sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA ORIENTA PACIENTES SOBRE ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, iniciou na manhã desta quinta-feira (13), uma série de visitas às Unidades Básicas de Saúde visando orientar os pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância da atualização de endereço para o atendimento na rede pública de saúde. A primeira unidade visitada foi a UBS Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, que foi reformada pela Prefeitura de Itabuna, com a ampliação de salas de atendimento e consultórios médicos, construção de banheiros e pintura.
Unidade Básica de Saúde Roberto Santos no bairro Santo Antônio - Foto WIlson Oliveira 3
Unidade Básica de Saúde Roberto Santos no bairro Santo Antônio
Na unidade, o secretário conversou com a equipe de saúde, ouviu pacientes e explicou de forma clara e objetiva, o porquê de o município atualizar os dados cadastrais da população. Um dos principais motivos é que a partir da atualização de endereço haverá maior oferta de serviços, principalmente exames para a população residente em Itabuna, o que antes não ocorria. "Muitos pacientes saem de seus municípios de origem para buscar atendimento na rede pública de Itabuna, deixando a população local sem assistência devida, porque não sobravam cotas", justificou Paulo Bicalho .
Outro motivo também que levou a Secretaria Municipal de Saúde a adotar essa medida é que alguns exames e consultas são perdidos, pois os dados de contato dos pacientes estão desatualizados, o que torna impossível sua localização por parte dos Agentes Comunitários de Saúde para avisar sobre agendamentos de consultas.
Unidade Básica de Saúde Roberto Santos no bairro Santo Antônio - Foto WIlson Oliveira 2
As pessoas não precisam ir à Unidade de Saúde do seu bairro apenas para atualização de dados. O processo pode ser feito tranquilamente quando e se o paciente necessitar de consulta médica. Paulo Bicalho informa ainda que a atualização de endereço é muito simples e rápida, bastando apenas que se leve um documento com o numero do CPF e comprovante de residência.
A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer com que todas as Unidades de Saúde funcionem plenamente oferecendo maior oferta na prestação do serviço e que seja de qualidade e mais humanizado, mas, principalmente, que possa beneficiar aos itabunenses que necessitam do atendimento na rede pública de saúde. Desde o mês passado quando a atualização de dados começou a ser feita nas UBS, os primeiros resultados já começam a aparecer.
Quem afirma é uma das pacientes da UBS Roberto Santos, Neilza Lucas Oliveira. Ela mora na Rua Macário dos Reis, no Santo Antônio, e diz que já cansou de dormir na porta da unidade do bairro para conseguir ficha para exames e quase nunca conseguia. "Sempre faltavam cotas. Agora parece estar sobrando até mesmo para exame de vista e de otorrino, coisa que nunca aconteceu antes", comentou.

Neilza Oliveira também elogia o atendimento na UBS Roberto Santos, afirmando que a situação melhorou um bocado. "Por isso não podemos reclamar do atendimento e nem da quantidade de exames que podemos realizar no posto de saúde do meu bairro", diz.
A UBS Roberto Santos é coordenada pelo administrador Daniel Carvalho e conta com médicos nas áreas de clínica, odontologia, ginecologia, pediatria e nutrição, além de quatro enfermeiros e técnicos em enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde e da apoiadora do módulo assistencial III Karen Lina Lessa Santana, enfermeira que intermédia as ações entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Unidades Básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário