sábado, 30 de abril de 2016

ITABUNA: Cantinho do “terror”: bandidos invadem bar provocando mortes e muito desespero


O bar Cantinho da Feijoada, no São Caetano, em Itabuna, foi palco de uma tragédia na madrugada desse sábado. Duas pessoas morrerem e outras três ficaram feridas
Lamentavelmente, não temos como fugir de uma realidade: Itabuna está sitiada pelo medo e, já algum tempo, sentar num bar no final de semana se transformou em uma atitude de alto risco. Prova disso foi o que aconteceu na madrugada deste sábado (30). A cidade, que já vinha registrando um alto índice de violência desde o início do ano, foi palco de uma tragédia ainda maior, envolta em um ninho de mistérios.

INFORMAÇÕES: VERDINHO ITABUNA



O “Cantinho da Feijoada”, no bairro São Caetano, foi simplesmente invadido por homens fortemente armados, que dispararam inúmeros tiros. Cinco pessoas – três homens e duas mulheres - foram baleadas. Duas morreram, uma delas no local, sentada na cadeira, onde bebia uma cerveja. Trata-se de César Almeida Palmeiras, de 25 anos. Ele morava numa localidade conhecida como Gogó da Ema, no São Caetano.




Os pais da vítima estiveram na cena dos crimes, muito abalados. Segundo eles, o jovem trabalhava na feira livre, descarregando caminhão e vendendo temperos.  O irmão de César também esteve no lugar e contou que o rapaz era usuário de drogas (maconha), mas não tinha passagens pela polícia.

Os demais feridos foram encaminhados para o Hospital de Base, em ambulâncias do Samu. Lá, uma mulher identificada apenas como Camila, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo, por volta das 7 horas da manhã. Ela foi alvejada no pescoço e no rosto. De acordo com testemunhas, Camila morava no bairro Urbis IV e era lésbica, assim como Jéssica Vasconcelos de Jesus, que seria uma das donas do Cantinho da Feijoada. Jéssica foi atingida no rosto, nariz, braços e costas e seguia internada em estado grave.
Os outros sobreviventes são: Edeilton José da Conceição e João Paulo Santos Marques, de 35, morador do Pedro Jerônimo. Os dois homens foram submetidos a cirurgias e estão internados.

Suspeitas
De um lado, uma parte dos policiais relatou que os criminosos, não se sabe quantos ao todo, chegaram num veículo de placa e modelo ignorados. Até chegou-se a acreditar na suspeita de que o carro tivesse sido o mesmo usado nos dois crimes ocorridos na noite de sexta, quando um homem morreu - Anderson santos de Souza, de 25 anos – e outro ficou ferido – Nem Orea, nos bairros São Roque e Sarinha, respectivamente.

Por outro lado, soldados relataram para a perícia técnica que os bandidos estavam a pé. Tudo está sendo meticulosamente averiguado. Mais de 30 cápsulas de calibres como 380 e 38 foram recolhidas na cena da tragédia. Uma das hipóteses, é que o bando assassino não tinha um alvo real e atiraram aleatoriamente, para matar qualquer um. A Polícia Militar fez rondas pela localidade, mas não conseguiu localizar nenhum suspeito.

Vale lembrar que o mesmo bar já foi palco de outro homicídio, no ano passado. A essa altura do campeonato, o município já contabiliza 59 assassinatos, 19 apenas nesse mês de abril. E assim, segue-se a vida, sem saber onde essa violência vai parar.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

TV analógica será desligada em 20 municípios baianos em julho de 2017


O sinal analógico de televisão será desligado em 20 municípios baianos a partir do dia 26 de julho de 2017. 

De acordo com relação publicada pelo Ministério das Comunicações nesta quinta-feira (28), além de Salvador, as cidades de Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz passarão por este processo. 

A portaria do ministério lista as 349 cidades brasileiras que terão desligamento do sinal analógico. Para conferir a relação completa, clique aqui.  Do Portal CS

MEC criará cadastro de diplomas que ajudará a combater fraude


O Ministério da Educação (MEC) vai colocar no ar, em maio, na internet, o Cadastro Nacional dos Concluintes (CNC). Todos os estudantes que concluírem o ensino superior deverão preencher os dados no portal. 

Com as informações, será possível ter o registro de todos aqueles que se formaram e obtiveram o diploma universitário e acompanhar a carreira dos recém-formados, ajudando em pesquisas e avaliações.

“O portal vai ajudar a combater a fraude. Se o diploma estiver no cadastro, é verdadeiro, certificado pelo MEC. Se não, o diploma é falso”, disse, em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os concluintes deverão acessar o portal e preencher o questionário do estudante. As informações serão disponibilizadas para as instituições de ensino, que confirmarão a emissão do diploma. O CNC será aberto à consulta pela sociedade para verificação de autenticidade dos diplomas. De um a três anos após formado, o estudante preenche então o questionário de egresso.

Segundo o MEC, as informações servirão de subsídio para estudos sobre educação superior e para que as instituições de ensino acompanhem os egressos que formaram para fins de autoavaliação. 

TV Aratu terá programação 100% em HD a partir desta segunda-feira em Salvador

Capa HD

O ano de 2016 para a TV Aratu tem sido de muito trabalho e mais investimentos, algo ousado para um período tão difícil da nossa economia.
Em fevereiro, a emissora estreou nova fase de programas como “Bom Dia Bahia”, “Aratu Notícias”, “No Campo do 4”, “Dendê na Mochila” e “Chegue Mais”. Profissionais como Rita Batista e Darino Sena foram contratados e novos e modernos estúdios foram criados.
Continuando esta fase de investimentos e novidades, o canal afiliado ao SBT na Bahia estreia nesta segunda-feira, 2 de maio, mais um boa nova importante para o seu telespectador: toda a sua programação local passará a ser produzida 100% em alta definição (HD).
Quem explica a real mudança para o espectador é Anderson Fernandes, gerente de tecnologia da emissora: “Agora, toda a tela vai ficar preenchida. Aquela barra lateral preta do sinal digital da Aratu, ou aqueles banners que colocamos nas atrações da parte preta, não irão existir mais. Isso sem falar na excelência na definição da imagem”.
Anderson afirma ainda que o planejamento para este processo acontecia desde 2013: “A TV já transmitia digitalmente desde 2009, já a produção digital no estúdio foi iniciada em 2011. Desde então, vínhamos projetando essa melhoria na produção. Após o fechamento do fornecedor, finalmente chegamos à etapa de implantação e uso, após o adequado treinamento.”.
Por fim, Anderson promete mais novidades: um projeto para melhoria do sinal da emissora para interior da Bahia já está acontecendo: “Temos um projeto em andamento nesse sentido, e ele está andando. Estamos estudando a melhor forma de expandir o nosso sinal em HD para o interior”.

ITABUNA: PREFEITO VANE ABRE LICITAÇÃO PARA DEFINIR NOVAS EMPRESAS DE ÔNIBUS

Vane aposta em concorrência para melhorar serviço de trasporte público.


A Prefeitura de Itabuna “botou pra andar” a licitação para escolha das empresas de ônibus do município. O serviço é atualmente explorado pela São Miguel e Expresso Cachoeira, que podem participar da disputa. A concessão dos dois lotes de linhas municipais deverá ser sacramentada no segundo semestre deste ano.
O aviso do edital da licitação será publicado ainda hoje (29), no Diário Oficial do Município, e amanhã (30), em jornais de grande circulação, de acordo com o prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer). A partir daí, empresas interessadas terão 45 dias para apresentação das propostas. O cronograma prevê a abertura das propostas às 9 horas do dia 20 de junho.
O edital prevê a construção de um terminal de transbordo, que permitirá a conexão entre duas linhas em determinado período de tempo, pagando apenas uma passagem. O município também exige das empresas renovação da frota e GPS em todos os veículos, como forma de melhor monitorar cumprimento de itinerário e horários.
Para Vane, o processo foi “bem construído” e caminha dentro do cronograma estabelecido. “A licitação do transporte público significará uma grande conquista para a população de Itabuna”. Numa previsão otimista, as novas empresas devem começar a operar em agosto, caso não haja recurso.

JUSTIÇA AFASTA PREFEITO DE ITAPEBI POR ATRAPALHAR INVESTIGAÇÕES

Justiça afasta Francisco Brito do cargo (Foto Gazeta da Bahia).



A Justiça atendeu pedido liminar do Ministério Público estadual e determinou ontem (27) o afastamento imediato de Francisco Antônio de Brito Filho do cargo de prefeito de Itapebi. Segundo o promotor de Justiça Bruno Gontijo Teixeira, o gestor municipal tentou atrapalhar a instrução processual da ação civil pública que o MP ajuizou contra o prefeito, acusando-o de cometer atos de improbidade administrativa. Ele ficará afastado enquanto durar a fase de coleta de provas.
A decisão liminar foi proferida pelo juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, que considerou haver “evidências concretas de que a permanência do requerido no cargo de prefeito comprometerá a coleta de provas” no processo movido contra ele.
No pedido de afastamento, o promotor de Justiça Bruno Gontijo traz testemunhos de vereadores de oposição que foram ameaçados, retaliados politicamente – por meio de perseguições a parentes, com demissões, exonerações, transferências e atraso de pagamento.
Vereadores também disseram terem sido alvos de oferecimento de vantagens, como dinheiro ou cargos políticos, para que se calassem sobre as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando o órgão rejeitou as prestações de contas do prefeito dos anos de 2013 e 2014.
São as ilegalidades apontadas pelo Tribunal que baseiam a ação civil pública ajuizada pelo MP: não utilização dos 60% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para pagamento de remuneração de professores no exercício financeiro de 2013; transferência ilegal de recursos do Fundo para outras contas bancárias voltada ao pagamento de despesas alheias à área de Educação; não aplicação de ao menos 25% de receitas na Educação; e gasto com pessoal, 64,73%, acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), limite prudencial de 54%.

ITABUNA: PREFEITURA RETOMA OBRAS DO “PACÃO”

Obras do PAC 2 serão retomadas na região leste de Itabuna (Foto Divulgação).


Após liberação de R$ 3,3 milhões por parte do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta manhã de sexta (29), a retomada das obras do PAC II na região de Nova Itabuna, conhecida como Pacão. O prefeito Vane do Renascer disse ter se empenhado, junto com o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), pela liberação da verba.
Segundo a Secretaria de Comunicação de Itabuna, parte do dinheiro será para a continuidade das obras de saneamento básico nos bairros Jorge Amado, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Campo Formoso, Santa Catarina, além de Rua da Bananeira. Outra parte desses recursos servirá para o pagamento das obras já realizadas no bairro Sinval Palmeira, que foi completamente pavimentado no ano passado.
Ainda segundo o município, as obras estão sendo gradativamente retomadas pela construtora Papini Empreendimentos, que venceu a licitação feita no ano passado pela Prefeitura de Itabuna. As obras de saneamento nos bairros da zona oeste estavam paralisadas desde janeiro devido ao atraso nos repasses de verba pelo Ministério das Cidades.
Com serviços de ligações domiciliares nas ruas “C” e “E”, no Nova Itabuna, além da abertura de rede de esgotamento sanitário na comunidade conhecida como Baixa Fria, as obras foram reiniciadas e devem ganhar ritmo a partir da próxima semana. Dos mais de R$ 33 milhões para a obra, até agora foram liberados R$ 9,9 milhões.

Deputados baianos assinam PEC que exige nível superior para candidatos



Um proposta de emenda constitucional (PEC) que existe diploma de ensino superior para se candidatar a qualquer cargo eletivo, de vereador a presidente, tramita hoje na Câmara dos Deputados. De acordo com o jornal Correio Braziliense, 190 deputados federais já assinaram a PEC Ainda segundo a publicação, destes 190, 32 não tem nível superior e, portanto, não poderia ser candidatos. Entre eles, os baianos: Daniel Almeida (PCdoB), Uldurico Junior (PV) e Valmir Assunção (PT). Os primeiros têm superior incompleto, já o último apenas fundamental completo. Ao jornal, a assessoria do petista informou que Valmir Assunção assinou sem ler direito a proposta e ao saber, posteriormente, do conteúdo dela, pediu a retirada do nome da lista de assinatura. O curioso é que o ex-presidente e também petista, Luiz Inácio Lula da Silva, não chegou a cursar a faculdade e teria impedida um eventual candidatura ao Planalto em 2018. A PEC, apresentada em 15 de março deste ano, tem como autor o deputado Irajá Abreu (PSD-TO), filho da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB). (Bocão News)

Impeachment pode levar Rui a mudar time



Ao longo de ontem, circulou na imprensa nacional a informação de que a presidente Dilma Rousseff (PT) já dá como certo seu afastamento do cargo. O processo de impeachment contra a petista em análise na comissão especial formada no Senado deve ser votado no dia 6 de maio e o governo considera que a derrota é irreversível no colegiado, onde dos 21 integrantes, apenas cinco são contrários ao impedimento. A notícia não agrada em nada ao governo Rui Costa, na Bahia. À medida que a aprovação do processo no Congresso Nacional se torna iminente, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) articula a formação do seu ministeriado, inclusive com a participação do presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, cotado para a Secretaria de Governo.Nesse cenário, a troca de figurinhas no governo federal causaria um problema que o governador Rui Costa não gostaria de ter em sua gestão: alocar os possíveis baianos que ficarão desempregados após Temer começar a atender seus aliados e, consequentemente, ser obrigada a mexer em seu time.

Juro do cheque especial atinge em março marca inédita de 300% ao ano


Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial atingiram em março a marca inédita de 300% ao ano – o maior patamar desde o início da série histórica, em julho de 1994, ou seja, em quase 22 anos. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Banco Central.

Em relação a fevereiro, os juros cobrados do cheque especial tiveram, em março, aumento de 6,9 pontos percentuais. Nos últimos 12 meses até março, a alta foi de 80,4 pontos percentuais - estavam em 220% ao ano em março de 2015.

Junto com o cartão de crédito rotativo, os juros do cheque especial estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos, alertam os especialistas, só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. A inadimplência do cheque especial somou 15,3% em março. 

Carta de senadores pede renúncia de Dilma e novas eleições


Um grupo de senadores entregou nesta quinta-feira (28) à presidente Dilma Rousseff uma carta na qual solicitam que ela aceite encerrar seu governo mais cedo e apoie uma proposta de emenda constitucional para realização de novas eleições já em outubro. A proposta é por novas eleições para mandato tampão de dois anos ou uma proposta de plebiscito sobre fim do governo, que viabilize novas eleições para driblar a impossibilidade constitucional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com os autores da PEC, solicitou que entregassem a carta, na qual apelam para um gesto de "grandeza e coragem" da presidente. O documento foi entregue ao chefe de gabinete, Jaques Wagner, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A carta tem assinaturas de senadores do PMDB, PSB, Rede, PDT, PSD, PCdoB e PT. O assunto já foi tema de conversas entre Dilma, Wagner e Lula. “A gravidade do momento porque passa a Nação brasileira só será superada com atos de grandeza e coragem de nossas lideranças e nossas instituições políticas”, diz o texto da carta, completando que a crise não se resolverá com o impeachment. “Apelamos em favor de uma saída altiva de apoio a uma saída da crise pelo voto popular”, pedem os senadores, invocando ainda que Dilma “se coloque a disposição do povo brasileiro”. O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) é contra. "Sempre defendi eleições pelas vias constitucionais. A não ser que o TSE tome a decisão pela impugnação da chapa de Dilma e Temer, não há hoje caminho constitucional que leve a novas eleições antes de 2018", disse. (Bahia Notícias)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O VICE-PREFEITO, ADELGUNDES FERREIRA “GUNGA”, É EMPOSSADO PREFEITO DE ITAPEBI


Às 9h43m desta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores, sob calorosos aplausos da população presente. O novo prefeito de Itapebi, Adelgundes Ferreira dos Santos, mais conhecido como Gunga, tomou posse. O presidente Leo de Noeme não apareceu, e segundo informações dos funcionários que alegavam está cumprindo ordens informavam que por determinação do presidente que a Casa permanecesse fechada e o som do auditório desligado.
Plenario da Camara municipal com 6 vereadores

“Mesmo assim, com a presença de seis vereadores (maioria absoluta), sendo eles; Agnaldo de Carvalho “Paraíba” (PRB), Anthero Botelho (PP), Neumar Queiroz (PRB), Paulo Henrique Nascimento Almeida “Paulo mão de quiabo” (PP), Paulo Rosa Pereira ” Paulinho de Fifia” (PP) e Plinio Guerrieri Correia (PSD), em sessão solene empossaram  Prefeito de Itapebi, o vice-prefeito Adelgundes Ferreira dos Santos, em substituição ao Prefeito Francisco Antônio de Britto Filho, afastado pela Justiça, através do juiz José Roberto Freitas, na  quarta-feira, (27), por improbidade administrativa. Entre os atos de improbidade cometidos pelo gestor listados na decisão liminar do juiz Roberto Freitas estão:

1 – Não pagamento de 60% dos recursos do Fundeb para pagamento dos salários dos professores no exercício de 2013;
2 – Desvio de recursos do Fundeb para pagamentos de despesas de outras áreas não relacionadas à educação;
3 – Não aplicação de pelo menos 25% de recursos próprios na educação municipal;
4 – Extrapolação do limite prudencial definido na Lei de Responsabilidade Fiscal para pagamento de pessoal em 2013, em mais de 10%.

   O pedido de afastamento foi requerido pelo MPE-BA através do promotor de justiça, Bruno Gontijo Araújo.



Gunga e a porta fechada

Após a posse, o novo prefeito se dirigiu para a prefeitura, mas se deparou com a porta de acesso fechada e sem nenhum servidor.
Parte da população se revoltou e tentou adentrar o prédio. Gunga, já de imediato está determinado a fazer auditoria nas contas públicas do município.




Prefeito Gunga em seu primeiro despacho


Gunga e os Vereadores Neumar e Paulinho de Fifia
 
ItapebiAcontece

DEFERIDOS 76% DOS PEDIDOS DE GRATUIDADE NO CONCURSO DA PREFEITURA DE ITABUNA

Dos 3.428 candidatos que solicitaram isenção na taxa de inscrição do concurso público para provimento de cargos na Prefeitura de Itabuna, 76% cento, ou seja, 2.637 pessoas, obtiveram êxito e farão, gratuitamente, as provas seletivas. Reivindicaram a gratuidade, candidatos aos cargos de Auxiliar de Infraestrutura, Agente de Fiscalização, Técnico em Radiologia, Técnico em Informática, Administrador, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro Assistencial, Farmacêutico, Fisioterapeuta Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Letras e Professor de Matemática.
Panorâmica de Itabuna - Secom  Divulgação
Os pedidos foram feitos diretamente no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), via internet, entre os dias 28 e 30 de março. De acordo com a Comissão Organizadora, a maior parte da gratuidade indeferida está relacionada a conflitos de informação junto ao Cadastro NIS (Número de Identificação Social), quando confrontado com o CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais) do Governo Federal.
Mas a Comissão explica que os candidatos que tiveram pedidos indeferidos ainda têm uma chance de recorrer da decisão. Hoje e amanhã, dia 29, a Funcab disponibilizou um link em seu site ( www.funcab.org.br ) para apresentação de recurso.
MAIS VAGAS
O Diário Oficial do Município também tornou pública a retificação do Edital de abertura do concurso público, ampliando de 50 para 70, o número de vagas para agentes de Endemias. Na mesma publicação informa que os candidatos para o cargo de Educador Físico têm que apresentar o certificado de conclusão do ensino superior completo em Educação Física (Bacharelado) e registro no Conselho de classe.
O concurso público da Prefeitura de Itabuna será realizado no próximo dia 22 de maio. Os valores das taxas são os seguintes: R$ 50,00 para os cargos de Ensino Fundamental; R$ 80,00 para os de Ensino Médio e Técnico; e R$ 100,00 para os de Ensino Superior.
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de resultado final no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. As informações sobre os locais e os horários de aplicação das Provas Objetiva e Discursiva serão divulgadas no site www.funcab.org com antecedência mínima de cinco dias da data de sua realização.
O Edital também informa que 5% das vagas oferecidas são reservadas para pessoas com deficiência (PCD), desde que comprovada a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo para o qual o candidato se inscreveu. Todas as informações detalhadas a respeito do concurso público – e as mudanças que constam na retificação publicada – também podem ser encontradas no site da Funcab ( www.funcab.org ) ou no Portal da Prefeitura de Itabuna (www.prefeituradeitabuna.com.br ).

Mais de 18 mil lojas foram fechadas esse ano na Bahia, diz sindicato


A crise econômica que o Brasil enfrenta, acirrada com a indefinição do cenário político, tem causado sérios impactos na economia baiana. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, somente no estado são mais de 18 mil lojas fechadas nos últimos meses. Em Salvador esse número chega a quase 4 mil, segundo o dirigente. Em entrevista na Metrópole FM, em Salvador, Mota afirmou que a capital baiana registrou o fechamento de aproximadamente 18 mil postos de trabalhos nos últimos 12 meses. “É uma crise que está indo para o campo social de maneira violenta e está repercutindo na roda da economia”, afirmou. O presidente ainda apontou que o cenário para o Dia das Mães não é dos melhores para as famosas contratações temporárias. “A crise está muito forte e a meta das empresas é manter quem já está empregado. Estamos sem perspectivas diante dessa instabilidade política que estamos vivendo”, frisou.

ITABUNA-BA: Homicídio no Santa Inês - taxista é executado


Josenildo Batista da Silva (Dinho), 58 anos, taxista, natural de Una, foi assassinado na rua dos Mutuns, no bairro Santa Inês, em Itabuna. De acordo com testemunhas, os atiradores estavam em um carro Sedan, de cor prata e cometeram o crime na manhã desta quinta feira (28). A vitima foi perseguida pelos indivíduos e, em seguida, executada dentro do táxi 2648, da Praça 1, perto da FTC. O DPT esteve no local para a remoção do corpo. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Itabuna, Eduardo Cardoso, esteve no local e acompanha os desdobramentos da situação no DPT. De acordo com o sindicalista, a vítima atuava como taxista há mais de 30 anos. Cardoso diz que ainda não há indícios da motivação do crime. Já são 16 homicídios em Itabuna no mês de abril, o 56º de 2016.  Por:  

FIES ANTECIPA INSCRIÇÕES E MUDA REGRA PARA FACILITAR PREENCHIMENTO DE VAGAS

Mercadante anuncia novas regras para o Fies (Foto Marcelo Camargo/Ag. Brasil).

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças foram anunciadas hoje (27) pelo Ministério da Educação (MEC) e serão implementadas no segundo semestre. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a intenção é facilitar o preenchimento das vagas. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida.
As mais de 100 mil vagas remanescentes no processo seletivo do primeiro semestre que não forem preenchidas até o segundo semestre serão novamente ofertadas. A inscrição, que no ano passado ocorreu em agosto, será antecipada para o período de 14 a 17 de junho deste ano.
No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. O Rio de Janeiro terá, no entanto, calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos. As datas serão divulgadas posteriormente.
“Vamos ter uma importante flexibilização no sistema e vários novos estímulos para que mais estudantes possam acessar o Fies”, disse Mercadante. Ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas, Segundo Mercadante, serão mais que as 314 mil ofertadas no ano passado, e os recursos para o programa já estão assegurados.
NOVAS REGRAS
As novas regras incluem a ampliação do prazo para conclusão da inscrição de cinco dias corridos para cinco dias úteis e maior autonomia para a instituição confirmar a matrícula do estudante, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Haverá também redução do patamar mínimo de prestação do Fies de R$ 100 para R$ 50. As mudaças valerão para os contratos firmados no segundo semestre.
O MEC também flexibilizou a oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. De acordo com Mercadante, o remanejamento segue a demanda por esses cursos. Saúde terá metade das vagas nas áreas prioritárias, engenharia, 40%, e cursos para a formação de novos professores, 10%.

DIA DO TRABALHADOR EM ITABUNA TERÁ TARGINO GONDIM

Sanfoneiro anima o 1º de Maio em Itabuna (foto Divulgação)


A comemoração do Dia do Trabalhador em Itabuna será no ritmo do forró. A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) programou festa animada pelo sanfoneiro Targino Gondim para o 1º de maio. O evento está marcado para começar às 13 horas, no Recanto dos Comerciários (Bairro da Conceição).
Além de Targino, a festa do trabalhador terá ainda a presença da banda Via de Acesso. De acordo com a CTB, não haverá venda de ingresso para o evento. Quem quiser participar deve procurar um dos sindicatos filiados à Central para obter o convite. Além disso, será necessário levar um quilo de alimento perecível ao Recanto dos Comerciários.
Os alimentos serão doados ao Albergue Bezerra de Menezes e ao Núcleo Cuidar.

CERB VAI PERFURAR POÇOS ARTESIANOS EM ITABUNA

Cerb vai perfurar 13 poços nos bairros de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna utilizará recursos fornecidos pela Defesa Civil do Estado para perfurar 13 poços artesianos em bairros da cidade. De acordo com o prefeito Claudevane Leite, um convênio foi firmado com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que ficou responsável pelos estudos geológicos e perfuração dos poços.
A captação de água no subsolo se tornou uma das alternativas dos itabunenses, diante do agravamento da crise hídrica. Com a captação em suas estações comprometida, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) há muito tempo não consegue nem de longe atender à demanda. A Defesa Civil já colabora com o município, desde a decretação de estado de emergência pelo Estado, viabilizando carros-pipa que trazem água de estações da Embasa em Ubaitaba e São José da Vitória.
Alguns moradores também têm contratado empresas particulares para perfurar poços, um serviço que chega a custar entre 12 e 13 mil reais. Como o valor é proibitivo para famílias de baixa renda, a expectativa é de que os poços perfurados pela Cerb aliviem o sofrimento dessas famílias.
Ligado ao Movimento de Luta pela Terra (MLT), o vereador Aldenes Meira (PCdoB) solicitou à Cerb que também perfure poços artesianos em áreas da zona rural de Itabuna. Segundo ele, três já foram perfurados e a companhia irá viabilizar outros quatro.

ROMPIMENTO DE ADUTORA COMPLICA (AINDA MAIS) ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ITABUNA

Adutora que se rompeu tem diâmetro semelhante a este da foto (Foto Emasa/Arquivo).


O abastecimento de água em Itabuna está suspenso desde a madrugada desta quinta-feira (28), quando adutora de Castelo Novo se rompeu. O incidente ocorreu na região conhecida como Manoel Chinês.
A adutora que se rompeu tem 550 milímetros. Desde a forte estiagem, no segundo semestre do ano passado, Castelo Novo se tornou a principal estação de captação de água para o município. Por estar no nível do mar, a água tem alto nível de concentração de cloreto de sódio, deixando a água salgada e imprópria para ingestão humano e animal.  
A expectativa da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) é de que o reparo na rede seja concluído nesta tarde. Ainda de acordo com a empresa, o bombeamento de água a partir da estação de Castelo Novo deve ser retomado à noite. “A Emasa espera contar com a compreensão de todos e pede desculpas pelos eventuais transtornos causados à população”, informa a nota da diretoria da empresa.

ITABUNA: Síndico do Pedro Fontes II é assassinado com 7 tiros


Givanildo Siciliano dos Santos, 43 anos, síndico do Pedro Fontes II, no bairro São Roque, foi assassinado com cerca de sete tiros, na noite de quarta-feira (27), na entrada do condomínio. Motivação e autoria do crime ainda não são conhecidos. 

A ex-esposa de Givanildo trabalha no Presídio de Itabuna. Segundo testemunhas, três homens a pé participaram do assassinato. 

O síndico deixa esposa e quatro filhos. Já são 15 homicídios no mês de abril em Itabuna, o 55º de 2016.Verdinho Itabuna

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Aos 75 anos, morre ator Umberto Magnani, o padre Romão de 'Velho Chico'


Morreu nesta quarta-feira (27), aos 75 anos, o ator Umberto Magnani. A informação foi divulgada pelo Portal R7. No ar como o padre Romão em 'Velho Chico', ele sofreu um acidente vascular cerebral encefálico (AVE) durante as gravações da trama e estava internado após passar por uma cirurgia (leia aqui). Natural de Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, o veterano estreou na dramaturgia em 1973, na primeira versão de Mulheres de Areia, na Tupi, mas só passou a se dedicar às novelas com assiduidade a partir dos anos 1980. Velho Chico marca seu retorno à Globo depois de uma longa temporada na Record, onde atuou Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo (2010) e na minissérie Milagres de Jesus (2014), entre outras produções, totalizando cerca de 20 trabalhos no currículo. Para dar continuidade à trama, o autor Benedito Ruy Barbosa já havia improvisado a entrada de Carlos Vereza como padre Benício no núcleo religioso da cidade de Grotas do São Francisco. bn

terça-feira, 26 de abril de 2016

Itabuna reinicia amanhã vacinação contra gripe Influenza



Está confirmada para esta quarta-feira, dia 27, o reinício da vacinação contra a gripe Influenza A ((H1N1) nas Unidades Básicas de Saúde do município de Itabuna. A vacinação é destinada a crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, a exemplo de diabetes e asma, conforme determinação do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde antecipou a imunização quando mais de cinco mil pessoas receberam a dose no último dia 17. O processo de vacinação contra a gripe Influenza A se estenderá até 20 de maio. Equipes também estão preparada para levar a vacina a pacientes e profissionais de saúde nos hospitais, presídio e instituições filantrópicas, a exemplo do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), à medida que novos lotes sejam liberados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, voltou a lembrar de que as doses de vacinas estão sendo repassadas fracionadas aos municípios. Itabuna por exemplo, recebeu até agora 24 mil das 60 mil doses previstas pelo Ministério da Saúde. Mas ele acredita que até o encerramento da campanha em nível nacional, o município atinja a meta de imunizar 80% do público alvo. Paulo Bicalho recorda também que Itabuna não participará do Dia D da Mobilização Nacional, em 30 de abril, justamente porque já antecipou a imunização do público-alvo. O resultado superou a expectativa ao ultrapassar a meta prevista para aquela data. “Entretanto, vamos continuar atendendo a população normalmente, nas Unidades Básicas de Saúde, onde estão sendo distribuídas as doses”, reforçou.

Novo calendário pode antecipar votação de impeachment de Dilma




O plenário do Senado poderá votar no dia 11 de maio a abertura do processo de impeachment da presidente, de acordo com novo calendário de tramitação definido pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado para presidir a comissão especial sobre o caso. 

Lira contou à reportagem da Folha de S. Paulo que, se depender dele, a comissão votará no dia 6 de maio, uma sexta-feira, o parecer pela admissibilidade ou não do processo de afastamento de Dilma. Com isso, abrirá o prazo necessário de 48 horas (excluindo fim de semana), nos dias 9 e 10, para que a votação seja realizada em plenário no dia 11. 

Até esta manhã, Lira trabalhava com a hipótese de a comissão encerrar os trabalhos no dia 9 -neste caso, o plenário então poderia apreciar o caso somente a partir de 12 de maio. 

'Velho Chico' decepciona por baixa audiência e fica atrás de novela das seis

Antônio Fagundes é o coronel Afrânio


A novela "Velho Chico" já causa desconforto na cúpula da Globo por causa dos baixos índices de audiência.
Para ter uma ideia do que está acontecendo, a novela, na quarta, deu 24 pontos e perdeu até para a das seis, "Êta Mundo Bom!", que marcou 26.
Outra novela que incomoda "Velho Chico" é a das sete, "Totalmente Demais".
Na mesma quarta, ela marcou 28 pontos, quatro a mais do que a trama nobre da emissora.
A novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" (Record) tem motivos para comemorar: Em comparação com os primeiros dez capítulos da primeira temporada, em 2015, os índices subiram de 12 para 15,5 pontos em SP (cada ponto equivale a 69 mil casas), crescimento de 28%.

PREFEITURA DE ITABUNA REFORMA E AMPLIA ESCOLA DO NOVA CALIFÓRNIA

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, vai entregar na primeira quinzena de maio a Escola Municipal João Alves Araújo, no bairro Nova Califórnia, que está sendo completamente reformada e ampliada. A unidade ganhou três novas salas: uma de aula, outra para reuniões dos professores e de coordenação pedagógica, além de três novos banheiros, sendo um adaptado para cadeirantes. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que a obra seja concluída até o próximo dia 10.
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia - Foto Gabriel de Oliveira 1
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia
As obras executadas pela equipe do Departamento de Manutenção e Conservação da Infraestrutura Escolar da Secretaria de Educação vão garantir mais conforto e comodidade aos alunos e funcionários da unidade escolar. Segundo professores e funcionários desde que foi construída em 1990, a unidade jamais tinha passado por uma grande reforma de suas instalações. "Estávamos ansiosos para que esses investimentos fossem feitos pelo município. Estamos recebendo uma nova escola", comemora a vice-diretora Celidalva Neves Queiroz.
Para a professora, as obras de reforma e ampliação são um grande presente não somente para os professores, funcionários de apoio e estudantes, mas para a comunidade da Nova Califórnia. Celidalva observa que a boa estrutura física ajuda no processo de aprendizagem dos estudantes, que ficam mais empolgados com salas mais confortáveis, limpas e arejadas. "Os nossos alunos vão encontrar uma escola completamente diferente daquela que deixaram no final do ano letivo mês passado. Quando retornarem das férias verão que tudo mudou para melhor", afirma Celidalva Neves.
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia - Foto Gabriel de Oliveira 3
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia
As intervenções incluíram reparos no telhado, redes elétrica e hidráulica e pintura interna e externa; recuperação das grades das janelas e portas e da área de recreação. Também foi construída rampa de acessibilidade para facilitar o deslocamento dos estudantes portadores de deficiência. "Era uma reivindicação antiga da comunidade, porque os alunos especiais tinham muita dificuldade para chegar às salas de aula", afirma o coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Aldemir Júnior.
A Escola Municipal João Alves Araújo oferece vagas para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos períodos da manhã e tarde. Neste ano, a escola deverá contar com cerca de 300 alunos, pois receberá aqueles que em 2015 estudaram na Escola Santo Antônio do Carmo, no mesmo bairro. A matrícula ainda pode ser feita pelos pais ou responsáveis na própria secretaria da escola. O ano letivo está previsto para começar no próximo dia 18 de maio.
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia - Foto Gabriel de Oliveira 5
Reforma e ampliação da Escola Municipal João Alves Araújo no Nova Califórnia
A João Alves está entre as 31 unidades escolares municipais que foram completamente reformadas e ampliadas pela administração do prefeito Claudevane Leite. Nos últimos três anos o prefeito Vane garantiu investimentos maciços para obras em escolas e creches em bairros como Santa Inês, Fátima, São Roque, Mangabinha, Pedro Jerônimo, São Caetano, Santo Antônio, Urbis IV, Conceição e Jardim Primavera, dentre outros, com o emprego de recursos gerados pela receita própria da Prefeitura e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

CRISE FAZ DESABAR CACHÊS DE MÚSICOS

Wesley Safadão foi dos que mais sentiram, segundo colunista.

Números divulgados pelo colunista Ricardo Feltrin, do Portal Uol, revelam o efeito da crise também no mundo artístico. Músicos que antes cobravam até R$ 800 mil por show, a exemplo de Wesley Safadão, foram forçados a se adaptar aos tempos bicudos. Safadão viu o cachê despencar de R$ 800 mil para até R$ 200 mil.
O Rei Roberto Carlos, que completou 75 anos no final de semana, também sentiu. Os shows estão saindo por R$ 750 mil agora, conforme o colunista. Antes, era R$ 1 milhão em média. Confira alguns números, conforme apurado por Feltrin.
Roberto CarlosR$ 1 milhão
Agora: R$ 750 mil
Redução de 25%
Wesley SafadãoEntre R$ 500 mil e R$ 800 mil
Agora: R$ 200 mil
Redução entre 60% e 75%
Jorge & MateusR$ 400 mil
Agora: R$ 320 mil
Redução de 20%
Ivete SangaloR$ 350 mil
Agora: R$ 250 mil
Redução de 28,5%
Claudia LeitteR$ 300 mil
Agora: R$ 175 mil
Redução de 41,6%
Gusttavo LimaR$ 320 mil
Agora: R$ 220 mil
Redução de 31,25%
Fernando & SorocabaEntre R$ 250 mil e R$ 300 mil
Agora: R$ 150 mil
Redução entre 40% e 50%
Victor & LeoEntre R$ 240 mil e R$ 280 mil
Agora: R$ 110 mil
Redução entre 54,1% e 60,7%
Luan SantanaR$ 200 mil
Agora: R$ 160 mil
Redução de 20%

Paula FernandesR$ 150 mil
Agora: R$ 120 mil
Redução de 20%
AnittaR$ 80 mil
Agora: R$ 40 mil
Redução de 50%
Nando Reis
R$ 65 mil
Agora: R$ 35 mil
Redução de 46,1%
Naldo BennyR$ 30 mil
Agora: R$ 6 mil
Redução de 80%

Dupla é presa após tentativa de assalto no São Caetano


Policiais da Rondesp apreenderam na noite desta segunda-feira (25) uma dupla acusada de tentativa de assalto no bairro São Caetano, em Itabuna. 

 A dupla foi identificada como Rodrigo, vulgo "Duguigo" morador do Vila Anália, e George, vulgo "belisco", morador do São Caetano. Os dois foram apresentados na DP. Verdinho Itabuna

ITABUNA: Homicídio no João Soares


Raomi Paixão Monteiro (Raomi do Vila Zara) foi morto com diversos disparos de arma de fogo na manhã desta terça-feira (26) na rua X, bairro João Soares, em Itabuna. A vítima estava em uma motocicleta quando alvejada pelos tiros. Em seu corpo há várias tatuagens, inclusive de palhaço (associada a roubo e morte de policiais). De acordo com informações, os atiradores estavam em um veículo Palio. Já são 14 homicídios em Itabuna no mês de abril e o 54º de 2016.

Após derrame, ator entra em coma e desfalca gravações em 'Velho Chico'



Intérprete do padre Romão de Velho Chico, o ator Umberto Magnani passou mal ontem (25) à tarde quando se preparava para gravar cenas da novela das nove nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Magnani, de 75 anos, teve um AVC (Acidente Cerebral Vascular) e está internado em coma profundo. A Globo ainda não definiu como ficará o personagem de Magnani na novela, mas já dá como certo que o ator não retorna mais à produção.

O desfalque obrigará os autores de Velho Chico a reescreverem várias cenas. Padre Romão é um personagem importante, que trafega por dois núcleos rivais, o liderado pelo coronel Afrânio (Antonio Fagundes) e o encabeçado por Santo (Domingos Montagner). Está presente em quase todos os capítulos nas próximas semanas de Velho Chico.

Nos próximos dias, em cenas já gravadas, padre Romão ajudará a família de Santo após o atentado sofrido pelo agricultor no capítulo de ontem. Ele também será o responsável por levar a notícia da chegada de Miguel (Gabriel Leone) a Grotas de São Francisco ao seu pai biológico, mesmo sem que Santo saiba que é pai do rapaz. Isso deixará o agricultor tenso, e sua mulher, Luzia (Lucy Alves), ainda com mais medo de que o segredo que ela escondeu do marido venha à tona.

A partir da semana que vem, a participação do padre na trama inclui cenas importantes, como o encontro das rivais Tereza (Camila Pitanga) e Luzia em sua igreja e a confissão de Santo sobre o amor que ainda sente pela ex-namorada. Até uma cena corriqueira em que Miguel aparece na igreja para conhecer o padre e acaba encontrando sua avó paterna, Piedade (Zezita Matos), deve sofrer alteração.

Magnani tem mais de 20 novelas em seu currículo. Estreou em 1973, na primeira versão de Mulheres de Areia, na Tupi, mas só passou a se dedicar às novelas com assiduidade a partir dos anos 1980. Velho Chico marca seu retorno à Globo depois de uma longa temporada na Record, onde atuou em Amigas e Rivais (2007), Ribeirão do Tempo (2010) e na minissérie Milagres de Jesus (2014), entre outras produções.

Na Globo, foi um ator muito presente nas tramas de Manoel Carlos _fez Por Amor (1997), Mulheres Apaixonadas (2003) e Páginas da Vida (2006), entre outras. Velho Chico é a segunda novela de Benedito Ruy Barbosa em que atua. A primeira foi o remake de Cabocla (2004). Fonte: Com informações do Notícias da TV

segunda-feira, 25 de abril de 2016

PREFEITO VANE PROMETE PAGAMENTO ATÉ SEXTA E CARROS-PIPA VOLTAM A OPERAR EM ITABUNA

Carros-pipa voltam a abastecer tanques comunitários, após negociação com o prefeito de Itabuna (foto Lucas França)

Após suspender os trabalhos devido a um atraso nos pagamentos, os motoristas de carros-pipa retomaram hoje (25) o abastecimento dos 130 tanques comunitários instalados em Itabuna. Devido à estiagem, a cidade hoje depende dessa operação, que traz água de reservatórios da Embasa em Ubaitaba e São José da Vitória. A despesa é custeada com recursos do Estado, o que foi viabilizado após o decreto que reconheceu a situação de emergência em Itabuna.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Município, o prefeito Claudevane Leite participou da negociação com os motoristas, e prometeu pagamento até sexta-feira (29). A informação da Coordenação Municipal da Defesa Civil é de que os recursos já estão em uma conta bancária, mas a liberação só pode ser feita por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
A Secom informa que o cartão foi solicitado no dia 23 de março, mas o município ainda não o recebeu. Essa forma de pagamento é estabelecida pelo decreto que regulamenta o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

PARA MARTA VANTAGEM DE TEMER SOBRE DILMA É QUE 'ELE CONVERSA'


Do - Diário do Poder - A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) afirmou que é "um caminho inevitável" o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o surgimento da administração do vice-presidente Michel Temer e elogiou a experiência e a capacidade de diálogo do correligionário. "Um vantagem de Temer ao que está aí é que ele conversa", disse.
"A situação hoje é de um governo extremamente fragilizado, economia esfarelando e não vemos alternativa", disse a ex-petista. "O impeachment tem embasamento jurídico, que pode ser forte, pode ser fraco", disse, ressaltando que o "embasamento da política é de 100%".
Em evento organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) para a preparação das comemorações do dia 1º de Maio, Marta destacou que, sem a participação das centrais sindicais na formulação de políticas públicas, o Brasil não avançará.
Antes de seus comentários, a senadora destacou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a sociedade terá que contribuir com sacrifícios para a melhor gestão das contas públicas e que o governo Temer saberá cortar despesas para tornar o Estado mais eficiente. Ela disse que "o trabalhador deve ficar atento" às mudanças, mas afirmou ter certeza de que a administração de Michel Temer irá preservar os direitos dos assalariados. (Com informações da agência Estado)

Impeachment é articulado por uma “quadrilha legislativa”, diz Lula



Para  Luiz Inácio Lula da Silva,  o processo de impeachment contra Dilma está sendo conduzido por uma quadrilha legislativa aliada com a grande imprensa. Segundo o ex-presidente, é "uma aliança oportunista entre a grande imprensa, os partidos de oposição e uma verdadeira quadrilha legislativa, que implantou a agenda do caos". O discurso do ex-presidente foi lido pelo diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, durante encontro promovido pela Aliança Progressista, nesta segunda-feira, 25.

Ao falar sobre o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, Lula disse que “ali não houve uma mínima análise de argumentos e provas. Houve um pelotão de fuzilamento, comandado pelo que há de mais repugnante no universo político”. 

Para o ex-presidente, uma das razões da ação para a saída de Dilma é abafar as investigações e o combate à corrupção no país.“Os golpistas querem voltar ao poder para controlar, justamente a polícia. Intimidar o Ministério Público e a Justiça, como fizeram no passado. Para restabelecer o reino da impunidade que sempre os preservou”.

A COELBA ESCLARECE A FALTA DE ENERGIA DESTE DOMINGO


A Coelba esclarece que a falta de energia registrada às 16h38 de hoje nos municípios do Sul, Extremo Sul, Jequié e Vitória da Conquista foi causada por defeito em equipamento da rede de transmissão de propriedade e responsabilidade da CHESF.

Desde o início da interrupção, a Coelba esteve em permanente contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável  pela operação do equipamento, e continua acompanhando as manobras de normalização das cargas.

Às 16h44 o fornecimento foi normalizado em Vitória da Conquista. Às 17h34 foi normalizado em Itabuna, Ilhéus e região. Os demais municípios afetados ainda estão em processo de normalização.
Mais informações sobre o problema devem ser solicitadas à CHESF.

Apagão: Cidades do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano ficaram sem luz neste domingo


Cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste Baiano vivenciaram mais um apagão neste domingo (24). Em Maiquinique, o fornecimento de energia foi suspenso por volta das 16:40h, retornado exatamente às 18h36. 

Segundo o gestor da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) Bruno Borges, o problema aconteceu em decorrência de uma pane na transmissão via Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). Os motivos da falha ainda são desconhecidos.

De acordo com, Bruno Borges, em declaração ao Blog do Anderson, o problema aconteceu em decorrência de uma pane na transmissão via Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).
Já em nota, a Coelba esclarece que a falta de energia registrada às 16h38 de hoje nos municípios do Sul, Extremo Sul, Jequié e Vitória da Conquista foi causada por defeito em equipamento da rede de transmissão de propriedade e responsabilidade da CHESF. 

Desde o início da interrupção, a Coelba esteve em permanente contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela operação do equipamento, e continua acompanhando as manobras de normalização das cargas. Ainda de acordo com a nota, mais informações sobre o problema devem ser solicitadas à CHESF.

Ator da Globo deixa equipe de novela em alerta por consumo de álcool


Os problemas de Fábio Assunção com a bebida alcoólica está preocupando a equipe de “Totalmente Demais”, novela da Rede Globo, de acordo com a revista Conta Mais. Fontes asseguraram à publicação que o ator tem sido acompanhado pela produção da novela da Globo quando está de folga das gravações no Rio de Janeiro. Assunção também deu trabalho fora do Brasil na recente viagem ao Uruguai na semana passada. “Bebe demais e nunca quer ir embora pro hotel”, garantiu um informante. Vale lembrar que, no início do mês, Fábio foi parado pela blitz da lei seca sob efeito de álcool e sem condições de dirigir. O intérprete de Arthur no folhetim das 19h se recusou a fazer o teste do bafômetro e também resistiu ao ser conduzido para a 16ª DP, onde foi autuado por desobediência e desacato.

domingo, 24 de abril de 2016

TEORI MANDA INVESTIGAR PLANILHAS DE DOAÇÕES DA ODEBRECHT

odebrecht


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou a abertura de procedimento para apuração preliminar sobre planinhas apreendidas na Operação Lava Jato com nomes de políticos que teriam recebido doações da Odebrechet.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai analisar a lista e decidir se há ou não indícios para pedir ao STF a abertura de inquérito contra os políticos citados, de acordo com a assessoria de comunicação da Corte.
As planilhas foram apreendidas na casa de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, executivo da empreiteira Odebrecht, e listam mais de 200 políticos da oposição e do governo que teriam recebido repasses da empreiteira. O executivo foi alvo da 23ª fase da Operação Lava, conhecida como Acarajé. Nos documentos, não há juízo sobre a legalidade dos pagamentos feitos pela construtora, que é uma das maiores doadoras a políticos.
Teori Zavascki também decidiu devolver ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, duas investigações que haviam sidoremetidas ao Supremo, as da 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, denominadas Acarajé e Xepa. Da Agência Brasil

sábado, 23 de abril de 2016

Casos de H1N1 no Brasil sobem para 1.012, com 153 mortes no ano



O número de mortes provocadas por H1N1 aumentou 50% em uma semana. Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados reunidos até o dia 9, mostra que 153 pessoas faleceram em virtude de complicações provocadas por esse subtipo de vírus influenza.

No balanço anterior, o número contabilizado era de 102 óbitos. O ritmo do aumento de casos da infecção foi semelhante. Em uma semana, os registros de pacientes com a doença passou de 686 para 1.012, o equivalente a 47%. Um caso é importado, da França

O aumento de casos foi identificado em todas as regiões do País. Sudeste segue em primeiro lugar, com 758 casos notificados – aumento de 37% em relação ao boletim anterior. No Sul, foram identificados 133 casos, 95% a mais do que identificado semana passada, quando 68 infecções haviam sido contabilizadas. No Centro-Oeste ocorreram 71 casos, e no Nordeste, 33. Norte apresente 16 registros de infecções.