terça-feira, 2 de agosto de 2016

ITABUNA: PREFEITO VANE DÁ POSSE AOS NOVOS CONSELHOS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL

Os estudantes Allan Santos da Silva e Gabriele Silva dos Santos, da Escola Municipal Frederico Smith Lima, no bairro Urbis IV, mantém a expectativa de melhorias das condições pedagógicas e de ensino-aprendizagem, principalmente quanto à ampliação da oferta de livros didáticos. Os dois alunos representaram seus colegas da rede municipal de ensino de Itabuna na solenidade de posse dos cerca de 700 conselheiros eleitos para os Conselhos Escolares para o biênio 2016/2018, na segunda-feira, às 19 horas, na quadra de esportes do Colégio Batista da Igreja Teosópolis, no bairro Conceição.
Posse dos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 2
Posse dos Conselhos Escolares biênio 2016-2018
Ao saudar os conselheiros dos segmentos pais, alunos, professores e funcionários da comunidade escolar, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, fez um apelo para que haja maior entrosamento, principalmente pela necessidade de orientação das crianças e adolescentes quanto aos riscos a que estão expostos quanto à violência, drogas e entorpecentes e a criminalidade. "É verdade que nos últimos dois anos conseguimos empreender políticas públicas de inclusão, com ações afirmativas de combate às drogas, através de campanhas e ações culturais e esportivas para inserção e reintegração sociais. Mas, é preciso maior vigilância", alertou.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite dá posse aos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 1
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite dá posse aos Conselhos Escolares biênio 2016-2018
De acordo com Vane enquanto conselheiros, os representantes da comunidade escolar têm muito a contribuir em relação às boas condições de vida da comunidade. "O que aqui se realiza é um grande esforço para que a gestão escolar seja democrática, participativa e inclusiva. Com os Conselhos Escolares atuante quem ganha é Itabuna, já que isto pode fazer toda a diferença", sentenciou. Para o prefeito embora a Prefeitura esteja realizando o maior programa de recuperação de unidades escolares, inclusive com a reposição de mobiliários novos, a interação entre a escola e a comunidade é fundamental.
HOMENAGENS
A secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, afirmou que a posse dos conselheiros de 99 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna significava o ápice do sistema de democratização da gestão. "Diretores e vice-diretores devem estar abertos às sugestões e orientações do Conselho Escolar. Quando há participação se realimenta o compromisso da sociedade com a educação pública", sublinhou.
Posse dos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 1
Posse dos Conselhos Escolares biênio 2016-2018
Para Emerson Farias Dias, residente no bairro São Lourenço, a experiência de participação no Conselho Escolar foi essencial para que mudanças acontecessem na Escola Só o Amor Constrói. "É uma boa iniciativa, já que a participação gera fatos positivos para a escola ao envolver pais, alunos e professores no dia a dia", disse, acrescentando que por seis vezes foi eleito conselheiro. "É necessário que haja disposição da sociedade em contribuir com a gestão escolar. Essa é uma obrigação de todos que têm compromisso com o desenvolvimento educacional dos filhos", opinou.
Além de empossar os novos conselheiros, a assessora técnica-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SEC) para os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino, Inês Sobrinho da Silva Pereira, prestou homenagens ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, à secretária de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, e à presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Elioenai Farias. Na solenidade, o pastor Geraldo Meirelles, da Igreja Batista Teosópolis, destacou as ações da Prefeitura de Itabuna na área da educação.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite dá posse aos Conselhos Escolares biênio 2016-2018 - Foto Gabriel de Oliveira 3
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite dá posse aos Conselhos Escolares biênio 2016-2018
A eleição e posse do Colegiado nas escolas municipais garante a atuação do mais importante órgão para a gestão e democratização escolar nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro de acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei Municipal nº 2.054/ 2007, que determinam sejam eleitos dois representantes de cada segmento – pais, alunos, professores e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário