quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ALUNOS DO PROEJA EM ITABUNA DEMONSTRAM SABERES APRENDIDOS EM AULAS

O auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) ficou lotado na noite de terça-feira, dia 27, com média de 270 participantes envolvendo estudantes, professores, coordenadores, diretores e formadores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Foi a realização da Rede de Trocas do PROEJA que teve como tema "O Aluno do PROEJA e seus Saberes" com o objetivo de valorizar as diversas aprendizagens dos alunos, suas habilidades e seus saberes.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 1
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
O evento foi promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Assessoria de Educação Fundamental para Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. Na avaliação da assessorar técnico-pedagógica Keylla Valéria Abreu Soares foi uma atividade muita rica, "pois proporcionou aos presentes a vivência de trabalhos pedagógicos muito significativos, além de revelar o esforço que os alunos tiveram em superar a timidez e se expressarem de diversas maneiras, levando para o evento o melhor que puderam para representarem sua unidade escolar", disse.
Presidente do CME Elioenai de Santana Farias Keylla Abreu Soares e Shirelene do Nascimento  Alves - Divulgação
Presidente do CME Elioenai de Santana Farias, Keylla Abreu Soares e Shirlene do Nascimento Alves.
A Rede de Trocas do PROEJA foi uma oportunidade de dar visibilidade às aprendizagens dos alunos e reproduzir para a rede municipal de ensino as boas práticas que têm sido desenvolvidas em sala de aula. "Foi a oportunidade de trocar experiências, de uns aprenderem com os outros. Não há nada mais construtivo do que reunir profissionais e alunos para participarem juntos de um momento de intercâmbio com este", sintetizou Keylla Soares.
"As apresentações sensibilizaram, empolgaram e emocionaram o público participante, provocando reflexões e ampliando os conhecimentos de todos. É sempre desafiador realizar atividades como estas e sempre vale à pena todo o esforço empreendido", sintetizou a técnica pedagógica da SEC.
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna - Foto Divulgação 1
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna
A Atividade do Rede de Trocas do PROEJA reuniu oito escolas municipais: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabuna (APAE); Escolas Municipais Ewerton Challup; Lourival Oliveira Soares; Professor Everaldo Cardoso; Milton Rodolfo de Souza Machado; Flávio Simões Costa; e
Raimundo Jerônimo Machado. Também o Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM).
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 2
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Contou ainda com a participação da coordenadora do Departamento do Ensino Básico da Secretaria Municipal da Educação, Regiane Cruz dos Santos; da técnica pedagógica do DEB, Shirlene Silva do Nascimento Alves; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Elioenai Santos de Santana Farias, além de outros profissionais. Na oportunidade, as escolas apresentaram diversas atividades pedagógicas resultados de ações e projetos desenvolvidos em sala de aula neste ano.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 3
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Como exemplo, musicais coreografados; música instrumental com teclado por aluno do PROEJA deficiente visual; teatro e cantiga de músicas, representando "As lavadeiras do Rio Cachoeira"; teatro, a partir da música "Cidadão" do cantor e compositor Zé Ramalho; declamação de poemas de Ciro de Matos; Rap musical sobre Itabuna; Jogral; e depoimento de alunos sobre sua vivência na Educação de Jovens e Adultos, dentre outras.
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 4
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula - Foto Divulgação 5
Alunos do Proeja fizeram apresentação dos saberes aprendidos em sala de aula
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna - Foto Divulgação 3
Auditório da FTC ficou lotado de participantes do Proeja em Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário