terça-feira, 31 de maio de 2016

Garçom é detido após ‘selfies’ com jacaré e preguiça no Grande Recife


Um garçom desempregado foi detido na manhã desta sexta-feira (27) em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, após publicar várias ‘selfies’ onde aparece em cenas curiosas com animais silvestres. www.netcina.com.br

O rapaz, de idade não informada, divulgou as fotos em sua página pessoal em uma rede social. Entre as imagens, havia uma em que ‘dividia’ uma cerveja com uma preguiça e outra onde aparecia carregando um jacaré no ombro.
A informação chegou aos fiscais da Unidade de Fauna da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) que monitoraram por uma semana as postagens do rapaz, que se autodenominava ‘Trancinha’ na rede. Nesta sexta-feira (27), com o apoio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), uma operação foi montada e o jovem foi autuado em flagrante em sua residência.

No local foram encontradas seis aves, entre elas um gavião asa de telha, que estava sendo treinado em uma técnica de adestramento conhecido como ‘falcoaria’. Trancinha foi conduzido até a Delegacia do Cabo, sendo liberado em seguida.

A ‘brincadeira’ custou caro ao rapaz. Autuado pelos fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), ele recebeu R$ 3 mil em multas e responderá a um processo em liberdade por crime ambiental e por manter em cativeiro animais silvestres sem autorização. As ‘selfies’ de Trancinha podem custar a ele ainda de seis meses a um ano de detenção.

Legislação
De acordo com o artigo 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) incorre em crime ambiental quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza de espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente. A pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.

Incorrem também nas mesmas penas quem, por exemplo, impede a procriação da fauna, bem como, modifica, danifica ou destrói ninhos, abrigos e criatórios da vida natural; vende, expõe à venda, exporta, adquire, guarda, tem em cativeiro, depósito, utiliza ou transporta ovos.

Logo, ao manter em cativeiro tanto animais silvestres quanto nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão concedida pelo Ibama, a pessoa implicada incorre na pratica de crime ambiental. O juiz poderá deixar de aplicar a pena, caso a espécie silvestre não seja considerada ameaçada de extinção. Mas, se ao contrario a espécie for considerada rara ou ameaçada de extinção, a pena será aumentada de metade.

ITABUNA-BA: Segundo arrastão em menos de 12 horas


Ontem (30), por volta das 20 horas, quatro pessoas foram vítimas de um arrastão praticado por dois homens que estavam em um a moto Bros vermelha, com placa de numeração 7507, no Jardim Vitória. Hoje (31), às 6h00, no bairro Urbis IV, perto da quadra, cinco usuários do transporte coletivo, esperavam o ônibus quando foram surpreendidos por dois homens em uma moto. Nos dois casos, celulares e dinheiros foram levados. Um deficiente físico foi agredido pois estava sem o aparelho celular e não tinha dinheiro.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dois jovens ganduenses morreram no acidente envolvendo um ônibus da empresa Águia Branca, neste domingo (19).



Neste domingo (29/05), aconteceu um grave acidente na BR 101, nas proximidades da Ponte do Rio do Rolo, a aproximadamente 3 KM da sede do município de Presidente Tancredo Neves/BA, na primeira reportagem havíamos divulgado que o acidente envolvia um ônibus da empresa Águia Branca, um veículo de passeio modelo Kadet e uma motocicleta, só que a Polícia Rodoviária Federal descartou o envolvimento de uma motocicleta.

Neste grave acidente, dois jovens da cidade de Gandu morreram, são eles: Rodrigo Bonfim que morreu carbonizado e Jailton Junior que foi arremessado do veículo na BR 101. Segundo informações os jovens estariam em um sitio na cidade de Presidente Tancredo Neves, comemorando um aniversário. No ônibus estavam vários passageiros, graças a Deus conseguiram sair a tempo, porém segundo informações os pertences dos passageiros queimaram.

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA ATUA PARA AUMENTAR DOAÇÕES DE ÓRGÃOS

Dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria de Saúde da Bahia, indicam que o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos do parente na Bahia ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente ou ente querido, enquanto que a fila de quem depende de deste ato solidariedade só tem crescido nos últimos anos.
Enfermeira e coordenadora da OPO-Sul Silvana Batista Santos - Foto Lucas França 1
Enfermeira e coordenadora da OPO-Sul Silvana Batista Santos
Para alterar essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO/SUL) e Coset, mantém ações permanentes de sensibilização e orientação da população do sul da Bahia. Um desses eventos é o curso de multiplicadores em doação de órgãos, que está programado para esta terça-feira, 31, na Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, das 18 às 20 horas, com a realização de duas palestras para estudantes universitários e convidados.
Um das palestrantes será a enfermeira do OPO/SUL, Anna Aragão, que há anos trabalha com a sensibilização de pessoas para a doação de órgãos e tecidos. Ela destaca que, mesmo com todo o esforço e campanhas de divulgação, as pessoas ainda têm muito receio em autorizar a doação dos órgãos dos parentes. "Esse é um dos desafios que precisamos vencer, porque podemos aumentar o número de pessoas que podem ganhar uma vida com qualidade. Além disso, a doação ajuda a salvar centenas de vidas", diz.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  1
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos
Além das palestras sobre a importância deste ato de amor, haverá depoimentos de pessoas beneficiadas com transplantes de órgãos nos últimos anos e mesmo daquelas que ainda estão em lista de espera. "São depoimentos que ajudam as pessoas a entender o processo de transplante de órgãos e tecidos que é feito com segurança nos hospitais e sobre todo o procedimento desde a captação. A chance de erro é zero. Mas as famílias precisam entender isso e abraçar mais esta causa", diz Anna Aragão.
NÚMEROS
De janeiro a abril foram feitos 201 transplantes de órgãos na Bahia, sendo que 157 de córneas. Foram registrados ainda 27 transplantes de rim, sete de fígado e 10 procedimentos de medula óssea. Atualmente a lista de espera é extensa, com 2.306 pessoas dependendo da doação de um órgão ou mais órgãos para tentar uma vida saudável. Desse total, são 1.248 pessoas estão à espera de uma córnea para voltar a enxergar.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  2
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos
A lista de espera de doares inclui ainda 965 pessoas dependo de um rim e 93 esperando transplante de fígado. O trabalho de conscientização desenvolvido pela OPO que, em Itabuna é centralizado no Hospital de Base, é coordenado pela
enfermeira Silvana Batista Santos, da OPO-Sul. As doações podem ser feitas nos hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães e Calixto Midlej Filho. Mais informações sobre o curso de multiplicadores de órgãos pela Central de Transplantes podem ser obtidas pelos números 0800-284-0444 (chamada gratuita) ou (73) 3214-1650.
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos  3
Secretaria de Saúde de Itabuna atua para aumentar doações de órgãos

ITABUNA: FUNDAÇÃO MARIMBETA OFERECE CURSO DE INFORMÁTICA PARA PAIS DE ALUNOS

marimbe


Buscando fortalecer os laços com as comunidades atendidas e proporcionar uma nova qualificação para os familiares de seus alunos, a Fundação Marimbeta deu início esta semana, as aulas de informática para o público adulto.

De acordo com o servidor público Luciano Pinho, em função dos novos parâmetros que o mercado de trabalho impõe, como o conhecimento na área da digitação e a necessidade de operar computadores, o curso de Iniciação a Informática da Marimbeta, vem oferecer aos pais e avós de seus alunos, a oportunidade de adquirir o conhecimento básico para atender as exigências desse novo cenário.

Se você faz parte de uma comunidade atendida pela Fundação Marimbeta e tem interesse em participar do curso, ligue para (73) 3211-5120 para obter mais informações e saber como realizar a sua matrícula.

ITABUNA: PREFEITURA ATENDERÁ MULHERES E GESTANTES DO ACOLHER EM MUTIRÃO

O Projeto Acolher, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai realizar mutirão para atender mulheres e gestantes cadastradas das 8 às 16 horas da próxima terça-feira, dia 31. Os atendimentos oferecidos serão para aferição de pressão e de glicemia, pesagem, mediação da circunferência da barriga das gestantes, massagem corporal e técnicas de shantala e auscultar o coração do bebê.
Gestantes do Acolher da SAS participaram de palestra  - Foto Gabriel de Oliveira
Gestantes do Acolher da SAS participaram de palestra
De acordo com a coordenadora do Acolher, Cássia Mello, o projeto presta assistência a mulheres carentes e gestantes, que também têm acesso a cursos sobre higiene da mãe e do bebê, direitos da gestante, aleitamento materno, alimentos que auxiliam na cicatrização, orientação postural e nutricional e oficina de corte e costura e artesanato. Ainda recebem acompanhamento de profissionais da assistência social, enfermagem, fisioterapia, massoterapia, nutrição, pedagogia e psicologia.
Segundo explicou, a shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia. É uma maneira de aproximar ainda mais o bebê da mãe ou de quem a faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc.) sendo de extrema importância para o bebê. A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de uma mês de idade.

ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS NA BR-101; ÔNIBUS E KADETT PEGAM FOGO

Chamas destruíram ônibus e carro de passeio depois de colisão (Foto Edson Vieira).


Carro de passeio e ônibus pegaram fogo depois de colisão (Foto Edson Vieira/Pimenta).

Pelo menos duas pessoas morreram em acidente envolvendo um Chevrolet Kadett, uma moto e um ônibus da Viação Águia Branca, por volta das 17 horas deste domingo (29), no quilômetro 325 da BR-101, em Tancredo Neves, no sul da Bahia. O ônibus e o carro de passeio pegaram fogo. O casal que estava no Kadett faleceu. Não foram divulgados os nomes das vítimas.
De acordo com testemunhas, o motorista do Kadett perdeu a direção do veículo ao colidir com uma moto e invadir a pista contrária, provocando uma segunda colisão. O ônibus seguia com 24 passageiros, de Ilhéus para Salvador, e o carro em sentido contrário. O motociclista foi encaminhado para um hospital da região, porém não há informações sobre o seu estado de saúde.
O motorista do carro de passeio perdeu a direção em uma curva a cerca de dois quilômetros da sede de Presidente Tancredo Neves, no sul da Bahia. O motorista do ônibus desviou para o acostamento para tentar evitar a batida, segundo testemunhas, porém o Kadett ficou “preso” à lateral do ônibus.

domingo, 29 de maio de 2016

ZIKA: OMS NEGA PEDIDO PARA ADIAR OLIMPÍADAS

Aedes aegypti é o causador da zika, dengue e chikungunya (Foto Fiocruz).


A Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu neste sábado (28) as declarações de um grupo de cientistas e afirmou que não há motivos para adiar ou cancelar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, previstos para agosto, devido ao surto do vírus Zika, informa a Agência Brasil.
Na avaliação da OMS, eventual mudança no calendário da competição não alteraria significativamente a propagação do vírus. O Brasil é um dos 60 países que registraram a presença do Zika em seu território.
“Com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países globalmente e em 39 nas Américas, não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário”, afirmou a entidade, em comunicado.
A manifestação da OMS foi provocada por uma carta aberta na qual pesquisadores de pelo menos 15 países pediram à organização e ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento do evento esportivo em nome “da saúde pública” devido à presença do vírus Zika na cidade.
Em nota, a OMS também ressaltou que está fazendo recomendações ao governo brasileiro e ao Comitê Olímpico sobre formas de reduzir o risco de atletas e turistas de contraírem o vírus durante os Jogos, como o combate ao mosquito Aedes aegypti,que além do Zika, transmite a febre chikungunya, febre amarela e a dengue.
Ontem (27), após a divulgação da carta dos cientistas, o Ministério da Saúde esclareceu que o mês de agosto, quando a competição será realizada, é o período do ano de baixa incidência das doenças provocadas pelo mosquito. O ministério ressaltou ainda o fato de a OMS não ter feito nenhuma recomendação para restrição de viagens, exceto às grávidas.

Itabunense é preso em Buerarema após assalto em Jussarí


Esse homem, ainda não identificado, foi preso em Buerarema com um esta moto roubada em Jussarí. Segundo informações preliminares, ele é morador do bairro Mangabinha, em Itabuna. Uma arma foi apreendida com o assaltante. Em Itabuna, indivíduos até o momento não identificados, em um veículo Ranger de cor prata, cometeram assalto na avenida Itajuípe. De acordo com informações de testemunhas, o carro passou diversas vezes pelas ruas do bairro. Chegando na Praça da Liberdade, tomaram de assalto uma moto XRE-300, de cor branca, que estava parada em uma barraca de hambúrguer. O inusitado foi que, além de roubarem a moto, os indivíduos levaram ainda, seis hambúrgueres que estavam prontos na barraca para serem entregues aos clientes. Após o assalto, os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado.

Com déficit, governo corta subsídios à baixa renda no Minha Casa, Minha Vida


O governo do presidente interino Michel Temer decidiu cortar os subsídios às faixas dos mutuários mais pobres no programa Minha Casa, Minha Vida por causa de restrições orçamentárias. O programa deixará de receber recursos do Tesouro Nacional para subsidiar famílias com renda de até R$ 1.800, correspondente à faixa 1, e de até R$ 3.600, a faixa 2.

No ano passado, o Tesouro subsidiou R$ 11,8 bilhões para os dois grupos. A partir desse ano, apenas repasses fechados anteriormente estão garantidos. O montante que ainda resta é estimado em R$ 3,5 bilhões. Com a reformulação, o programa construir 1,5 milhões de residências, metade da meta lançada anteriormente.

Segundo informações do jornal O Globo, Temer também pretende mudar o nome do MCMV e de outras iniciativas do governo do PT, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ideia é evitar associações com marcas da gestão do PT e da presidente afastada Dilma Rousseff. Fonte: Notícias ao Minuto

sábado, 28 de maio de 2016

CRISE FAZ IBGE CANCELAR CONCURSO


Após ter cancelado o concurso com 1.409 vagas temporárias para atuação no Censo Agropecuário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, em publicação na página da Fundação Cesgranrio, que vai ressarcir os valores pagos das inscrições aos candidatos que se cadastraram para participar do certame.

Para solicitar a devolução dos valores, o candidato deve ir pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil durante o período de 1º a 14 de junho, munido de identidade e CPF originais.

A seleção foi cancelada em razão de um corte de Orçamento, junto a outras 80 mil vagas autorizadas para o Censo Agropecuário. Previsto no Projeto de Lei Orçamentária, o valor da pesquisa era R$ 330,8 milhões, mas teve que ser reduzido a R$ 266,856 milhões.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

De volta: Nokia retornará ao mercado com smartphones e tablets com Android


Aós passar algum tempo como uma propriedade da Microsoft, a Nokia anunciou a sua volta ao mercado de dispositivos móveis nesta quarta-feira (18). Isso aconteceu após a empresa de Bill Gates colocar a divisão à venda por US$ 350 milhões para a FIH Mobile (subsidiária da Foxconn) e a HMD Global, confirmando um rumor que surgiu na rede recentemente. 
A transação deve ser concluída no segundo semestre deste ano, e com isso a Microsoft abre mão da marca Nokia, bem como da fábrica localizada em Hanoi, no Vietnã. Dessa forma, a empresa finlandesa terá novamente produtos com o seu nome em várias lojas ao redor do globo futuramente. 
Também houve a menção de que está nos planos disponibilizar tanto smartphones quanto tablets que levam o nome da Nokia, todos eles trazendo o Android como sistema operacional. Para isso, a HMD anunciou que vai investir US$ 500 milhões ao longo dos próximos três anos para o desenvolvimento dos produtos.
Após uma temporada ao lado da Microsoft, finalmente veremos o retorno dos aparelhos da Nokia às lojas
Quanto à Foxcoon, essa será a responsável por produzir os aparelhos em questão em uma subsidiária taiuanesa. Já a Nokia vai receber pagamentos de royalties da HMD que estiverem relacionados à venda de produtos com a sua marca. 

Casa nova, trabalho antigo 

Somado às informações acima, também foi mencionado que Arto Nummela, que atualmente é executivo da divisão mobile da Microsoft e trabalhou na Nokia por mais de uma década, passará a ser o diretor-executivo da HMD quando o acordo foi fechado. Além dele, a empresa também receberá Florian Seiche, outro executivo da empresa de Bill Gates que atuará como presidente da HMD. 
Outro detalhe divulgado é que as operações da Microsoft envolvendo os smartphones Lumia não vão ser afetadas, uma vez que ela continuará desenvolvendo produtos com o Windows 10 Mobile e manterá a marca viva ao continuar sua parceria com empresas como Acer, Alcatel, HP e VAIO.

BA: Convocada por engano para vaga em medicina é indenizada por faculdade em Lauro de Freitas


A estudante Itana Samara foi indenizada em R$ 2,5 mil após entrar na Justiça contra a faculdade Unime, localizada em lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, que em 2014 enviou um SMS para a estudante, informando que ela havia sido classificada no vestibular de medicina e a convocando para a matrícula, mas que horas depois enviou outra mensagem informando que houve um erro no sistema da unidade de ensino e que a jovem não teria sido selecionada.

Em conversa com o G1 nesta quarta-feira (25), Itana, que tem 23 anos, contou que é da cidade de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 km de Salvador. Após escolher fazer o vestibular para medicina, ela foi morar em Feira de Santana, município distante 77 km de Riachão. Quando recebeu o SMS que disse que ela estaria aprovada, a estudante conta que arrumou os documentos e pegou estrada com destino à capital baiana.

"Liguei para a central [da Unime] e eles confirmaram que eu estava aprovada. Então perguntei qual era o procedimento e eles disseram que era para eu ir na Unime o mais breve possível. Peguei meus documentos, falei com meus pais e fomos. No meio da estrada, recebi a mensagem com a informação de que a convocação tinha sido um engano, um problema na rede deles. Da estrada mesmo a gente voltou", relatou. 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PORTO SEGURO-BA: Professora é agredida em sala de aula pela mãe de aluna



Uma professora da Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Mirantes Caravelas, em Porto Seguro, foi agredida pela mãe de uma aluna no início da tarde desta terça-feira (24). Além da agressão, a mãe da aluna teria ameaçado a professora de morte. Segundo informações do vice-presidente da APLB/Sindicato – Delegacia da Costa do Descobrimento, Euvadelis Pereira Santos, a professora Valéria Calazans Santos, pediu que a mãe de uma aluna, de 14 anos, comparecesse a escola para conversar com a coordenação. “A aluna estava com as notas baixas e não estava fazendo as atividades, a professora pediu que a mãe fosse à escola para conversar com a coordenação pedagógica”, contou Santos. De acordo com informações da APLB, ao chegar à escola, a mãe da aluna conversou com a coordenadora pedagógica e se dirigiu a sala de aula onde ouviu a professora e os colegas de sua filha. “De repente, ela começou a agredir a professora, jogou ela no chão. Na queda a professora bateu a cabeça e a coluna. A agressão só não foi pior porque a coordenadora interferiu”, relatou o vice-presidente da APLB/Sindicato. A professora foi socorrida pelo Samu, sendo conduzida ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães, onde fez exames e foi liberada. A polícia também compareceu ao local e encaminhou a mãe da aluna à delegacia. Segundo informações da delegacia de Porto Seguro, a mãe da aluna e as testemunhas foram ouvidas e liberadas. “Estamos aguardando a professora para ouvi-la. O caso está sendo investigado”, informou o delegado plantonista. Nesta quarta-feira (25) a APBL/Sindicato convocou uma paralisação como ato de repúdio ao ocorrido e reivindicando mais segurança nas escolas. Segundo o vice-presidente do sindicado, essa foi a primeira vez que um professor sofreu uma agressão física, mas agressões verbais aos professores são corriqueiras nas escolas municipais. A secretária de Educação de Porto Seguro, Claudia Regina Mello, disse que a secretaria está dando todo apoio a escola e a professora Valéria. “Essa foi uma situação fora do normal. Oferecemos segurança dentro da escola, a mãe entrou porque havia sido convocada e desobedeceu as regras da escola. Provavelmente ela irá responder processo pela agressão”, informou a secretária, garantindo que há segurança para os professores dentro das escolas. (Radar64)

quarta-feira, 25 de maio de 2016

PREFEITURA DE ITABUNA INICIA REQUALIFICAÇÃO DE ESCOLA NO BAIRRO SANTA CLARA

A obra executada por homens do Departamento de Manutenção e Conservação da Infraestrutura Escolar da Secretaria Municipal de Educação começa a mudar o visual da Escola Municipal Milton Rodolfo (antigo Raimundo Machado Júnior), no bairro Santa Clara, em Itabuna, que foi construída no ano 2000 e pela primeira passa por uma reforma completa de suas instalações. A unidade também ganhará um depósito para armazenamento de produtos destinado ao preparo da merenda escolar.
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara - Foto WIlson Oliveira 2
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara
A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que a reforma seja concluída na segunda quinzena de junho. A unidade escolar será contemplada com revisão elétrica e hidráulica, reforma do telhado e construção de rampas para facilitar o acesso pessoas com deficiência ao interior da unidade. "Esse tipo de intervenção foi feito em praticamente todas as escolas da rede municipal de ensino que até o momento reformamos", afirma o coordenador do Departamento de Manutenção e Conservação da Infraestrutura Escolar, Aldemir Silva Barros Júnior.
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara - Foto WIlson Oliveira
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara
A diretora da Escola Milton Rodolfo, professora Cássia Maria Franco Nunes, destaca que as intervenções na qualificação da unidade escolar estão entre os itens apresentados pelos moradores do bairro Santa Clara e que foi incluída como obra prioritária no Programa Orçamento Participativo elaborado com a participação de moradores de bairros e distritos de Itabuna. "Eram intervenções esperadas há mais 10 anos pelos moradores do Santa Clara e da região da comunidade Ribeirão dos Cachorros", acrescenta.
A diretora afirma que a reforma contribui para melhoria do aprendizado dos alunos e até mexe com a autoestima dos professores e do pessoal de apoio à educação. "Com a requalificação da escola os alunos vêm com muito mais disposição à sala de aula. Isso facilita as nossas crianças absorverem com mais facilidade o conteúdo pedagógico ministrado em sala de aula. Até os pais se empolgam mais em trazer seus filhos para uma escola com melhor qualidade nas instalações", diz Cássia Franco Nunes.
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara - Foto WIlson Oliveira 10
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara
OBRAS
A obra de requalificação da Escola Municipal Milton Rodolfo está contemplando cinco salas de aula, laboratório de informática, diretoria, secretaria/coordenação pedagógica, três banheiros, área de recreação e cozinha. Na unidade estão 139 estudantes matriculados na educação infantil, no ensino fundamental (1º ao 5º ano), no período diurno, e no Programa Nacional de I Educação de Jovens e Adultos (Proeja), na turno noturno.
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara - Foto WIlson Oliveira 14
Prefeitura de Itabuna requalifica a Escola Municipal Milton Rodolfo antigo Raimundo Machado Júnior no bairro Santa Clara
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, tem garantido investimentos para as obras de requalificação e ampliação de escolas e creches, já tendo sido beneficiadas unidades nos bairros Santa Inês, Fátima, São Roque, Mangabinha, Pedro Jerônimo, São Caetano, Santo Antônio, Urbis IV, Conceição e Jardim Primavera, dentre outros, com o emprego de recursos gerados pela receita própria do município. Das atuais 60 unidades próprias, já são 38 as unidades reformadas e entregues a população pela atual administração.
___________________

ITAPÉ: PREFEITURA CANCELA FESTA DE SÃO JOÃO

FOTOS-PEDRÃO-008

O último ano do governo do prefeito de Itapé, Pedrão (PSB), está considerado um dos piores dos últimos tempos na cidade. Nesta semana o alcaide comunicou que a prefeitura não vai realizar a tradicional festa de São João antecipado na cidade.

O prefeito alegou que a crise financeira que vêm sendo enfrentada por muitos municípios baianos, onde a redução nos últimos meses dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). POLÍTICOS SUL DA BAHIA

CAMAÇARI: Mulher tira roupa em loja da Insinuante e posa para fotos



No final da tarde desta terça-feira (24) uma mulher, aparentando sofrer de transtornos mentais, entrou na loja Ricardo Eletro/Insinuante da Avenida Getúlio Vargas, no centro de Camaçari e tirou todas as vestes. Os funcionários e clientes que estavam presentes no local ficaram surpresos diante da situação inusitada. O gerente da loja contou à reportagem do Camaçari Notícias, que não soube se ligava para a polícia ou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), "já que claramente se tratava de uma pessoa com problemas mentais", disse. Funcionárias contaram que, após tirar toda a roupa e jogá-la dentro de um tanquinho, a mulher caminhou por toda a loja, falando coisas sem sentido. Sentou no sofá, deitou em uma das camas e não se intimidou diante das lentes dos celulares das pessoas que, ao perceberem o que estava acontecendo, fizeram várias fotos e vídeos. A situação só foi resolvida, segundo uma funcionária, quando uma senhora que disse ser psicóloga trocou algumas palavras com a mulher. Poucos minutos depois, ela se vestiu e deixou a loja. *Com informações do Camaçari Notícias

SALVADOR: COELBA CORTA ENERGIA E IGREJA TEM MISSA À LUZ DE VELAS

Fiéis assistem à missa às escuras em igreja de Salvador (Reprodução Facebook).

A missa das 18 horas na Igreja Santo Antônio da Barra, em Salvador, foi iniciada à luz de velas, nesta terça-feira, 24, depois que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido.
O padre explicou aos fiéis que a luz da igreja foi cortada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), no início da tarde, alegando falta de pagamento.
O religioso ainda tentou argumentar com o funcionário da Coelba, mostrando que a conta já havia sido quitada em débito automático e chegou a mostrar-lhe a fatura impressa, mas ainda assim o funcionário cumpriu a ordem de suspensão do serviço.
Pessoas ligadas à igreja realizaram diversas ligações para o setor de reclamação da empresa que, por volta das 18h30, encaminhou profissionais para regularizar o serviço no local.
A reportagem procurou a assessoria da Coelba, que ainda não se pronunciou sobre o assunto. Informações d´A Tarde.

ANVISA APROVA TESTE RÁPIDO DA ZIKA DESENVOLVIDO PELA BAHIAFARMA

Governador Rui Costa anuncia aprovação de teste rápido da zika (Foto Mateus Pereira/GovBA).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o teste rápido desenvolvido pela Bahiafarma para detecção do vírus da zika. O teste foi desenvolvido pela empresa farmacêutica baiana em parceria com a sul-coreana Genbody Inc., no Brasil.
A novidade foi revelada pelo governador Rui Costa em seu perfil oficial no Facebook, hoje (25), que elogiou os servidores públicos da Bahiafarma, laboratório farmacêutico público.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), além de inédito, o teste também é o primeiro feito sem a participação da Fiocruz. O teste torna mais fácil e rápida a detecção do vírus no organismo de pessoas infectadas.
Ainda de acordo com a Sesab, a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença.
O desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado.

Prefeitura de Itabuna acelera obras para reabertura do restaurante popular


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social está ultimando os preparativos, com a aceleração das obras de engenharia, visando a reabertura das unidades do Restaurante Popular prevista para junho. Nesta semana para acompanhar a construção de rampas para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência 


às unidades do Fátima e do centro da cidade, o secretário Evandro Pereira Filho e representantes do Núcleo Cuidar, Associação Grapiúna do Paraplégico, Grupo Humanos, Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (FUNDESB) e Associação Sul Baiana dos Ostomizados acompanharam a visita e destacaram ser o convite como compromisso da administração do prefeito Claudevane Leite em facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos restaurantes populares, 

que fornecem alimentação de qualidade a preços subsidiados, de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas. A partir da reabertura o custo unitário será de R$ 3,00 e cada pessoa terá direito à refeição, suco de polpa de frutas e sobremesa.
             “Essa foi a primeira vez que um órgão público de Itabuna reúne entidades que atendem pessoas portadoras de deficiência para dialogar sobre as formas de acessibilidade, antes de o estabelecimento ser reaberto”, disse o dirigente de uma das instituições. Segundo o secretário Evandro Pereira Filho além das rampas, as unidades do restaurante popular terão sinalizações e piso especial. Tais questões foram debatidas pelo secretário com os representantes das instituições.

Com capacidade para oferecer até 1.600 refeições por dia para pessoas com deficiência, desempregados, trabalhadores, estudantes e aposentados, dentre outros usuários, os imóveis que abrigam os restaurantes estão sendo reformados pela empresa Pupo Restaurante e Cozinha Industrial, que venceu a licitação para gerenciar as duas unidades, fechadas em novembro do ano passado, após ataques de vândalos e para que fossem adequadas às exigências do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde.



 Neste ano os serviços dos restaurantes foram terceirizados depois de um estudo apontar que o município poderá economizar mensalmente cerca de R$ 180 mil. As regras para aquisição das fichas pelos usuários continuarão as mesmas de antes da interrupção do atendimento ao público. Mas, de acordo com o contrato com a empresa, a Prefeitura continuará a fiscalizar e acompanhar de perto o funcionamento das duas unidades.
Com longa experiência no mercado de fornecimento de refeições coletivas, a Pupo Restaurante e Cozinha Industrial tem atuação em todo o País e na Bahia é atualmente responsável pela administração dos restaurantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Universidade Federal de Feira de Santana.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Itabuna lidera casos de Aids no interior baiano


De acordo com dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde, só neste ano já foram notificados cerca de mil novos casos de Aids na Bahia. São 968 pacientes adultos e 16 crianças com resultados positivos. Os casos infantis foram notificados em Dias D’Ávila, Itabela, Itaberaba, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Salvador. Na capital foram 8 ocorrências entre primeiro de janeiro e o dia 20 deste mês. Entre os adultos, foram notificados 545 novos casos em Salvador. No interior, Itabuna foi o município que mais detectou novos casos de pessoas com Aids neste ano. Foram 62. Em todo o estado morreram neste ano 54 pessoas, das quais um morador de Itabuna e dois de Una. (A Região)

Ele vendia drogas pelo WhatsApp em Ipiaú



Dois jovens de 18 anos foram presos na manhã desta segunda-feira (23) na área de construção da UPA, ao lado do Campo de Futebol da Baixada. Um dos suspeitos foi visto pelo Grumo (Grupo de Motociclistas da Polícia Militar) fumando maconha no local. Na casa de um deles foi encontrada uma pequena porção da erva. Rodrigo Jesus Santos e Ueligton Pereira dos Santos foram apresentados na delegacia do município. Segundo um policial militar informou, no celular de Rodrigo foi constatada conversas com usuários solicitando a droga via aplicativo WhatsApp. No aparelho também foram encontradas imagens de armas de fogo. Os suspeitos serão ouvidos na delegacia e serão investigados pelas autoridades competentes. (Giro em Ipiaú)

ESTADO CONVOCA NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

concurso público2

O Governo do Estado publicou, na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial, a nomeação de 101 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de agente penitenciário realizado em 2014. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) empossou 86 agentes aprovados no mesmo concurso.
Na última semana, a Justiça em Salvador determinou que mais agentes fossem convocados, sob risco de prisão até do governador Rui Costa.

PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÃO NO UNIVERSIDADE PARA TODOS

universidade para todos


Previsto para terminar hoje (24), o prazo de inscrições no cursinho gratuito Universidade Para Todos foi prorrogado até dia 31. O pré-universitário oferece total de 12.825 vagas para quem vai se preparar para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A inscrição deve ser feita somente pelo site da Secretaria Estadual de Educação, na aba do programa (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos).
Além das aulas de  segunda a sexta-feira, o cursinho oferece atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. Para se inscrever, o interessado deve buscar a unidade mais próxima. Os cursinhos terão turmas em 178 municípios, dentre eles Salvador, Ilhéus e Itabuna
Podem participar estudantes regularmente matriculados, em 2016, no 3º ano do Ensino Médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. Quem já concluiu o Ensino Médio também pode se inscrever.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as aulas estão previstas para começar em 6 de junho, enquanto que o período de confirmação da matrícula será de 6 a 10 de junho.

CÂMARA DE ITABUNA CONVOCA APROVADOS EM CONCURSO

Câmara convoca mais sete aprovados em concurso (Foto Pedro Augusto).

A Câmara de Vereadores de Itabuna publicou edital com convocação de mais aprovados no concurso público realizado no ano passado. Foram chamados sete concursados, que têm 30 dias para comparecer ao setor de recursos humanos da Casa e apresentar documentação exigida para contratação.
De acordo com o edital, o convocado que não se apresentar no período estipulado perderá a vaga, seguido de convocação de novos nomes conforme a ordem de classificação. O concurso da Câmara de Itabuna foi realizado em junho do ano passado. Reuniu mais de 9 mil inscritos. Abaixo, confira a lista de convocados.
Lista de Convocados
Assistente Administrativo (2° Lugar) – Juan de Matos Braga
Recepcionista (3° Lugar) – Iara Alves Santos Silva
Garçom (1° Lugar) – Reinan Santos Carvalho
Auxiliar de Copa e Cozinha (1° Lugar) – Arildo dos Santos Bittencourt
Oficial de Reprografia (1° lugar) – Wimbley Alves de Almeida Paiva
Operador de Áudio e Vídeo (1° Lugar)
 – Bruno de Jesus Santos
Assessor Técnico de Comunicação Social – Jornalismo (1° Lugar) – Claudemar Alves Oliveira

Governo suspende novas vagas do Pronatec, Prouni e Fies


Uma das vitrines da área social da gestão petista, programas de incentivo à educação e à profissionalização - como Pronatec, ProUni e Fies - não devem abrir novas vagas neste ano. São efeitos imediatos das medidas de contingenciamento previstas para o Ministério da Educação na gestão do presidente em exercício Michel Temer. A revisão é parte do que no novo governo se chama de “herança maldita” da administração da presidente afastada Dilma Rousseff.

Apesar de em alguns períodos da era petista ser comandada por ministros de outros partidos, o Ministério da Educação sempre foi controlado pelo PT. Dentre os titulares que estiveram à frente da área, estão os petistas Tarso Genro, Aloizio Mercadante e o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Interlocutores do novo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disseram ao Estado que ele pretende honrar até o fim as vagas que já foram contratadas, mas a perspectiva de abrir novas inscrições é apenas para o ano que vem - com otimismo, para os últimos meses de 2016.

O novo governo assumiu o compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT, mas considera que tem um desafio ao que afirma ser um dos legados deixados por seus antecessores: o orçamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), conforme apurou o Estado, já estaria zerado para este ano, a mais de sete meses do fim.

A decisão de abrir ou não novas vagas - e, se sim, quantas - para Pronatec, Fies e ProUni depende exclusivamente de um balanço financeiro que deverá ser realizado pelo ministro. Novos gestores do MEC têm afirmado que a pasta tem “musculatura” para administrar grandes projetos, mas esse potencial estaria sendo mal aproveitado.

Um dos pilares do slogan Pátria Educadora, escolhido para o segundo mandato de Dilma, é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em que o governo financia o estudo de alunos de baixa renda em universidades particulares, “emprestando” dinheiro que, após a formatura, é devolvido pelos beneficiados. 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA POR ITABUNA ALCANÇOU SUCESSO DE PÚBLICO

A chama olímpica passou pela cidade de Itabuna na tarde de sábado, dia 21, com grande sucesso de público, que contagiou os atletas escolhidos pela Prefeitura e os patrocinadores. A comemoração atraiu mais de 15 mil pessoas de acordo com estimativa da Polícia Militar. O comboio foi recebido na Avenida Manoel Chaves, em frente à Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no São Caetano, exatamente às 16 horas pela Banda Marcial do Colégio Estadual de Itabuna.
DSC 3674
Ao som do tema "Carruagens de Fogo", o primeiro condutor da chama olímpica na cidade foi o atleta da Associação Itabunense de Atletismo (AIA) e medalhista Pedro Sebastião Filho, o Pedro das Medalhas, que era pura emoção. "Só tenho que agradecer ao prefeito Claudevane Leite por minha indicação para viver esse momento tão forte. Para mim foi um reconhecimento. Afinal são anos de luta e de superação de dificuldades para participar de competições por este Brasil a fora. Mas, carregar a chama olímpica é uma imensa alegria que aquece as nossas forças para continuar na luta pelo esporte e pela valorização de nossa cidade", comentou.
DSC 3685
No trajeto pelas principais vias do centro de Itabuna outros 27 condutores da Tocha Olímpica contaram com o apoio e as manifestações de carinho da comunidade que lotou ruas, avenidas, praças e sacadas de prédios com manifestações de alegria por receber a cidade um dos maiores símbolos das Olimpíadas Rio 2016. A aposentada Maria das Graças Fernandes Costa levou as netas Olivia e Bárbara para vivenciarem o momento único.
DSC 3669
"Esta é uma uma oportunidade única. E, com certeza, minhas netinhas guardarão com muito carinho por toda a vida. Afinal, as duas vão poder dizer aos filhos e netos que viram a passagem da Tocha Olímpica com esta festa popular maravilhosa. Itabuna, cidade tão bonita, ganhou visibilidade nacional e se preparou muito bem para esta festa". Para as duas pequenas o momento era de alegria. "Eu vi os atletas correndo com a Tocha Olímpica e até ganhei um boné. Quando chegar na escola vou mostrar o vídeo que fiz para meus coleguinhas. É muito lindo, muito lindo mesmo", contou a pequena Barbara Costa, 9 anos.
DSC 3663
A Tocha Olímpica percorreu 5km das principais avenidas da cidade, a exemplo da Manoel Chaves e Princesa Isabel, Jardim do Ó, Cinquentenário, Fernando Cordier, Firmino Alves, Aziz Maron e Mario Padre. O revezamento foi também um momento cheio de cultura para Ana Vitória, que estava na cidade para participar do concurso público da Prefeitura de Itabuna. "É contagiante ver toda essa gente festejando o espírito olímpico. Não acompanho as Olimpíadas, mas nesse ano tive a oportunidade de receber o maior símbolo. Moro em Itajuípe, mas fui prestigiada com um momento histórico, além de assistir lindas apresentações de violino, ballet, capoeira e shows das fanfarras. Agora vou ver os jogos e torcer por nossos atletas", afirmou.
DSC 3634
Itabuna foi uma das 300 cidades do Brasil escolhidas para realizar o revezamento da Tocha Olímpica com seus próprios atletas. Foi a 18ª cidade brasileira a receber o comboio. Para realizar a festa, a Prefeitura contou com voluntários, Força Tarefa e instituições como a Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Grupo Bandeirantes do Brasil. Além disso, reuniu representantes das secretarias municipais de Governo, Indústria, Comércio e Turismo e de Saúde, que atuou no trabalho educativo e de prevenção contra AIDS e a Dengue; Esporte e Recreação e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que coordenou a programa de eventos culturais.
DSC 3633
O prefeito Claudevane Leite prestigiou o encerramento da passagem e do revezamento da Tocha Olímpica na Praça Rio Cachoeira, por volta das 18h15min. Na oportunidade houve a apresentação da Fanfarra Municipal Os Falcões. No palco, além do prefeito, estavam o último condutor da Tocha Olímpica o professor de Educação Física e atleta Paulo Roberto Rezende, o Paulão, e os secretários de Esporte e Recreação, Evaristo Cardoso Neto; do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves, dentre outras autoridades.
DSC 3629
DSC 3438
DSC 3529
DSC 3534
DSC 3556
DSC 3601
DSC 3627
DSC 3629