domingo, 31 de janeiro de 2016

HOMICÍDIO NO CIRCUITO CO CARNAVAL EM ILHÉUS


Um jovem, não identificado, foi morto neste sábado (30), durante o circuito do carnaval Ilhéus Folia com dois golpes de faca na altura do pescoço, morrendo nas proximidade de um parque diversão. Segundo informações de Policia Militar, o jovem, que  residia no bairro Teotônio Vilela, era rival da localidade do Alto Formoso (Conquista). O departamento de Policia Técnica foi até o local e fez o levantamento cadavérico. De acordo com a policia, a vítima, tinha envolvimento com tráfico de drogas, era parceiro de Léo do Barro. O corpo foi encaminhado para o DPT, para ser feita necropsia. (Reclame Boca)

Ilhéus: Carnaval antecipado termina neste domingo

Ilhéus: Carnaval antecipado termina neste domingo

O último dia do carnaval antecipado de Ilhéus, no Litoral Sul baiano, marcado para este domingo (31), tem previsão de início a partir das 10h, com desfile de blocos de sujo, trio e arrasto. Às 16h, ocorre o baile infantil, com a cantora Márcia Alencar, nas proximidades da Catedral de São Sebastião. De acordo com a organização do Ilhéus Folia, os blocos afro retornam à avenida a partir das 18h e se estendem até às 20h, quando acontecem apresentações de bandas regionais no palco. A festa será encerrada com os trios elétricos, que vão percorrer o circuito trazendo as seguintes atrações: Lordão, Duas Medidas, Olodum, Jamil, Di Balada, Avenida Sete e Try Farol. Segundo informações da PM, em torno de 35 mil pessoas passaram pela Avenida Soares Lopes, na primeira noite do carnaval antecipado de cidade na sexta (29).

sábado, 30 de janeiro de 2016

Vocalista da banda Aviões do Forró vai seguir carreira solo e já grava DVD sozinha


A vocalista do Aviões do Forró, Solange Almeida, vai seguir carreira solo, de acordo com informações publicadas pelo colunista Léo Dias. “Minha carreira solo? É um sonho! Qual artista não sonha com isso? Em ser dono do seu próprio nariz? Em fazer a sua própria agenda? Estou nessa maratona frenética há 13 anos à frente do Aviões e pretendo, daqui a um tempo, cuidar da minha vida, da minha carreira. Mas com planejamento”.

Ainda segundo a publicação, enquanto o projeto de cantar sozinha ainda está apenas nos planos, Sol já está tendo o gostinho de gravar um DVD solo. “Estou, sim, fazendo um DVD cantando. Esse ano sai, se Deus quiser. Estou na escolha do repertório. Algo totalmente diferente do Aviões, mas é um projeto paralelo, continuo no Aviões e os meninos sabem desse meu desejo e apoiam.”

Operário cai de altura de 4 metros na montagem de camarote


Um operário caiu da estrutura de um camarote na manhã deste sábado, 30, na avenida Oceânica, no bairro da Barra, em Salvador, por volta das 8h15. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o homem, que trabalhava na montagem do Expresso 222, caiu de uma altura de quatro metros e sofreu um trauma. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde, mas segundo testemunhas ele desmaiou após a queda. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local prestando os primeiros socorros à vítima. A reportagem do jornal A Tarde entrou em contato com a assessoria do camarote, que ainda não se posicionou sobre o acidente.

Em visita a Conquista, Rui diz que Salvador tem piores índices de educação e saúde

Em visita a Conquista, Rui diz que Salvador tem piores índices de educação e saúde

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alfinetou o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), em visita ao município de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (29). Ao assumir a defesa do prefeito Guilherme Menezes, alvo de reportagem que foi ao ar em telejornais da TV Bahia e mostrava pais em busca de vagas em creches e escolas da rede municipal de ensino, Rui criticou a educação fornecida pela gestão do democrata na capital baiana. “Eu vi uma reportagem de uma TV aqui na Bahia sobre a dificuldade de fazer matrículas e alguns pais e mães na fila para matricular para creche.  Perguntei para você [Guilherme] quantas creches você tem? Você falou que tem 23 próprias, outras conveniadas e mais oito do Proinfância [Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil] com a presidente Dilma em construção. E o que você ganha como reconhecimento disso é uma matéria questionando a matrícula daqui”, criticou Rui durante discurso, segundo o Blog do Anderson. Em seguida, iniciou duros ataques a gestão da área no governo de Neto. “Salvador tem oferecido pelo Ministério da Educação 146 creches ao município há alguns anos. Lá, construiu oito creches ou está construindo? É a pior oferta, talvez, entre todas as cidades da Bahia de ensino infantil. Agora você não vê nenhuma matéria sobre essa questão na rede de televisão”, afirmou ao também alfinetar a TV Bahia, que tem como principais acionistas familiares do prefeito. Disposto a criticar a administração do democrata, Rui ainda afirmou que a cobertura de saúde pública da capital baiana é a “pior da Bahia”. “Salvador não tem 30% de cobertura de PSF e eu não vi nenhuma matéria relatando que era a pior cobertura do Estado da Bahia de saúde pública de atenção básica”, apontou. 

Thábata Mendes deixa a 'XCalypso' após desentendimento com Ximbinha.


Parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha chegou ao fim. A vocalista decidiu largar o projeto do ex-integrante da "Banda Calypso" durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, em Belém, capital do Pará. O motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista depois de um show que a banda fez na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte, no último dia 16.

Após a apresentação, que teve pouca presença do público, os fãs da cantora se reuniram na frente do camarim e ela quis atender cada um. Ximbinha se irritou com a demora e deixou o local com os músicos. De acordo com uma fonte ligada a Thábata, ela reclamava muito da agressividade de Ximbinha e não aguentava mais ser maltratada por ele.

“Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo”, contou a fonte, citando as acusações de agressão feitas por Joelma, ex-mulher e ex-parceira de trabalho de Ximbinha. “Eles tiveram uma briga horrível no último show. Ele vive bêbado”.

Em sua conta de Facebook, a cantora compartilhou uma publicação do amigo Maxsuel Praxedes: "Sim, gente! É verdade, Thábata se desligou da XCalypso, é só o que posso falar... O resto não cabe a mim. Aguardem um comunicado oficial da equipe da banda".

Um outro post anunciando uma coletiva de imprensa para falar sobre a saída da cantora da banda chegou a ser publicado, mas logo foi apagado.

No Instagram, o fotógrafo Paulo Eduardo, que fez um ensaio recente com a cantora, comentou a despedida do "XCalypso". "Mesmo fora da XCalypso, a sua estrela vai brilhar, você é muito amis além que uma banda, o dom é seu, o sucesso tem nome é, Thábata Mendes. Estamos com você", escreveu.

A "XCalypso" já havia divulgado dois shows para os próximos dias. Um neste sábado em Senador José Porfírio, no Pará, e outro no dia 10 de fevereiro com o bloco Tapera, em Cametá, no mesmo estado. Até o momento, a assessoria não se manifestou sobre a saída de Thábata ou sobre mudanças na agenda do grupo.

Zona Azul: Empresa proíbe monitores de ir ao banheiro, agora só no horário

zonaazulitabuna


Parece piada, mas é verdade, a empresa Dom Parking, que administra a Zona Azul de Itabuna, determinou aos monitores que só irão ao banheiro nos horários determinados pela direção. Segundo a fonte do Plantão Itabuna, o caso revoltou os funcionários pelo fato deles terem que pedir de loja em loja para usar o banheiro e agora nem isso pode.

INFORMAÇÕES: PLANTÃO ITABUNA

RECIFE CONFIRMA MORTE DE PACIENTE COM MIOSITE CAUSADA POR CHIKUNGUNHA

Mosquito transmite dengue, zika e chikungunha.


O Hospital da Restauração, no Recife, confirmou o primeiro caso brasileiro de miosite aguda causado pelo vírus chikungunya. Danielle Santana, de 17 anos, da aldeia indígena pernambucana de Xucururu, foi a primeira pessoa morta em decorrência da miosite no Brasil.
Segundo a equipe médica do hospital, só há registro de mais quatro casos de miosite ligada à chikungunya em todo o mundo, sendo que dois dos pacientes morreram. A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor do Zika e da dengue.
O infectologista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical Dalcy Albuquerque explica que a miosite é uma grande inflamação nos músculos, que pode ser uma reação autoimune do organismo a alguns tipos de vírus e bactérias. “Quando a pessoa está doente  produz anticorpos para destruir o vírus ou bactéria. Só que em alguns casos os anticorpos continuam agindo,e o ataque é contra o próprio organismo. No caso da miosite, atinge os músculos, e na Síndrome de Guillain Barré, ataca a bainha dos nervos”, explicou o especialista.
Albuquerque ressalta que esse tipo de reação não acontece na fase aguda da doença, e sim duas ou três semanas depois que a infecção foi debelada. Segundo o especialista, o quadro de miosite começa com dor e fraqueza muscular. A pessoa vai perdendo os movimentos e fica predisposta a infecções.
Com sintomas que poderiam ser de dengue, chikungunya ou zika, Danielle buscou primeiramente o hospital do município de Pesqueira, próximo da aldeia onde mora.
Com a evolução do quadro, ela foi transferida para um hospital de Caruaru, no interior de Pernambuco. Em seguida, quando chegou ao Hospital da Restauração, referência em neurologia, já estava em estado grave, e passou oito dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI). Informações da Agência Brasil.

Chuvas devem diminuir na Bahia até próxima quarta, diz Inema


O tempo deve abrir depois da série de transtornos causados pela chuva em municípios baianos, informou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Segundo o meteorologista do órgão, Heráclio Alves, a redução das chuvas deve ocorrer "por conta da volta da massa de ar quente e seco que voltou a atuar desde quarta-feira (27) em maior parte do estado". Ele explica que a massa de ar já chegou às regiões norte e nordeste do estado, que devem registrar cerca de 36ºC nos próximos dias. "A massa de ar quente resulta na redução da nebulosidade e de chuvas até terça e quarta-feira", informou ao G1. Porém, de acordo com Alves, o vale do São Francisco ainda deve receber chuvas no final da semana, mas elas diminuirão a partir de segunda-feira (1º). Em Salvador, o predomínio nos próximos dias será de céu ensolarado e temperaturas entre 24º e 32º.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Daniela sobre Metralhadora: ‘brincadeira boba’ para ganhar 'como música do Carnaval'

Daniela sobre Metralhadora: ‘brincadeira boba’ para ganhar 'como música do Carnaval'

Daniela Mercury acredita que a música "Metralhadora", da banda Vingadora, não incita a violência. Durante coletiva de imprensa sobre o Carnaval, realizada nesta sexta-feira (29), a cantora afirmou, diante da recomendação do Ministério Público (saiba mais), que mesmo não sendo o caso do hit, a arte é uma manifestação legítima e não pode ter censura.
 
"Não acho que seja uma música que incita a violência. A arte tem dessas coisas de trazer a realidade. A violência é realidade. A falta de oportunidades e de conhecimento que muitas gerações tiveram. Não acho que essa e nem outras coisas que acontecem são formas de ver a sociedade. Consome se quiser. A gente pode gostar ou não do que cada um estiver manifestando. Quando incita a violência tem que ser, mas não é essa questão", disse.
 
Disputando o posto de hit da folia, com "Cidade da Música", uma homenagem ao título concedido pela Organização das Nações Unidas a Salvador, ela avalia que a mensagem da canção interpretada por Tays Reis é ingênua e tem um objetivo claro.

"É uma brincadeira boba, mais uma música oportuna tentando ganhar como  música do Carnaval e projetar carreiras. Não acho que a letra seja muito diferente de outros pagodes, ela está vestida de cultura pop. Não tenho nada contra ninguém. O pagode da Bahia sempre sexualizou muito a mulher e falou do corpo. A gente não vai resolver todas as questões sociais no Carnaval. Não dá pra levar a sério tanta coisa", conclui. 

Chikungunya ocasiona nova doença no Brasil


A índia xucuru Daniele Marques de Santana, de 17 anos, que morreu no Hospital da Restauração (HR) no dia 7 de janeiro de causas na época desconhecidas após apresentar déficit motor e sintomas de arbovirose, teve o resultado de seus exames divulgado em coletiva realizada nesta sexta-feira (29/1). Os testes concluíram que Daniele teve um quadro de chikungunya e, em seguida, miosite. O resultado surpreende: este é o primeiro caso conhecido na literatura médica brasileira de miosite causada por chikungunya. Em seus estudos, a doutora Lúcia Brito, chefe do setor de neurologia do Hospital da Restauração (HR) e representante no Nordeste da Academia Brasileira de Neurologia, encontrou apenas quatro casos anteriores da mesma ocorrência em todo o mundo. Foi no período de 2013 e 2014, na Índia, durante uma epidemia de arboviroses. A miosite é uma doença naturalmente rara, que causa inflamação dos músculos e pode levar à insuficiência respiratória. Quando aguda, como no caso de Daniele, é grave e precisa ser tratada com celeridade. Inicialmente, corria o rumor de que a jovem havia morrido em decorrência de Guillain-Barré, doença neurológica que tem surgido em pacientes que apresentam um quadro anterior de zika vírus. “Guillain-Barré e miosite dão paralisia flácida, podem acometer o músculo da respiração. Mas Guillain-Barré acomete os nervos e miosite os músculos”, diferencia Brito. Dos 150 casos de complicações neurológicas registrados pelo Hospital da Restauração (HR) em 2015, 99 foram revistos, 55 deram positivo para Guillain-Barré. Pernambuco registra dez mortes dentro do grupo de 150, nove por GB e a décima, agora, por miosite. No segundo semestre de 2015, o número de casos de GB diminuíram. Parece ser uma boa notícia, mas não é bem assim. Segundo a doutora Lúcia Brito, apareceram mais casos de mielite. 

“Mielite é uma situação mais grave. Quando ela aparece, o individuo tem déficit motor, praticamente não move as pernas e pode acometer os braços e como é o tecido medular, não é nervo, a recuperação é mais difícil”, explica. Pernambuco já contabiliza cerca de 30 casos de mielite. Durante a coletiva, a doutora aproveitou para reforçar que as pessoas procurem um médico caso sintam os sintomas. “Se após uma virose a pessoa apresentar paralisia na face, nos membros, sensação de dormência nos membros, déficit motor, sinais de agressividade ou estarem desconexas, falando coisas sem sentido, devem procurar cuidado porque esses são sinais de alerta”, afirma. Resultados – Dos 55 casos confirmados de Guillain-Barré, quatro foram causados por zika vírus e quatro por dengue. Os demais apresentaram traços de dengue, mas não é possível afirmar pois os exames foram feitos tardiamente, quando não é mais possível fazer a distinção entre zika e dengue. Chikungunya – Em 2015, o estado registrou 2.605 casos suspeitos da doença, sendo 450 confirmados e 589 descartados. Entre os dias 3 e 16 de janeiro deste ano, foram notificados 701 casos suspeitos de chikungunya em 69 municípios de Pernambuco.

ITABUNA: REDE “SILVA CALÇADOS” FECHA QUATRO LOJAS NO MUNICÍPIO

silva

A rede Silva Calçados fechou quatro lojas em Itabuna, segundo informações, a decisão foi por conta da crise no comercio local. A rede já tinha sete lojas município, e com a decisão ficou apenas com três.

O comércio de Itabuna tem enfrentado uma crise desde o ano passado, várias lojas foram fechadas e redes fecharam suas unidades no município.

A crise econômica nacional refletiu forte em Itabuna fechou. A cidade fechou o ano de 2015 perdendo 1.774 vagas de emprego com carteira assinada. A construção civil foi o setor que mais fechou postos de trabalho, com 539 cortes em 2015, seguido do comércio com 507 vagas fechadas.

ITAJUÍPE: PREFEITA GILKA BADARÓ SE RECUPERA DE CIRURGIA

gk

A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), foi submetida a uma cirurgia de artroplastia para a implantação de uma prótese no joelho. A alcaide está se convalescendo na capital do estado e pediu licença de 30 dias do cargo.

Em menos de 90 dias essa é a segunda cirurgia realizada pela prefeita, que no ano passado passou por um procedimento cirúrgico para substituir o marcapasso, que foi implantado em 2007.

Gilka Badaró manteve contato com este blog e informou que não será candidata a reeleição:

“ estou me recuperando da cirurgia e agradeço aos amigos pelo apoio e orações. Não serei candidata a reeleição em virtude da minha idade e dos problemas de saúde. Com a queda da arrecadação das prefeitura, fica inviável realizar uma gestão que agrade a população e ficou muito complicado ser prefeito”, declarou Gilka.

Com a nova licença o vice-prefeito Jorge Rodrigues Neto, o Jorjão (PTB), volta ao comando da prefeitura.

Atriz Cláudia Rodrigues é submetida a transplante de célula-tronco

Portadora de esclerose múltipla, a atriz e humorista Cláudia Rodrigues revelou que precisou se submeter a um transplante de células-tronco para tentar combater a doença. "Não senti medo nenhum. A partir do momento que eu decidi fazer o transplante, entreguei para Deus: 'se o Senhor quer o meu óbito, que faça sem dor", contou emocionada a atriz ao programa "Domingo Show", da Record.
Claudia Rodrigues conversa com Geraldo Luis sobre seu estado de saúde

Para fazer o procedimento, Cláudia passou por um  longo período de preparação. Ela precisou, inclusive, raspar os cabelos. A atriz ainda ficou isolada dos amigos, da família e sofreu uma série de restrições.
Apesar dos problemas de saúde, Claudia acredita que voltará em breve ao trabalho. "Quero muita saúde e trabalho. Vou voltar a fazer muitas pessoas sorrirem", afirmou. Há dois afastada da TV, ela ficou conhecida por papéis em programas de humor, como "Sai de Baixo" e "A Diarista".

Atrações para o carnaval de Belmonte 2016


Depois de vários boatos a respeito da realização ou a não realização do carnaval de Belmonte em 2016, e de uma série de especulações a respeito das bandas, enfim a prefeitura de Belmonte divulgou as bandas que irão fazer a festa dos foliões, são elas: Jamil e uma noite, Jauperi, E o Tchan, Katê, Trem Bala. Confira a grade completa do carnaval 2016 de Belmonte:
Sexta Feira:
Jamil
Blocos Culturais
Bandas Locais
Sábado:
Claudio e Banda D’lirus
Jauperi
Carro de Blayboy
Banda Local
Domingo:
Arrastão: É o Tchan
Axé Pop
Chicletada
Banda Local
Segunda-Feira:
Arrastão: Batukanana
Katê
Thiago Luxúria
Banda Local
Terça-Feira:
Arrastão: Trem Bala
André Lima & Rafael
Barco A Vela
Banda Local

Os Dez Mandamentos – O Filme | Edição pode prejudicar entendimento da história

osdezmandamentos


Segundo relatos de convidados presentes, a transposição da história da TV para os cinemas foi prejudicada pela edição frenética do filme – oito meses de novela e 176 capítulos foram condensados em um filme de duas horas.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o entendimento da trama também foi comprometido por causa disso. Além do sumiço de vários núcleos, a história de Ramsés (Sérgio Marone) e a rivalidade inicial com o irmão Moisés (Guilherme Winter) pouco é explicada e a vilã principal da história, Yunet (Adriana Garambone), ficou apagada, tendo praticamente uma participação especial no filme. Já as 10 pragas do Egito foram resumidas em apenas 15 minutos.
Sobrou também para o protagonista Moisés. A trajetória do profeta, desde o seu nascimento até seu casamento com Zípora (Giselle Itié), que marcou a primeira fase da novela, é resumida em alguns minutos e pode deixar perdido o público que não acompanhou Os Dez Mandamentos na televisão.
No entanto, o grande clímax da história, a abertura do Mar Vermelho, impressiona ainda mais nas telonas do que nas telinhas, afinal, a produção dos efeitos especiais foi “caprichada” por um estúdio de Los Angeles para Os Dez Mandamentos – O Filme.
os-dez-mandamentos-cartaz

Escrito por Vivian de Oliveira, autora da novela, e dirigido por Alexandre Avancini, Os Dez Mandamentos – O Filme chega aos cinemas no dia 28 de janeiro com recorde de pré-vendas.
Segundo o R7, já foram vendidos 2,4 milhões de ingressos, um feito sem precendentes na história do cinema nacional. A nível de comparação, Os Dez Mandamentos vendeu antes mesmo de sua estreia quase o mesmo número de bilhetes de Até Que a Sorte Nos Separe 3 (2 milhões e 700 mil), que está em cartaz nos cinemas desde o final de 2015.
Além disso, mais de 140 salas de São Paulo já esgotaram suas entradas para a primeira semana de exibição do filme. Os Dez Mandamentos entrará em cartaz em mais de mil salas, outro recorde para o cinema nacional.
A trama deve ser um compacto dos episódios da novela, mas com duas horas de duração e apresentando algumas cenas inéditas, inclusive um final diferente.
O último capítulo da novela, um dos maiores sucessos da Record dos últimos anos, foi ao ar no dia 23 de novembro. A segunda temporada deve começar a ser exibida em março.

Record mente para divulgar “Os Dez Mandamentos” e diz que filme é “completamente diferente da novela”

Moisés

Uma frase absurda foi dita durante o “Hoje em Dia” desta quarta-feira (27) para divulgar “Os Dez Mandamentos – O Filme”, longa-metragem que é uma edição dos principais momentos do folhetim homônimo veiculado no ano passado pela Record.
“Completamente diferente da novela”, essa foi a afirmação feita após a exibição de uma reportagem com astros do canal de Edir Macedo que estiveram na pré-estreia da produção e teceram inúmeros elogios ao que viram.
Ora, se a versão para as telonas nada mais é que um compacto do que fora mostrado na TV, com o diferencial de ter algumas sequências inéditas – e não exclusivas como alguns pintam -, como pode o longa ser “completamente diferente” da TV?
Outro dia, na coluna de Patrícia Kogut, foi perguntado se, por acaso, a Record estava pensando em criar novos Mandamentos. Diante de tantos absurdos, o que inclui, inclusive, uma bizarra “segunda temporada” da obra, é possível que sim.
Fora essa questão, ainda existe o fato das muitas promoções feitas pelas afiliadas da Record distribuindo ingressos – a Igreja Universal também tem usado o expediente para “fiéis carentes” -, e os que foramadquiridos em Recife por uma única pessoa ligada à Igreja, que desembolsou R$ 220 mil.
Ou seja, para a Record conseguir que “Mandamentos – O Filme” bata recordes de bilheteria, vale tudo, até mentir para atrair o público.

ITABUNA: PACIENTES DO CREADH RECEBEM SEGUNDA DOSE DE TOXINA BOTULÍNICA

Pacientes e familiares que aguardavam atendimento no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), no bairro São Judas Tadeu, na manhã de hoje não escondiam o misto de ansiedade e alegria para a aplicação da segunda dose da toxina botulínica empregada para tratamento fisioterapêutico de crianças, adultos e idosos atendidos na unidade da Secreetaria Municipal de Saúde. Oferecido pela Prefeitura de Itabuna, através de parceria com Universidade Federal da Bahia (UFBA), o tratamento gratuito já beneficia mais de 50 pacientes locais e de outros municípios regionais.
Tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios neurológicos com toxina botulínica no CREADH - Foto Gabriel de Oliveira 2
Tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios neurológicos com toxina botulínica no CREADH
A aplicação da toxina botulínica nos pacientes, já começa registrar evolução significativa no tratamento, desde a primeira aplicação em 27 de novembro do ano passado. O fato está sendo bastante comemorado pelos familiares dos próprios pacientes, já que há relaxamento muscular e no sistema nervoso central de cada um deles, o que favorece a melhoria do paciente e ampliação de seus movimentos durante a fisioterapia.
O médico neurologista Ailton Melo, da Universidade Federal da Bahia, disse que existem vários graus de incapacidade física de pacientes quanto à sua independência enquanto ser humano. "É preciso lembrar que, entre o músculo e os nervos, há uma placa responsável pela transmissão de estímulos nervosos que produzem contração muscular. A toxina botulínica age nessa placa, dificultando a transmissão do estímulo e levando ao relaxamento da musculatura", sublinha.
Dona Marilene Santana Ferreira tia de Marcelle satisfeita com os avanços no tratamento feito no CREADH - Foto Gabriel de Oliveira
Dona Marilene Santana Ferreira tia de Marcelle satisfeita com os avanços no tratamento feito no CREADH
Segundo o médico é dessa propriedade fisiológica que advém a utilidade terapêutica da toxina botulínica. "Nos últimos 20 anos já foram apresentados vários trabalhos científicos demonstrando que pode ser usada numa concentração bem baixa para relaxar músculos contraídos e sintoma de patologias como as lesões cerebrais", explicou o neurologista.
"Meu neto tem paralisia cerebral, não anda, não fala e se alimenta através de sonda. Mas estamos bastante confiantes com o tratamento, pois percebemos uma melhora significativa nos poucos movimentos que consegue realizar a partir da primeira dose que lhe foi aplicada ano passado. Esperamos mais progresso no seu quadro clínico, ainda mais com o auxilio da fisioterapia intensa", disse confiante a aposentada Marineusa Aquino Rocha.
Tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios neurológicos com toxina botulínica no CREADH - Foto Gabriel de Oliveira 1
Tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios neurológicos com toxina botulínica no CREADH
Confiança também presente na família da pequena Marielle Lourenço dos Santos que, aos quatro anos de idade, enfrenta uma jornada diária de fisioterapia, essencial para seu desenvolvimento. "Nossa luta é grande. Saímos de Ibicuí para buscar melhor tratamento para ela aqui em Itabuna. A paralisia cerebral é devido a um problema no parto e à falta de oxigenação no cérebro. Por isso, ela precisa de acompanhamento e tratamento especifico, que encontra no Creadh. Temos mais confiança com esse novo tratamento e um forte aliado para que Marielle possa ficar de pé, e quem sabe até caminhar", contou dona Marilene Santana Ferreira, tia que acompanhava a pequena paciente.
A aplicação da toxina que auxilia no tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios neurológicos centrais foi acompanhada por mais profissionais de saúde, como o fisioterapeuta Nildo Ribeiro, a equipe multidisciplinar do CREADH e estagiários de fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, sob a supervisão do professor Renato Barreto.
O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Junior, e o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), que visitavam a unidade da Secretaria Municipal de Saúde, também se disseram entusiasmado com a utilização da toxina botulínica, a partir de comentários feitos pelos familiares dos pacientes atendidos de segunda à sexta-feira no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH).

RUI PROMETE CONVOCAR NOVOS POLICIAIS CIVIS “LOGO APÓS O CARNAVAL”

Rui Costa promete convocação para logo após o carnaval (Foto Mateus Pereira).

Os aprovados no concurso de 2013 para vagas de delegado, escrivão e investigador da Polícia Civil deverão ser convocados logo após o carnaval, segundo garantiu, hoje (29), o governador Rui Costa. A promessa foi feita durante entrevista coletiva concedida pelo governador em visita a Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, nesta manhã.
– Os policiais civis e militares serão chamados, agora, logo após o carnaval. Quero tranquilizar. Sei que há uma ansiedade dos concursados. Nós chamamos, ano passado, 946[948] agentes, delegados, investigadores da Polícia Civil e 2 mil policiais militares. A programação é que, logo após o carnaval, (os concursados) sejam efetivados e transferidos para os municípios da Bahia para reforçar a segurança pública em nosso estado – disse Rui Costa.

A preocupação dos concursados aumentou após o governador dizer que o estado estava próximo do limite prudencial de gastos com pessoal. Rui disse que esta convocação já está dentro da programação orçamentária. “Novos concursos, estes sim, estarão provavelmente suspensos”, concluiu. O trecho da entrevista pode ser conferido no vídeo acima, gravado por um dos concursados e enviado ao site.
Ao Pimenta.blog, a Secretaria Estadual de Administração informou que os policiais civis que concluíram formação e fizeram provas nos dias 23 e 24 deverão aguardar resultado final em março, quando então sairá a convocação por parte do Estado.
“O resultado do curso está previsto para a segunda quinzena de março. Após a divulgação do resultado, será aberto prazo para recurso dos candidatos”. Até ontem, não havia uma data definida para a convocação dos aprovados, “mas a expectativa é que ocorra no primeiro semestre deste ano”, informou a assessoria de comunicação da Saeb em nota ao Pimenta.

Gugu alfineta Xuxa e ensina como dever ser programa ao vivo



Uma chamada anunciando a volta do programa de Gugu Liberato ao ar está dando o que falar nos corredores da Record. Nela, Gugu ensina como um programa ao vivo e de auditório deve ser. Para apresentadores e jornalistas da emissora, a chamada é uma "cutucada" em Xuxa Meneghel, que perdeu o direito de fazer programa ao vivo porque constrangeu os bispos da Igreja Universal insinuando sobre sexo durante suas entrevistas. Amigos nos anos 1990, Gugu e Xuxa não se falam mais. "Na televisão, sempre dei muita importância para a informação. E a informação tem que ser ao vivo", conta Gugu na chamada. "Um programa de auditório precisa de uma série de coisas, precisa ter emoção, precisa ter alegria, brincadeira, precisa ter sentimento. E tudo isso tem que partir do coração, tem que ser verdadeiro, pra que você em casa, que nos enxerga pela alma, possa sentir aquilo que nós aqui no palco também sentimos", encerra. Isso é tudo o que o programa de Xuxa não tem e que precisa ter. Pode-se argumentar que a chamada tenta vender que o show de Gugu Liberato tem emoção e é tão "verdadeiro" que se "enxerga pela alma" (ou até atrás de um capuz), mas por que o apresentador falaria nesse tom professoral, dando uma aula de como se deve ser um programa ao vivo e de auditório? Ainda mais Gugu Liberato, que foi esnobado por Xuxa assim que ela foi contratada pela Record. Para quem não se lembra, a ex-rainha dos baixinhos não perdoou Gugu por ele ter exibido imagens dela numa revista masculina, ignorou telefonemas do apresentador e escolheu Rodrigo Faro para dar sua primeira entrevista não jornalística na Record.

SISU: ÚLTIMO DIA PARA PARTICIPAR DE LISTA DE ESPERA

A manifestação de interesse em lista de espera termina hoje (Foto Elza Fiuza/Ag. Brasil).


Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (29) para participar da lista de espera. Para aderir, o estudante acessa o sistema e, em seu boletim, precisa clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar, o sistema emite uma mensagem de confirmação.
Também pode participar da lista o candidato que foi selecionado para o curso que escolheu como segunda opção ao fazer a inscrição. Esse estudante pode participar da lista de espera para a primeira opção de curso, mesmo que já tenha feito a matrícula na segunda opção.
A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu. Os candidatos serão convocados a partir do dia 4 de fevereiro pelas próprias instituições de ensino.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016, foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições. Da Agência Brasil.

66 anos de história: Zé Tiro Seco deixa o rádio ilheense


Nascido em 10/02/1937 e depois de seis décadas na radiodifusão, Altamiro Viana da Silva (Zé Tiro Seco), 78 anos, se afasta definitivamente do rádio nesta 6ª feira. Zé Tiro Seco apresenta a última edição do programa Na Fumaça do Gongo, na rádio Santa Cruz de Ilhéus. O Sindicato dos Radialistas fará uma homenagem ao comunicador "pelos relevantes serviços prestados a radiodifusão ilheense, narrando toda a história de vida e profissional do ´Cumpadre Zé´.", diz Elias Reis, presidente do sindicato. (Só em Ilhéus)

BRASÍLIA: Estreia de "Os Dez Mandamentos": ingressos esgotados, mas salas às moscas

A estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas tenham um bilhete em mãos. Porém, os cinemas estão vazios




Os Dez Mandamentos — o Filme foi lançado nesta quinta-feira (28/1) em todo o Brasil. A obra, resultado de uma adaptação da tevê para o cinema, teria vendido 3 milhões de ingressos antes mesmo de chegar às salas de cinema. Em Brasília, vendeu 15,8 mil bilhetes antecipados para os dias 28, 29, 30 e 31, apenas na rede Kinoplex. A estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas tenham um bilhete em mãos. Porém, os cinemas estão vazios.

 

No primeiro dia de exibição do filme, em um shopping do Guará, o Correio encontrou o cinema às moscas. Na sessão das 19h estavam a pastora Ketiane Couto, 33 anos, e a amiga dela, a comerciante Edwane Queiroz, 50. Elas disseram ter ganhado cortesia da Igreja. “Ouvimos falar que as entradas esgotaram. Ganhamos as nossas”, contaram, emendando: “as vendas foram um sucesso, ouvimos as pessoas dizerem que acabou tudo”.




De fato, não há mais convites. Porém, também falta público. Personagens fantasiados estiveram nas sessões inaugurais, mas não emocionaram. Em meio a poucas fotos, não estavam sequer blindados pela segurança do shopping. Nas redes sociais, postagens tiraram sarro sobre as sessões “sem ingresso” que foram vistas vazias em todo o país. O estudante Reginado Alves, 17, e a telefonista Débora Rodrigues, 25, também ganharam as entradas na Igreja. "É um filme evangélico. Não sabia que a disputa seria tão grande", afirmaram.