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde
O prefeito Vane também destacou a competência do atual gestor da saúde, ao qualificar o secretario Paulo Bicalho como um dos mais competentes profissionais do país. "Ele é um presente, um orgulho para Itabuna", realçou. O prefeito disse que depois de Bicalho, os números da saúde se tornaram favoráveis não apenas no Hospital de Base, que por ele foi administrado no início da atual gestão atual, mas na saúde como um todo.
Vane lembrou que quando o secretário assumiu a gestão o Hospital de Base pagava R$400 mil de oxigênio medicinal. Com a implantação de uma usina própria de oxigênio medicinal, o custo mensal caiu e atualmente é de apenas R$4 mil gasto com a manutenção. "É bom ver a saúde de Itabuna muito bem porque vem sendo tratada com carinho, competência e muita dedicação", sublinhou.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde ao lado de secretários- Foto Gabriel de Oliveira
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde ao lado de secretários
O presidente do Rotary Club de Itabuna, Carlos Ataul Andrade, disse que gostaria de rememorar com satisfação a trajetória do secretário Paulo Bicalho, desde quando foi diretor-médico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. "Quando saiu deixou saudades". "No Hospital de Base foi a mesma coisa", continuou Ataul. "Quando assumiu o comando do hospital em meio as denúncias e ao caos e enfrentando todos os desafios, colocou a unidade em ordem", relatou.
EMPREENDEDOR
"Parabenizo o prefeito Vane por contar com um secretário de espirito empreendedor, inquieto e disposto como o de Dr. Paulo Bicalho, que gosta de trabalhar e trabalha muito pelo bem comum e por uma cidade do porte de Itabuna que nesta data completa 106 anos", discursou.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e o secretário de Saúde Paulo Bicalho - Foto Gabriel de Oliveira
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite e o secretário de Saúde Paulo Bicalho
Já o secretário Paulo Bicalho falou de sua satisfação ao inaugurar o novo espaço da administração da saúde, destacando que é o símbolo da conquista de todos. "Os móveis são os mesmos, mas a cabeça de cada um mudou, por trabalhar num ambiente com mais conforto, espaçoso, 'longe de papeis velhos'. O resultado é uma melhor produtividade e desempenho para o bem do serviço público", pontou.
"Sem dúvida o secretário Paulo Bicalho merece nosso reconhecimento e agradecimento pela feliz iniciativa não apenas pela organização da Secretaria Municipal de Saúde, mas, principalmente, pela sua preocupação com o bem-estar dos funcionários", declarou o servidor Celso Ataulfo Dias, do Setor de Licitação. Ele contou que antes trabalhava numa sala pequena e mal ventilada, com mais oito colegas.
Secretaria Municipal de Saúde em novas instalações em Itabuna - Foto3 Gabriel de OIiveira
Secretaria Municipal de Saúde em novas instalações em Itabuna
"Hoje com uma sala ampla, mais adequada, organizada e com mais privacidade para o tipo de serviço que realizamos no dia a dia, nosso trabalho rende muito mais. A satisfação é visível em cada colega do Setor". Já a servidora Neuraci Lopes, com 26 anos de serviço público, também parabenizou Paulo Bicalho e falou do seu orgulho em trabalhar "com um secretário do quilate e do caráter dele. Sou feliz em fazer parte dessa equipe, liderada por um profissional tão competente" frisou.
Secretário de Saúde Paulo Bicalho discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde - Foto2 Gabriel de Oliveira
Secretário de Saúde Paulo Bicalho discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde
ESTRUTURA
A nova sede da Secretaria de Saúde de Itabuna conta com 40 salas que abrigam o Gabinete do Secretário, as sete Diretorias e Coordenações de programas da Saúde Pública, Assessorias Jurídica e de Comunicação e auditório com capacidade para 250 pessoas, que o secretário Paulo Bicalho colocou à disposição de outras secretarias municipais para a realização de eventos, além de cozinha e garagem. O prédio está localizado na a antiga sede da Delegacia da Secretaria da Receita Federal.
Secretário de Saúde Paulo Bicalho discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde - Foto Gabriel de Oliveira
Secretário de Saúde Paulo Bicalho discursa  na inauguração da Secretaria de Saúde

Temer cortará a internet de até 740 unidades de universidades do interior do país

CALX5gRWoAA3pse


Para economizar, o governo federal pode cortar até setembro a internet de até 740 unidades de universidades do interior do país. A verba destinada à Rede Nacional de Pesquisas caiu de R$ 258 milhões em 2015 para R$ 126 milhões em 2016, o que representa um corte de 51%. 
O pior: o aporte que costuma ser feito em maio ainda não foi realizado. Os cofres vazios fizeram com que o diretor geral da rede, Nelson Simões, enviasse uma carta aos diretores de vários centros de ensino do interior do Brasil e ministros avisando da possibilidade do fim das pesquisas acadêmicas. Até 4 milhões de pessoas poderiam ser atingidas diretamente pelos cortes, como professores, pesquisadores, estudantes e pacientes de hospitais universitários. 
– Se nós não tivermos a liberação dos recursos de fomento deste ano entre agosto e setembro, nós teremos que realizar, gradualmente, o corte de algumas dessas conexões de internet. Começando pelas que custam mais, avalia Nelson Simões.
A Rede Nacional de Pesquisas está presente em todos os estados brasileiros. O cabeamento de alto desempenho é responsável por levar conectividade a mais de 1.200 campi universitários. Mas são os polos do interior dos estados que causam preocupação, já que a sua internet possui um pagamento individualizado, por causa das instalações feitas sob encomenda. 
É graças à rede, por exemplo, que alunos de universidades federais de todo o Brasil têm aulas por videoconferências e contato direto com a comunidade acadêmica internacional. Cirurgias e até mesmo o controle informatizado de medicamentos em hospitais deixarão de existir caso a conexão seja cortada. 
A verba destinada à rede é dividida entre os ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação, Saúde e Defesa. O diretor do departamento de física da Universidade Federal de Roraima, Roberto Câmara, diz que será impossível manter o nível do ensino caso seja feito o corte.
– Se a Rede Nacional de Pesquisas parasse hoje, nós voltaríamos no tempo em relação a ensino e pesquisas. É o que nos permite estarmos familiarizados com o que está acontecendo tanto no campo da pesquisa, quanto no campo do ensino, no mundo todo. Hoje, no instituto de física, nós temos estudos de solo e materiais, por exemplo. Nas aulas de física, nós utilizamos a internet para tornar as aulas mais atrativas aos alunos, enumera Câmara. 
O diretor de serviços e soluções da Rede Nacional de Pesquisas, José Luiz Ribeiro, lembra que os cortes de internet podem implicar em outros tipos de gastos, como viagens, hoje compensadas em conferências e telefonia, que é suprida com emails.
– Na medida em que não tenhamos mais recursos para manter as conexões de internet ativas, as universidade terão que buscar soluções próprias. O que implicará em gastos maiores, pondera Ribeiro.
Em nota, o MEC lembrou que sofreu um contingenciamento de R$ 6,4 bilhões em seu orçamento. Mesmo assim, de acordo com a assessoria, o valor repassado será similar ao de 2015. A data para que o depósito seja feito, no entanto, não foi informada.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação informou que o repasse de verba deste ano à Rede Nacional de Pesquisas só deve acontecer em setembro, quando for firmado o contrato de gestão. Apesar de não informar qual será o valor repassado, o ministério confirmou que o aporte será inferior ao de 2015. O motivo é o corte de verba aprovado dentro da Lei Orçamentária Anual.
(CBN)

ITABUNA: SERPA SERÁ O VICE DE GEALDO

geraldo


Foto Davidson Samuel, do Pimenta Blog.


Na tarde desta sexta-feira o pré-candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), anunciou que o seu vice será o Tenente Coronel Serpa. O mesmo deverá se filiar ao PSL, que é comandado por Thiago Feitosa.

Geraldo Simões sempre teve uma boa relação com Serpa, o mesmo que articulou para em 2012, Serpa fosse promovido de Major para Tenente Coronel.

Serpa foi candidato a deputado estadual em 2014, e teve uma votação expressiva em Itabuna.

CONVENÇÃO DO PCdoB CONFIRMA DAVIDSON

Davidson é o nome do PCdoB para a disputa eleitoral.


O PCdoB realiza convenção neste sábado (30), no Centro de Cultura Adonias Filho, para homologar o nome de Davidson Magalhães como candidato a prefeito.
A chapa majoritária será formada pela empresária Leninha da Autoescola (PPS) como vice. A convenção está prevista para começar às 10h, quando também serão definidos os nomes na corrida por vagas na Câmara de Vereadores.
Suplente de deputado federal, Davidson disputará a prefeitura de Itabuna pela segunda vez. A primeira foi há 20 anos, em 1996, quando acabou em terceiro lugar no pleito vencido por Fernando Gomes. À época, Geraldo Simões era o prefeito e apoiou a candidatura do ex-deputado estadual Renato Costa.

http://www.pimenta.blog.br/

GERALDO FAZ SUSPENSE QUANTO AO VICE


O ex-deputado Geraldo Simões (PT) tem feito suspense quanto ao companheiro de chapa na disputa pela Prefeitura de Itabuna.
Promete somente revelar o vice momentos antes de iniciar a convenção partidária, durante entrevista.
A coletiva está programada para as 14h30min, no auditório do Príncipe Hotel.
Na bolsa de apostas, vários nomes, inclusive o do ex-deputado estadual Coronel Santana (PTN). Ou, ainda, formação de chapa puro-sangue, com o ativista Renato Zal ou Chico do São Pedro.http://www.pimenta.blog.br/

quinta-feira, 28 de julho de 2016

FINAIS DO CAMPEONATO DE BASE DA LIGA DE FUTEBOL SÁBADO NO ITABUNÃO

No sábado, dia 30, serão decididos os finalistas nas categorias Pré-Mirim (sub – 12) e Infantil (sub –16) a partir das 8h30min, no Estádio Luiz Viana Filho. O IV Campeonato de Base da Liga Itabunense de Futebol conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. O evento integra a programação comemorativa dos 106 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna. No sábado, 23, também no Itabunão foram conhecidas as equipes finalistas das categorias Mirim (sub-14) e Juvenil (sub17).
juventus mirim
MIRIM- JUVENTUS
Na primeira semifinal do dia no Mirim, a equipe do Juventus venceu o América Jr por 2 a 0, gols de Leonardo e Mateus.
aabb mirim
AABB/ITABUNA – MIRIM
No outro jogo a AABB/Itabuna aplicou 5 a 0 no Anjos da Bola, com gols de Lucas Itarantim (2), Luca Serqueira, Robert e um dos artilheiros da competição, Zé Guilherme. Juventus x AABB/Itabuna decidirão o título no próximo dia 6 de agosto, no Itabunão.
arsenal juvenil
ARSENAL-JUVENIL
Pela categoria Juvenil (sub-17) na primeira partida da semifinal o Arsenal venceu o América Jr por 1 a 0, gol de Yuri.
independente juvenil
INDEPENDENTE-JUVENIL
Em seguida o Independente, após estar perdendo, virou o jogo e venceu o Portimonense por 2 a 1, com dois gols de Hugo Lyrio, descontando Elber Oliveira. Também no dia 6 de agosto, decidirão o título da categoria as equipes do Arsenal x Independente.

Programação e Abertura Olimpíadas 2016 RJ – Jogos Olímpicos

Abertura das Olimpíadas


A abertura das Olimpíadas 2016 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de agosto com horário de início previsto para às 19h15 com a realização de um show preliminar. A cerimônia, propriamente, começará pontualmente às 20h e terá duração de 3 horas.
As atrações musicais que já têm presença confirmada na abertura das Olimpíadas são Anitta, Caetano Veloso, Elza Soares, Ludmilla, Gilberto Gil e Wesley Safadão. Contudo, os horários e detalhes de suas participações ainda não foram divulgados.
Também já foi confirmado a presença de Gisele Bündchen que fará um desfile numa passarela que na verdade será criada virtualmente a partir de uma projeção do calçadão de Copacabana. O desfile terá canção de fundo a música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim.
Já a cerimônia de encerramento será às 20h do dia 21 de agosto e terá duração de aproximadamente 2h.

Band transmite mais de 200 horas dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Os atletas Fábio Vanini, Danilo Castro, Marcio Wenceslau, Henrique Guimarães, Virna, Marcelo Negrão,  Helen Luz, André Domingos, Flávio Saretta, Dayane Camilo, Marcos Biekarck, Victor Rosa,  Cacá Bizzocchi e Patrick Winkler estão na equipe de comentaristas da Band - Divulgação/Band

A Band será a emissora de TV aberta que mais tempo dedicará aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em agosto, a grade da emissora muda para dar espaço a mais de 200 horas de transmissão ao vivo. Para isso, a sede esportiva da Band se transfere para o Rio de Janeiro, com todos os narradores e comentaristas trabalhando na cidade.


“Além do olhar especial para os atletas brasileiros e para as competições onde há chances reais de medalhas, a Band vai mostrar todas as modalidades em que os grandes atletas mundiais estarão presentes”, adianta Diego Guebel, diretor-geral de conteúdo da Band. 

A emissora vai usar tecnologia de ponta na transmissão com câmeras dotadas de recursos excepcionais como slowultra slow, além de softwares de análise de dados e helicóptero. “O nosso objetivo é produzir um grande espetáculo de imagem para o telespectador”, completa o diretor.
Com uma belíssima vista como pano de fundo, o glass studio construído no Parque Olímpico vai abrigar as ancoragens, inclusive dos telejornais; é de lá que Ricardo Boechat e Paloma Tocci apresentarão o “Jornal da Band”. Os narradores e comentaristas da emissora também terão à disposição um segundo estúdio no Centro de Transmissão Internacional, além de ocupar posições exclusivas nas arenas de competição.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Garoto de 12 anos morre eletrocutado ao usar celular carregando


Um garoto de apenas 12 anos, identificado como Gabriel da Silva Bezerra, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular ligado à tomada, segundo informações do Portal Uol. O caso aconteceu no último domingo (24) na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

Gabriel chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Valentina, no bairro de Valentina de Figueiredo, mas faleceu poucos minutos após dar entrada na unidade. Segundo laudo médico, o estudante sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser submetido à reanimação cardiopulmonar, mas não sobreviveu.

A família do garoto informou aos médicos que o estudante sofreu um choque elétrico enquanto manuseava o aparelho celular que estava plugado a uma tomada. Gabriel teria pegado em uma parte do carregador que estava descascado, provocando a descarga elétrica. O corpo de Gabriel da Silva foi enterrado nessa segunda-feira (25).

ITABUNA: Presidente da Associação do Bairro Novo Fonseca recebe título de Cidadã Itabunense





A Presidente da Associação do Bairro Novo Fonseca Eronalda Pereira dos Santos conhecida como Nádia recebeu nesta terça-feira o Título de Cidadã Itabunense do Vereador Pastor Francisco. A cerimônia aconteceu na noite dessa terça feira 26/07  no salão nobre da AABB de Itabuna e foi realizada pela câmara de vereadores e presidindo a mesa diretora o vereador Aldenes Meira, onde o Legislativo oficializou, em Sessão Solene, o ato pelo qual 33 pessoas tornaram-se legalmente cidadãos itabunenses. Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade que comemorou os 106 anos de Itabuna. 



Imagens: Nachapaquente

60% dos municípios brasileiros estão acima ou no limite dos gastos permitidos


Chegou para milhares de prefeituras em todo o país a conta pela era dos gastos descontrolados. Uma ampla maioria de municípios brasileiros não tem como pagar as inchadas folhas de funcionários e nem sabe como conseguir dinheiro, segundo publicou o jornal O Globo. Para perceber o tamanho da crise do país, basta ver a situação dos municípios: 60% ou já estouraram ou estão para estourar o limite de gastos com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. São milhares de prefeituras em apuros para pagar os salários dos funcionários públicos, e os prefeitos têm motivo para estar pessimistas: com a queda na arrecadação do governo federal, o repasse do fundo de participação dos municípios, que é a única fonte de receita para a maioria deles, deve ser 13% menor que a previsão do início do ano. Essa é a ressaca depois de anos de gastos descontrolados com a folha de pagamento, que nos últimos 15 anos subiu no governo federal, nos estaduais e ainda mais nas administrações municipais. Para o diretor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma das causas do gasto maior dos municípios é a lei. Segundo a Constituição de 1988, as cidades são obrigadas a prestar a maioria dos serviços públicos obrigatórios à população.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE ITABUNA TEM INAUGURAÇÕES E EVENTOS ESPORTIVOS

Fachada da nova sede da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Nesta quarta-feira (27), os atos de inauguração de unidade de saúde e de posto policial e a entrega de títulos de terrenos dão continuidade à programação dos 106 anos de Itabuna. A agenda começa com solenidade de comemoração dos 30 anos do 15º Batalhão da PM, às 9h30min. Logo após, às 11h, será inaugurado o posto da polícia comunitária na Califórnia.
Às 14 horas, está programada a inauguração da Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Mattos (Rua de Palha). Às 15h30min, o prefeito Claudevane Leite entrega 200 títulos de terrenos a famílias do bairro Jorge Amado.
No Dia da Cidade (28 de julho), às 9 horas, haverá Missa Solene em Ação de Graças, na Catedral de São José, celebrada pelo bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, e concelebrada pelo monsenhor Moisés Souza.
Às 11 horas, Mutirão Social, com a presença do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, José Geraldo dos Reis Santos, no Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães, no bairro Sarinha Alcântara. Às 14h30min, está programada a entrega da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Amélia Amado, 5, onde funcionou a Secretaria da Receita Federal.

Na sexta-feira, dia 29, às 8 horas, na Praça Octávio Mangabeira, centro, haverá a entrega de cicloreciclagem e coletores de material da Cooperativa Popular de Trabalhadores de Reciclagem (Coopotrec) em parceria com a Prefeitura de Itabuna.
No sábado, dia 30, às 9 horas, está programada a final do Campeonato Itabunese de Base, no Estádio Luiz Viana Filho. No domingo, dia 31, às 8 horas, o 3º Desafio Cidade de Itabuna de Mountain Bike, na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, contando com a participação de 160 atletas inscritos, e ainda a final do Campeonato de Futebol Amador, também no Itabunão, às 9 horas.
No dia 2 de agosto, às 18 horas, a programação prevê a abertura da exposição em homenagem aos gestores da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Toda a programação prossegue no dia 7 de agosto, às 8h30min, no Estádio Luiz Viana Filho, com a abertura do 1º Campeonato Amador Feminino de Itabuna promovido pela Liga Itabunense de Futebol (LIF), com a participação de oito equipes, sendo quatro de Itabuna e as demais de municípios convidados.

ITABUNA: “LIXÃO” NO JARDIM AMÉRICA DEIXADO PELA CAIXA

Entulho deixado em frente a um dos blocos do Jardim América.

Moradores do Jardim América, em Itabuna, reclamam que faz mais de 60 dias que este entulho foi deixado em frente ao Bloco 30. Tornou-se um lixão, atraindo baratas, escorpiões e toda sorte de insetos, segundo as vítimas.
A acusada pelo descarte irregular é a Caixa Econômica Federal, conforme moradores. Prédios foram reformados e o descarte de construção foi deixado lá.

Decreto confirma antecipação de parcela do 13º para aposentados e pensionistas


O governo federal publicou o decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25) e define que o abono ocorrerá em duas parcelas. 

A primeira, que corresponde a até 50% do valor, será paga em agosto, junto aos benefícios do mês. A segunda parte terá o valor restante, pago com os valores correspondentes a novembro.

Criminosos realizam arrastões em pontos de ônibus de Itabuna



Assaltantes iniciaram arrastões logo bem cedo na cidade de Itabuna. Por volta das 5h30 da manhã desta terça-feira (26), dois criminosos em uma moto cinquenta cilindradas praticaram assaltos em quatro pontos de ônibus diferentes. 

 As informações dão conta de que a dupla teria cometido o primeiro assalto em um ponto de ônibus do bairro Califórnia. Em seguida, durante todo o trajeto ao centro da cidade, a dupla voltou a cometer roubos. Pessoas que estavam nos pontos do bairro de Fátima, Avenida Juracy Magalhães e próximo a Praça José Bastos foram alvos da dupla.

terça-feira, 26 de julho de 2016

IFBA abre 270 vagas para Cursos Técnicos em Ilhéus



O campus do IFBA em Ilhéus abriu inscrições para 270 vagas, sendo 180 para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e outras 90 para estudantes que já o concluíram. O processo seletivo 2017.1 também abriu vagas em outras dezoito cidades baianas. Para ingressar nos cursos técnicos integrados, o candidato precisa ter o ensino fundamental concluído ou estar em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Os candidatos farão provas de seleção. Já para os cursos técnicos subsequentes, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar perto de concluí-lo até a data da matrícula. Nessa forma, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas e redação, e 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), considerando a nota do Enem. As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro, no site do IFBA. O valor da taxa é R$ 30,00. Candidatos egressos de escola pública podem solicitar a isenção parcial até 18 de agosto. Isso pode reduzir o custo a três reais. A seleção reserva cotas sociais para estudantes de escolas públicas e, dentre esses, cotas raciais para negros, índios e outras minorias sociopolíticas. As provas do processo seletivo estão previstas para 20 de novembro. Mais informações via e-mail.

ITABUNA ANALISA PROPOSTAS DE PREÇO DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Comissão Especial de Licitação, promoveu nesta terça-feira, 26, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, a segunda sessão pública do processo licitatório para a concessão do transporte público de passageiros. Na audiência de hoje, que foi acompanhada por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região, associações de moradores e empresários, foram abertos os envelopes com as propostas de preço apresentados pelas empresas habilitadas.
Audiência  foi assistida por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região associações de moradores e empresários - Foto Wilson Oliveira 4
Nos envelopes as empresa Viação Porto Seguro e Transporte Urbano São Miguel, que já opera o serviço em Itabuna, apresentam as cotações, pretensão de tarifas, programação de revisão tarifária, cronograma de renovação de frota, consumo de combustíveis, enfim, todos os gastos das empresas para operarem o serviço por cerca de 20 anos, no município de cerca de 220 mil habitantes.
O presidente da Comissão Especial do Transporte Público de Itabuna, advogado José Carlos da Costa Júnior, explica que a próxima etapa será a análise das planilhas, que serão confrontadas com as propostas técnicas. "A partir daí, com base na fórmula prevista em edital, vamos verificar se as empresas atendem os itens estabelecidos. Muito em breve será publicado o resultado final do processo de licitação", disse.
Audiência  foi assistida por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região associações de moradores e empresários - Foto Wilson Oliveira 3
O advogado destacou ainda que a licitação ocorre dentro da normalidade, tanto do ponto de vista administrativo quanto do jurídico. "Estamos trabalhando com a maior transparência para concluir os procedimentos protocolares desse processo administrativo. Se as empresas atenderem todos os itens exigidos em edital, será publicado o resultado final e assinado o contrato de concessão. Já estamos caminhando para a fase final do processo licitatório", assegurou José Carlos Junior.
GANHOS AOS USUÁRIOS
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Adiel Silva Brito, ressalta que as empresas vencedoras terão que investir para assegurar um serviço mais eficiente e de qualidade para com conforto e segurança aos usuários. "A licitação traz benefícios para todos os usuários do serviço de transporte público de passageiros em Itabuna, mas os que mais ganham são as pessoas portadoras de deficiência, que vão contar com veículos adaptados, inclusive com sensores sonoros para facilitar sua locomoção", diz.
Audiência  foi assistida por representantes do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região associações de moradores e empresários - Foto Wilson Oliveira 5
Outros ganhos para os usuários do transporte público em Itabuna são a renovação da frota de ônibus, implantação de novas linhas, aumento do número de veículos em operação e a construção de duas estações de transbordo para facilitar o deslocamento pela cidade com o pagamento de apenas uma tarifa. Os locais em que serão instaladas as estações ainda serão definidos pelo município, assim como o projeto arquitetônico.
Pelo edital, 50% da frota de ônibus devem ter menos de dois anos de fabricação e o restante não poderá ter mais de cinco anos. Além disso, os veículos deverão ser equipados com aparelhos de GPS para melhor controle dos itinerários e cumprimento dos horários. O edital prevê ainda o congelamento da tarifa do transporte por um período de dois anos, a partir da assinatura do contrato com o município.

ITABUNA: CÂMARA VOTARÁ TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DA ÁGUA PARA A EMBASA

Vane, Rui Costa e Cedraz discutem transferência de gestão da água para a Embasa.

O governador Rui Costa, o prefeito Claudevane Leite e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, definiram nesta segunda (25) detalhes do convênio para transferir serviço de água e esgoto da Emasa para a estadual Embasa.
– O prefeito está levando as cópias dos documentos que precisam ser ratificados pela Câmara de Vereadores do município, para que a gente assine o contrato de transferência e comece a resolver os problemas de falta de água e saneamento da região. A população já convive com a escassez há anos e o Governo do Estado já se mobiliza para intervir – disse o governador.
O convênio precisa ser autorizado pela Câmara de Vereadores de Itabuna em regime de urgência. Se aprovado pelo legislativo, deverá ser formulado plano de trabalho, que inclui ações, prazos e investimentos.
O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, disse que a Embasa terá mais recursos para o saneamento. “A transferência foi pensada justamente porque o Governo do Estado tem mais verba que o município para resolver a situação em caráter mais dinâmico, levando em conta a problemática”, afirma Cedraz.
A transferência dos serviços de água e esgoto da Emasa (município) para a Embasa (estado) foi anunciada pelo governador Rui Costa na última sexta (22), durante visita a Itabuna. O gestor baiano visitou a Barragem do Rio Colônia, em Itapé, cujas obras estão 25% concluídas.
A previsão é de que esteja pronta em fevereiro do próximo ano, porém as obras de desvio de estrada e mudança de linhas de transmissão de energia devem ser concluídas até novembro de 2017.

ELEITORADO DE ITABUNA CRESCE 14,77% EM OITO ANOS

eleições 2014

O eleitorado de Itabuna cresceu 14,77% em um intervalo de oito anos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No próximo 2 de outubro, 150.221 eleitores poderão ir às urnas.
Já em 2012, quando o eleito foi Claudevane Leite (PRB), que não concorre à reeleição, estavam aptos 145.005. O município possuía 130.889 eleitores em 2008, ano em que Capitão Azevedo, hoje pré-candidato pelo PTB, saiu vencedor.
As mulheres representam 54,29% do eleitorado itabunense, de acordo com os dados divulgados. Os homens, 45,58%. O universo de pessoas que não informaram o sexo chega a 0,11%.
Eleitores que votarão para prefeito e vereador pela primeira vez serão 2.733, dos quais 280 têm 16 anos. Outros 713 têm 17 anos e 1.740, 18 anos.
Dos aptos a comparecer à urna em outubro, 33.120 são jovens – 16 aos 29 anos.
O maior percentual de eleitores situa-se na faixa dos 30 a 34 anos. São 17.798. Dos 35 aos 39 anos, é próximo: 17.076.
Ainda conforme o TSE, quase 20% do eleitorado itabunense é idoso. Representa 28.640 dos aptos a eleger vereadores e prefeito, dos quais 5.116 estão com 79 anos ou mais.

ILHÉUS ATINGE 135,4 MIL ELEITORES

A Justiça Eleitoral aponta que 135.424 pessoas poderão escolher o sucessor de Jabes Ribeiro (PP) e os novos vereadores. Em 2012, eram 132.366.
Dos aptos para as eleições 2016, 71.349 identificaram-se como do sexo feminino, enquanto 63.966 são homens. Os que não informaram o sexo, 109.
2.307 eleitores são da faixa dos 16 aos 19 anos. E 31.471 estão na faixa dos 30 a 39 anos, de acordo com o TSE. Do Pimenta.

Homem é encontrado morto com cobra sucuri enrolada no corpo


Um homem identificado como Emanuel da Cunha Lopes, 30 anos, foi encontrado morto, com uma cobra sucuri enrolada em seu corpo, às margens de um córrego, no fim da tarde de quarta-feira (01), na cidade de Formosa da Serra Negra, há 481 km de São Luís do Maranhão.
Moradores que presenciaram o incidente, disseram que quando chegaram ao local, viram a cobra enrolada ao corpo da vítima. A cobra depois de tê-lo matado com seu aperto fatal, já estava prestes a engolir o rapaz. Ao se aproximarem, com golpes de paus e outros objetos, moradores da localidade, conseguiram matar a serpente, mas infelizmente o homem já estava sem os sinais vitais.
Ele foi morto por asfixia pela força do animal. O inusitado caso, que chocou toda a população, antes só imaginada em histórias de pescadores, tragicamente tornou-se real, para infelicidade da vítima.

Quem teve problemas para sacar o PIS/Pasep ganha um novo prazo


Um novo prazo para os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 terá início na próxima quinta-feira (28).
O período de saque será de um mês e termina no dia 31 de agosto, informou o Ministério do Trabalho.
PIS/Pasep é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que são contribuições sociais devida pelas empresas.
A prorrogação para os trabalhadores que perderam o prazo foi anunciada no início do mês pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Na ocasião, ele destacou que mais de 1 milhão de trabalhadores perderam o prazo, encerrado no fim de junho. 
A expectativa é que mais de R$ 800 milhões sejam injetados na economia neste ano caso todos os trabalhadores que têm o direito ao abono PIS/Pasep ano-base 2014 saquem os valores liberados.