quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PREFEITURA ESTIMULA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE DE ENSINO DE ITABUNA

Como um método educacional humanístico e democrático e que percebe o sujeito em sua singularidade, a educação inclusiva é desenvolvida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na rede municipal de ensino. A metodologia assegura a defesa do direito de todos os alunos da rede aprenderem mesmo com suas limitações, participando diretamente do processo educacional, sem nenhum tipo de discriminação.
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar - Foto Lucas França 1
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar
Há três anos que a Prefeitura vem garantindo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos os alunos que necessitam de maior atenção. A reforma e ampliação do Centro de Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), no bairro de Fátima, a implantação de Sala de Recurso Multifuncional em 28 escolas da rede e de classe hospitalar, além da contratação de interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atende ao projeto da administração do prefeito Claudevane Leite de educação inclusiva.
Atualmente 510 alunos especiais estão matriculados na rede municipal de ensino, o que constitui novo paradigma educacional. "No CEPEI, por exemplo, os professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação atuam nas seguintes áreas de atendimento: deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, deficiências visual e auditiva, distúrbios de aprendizagem – TDAH, Dislexia, Dificuldade de aprendizagem, etc.", informa a diretora da unidade Marisa Aguiar.
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar - Foto Lucas França 2
Técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC Sumara Santana Midlej e a diretora do CEPEI Marisa Aguiar
SERVIÇOS
A diretora do CEPEI destaca que são oferecidos acompanhamento pedagógico, serviços de psicologia e de fonoaudiologia, psicomotricidade, arte-educação e musicoterapia. "Assim, com a educação inclusiva podemos educar as crianças num mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Ao contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade", sublinha.
Cepei no bairro de Fátima -  Foto Pedro Augusto
Cepei no bairro de Fátima
"A educação inclusiva apoia os deficientes numa educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar", destacou técnica pedagógica da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SEC), Sumara Santana Midlej.
DIA D
Para apresentar à sociedade grapiúna as potencialidades e especialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como divulgar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Itabuna na educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação Básica (DEB), vai realizar, entre as 9 e 16 horas da próxima terça-feira, dia 27, o Dia D da Educação Inclusiva, na Praça Olynto Leone, no centro da cidade.
Além disso, equipes de formação continuada estarão realizando serviços nas áreas de deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, deficiência intelectual e transtorno autista. "Nossa intenção com o Dia D da Educação Inclusiva é preservar a diversidade apresentada nas escolas municipais, o que representa a oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando", diz Sumara Santana Midlej.

Nenhum comentário:

Postar um comentário