quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ITABUNA: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SUSTENTA CIDADE REVITALIZA PRAÇA NO VILA ZARA

Moradores da travessa Vila Zara e da Rua Teófilo Coelho, no Vila Zara, estão sendo mobilizados para a urbanização de uma praça na parte mais da alta do bairro, um sonho há anos acalentado por aquela comunidade. A partir das 8 horas de sexta-feira, dia 12, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), em parceria com o grupo independente Sustenta Cidade vai promover ações para a revitalização daquele espaço público.
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara - Foto Lucas França 1
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara
De acordo com o secretário Marcos Monteiro estão sendo disponibilizadas equipes de operários dos Departamentos de Obras e da Limpeza Pública da Sedur para o mutirão, que prevê nivelamento da praça com caçambas de terra e de terra vegetal, definição de áreas com o apoio de topógrafos e doação de pneus usados para delimitação do espaço e decoração. A coordenadora do Grupo Sustenta Cidade, a professora da Unime Simone Gualberto explica que na primeira etapa a praça passará por um processo de transformação que será encerrado ao meio dia de sábado, dia 13.
"Num segundo momento vamos realizar o trabalho de urbanismo. Antes, uma equipe de colaboradores do grupo Sustenta Cidade participará de uma oficina com artesãos para aprender a confeccionar brinquedos para as crianças e adolescentes com pneus reciclados, recolhidos pela Prefeitura nos diversos locais da cidade", afirma Simone Gualberto. A coordenadora acrescenta que a praça também receberá canteiros com o plantio de mudas de árvores frutíferas e de essências florestais da mata atlântica.
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara - Foto Lucas França 2
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara
"Quanto mais diversificamos o uso dos espaços públicos, melhor para a comunidade como um todo. Queremos que a população use as praças em suas diversas formas de lazer e entretenimento, seja para brincar, passear ou praticar esportes. Por isso, todos os espaços serão minimamente pensados para que haja intervenções positivas. Uma das medidas será a construção de rampas de acesso, facilitando a integração de cadeirantes e de pessoas com carrinhos de bebê", explicou a professora da Unime.
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara - Foto Lucas França 3
Começa preparativos para urbanizar praça na parte mais da alta do bairro Vila Zara
Localizada na confluência da Travessa Vila Zara com a Rua Teófilo Coelho, a pracinha atualmente conta com vegetação implantada pelos próprios moradores ao longo dos anos, mas jamais passou por intervenções da Prefeitura. Com o mutirão, desencadeado pelo grupo Sustenta Cidade em parceria com a Sedur, os moradores esperam contar com um bem cuidado jardim. O grupo independente é formado por uma equipe técnica composta por arquitetos, engenheiros, geógrafos, biólogos e alunos dos cursos de graduação dessas áreas, que estão interessados na transformação de áreas e espaços públicos em ambientes agradáveis e propícios ao convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário