segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

WhatsApp deixará de funcionar em cinco sistemas até o final deste ano


O WhatsApp deixará de funcionar em cinco plataformas até o final deste ano. Blackberry, versões 2.1 e 2.2 do Android, S40 e Symbian S60 (Nokia) e Windows Phone 7.1 deixarão de rodar aplicativo. O anúncio foi feito na última sexta-feira (26), semana em que o serviço completou sete anos. 

Segundo a companhia, os aparelhos onde funcionam os cinco sistemas não possuem mais capacidade para sustentar as melhorias que devem chegar ao aplicativo. A empresa recomenda que quem ainda usar um aparelho que rode algum desses sistemas opte por um smarphone com iOS ou versões mais recentes do Windows Phone e do Android.

ILHÉUS: COSTUREIRA MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

dengue1

Ilhéus registrou, na última terça (23), a primeira morte suspeita por dengue hemorrágica. A vítima foi internada no dia anterior, no Hospital Geral Luiz Viana Filho, com quadro suspeito da forma mais letal da doença.
A costureira Elisângela da Cruz Pereira faleceu às 4h40min da última terça. Apesar da Secretaria de Saúde de Ilhéus não se posicionar quanto ao caso, o titular da Pasta, Antonio Ocké, esteve no velório da costureira, na tarde da última quarta, conforme amigos da vítima.
O secretário foi procurado. O diretor de Vigilância à Saude, Antônio Firmo, respondeu. Por meio da assessoria de comunicação, limitou-se a informar ao Pimenta que o caso está “sob investigação”.
EPIDEMIA
Ilhéus é um dos municípios baianos que enfrentam epidemia de doenças transmitidas peloAedes aegypti. A Secretaria de Saúde local montou estrutura com capacidade para até 300 atendimentos, por dia, a vítimas do mosquito.

Itabuna já conhece a 1ª rádio AM que vai migrar para o FM



A atual rádio Canção Nova, cujo vínculo com o grupo vence em abril, passará a ser gerida pelos padres Capuchinhos e seu estúdio, já em fase de acabamento, funcionará no bairro São Caetano, ao lado da Igreja Santa Rita, em Itabuna. 

A emissora, que hoje é apenas retransmissora da Canção Nova, terá programação própria, baseada no tripé música, esporte e notícia, e como novidade, vai gerar toda a programação em AM e FM a partir de maio com potência irradiada de 10kw. Profissionais da área já estão sendo sondados para compor a grade da rádio.

MUNDO NOVO-BA: Suposto 'lobisomem' assusta moradores



O aparecimento de uma determinada criatura tem deixado moradores de Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, de "cabelo em pé". O tal lobisomem teria sido visto em algumas ruas da cidade, de madrugada, por volta de 2h30. Um dos locais onde a suposta fera teria aparecido seria a rua Sapé, na zona urbana da cidade. Segundo o site Macaubense Life, algumas pessoas têm evitado sair de casa à noite, com medo de topar com o dito cujo. BN

TERCEIRIZADOS FAZEM NOVO PROTESTO CONTRA ATRASO



IMAGEM ILUSTRATIVA

Trabalhadores que prestam serviços a órgãos do governo baiano, por meio de contratos de terceirização, voltam a protestar contra o atraso de salários. Uma manifestação está marcada para a manhã desta segunda-feira (29), na sede da Secretaria da Fazenda, em Salvador.
O protesto é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (Sindlimp-BA) e pela Central Única dos Trabalhadores, que exigem providência imediata do governo com relação à inadimplência das empresas às quais os trabalhadores estão diretamente vinculados.
“O governo do Estado precisa agir para não ser chamado de omisso”, afirma Edson Conceição Araújo, membro da direção da CUT-BA. Há pouco mais de um mês, cerca de 180 terceirizados da empresa Locservice cruzaram os braços em protesto contra o atraso nos pagamentos. No dia 27 de janeiro, manifestantes fecharam a sede do Núcleo Regional de Educação (NRE 5), em Itabuna.

Estudantes têm até hoje para aderir à lista de espera do ProUni



Hoje (29), é o último dia para os estudantes participarem da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. Podem se inscrever os estudantes que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores do programa. A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas chamadas regulares. O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda dos estudantes. Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Enem de 2015. O candidato pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção feita na hora da inscrição no programa. Pode participar tanto aquele que não foi selecionado nas chamadas regulares quanto os que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas que não tiveram turma formada. Apenas aqueles cujas turmas correspondentes à primeira opção de curso não foram formadas, podem participar da lista de espera para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição.

Pitbull ataca e mata criança de dois anos em Itamaraju


Uma criança de dois anos morreu após ser atacada por um cachorro da raça Pitbull numa propriedade rural em Itamaraju. A mãe e a tia da vítima que presenciaram o ataque estão em estado de choque. De acordo com a polícia, o ataque aconteceu no final da tarde deste domingo, 28 de fevereiro, na Fazenda Mauá, cerca de 10 quilômetros da sede do município. O animal teria estranhado a sua proprietária que é tia da vítima e sua genitora, após as duas saírem de um rio em direção a residência. O cachorro teria pulado e tomando a vítima do colo da mãe, que não conseguiu defender a criança das mordidas do Pitbull. As duas mulheres também foram atacadas e socorridas. Já a criança, recebeu diversas mordidas na região do pescoço e no rosto, o Samu chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu e morreu no local. Após o ataque, o cachorro foi contido por populares e amarrado. A Polícia Civil esteve no local e acompanhou o levantamento cadavérico. (Sul Bahia News)

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Síndrome de Guillain-Barré, doença que paralisa todos os membros lota Hospitais do RN

A doença afeta os chamados nervos periféricos, que conectam o cérebro com a medula espinhal, e pode causar a total paralisia do corpo.
No início, era dormência nos dedos das mãos. Em dois dias, o microempresário Cícero Gomes da Silva Neto, de 47 anos, tinha perdido quase todos os movimentos. Ainda dirigiu 30 km entre Jardim de Piranhas, onde vive, e um hospital de Caicó, na região do Seridó, a 275 km de Natal. Foi a enfermeira plantonista que fez o diagnóstico.


— É Guillain-Barré. Já vi um caso desses — disse para a mulher de Silva Neto, Idaliana.
Uma ambulância o levou ao Hospital Estadual Walfredo Gurgel, principal emergência da capital potiguar. O microempresário ainda falava com dificuldade ao chegar. O médico avisou a família que a situação pioraria: os pulmões foram afetados pela doença paralisante.
Há 20 dias, Silva Neto está na UTI do hospital. Consegue mover os ombros — ganho obtido com fisioterapia. Respira por aparelhos. Está completamente lúcido, mas sem nenhum domínio sobre o corpo. Faz movimentos desordenados para responder perguntas: sim, ainda sente muita dor nos tornozelos; não, o equipamento que o auxilia a respirar não causa desconforto. Balança a cabeça em diferentes direções até a fisioterapeuta intensivista perceber que quer as luzes apagadas sobre o leito, pois a paralisia afetou os nervos ópticos. Não fecha os olhos. Nem ao dormir.
A doença apareceu após os sintomas clássicos de zika — marcas vermelhas no corpo, dores de cabeça, febre.
— Ele pensou que fosse dengue. A família chegou assustada e eu tive de avisar: vai piorar. Quando vocês voltarem amanhã, ele estará entubado. Vai entender o que vocês falarem, mas não vai responder. É assim: piora antes de passar — contou o coordenador da UTI, Alfredo Jardim.
O drama de Silva Neto se mistura ao das emergências públicas superlotadas. No leito quase em frente, uma mulher se agita e o lençol cai, deixando os seios à mostra. Os dois têm sorte de ocupar vaga de UTI. Todos os dias chegam 20 pedidos por um leito de terapia intensiva. O corredor do Walfredo Gurgel está abarrotado de pacientes em macas e cadeiras, esperando internação. O mau cheiro toma conta de todo o ambiente.
Na quarta-feira, um neurologista não pôde fazer a punção de líquor em uma paciente com suspeita de Guillain-Barré porque a mulher estava em uma cadeira. O exame, que consiste em retirar o líquido que percorre a medula espinhal, só poderia ser feito se ela estivesse deitada. O médico chamou o professor Mário Emílio Dourado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para avaliar a paciente. Não a encontraram mais; estava perdida em meio a dezenas de doentes espalhados pelos corredores. Só no dia seguinte Dourado soube que a moça ocupava o leito 251 da enfermaria.Aedes 1
Evolução
Aedes 1
A Guillain-Barré é desencadeada pela resposta do organismo a uma infecção. Os anticorpos confundem o micróbio com as células do sistema nervoso e as atacam. Na forma clássica, a pessoa perde a sensibilidade de pernas e braços e tem paralisia facial. A insuficiência respiratória ataca 30% dos doentes. Mas há variantes da síndrome: pacientes com fraquezas só nas pernas; outros andam como se estivessem bêbados (desequilíbrio de marcha), com paralisia no nervo ótico e perda dos reflexos; poucos sofrem de sonolência excessiva. Alguns podem ter formas sobrepostas da síndrome. A maioria dos pacientes recupera as funções; 20% ficam com sequelas.

Bandidos armados são presos na Zona Norte de Ilhéus


Na tarde deste sábado (27), uma guarnição do Peto 70, durante diligência no bairro da Barra, Zona Norte de Ilhéus, abordou três elementos, em atitude suspeita, que estavam no interior de um veículo, modelo Corsa Clássic, cor azul, placas NGW-0371. Com o trio, os militares encontraram um revólver calibre.32 com seis munições intactas. Identificados como Deivid Santos Lima, Vinícius Silva Barbosa e Robson Silva Santos, eles foram apresentados no plantão policial, onde prestaram esclarecimentos e ficaram presos à disposição das autoridades. (Reclame Boca)

Francesa contrai zika após ter relação sexual com brasileiro



Marisol Touraine, ministra da Saúde da França, confirmou o primeiro caso de transmissão do vírus zika no país através de relação sexual. Segundo o jornal O Globo, uma mulher foi contaminada por seu parceiro brasileiro. Ainda de acordo com a ministra, a mulher não está grávida.

A ministra informou que o casal vive em Paris. Ela passa bem. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem alertado para o risco de transmissão do vírus por relações sexuais. O primeiro caso identificado ocorreu no Texas.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou o uso de camisinha aos homens e mulher que viajarem para países com epidemia do vírus. Fonte: Correio 24 horas

ITABUNA: Rui poderá ser o maior governador para Itabuna, diz Geraldo Simões


O ex-prefeito Geraldo Simões acredita que o governador Rui Costa será lembrado como o maior governador para Itabuna. Para isso, avalia, basta que seja concluída em seu governo – o quanto antes, melhor – a barragem do rio Colônia. 

Outra obra que contribuirá para essa percepção, ainda segundo GS, será a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna. “A barragem é a obra mais necessária para Itabuna. Basta ver a crise de abastecimento que a cidade enfrenta desde o ano passado”.

O governador Rui Costa tem dito que as obras da barragem serão retomadas em breve. A ordem de serviço para a retomada das obras da barragem foi assinada pelo governador Rui Costa no início de novembro passado. A previsão é de que em março a Metro Engenharia inicie os trabalhos. 

A empresa alega que está refazendo o projeto e utilizará maquinário próprio, a fim de reduzir custos e executá-lo no menor tempo possível. A barragem do Rio Colônia dará maior regularidade ao abastecimento da região cacaueira. Quando concluída, atenderá os municipios de Itapé e Itabuna.

Estudo mostra que 1,3 milhão de jovens de 15 a 17 anos abandonam escola



A porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa – até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014. Os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há, no entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.

“Este é o subgrupo mais vulnerável, pois são brasileiros que, caso não voltem a estudar, terão altíssima probabilidade de inserção precária no mercado de trabalho, além de não terem tido seu direito à educação básica assegurado”, diz a publicação.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O ícone do rádio itabunense completou 55 anos de comunicação, Orlando Cardoso

                



“Oiiiii meus amores do rádiooooooooo”. Orlando Cardoso já recebeu dezenas de homenagens como comunicador, como, por exemplo, virou personagem de um trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), teve seu nome eternizado em cabines e salas de imprensa. “Fico feliz em receber todas essas lembranças em vida”, revela. 

O radialista que conseguiu passar de meio século comunicando, trabalhou nas três emissoras da cidade, antiga Rádio Clube (hoje Nacional), Rádio Jornal, mas o amor dele está mesmo na RD, onde apresenta ao lado de Silmara Sousa, o Panorama 640, das 07:00 ás 09:00, de segunda a sexta-feira. 

“Quero terminar minha história no rádio aqui nessa casa, se deixarem, rs”, descontrai. Torcedor do Bahia e do América do Rio de Janeiro, Orlando Cardoso é um homem sistemático, gosta das coisas tudo muito certinha e é fiel aos costumes familiares. 

Ao lado da sua esposa Jó, ele segue alguns rituais, como, por exemplo, ir a feira do Centro Comercial toda quinta-feira, passar no Boteco Tico-Tico e comer o pastel acompanhado de uma galadinha. As tradições não param por aí, a abertura do programa com mensagens do dia, versículos da Bíblia e falar os santos dia, fazem parte da liderança absoluta há 55 anos. Parabéns!!!!! http://plantaoitabuna.com.br                

ITABUNA: Morre Benedito Soriano


O comerciante Benedito Soriano faleceu às 19 horas deste sábado (27), em Itabuna. Muito popular, com sua Rural, vendendo requeijão nas proximidades do Restaurante Popular, Benedito era fã incondicional do cantor já falecido, Valdick Soriano já tendo, inclusive, o recepcionado diversas vezes em sua residencia na praça dos Eucalíptos no bairro Conceição. Benedito não cantava, mas tinha como marca registrada, assoviar as canções de Valdick no alto falante da Rural. Ele é pai de 15 filhos. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será neste domingo às 16 horas.

ITABUNA: Homicídio no Fátima


Um homem conhecido como Cosminho, foi assassinado a tiros na noite deste sábado (27), na rua Adolfo Moura, no bairro de Fátima. A Polícia Militar preservou a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica-DPT, que removeu o corpo para necropsia. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O que se sabe até agora é que o homem morto estava sendo perseguido pelo atirador. A vítima, durante a fuga, entrou em uma casa que estava com a porta aberta, mas mesmo assim foi executado. Moradores da residencia não foram atingidos. O criminoso fugiu do local tomando rumo ignorado. Foi o 17º homicídio de fevereiro e o 32º de 2016.

FOTOS: VERDINHO ITABUNA







RJ: Mais um crime brutal pode ter sido motivado por homofobia, em Belford Roxo


 Foi identificado o corpo do homem assassinado com golpes de pau e pedra no bairro Sargento Roncalli, em Belford Roxo, no início do mês. Graças à reportagem publicada pelo Jornal de Hoje, na edição do dia 6 de fevereiro, a vítima foi reconhecida pela família. Trata-se de Anderson dos Santos, de 27 anos.

Exibindo 1-23-2-2016.jpg

Parentes da vítima fizeram o reconhecimento no IML de Nova Iguaçu e estiveram ontem na Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) para saber o andamento das investigações. A irmã da vítima, Érica dos Santos Silva, de 32 anos, contou que seu irmão pode ter sido vítima de crime homofóbico, já que Anderson era homossexual.

Ela acredita que ele tenha saído de sua casa, no mesmo bairro onde foi assassinado, no último dia 3 para um encontro amoroso com alguém que ela desconhece. Desde então, Anderson não foi mais visto com vida.

O homem foi encontrado morto dois dias depois, na Rua Santa Margarida, com rosto totalmente desfigurado, golpeado por diversas vezes a pedrada e paulada.

Ainda segundo Érica, ela recebeu dias depois, uma mensagem no celular informando que um corpo com as características parecidas com as de seu irmão teria sido encontrado no bairro. No mesmo dia, ao passar em uma banca de jornal se deparou com a foto publicada no Jornal de Hoje, onde não teve dúvida que era Anderson.

Ela ainda conta que seu outro irmão, identificado como Ednilton Oliveira dos Santos, está desaparecido há mais de três anos. Ele foi visto pela a última vez no município de Duque de Caxias, onde morava.

Passadas quase três semanas do assassinato, o corpo de Anderson finalmente deverá ser enterrado na quinta-feira (24), no Cemitério de Marapicu, em Nova Iguaçu.

ITABUNA: Escola Santo Antônio do Carmo na lutra contra o Aedes Aegypti


A Escola Municipal Santo Antônio do Carmo na luta contra o mosquito transmissor de doenças, os alunos cantando e conscientizando a população distribuindo planfetos.







CORREIOS ABREM 4 MIL VAGAS NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

correiosreproducao

Quase 4 mil vagas e mais cadastro reserva serão ofertadas no Programa Jovem Aprendiz dos Correios que abriram hoje as inscrições. A participação  no processo seletivo é gratuita e só podem ser feitas pela internet no site dos Correios. O período de inscrição encerra-se em 13 de março. As vagas são para todos os estados do Brasil.
Para participar, o candidato deverá ter entre 15 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.


A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital.
Os candidatos escolhidos terão jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; participarão de curso de aprendizagem de assistente administrativo realizado no SENAI; e receberão salário de R$ 413,33 além de vale transporte e vale refeição ou alimentação.  O resultado final será divulgado no DOU e no site www.correios.com.br em até 30 dias após o encerramento das inscrições. Com informação do Correio.

LIGAÇÕES DE FIXO PARA CELULAR ESTÃO MAIS BARATAS


Começou a valer nesta sexta-feira (26) a redução das tarifas para ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para móvel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as tarifas das chamadas fixo-móvel local ficaram entre 14,95% a 22,35% mais baratas, dependendo da operadora de origem da chamada.
Também foram unificadas as tarifas das chamadas fixo-móvel local. Assim, o usuário de telefone fixo pagará o mesmo valor para uma chamada local, independente da operadora móvel de destino. Por exemplo, o valor a ser pago por um usuário ao realizar uma chamada local fixo-móvel em São Paulo variava entre R$ 0,26 e R$ 0,46 e agora será de R$ 0,24. No Rio de Janeiro, variava entre R$ 0,27 e R$ 0,45, e agora será de R$ 0,23.
Nas chamadas de fixo para móvel, em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm o primeiro dígito igual (exemplo: DDDs 61 e 62), haverá reduções entre 9,15% e 14,04%, a depender da operadora de origem da chamada. Antes da revisão tarifária, um cliente do plano básico da Brasil Telecom (DF) pagava R$ 0,77 para fazer uma chamada de DDD 61 para DDD 62. Agora, este mesmo usuário pagará R$ 0,69 para este tipo de chamada.
Nas ligações em que os primeiros dígitos dos DDDs do telefone fixo e do telefone móvel são diferentes (como DDDs 31 e 41), a redução será entre 7,73% a 11,80%, a depender da operadora de origem da chamada. Antes desta revisão, um cliente do plano básico da Telemar Norte Leste, em Minas Gerais, pagava R$ 0,87 para originar uma chamada. Agora este mesmo usuário pagará R$ 0,77 para este tipo de chamada.
A redução é consequência do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa – Oi (Telemar e Brasil Telecom), Telefônica, CTBC/Algar, Claro/Embratel e Sercomtel – e destinadas às operadoras móveis. Da Agência Brasil

Ele é acusado de estuprar menino de cinco anos em Belmonte



Um homem de 31 anos foi preso acusado de estuprar um menino de cinco anos no bairro da Biela, em Belmonte, por volta das 21h30 de sexta-feira (26). A vítima será submetida a um exame de corpo de delito para comprovar o suposto crime. A mãe do menino declarou à Polícia Militar que estava na casa da vizinha, localizada na Rua J.J.Seabra, e ao notar a ausência do filho, decidiu procurá-lo e o encontrou saindo da sua casa sem roupas. Segundo as informações, a criança relatou que tinha sido abusado sexualmente por Adenilton dos Santos Anjos, conhecido na localidade como Nem. A polícia foi acionada e conseguiu capturar o acusado a duas quadras da casa da criança. Adenilton foi encaminhado à delegacia de Porto Seguro, onde foi autuado por estupro de vulnerável. De acordo com a PM, o acusado já cumpriu pena por roubo no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e tem várias passagens pela polícia. (Radar64)

Danos provocados por Zika em bebês são maiores do que se pensava, diz pesquisa.

Pesquisadores e médicos baianos confirmaram que os danos causados pelo vírus Zikanos bebês é maior do que se sabia e que as gestantes podem não ter sintomas da doença. Segundo artigo publicado em parceria com a Universidade do Texas, o vírus não afeta exclusivamente o sistema nervoso central, hipótese sustentada até agora.
A descoberta ocorreu após pesquisas feitas em um feto, morto na 32ª semana de gestação, depois que a mãe de 20 anos, sem identidade revelada, e moradora do interior da Bahia, foi atendida no Hospital Regional Roberto Santos, em Salvador.

O feto foi retirado em 20 de janeiro, cinco semanas depois de ter sido diagnosticado com microcefalia e hidranencefalia (condição rara em que o crânio é preenchido por um líquido).

Além das complicações no sistema nervoso, consideradas graves, outros problemas afetaram o bebê. Ele apresentou quadro de artrogripose (doença congênita que deforma os membros e as articulações) e hidropisia (presença de líquido em cavidades do corpo, provocando inchaços no bebê).

Um dos responsáveis pelo estudo publicado pela revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases e diretor do Hospital Regional Roberto Santos, Antônio Raimundo de Almeida classificou a descoberta como “a ponta do iceberg”.

“Descrevemos no dia 9 de fevereiro, as primeiras lesões causadas pelo vírus da Zika no sistema ocular (nos olhos) e as alterações auditivas. Além disso, alguns bebês com o vírus da Zika não têm microcefalia. Então, chamamos isso de síndrome da Zika congênita e dizemos que é 'apenas a ponta do iceberg'”, relatou o médico.

Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi a ausência de sintomas do vírus Zika na mãe. O artigo científico explica que ela pode ter sido exposta ao vírus, mas não desenvolveu nenhum sintoma, apesar de o feto ter adquirido “complicações graves”, segundo os especialistas.

“Como isso não havia sido, ainda, descrito na literatura [médica], nós achamos que seria interessante comunicar a comunidade científica internacional sobre esse achado e estudamos detalhadamente, detectamos o vírus, fizemos o sequenciamento com os colegas e detectamos que esse vírus da Zika é uma variante asiática que circula aqui no Nordeste”, completou o diretor do Hospital.

Necrópsia

A partir da necrópsia feita no bebê, os cientistas encontraram a presença do Zika no líquido amniótico, no líquor (líquido que reveste o cérebro) e na medula espinhal. Já em outras partes, como coração, pulmão, fígado, placenta e no sangue, não encontraram o vírus.

Um dos médicos que acompanhou de perto o caso da mãe de 20 anos, Manoel Sarno, é especialista em medicina fetal e classificou as lesões no bebê morto como muito graves e a quantidade de líquido na cabeça além do comum para a hidranencefalia.

“É importante a gente alertar que o vírus não causa apenas microcefalia, mas causa danos também em outras partes. É o que chamamos de síndrome da Zika congênita. Sugerimos essa terminologia para tirar o foco da discussão da microcefalia: não é apenas a microcefalia, mas uma potencial lesão para outros órgãos”, alerta o profissional.

O especialista ainda recomendou cuidados sobre o assunto, para não gerar pânico. “É o primeiro caso relatado, no mundo, com essas características. É importante frisarmos que é um quadro extremamente grave, atípico, mas isso não pode ser extrapolado para toda a população”.

Os especialistas explicaram, ainda, que a descoberta pode aumentar o número de casos notificados dos efeitos do Zika nos bebês, já que era registrada apenas a microcefalia. Segundo eles, bebês com Zika já apresentaram complicações mais leves, que não foram associadas ao vírus.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

GVT não vai mais existir a partir de 15 de abril




A partir do dia 15 de abril, a marca da GVT vai desaparecer do mercado. A mudança vem pouco mais de um ano depois da Telefônica comprar a operadora brasileira. Agora, a marca usada será a da Vivo, que assim expande sua atuação em telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura por todo o Brasil.

Em comunicado aos clientes, a GVT informa que por conta da mudança o atendimento telefônico será alterado, assim como os aplicativos e serviços. A partir de 2 de abril, os sites da GVT e da Vivo serão unificados. Quem precisar de suporte deve ligar para 103 15, ao invés de 103 25. O código de longa distância da GVT (25) será substituído pelo da Vivo (15). Apesar das mudanças, os pacotes contratados não devem mudar, pois a Vivo informou que vai honrar o que já foi firmado pela GVT.

Agora, clientes da GVT poderão fazer do programa de fidelidade Vivo Valoriza, que oferece descontos em aparelhos, serviços e no cinema. Clientes de telefonia fixa, banda larga e TV a cabo da GVT também terão descontos em planos do Vivo Móvel.

GVT vira Vivo

“Velho Chico” tem logomarca divulgada pela Globo, confira

A TV Globo já não tem pudor, quanto a divulgação da sua próxima novela das nove, “Velho Chico”. Meses antes, a mídia em geral, já utilizava um logo alternativo, para se referir a novela. No entanto, a emissora ainda não tinha divulgado absolutamente nada sobre a trama, logo sabia-se que as referências seriam poucas para a novela que estreia em março.

("Velho Chico" estreia no dia 14 de março)

Na contramão de “A Regra do Jogo”, que é uma novela escura, no que se refere a filmagens. “Velho Chico”, é uma novela com pegada de dia, assim como é “Totalmente Demais”. E por isso a logomarca terá essas referências. Em uma chamada divulgada e veiculada pela TV Globo, a emissora já trabalha com uma possível logomarca, que poderá ser efetivada.
A logo da novela é bem simples e não abusa de quase recursos algum. O que dá a impressão de que a abertura poderá ser condizente, sem o abuso de grandes tecnologias. Vale lembrar que a proposta da Globo é exatamente essa… “Velho Chico” será uma novela com a pegada mais Nordeste, com muito do ambiente. Aliás, essa será uma das primeiras novelas das nove em anos, na qual não abordará em nenhum dos seus núcleos, a homossexualidade. 

ITABUNA: GERALDO SIMÕES QUER ROBERTO JOSÉ COMO VICE

Luiz-Soares-e-Caca

O pré-candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), já confidenciou para alguns amigos que pretende ter como seu vice o presidente da Ficc, Roberto José (PSD).

O problema é que Roberto José deverá anunciar sua saída do PSD, ele está conversando com a cúpula do PPS.

Resta saber que Geraldo Simões terá prestígio para conseguir obter êxito nesta missão. http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1

QG DE COMBATE AO MOSQUITO JÁ ATENDEU SEIS MIL PACIENTES EM ITABUNA

Pelo menos seis mil pessoas já foram atendidas no QG de Combate ao Mosquito da Secretaria Municipal de Saúde em pouco mais de uma semana de funcionamento da unidade em Itabuna. Segundos dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, responsável pelo controle e notificação de casos das arboviroses, foram registrados até a última quarta-feira, 3.275 casos de dengue, 3.900 de zika vírus e 178 notificações de chikungunya, com uma média de 800 pacientes por dia.
QG de Combate ao Mosquito já atendeu mais de seism mil pacientes vítimas do mosquito Aedes aegypti - Foto Lucas França 1
QG de Combate ao Mosquito já atendeu mais de seism mil pacientes vítimas do mosquito Aedes aegypti
A unidade de atendimento emergencial foi aberta no dia 18 para atender a grande demanda de pacientes que, desde o mês de janeiro, começou a lotar os hospitais em busca de tratamento das viroses provocadas pelo Aedes aegypti. O QG conta com 120 profissionais trabalhando em esquema de plantão todos os setes dias da semana.
São nove médicos, sendo cinco durante o dia e quatro no regime de plantão noturno. Para garantir a imunização da unidade, agentes de endemias fazem a borrifação com inseticida Malation na madrugada, a exemplo desta sexta-feira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, o QG deverá funcionar até junho, quando acredita que a situação esteja integralmente controlada. Todos os esforços estão sendo empreendidos para o combate ao inseto, por meio de ações como borrifação de inseticida com carros fumacê em toda a cidade, mobilização social e faxinaços, que acontecem às quartas-feiras nos bairros de maior incidência, para a descoberta e eliminação de focos das larvas.
QG de Combate ao Mosquito já atendeu mais de seism mil pacientes vítimas do mosquito Aedes aegypti - Foto Lucas França 2
QG de Combate ao Mosquito já atendeu mais de seism mil pacientes vítimas do mosquito Aedes aegypti
O secretário disse ainda que mesmo com o fim da campanha, previsto para o meio do ano, o trabalho de prevenção continuará sendo executado nos meses de agosto, setembro e outubro, podendo se estender até dezembro. "Tudo vai depender do nível de conscientização da população, que deve ser parceira da Prefeitura na eliminação de criadouros do mosquito dentro casa", sublinhou.
Por enquanto o QG, localizado na Avenida do Cinquentenário, 1.370, próximo ao Jardim do Ó, está funcionando como um observatório para decisões macro na área de saúde pública não só de Itabuna como também da região. "Estamos em guerra e não mediremos esforços para eliminar o mosquito e para reverter os efeitos por ele causados".
A campanha de combate ao mosquito conta com a participação de servidores das secretarias municipais de Saúde, Settran e Sedur, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e apoio do Governo do Estado e da empresa Água Branca e demais instituições parceiras.

Segundo estudos, aedes aegypti pode carregar até 17 tipos de vírus


No começo era a febre amarela. Depois veio a dengue. Mais recentemente, a chikungunya, e, logo depois, o zika. Entre especialistas em epidemias, o pensamento é um só: sabe-se lá o que mais pode vir daqui para frente. Em comum, todas as doenças compartilham o mesmo vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti. Sabe-se na literatura médica que pelo menos mais 17 outros vírus podem ser carregados pelo mesmo mosquito, mas ninguém se arrisca a dizer se algum deles pode se mover nem qual poderia ser o próximo a chegar ao Brasil. Trabalhos de vigilância dos países e de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos tentam fazer essas estimativas, mas nem eles imaginavam há pouco mais de dois anos que o zika, por exemplo, poderia ter a movimentação que teve. Descoberto em 1947 na Floresta de Zika, em Uganda, ficou por cerca de 60 anos contido entre alguns países da África e da Ásia. Em 2007, começou a andar para o leste, indo para Micronésia, depois ilhas do Pacífico, Polinésia Francesa, até chegar ao Brasil - provavelmente na Copa do Mundo de 2014 ou em um campeonato de canoagem pouco tempo depois. Não que o Brasil não estivesse à espera de ser “visitado” por outro vírus transmitidos por mosquitos. Desde 1999, quando o vírus do Nilo Ocidental causou um surto em Nova York e passou a se espalhar pelos Estados Unidos - depois de passar anos sem se mexer na África e saltar para a Europa em meados dos anos 90 -, o País iniciou um trabalho de vigilância para ver se ele chegava por aqui. 

“No Ministério da Saúde, começamos a monitorar aves migratórias que vêm dos Estados Unidos para o Brasil para ver se elas traziam o vírus, mas nunca encontramos nada”, conta Expedito Luna, pesquisador do Laboratório de Epidemiologia do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), que na época colaborou com o ministério. Pernilongo. O Nilo Ocidental é transmitido por um mosquito diferente, uma espécie do gênero Culex (nosso famoso pernilongo). E depende de um outro hospedeiro, uma ave, provavelmente os corvos, que não temos aqui. Não passa de humanos para o mosquito, o que pode ter dificultado a chegada ao Brasil. A espécie de Culex que temos aqui também é diferente da americana. “É muito difícil saber o que pode desencadear a dispersão de um vírus. Passamos anos fazendo a previsão de que o Nilo Ocidental chegaria aqui e não aconteceu. Aí veio o zika”, comenta Francisco Chiaravalloti Neto, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Tampouco se sabe por que o Culex daqui até agora não passou a transmitir nem o Nilo Ocidental nem a encefalite japonesa - vírus geneticamente próximo do zika. “Mas isso acontece com a febre amarela também”, lembra Expedito Luna. A doença só ocorre hoje no Brasil na sua variante silvestre, em alguns países da América do Sul e na África, mas não em outros lugares que também abrigam o Aedes. Até o fim da década de 1950, a febre amarela era um problema urbano no Brasil, até que começou o trabalho de erradicação e foi desenvolvida uma vacina. Hoje, a ocorrência é basicamente nos Estados da Amazônia. Uma suspeita para que isso tenha acontecido é que talvez o mosquito não seja capaz de carregar muito bem dois vírus ao mesmo tempo e, quando a dengue se proliferou, ela foi de certo modo dominante. Agora, existem algumas suspeitas de que o Aedes possa ser mais competente para transmitir o zika que a dengue, considerando a velocidade com que o novo vírus se proliferou pelo País. (Estadão Conteúdo)

SALVADOR-BA: Bebê teve rara complicação por zika, diz pesquisa


A descoberta de um novo tipo de malformação identificada durante a gestação de uma jovem, de 20 anos, em Salvador, levou pesquisadores a descobrirem diferentes danos cerebrais relacionados ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Este é o primeiro caso relatado em uma revista científica de malformação fora do sistema nervoso central. Até então, pesquisadores já haviam relacionado o zika à microcefalia.

A mulher, que não apresentou qualquer sintoma de infecção por zika durante a gestação, sofreu aborto espontâneo na 32ª semana. Exames identificaram que o feto possuía hidranencefalia, condição rara em que o bebê tem parte do crânio preenchido por liquido e a ausência de grande parte do cérebro. O feto tinha ainda hidropsia, quando órgãos e tecidos ficam cheios de fluidos.

O estudo foi realizado por uma equipe do Hospital Geral Roberto Santos e relatado na revista científica PLOS Negleted Tropical Diseases. A pesquisa foi liderada por Alberto Ko, da Universidade de Yale, no Estados Unidos, e Antônio Raimundo de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O grupo, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade do Texas, já havia identificado bebês com lesões na visão por conta do vírus. 

Pernambuco quer pensão especial para bebês com microcefalia



O estado de Pernambuco quer que o governo federal crie um novo benefício voltado especialmente a bebês com microcefalia. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, da Criança e Juventude do estado, Isaltino Nascimento, nem todas as famílias se enquadram nos critérios para recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“99% das famílias que entravam nas notificações de suspeita de microcefalia e estavam cadastradas no Cadastro Único ganham até meio salário mínimo por pessoa, R$ 440. Além disso, 77% delas estão no perfil de extrema pobreza, mas outra parte não se encaixa no limite de renda do BPC, de R$ 220 per capita. Mesmo sem se enquadrar, ainda são famílias pobres e vão enfrentar ainda mais dificuldades. Por isso, a [necessidade da] pensão”, explica Isaltino Nascimento.

Além da proposta de um novo benefício, o secretário cobra mais rapidez na concessão do BPC. “Apenas em quatro casos foi concedido o Benefício de Prestação Continuada, de todos os que já foram confirmados. Então a gente vai precisar de mais celeridade na possibilidade de ter o benefício.”

Procurado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelos recursos do BPC, disse que o pedido de criação de uma pensão para bebês com microcefalia não foi feito formalmente e que não há nenhuma discussão nesse sentido no órgão.

Ainda segundo o ministério, quem gerencia o benefício é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os casos passam pela análise de médicos peritos do órgão. Por meio de sua assessoria, o MDS lembrou que os peritos voltaram recentemente ao trabalho depois de quase 140 dias em greve.

Caso anterior

A proposta de um novo benefício se baseia em uma experiência vivida há uma década na região. A contaminação de água levada por caminhões-pipa a Caruaru levou à piora de saúde de pacientes que passavam por hemodiálise na cidade. Pelo menos 60 pessoas morreram, e outras tiveram comprometimento do fígado por causa de cianobactérias (algas verde-azuladas) presentes na água usada no tratamento dos pacientes.

Para reparar os danos sofridos e garantir uma renda mínima para quem havia perdido a capacidade de produzir, 84 famílias conquistaram, um ano depois, uma pensão especial paga pelo INSS.

Cobrança extra na conta de luz será eliminada em abril, diz governo


A cobrança extra na conta de luz deve deixar de vir a partir de abril, segundo afirmou nesta quinta-feira (25) o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Ele afirmou que a conta vai passar a ter bandeira verde. A medida deve gerar redução de 6 a 6,5 pontos percentuais nas tarifas de energia, estima o governo. O valor da conta pode cair já no mês que vem. De acordo com o ministro, em março passará a vigorar a bandeira amarela, que representa um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kW/h consumidos. Em fevereiro, a conta de luz estava com um adicional de R$ 3 para cada R$ 100 kW/h. O ministro afirmou que o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu nesta quinta, em reunião extraordinária, que serão desligadas mais 15 usinas térmicas por conta da melhora nos reservatórios das hidrelétricas. Isso deve reduzir os custos para as geradoras de energia. O desligamento das térmicas deve gerar uma economia de R$ 8 bilhões para o governo, segundo cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Dom Ceslau deve deixar a Diocese de Itabuna



O bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula , completará 76 anos no próximo dia 27 de março. Por conta disso ele enviou uma carta para o Papa Francisco, pedindo a sua aposentadoria. O Papa Francisco respondeu informando que ele deverá permanecer por mais dois anos no comando da Diocese de Itabuna. Nesse período deverá ser definido o nome do novo Bispo. Segundo informações, Dom Ceslau Stanula enviou a carta no ano passado, assim que completou 75 anos. Já que pela a legislação da igreja católica, os Padres e Bispo podem solicitar aposentadoria a partir dos 75 anos. Dom Ceslau Stanula assumiu a Diocese de Itabuna no ano de 1997, desde então ele se consolidou como uma liderança por conta da sua postura. (PSB)

Correios abrem vagas para Jovem Aprendiz em todo o Brasil.



As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios começam nesta quinta-feira (25) e vão até o dia 13 de março. Serão oferecidas quase 4 mil vagas, mais cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo site dos Correios.

Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

Os critérios da seleção serão por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital.

O jovem selecionado terá direito a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; curso de aprendizagem de assistente administrativo realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); salário de R$ 413,33; vale transporte e vale refeição ou alimentação.

Fonte: Portal Brasil.


MÉDICO ITABUNENSE É O MAIS JOVEM A RECEBER PRÊMIO INTERNACIONAL DA UNIFESP

Rafael Andrade é o idealizador do Mutirão do Diabético.

O médico oftalmologista itabunense Rafael Andrade recebe, nesta quinta-feira (25), a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, concedida pelo Centro de Estudos em Oftalmologia Professor Moacyr Álvaro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A comenda mais importante da  América Latina na área oftalmológica e será entregue no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, com a presença de dirigentes das principais instituições de oftalmologia do país.
Aos 42 anos, o médico Rafael Andrade, diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio e idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna, é o segundo baiano e o mais jovem médico a receber a Medalha de Ouro, instituída há 60 anos pela Unifesp.
O Mutirão do Diabético de Itabuna é considerado um dos principais eventos de prevenção e tratamento do Diabetes e foi apresentado no Congresso Mundial no Canadá como exemplo a ser seguido por outros países. “Esse prêmio é motivo de orgulho, que faço questão de compartilhar com toda a nossa equipe e com os centenas de voluntários do Mutirão”, afirma Rafael Andrade.

ROTEIRO DA TOCHA OLÍMPICA NA BAHIA É DIVULGADO; ITABUNA E ILHÉUS ESTÃO INCLUÍDAS

Tocha percorrerá mais de 320 cidades brasileiras a partir de maio (Foto Buda Mendes/Getty Images).


A tocha olímpica passará por Itabuna em 21 de maio, segundo roteiro divulgado ontem (24) pelo Comitê Rio 2016. A chega à Bahia será por Teixeira de Freitas, no dia 19 de maio, permanecendo no estado até o dia 27 do mesmo mês. Os jogos no Rio começam em 5 de agosto.
A tocha percorre longo caminho até chegar ao país onde ocorrerá as olimpíadas, fazendo escala de divulgação antes do evento começar. O início do revezamento no país será no dia 3 de maio e, até a chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, percorrerá 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional. Cerca de 12 mil pessoas vão poder conduzir a tocha neste período.
No extremo-sul baiano, o roteiro da tocha olímpica inclui cidades como Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis. No sudoeste, haverá pernoite em Vitória da Conquista, escolhida como cidade-celebração.
Na Região Cacaueira, o pernoite será em Ilhéus, no dia 21. O litoral baiano faz parte do percurso do símbolo olímpico. Além de Ilhéus, Porto e Cabrália, haverá passagens por Valença e Morro de São Paulo (Cairu), por exemplo, além da capital Salvador. A chama olímpica também passará pela Chapada Diamantina, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso.

Baianas e entidades negras criticam nome Acarajé em operação da PF.


As operações da Polícia Federal, além da repercussão pela investigação e prisões, ganham fama também por conta dos nomes inusitados. Dessa vez, a 23ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Acarajé, gerou revolta entre os movimentos negros da Bahia e as baianas do acarajé.

Se para alguns o acarajé é apenas uma iguaria, para os adeptos do candomblé é uma comida ritual para a orixá Iansã.

“Não é simplesmente vender acarajé. Tem um ritual, a hierarquia da família, a história do acarajé. Porque todas as baianas do acarajé são filhas de Iansã, porque ninguém trabalha com o acarajé a toa”, explicou a baiana Dulcimari de Jesus.

De acordo com a Polícia Federal, o nome foi escolhido em alusão ao termo utilizado por alguns investigados dessa fase para nominar o dinheiro em espécie envolvido no esquema de corrupção. A coordenadora da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), Rita Santos, considerou a a associação do termo a um assunto negativo uma ofensa à tradição religiosa.

“Foi difícil de ver a associação de uma oferenda de um orixá a um grupo de ladrões. Não vai ter impacto na hora de a baiana vender, mas vai haver [impacto] no mundo todo, porque sempre que se falar em acarajé, as pessoas vão ligar uma coisa à outra”, avaliou.

Nota de repúdio

A organização não governamental Coletivo Entidades Negras publicou nota de repúdio contra o uso do nome acarajé para a operação, que prendeu pessoas suspeitas pagamento de propina esta semana, entre elas o publicitário João Santana, responsável por campanhas eleitorais do PT.

Na nota, a organização alega que “nada justifica a escolha deste nome para a operação” e pondera que o acarajé “é alimento sagrado para as pessoas que, em todos o país, cultuam os orixás”. A entidade diz que a escolha da PF demonstra “total desrespeito religioso a um elemento sagrado do candomblé, desrespeitando toda a tradição e história da religião no Brasil”.

A entidade ingressou no Ministério Público com um pedido de mudança no nome da operação.

“Estamos fazendo o diálogo com o Ministério Público, para essa mudança no nome [da operação da PF], por compreender o nosso valor histórico, por compreender o valor da mulher e a ligação com o acarajé que, para a gente, é uma iguaria muito importante, também. Mas, sobretudo, retrata a resistência das mulheres negras”, explicou o diretor do Coletivo Entidades Negras, Adailton Borges.

Além de oferenda aos orixás, o acarajé era comercializado, no período colonial do Brasil, pelas chamadas escravas de ganho ou negras libertas, como forma de sobrevivência, após a abolição da escravatura.

Fonte: Agência Brasil.