A Defesa Civil interditou, parcialmente, as obras do Shopping Popular de Itabuna, após parte da laje do empreendimento desabar nesta manhã de segunda (28). Há pouco, técnicos do órgão concluíram a vistoria. Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Avelino, a análise preliminar, feita por engenheiros do município, aponta falha humana como causa do desabamento.
De acordo com Avelino, parte das escoras da laje da cobertura foi removida antes do tempo de cura (secagem) do cimento. Segundo ele afirmou ao PIMENTA, a remoção das estroncas ocorreu na última quinta-feira (24), pouco mais de dez dias após a concretagem, quando o necessário seria um mínimo de 21 dias.
– Depois da retirada das estroncas, houve ainda o peso da cobertura [do segundo piso] e das paredes, provocando o desabamento – disse o coordenador da Defesa Civil.
O incidente se deu no momento em que operários rebocavam a parede na área atingida. A Defesa Civil descartou que o desabamento tenha sido provocado pela qualidade do material utilizado na obra. “Avaliamos todo o material. É de qualidade”, afirmou Avelino. “Se observamos, a parte de maior peso [estrutural] do shopping fica no lado esquerdo, onde estão todas as galerias. Não houve rompimento ou rachadura [neste lado]”, apontou. O desabamento ocorreu na lateral oposta.
Após a interdição parcial, a Defesa Civil autorizou a demolição da parte afetada pelo desabamento e a retirada dos entulhos, o que deve ser feito a partir de amanhã (29). O laudo da obra deve estar pronto até a próxima sexta (2). O diretor do órgão disse ter checado toda a parte de documentação. “Estão com todos os documentos em dia”, disse ele.
Ao custo divulgado de R$ 1.946.890,36, a obra da Prefeitura de Itabuna é tocada pela Status Construtora e Serviços. A previsão inicial era de entrega do Shopping Popular em outubro passado. Apesar do incidente, o primeiro piso deverá ser entregue em dezembro.