quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ITABUNA: INICIADAS NEGOCIAÇÕES PARA TRANSFERIR SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO PARA EMBASA

Depois de se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e dos funcionários da Emasa na terça-feira, dia 2, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu hoje em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, os grupos de trabalho constituídos pela Emasa e Embasa que deram início às negociações visando à transferência dos serviços de captação, tratamento e fornecimento de água e coleta, transporte e transporte de esgoto para esta última concessionaria estatal.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa - Foto Gabriel de Oliveira 3
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa
Vane disse que foi sua a iniciativa de passar o sistema de água e esgoto para o Governo do Estado, depois que a severa seca que se instalou no centro-sul da Bahia exibiu toda a fragilidade. "Isto acabou agravando também as condições econômico-financeiras da Emasa que também passa por problemas seríssimos e não tem nenhuma capacidade de investimento. Então, a proposta aceita pelo governador Rui Costa é a única capaz de assegurar o fornecimento de água para os 220 mil habitantes de Itabuna, o que deve acontecer imediatamente. Estou confiante nesta solução", afirmou o prefeito.
Ao assumir a gestão da Emasa há três anos a atual diretoria fez um diagnóstico que revelou dívidas acumuladas ao longo dos anos de mais de R$ 86 milhões, das quais 70% são referentes às questões previdenciárias; zero por cento de esgoto tratado e nenhum planejamento. "O que precisa ser celebrado é um convênio entre o Município e o Estado. Por isso os grupos de trabalham recolhem informações. Penso que não teremos dificuldade alguma, a não ser como negociar as dívidas, o que para mim é o mais preocupante. Mas tenho certeza de que haverá avanços nos estudos para que a Embasa assuma o sistema", acrescenta Vane.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa - Foto Gabriel de Oliveira 1
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa
O prefeito de Itabuna disse que o governador Rui Costa está sensível ao problema de abastecimento d'água da população de Itabuna, tem dado demonstrações públicas disso e determinou que as obras de construção da barragem do Rio Colônia sejam aceleradas. "Há muita boa vontade do Governo do Estado e não vejo outra saída que não seja a transferência dos serviços de abastecimento e coleta de esgotos para a Embasa" sublinha, assinalando que "também se buscam alternativas para proteger os empregos dos funcionários da Emasa que compreendem que a população não pode mais continuar sofrendo com os efeitos da estiagem", afirmou.
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, destacou que desde novembro do ano passado a empresa vem trabalhando para enfrentar a questão da seca dos rios Almada e Cachoeira que abastecem a população. "Nesse período sempre disse em entrevistas à imprensa e em encontros com representantes da sociedade que a gente precisa de chuvas. As ações que executamos estão agora tendo efeitos positivos. Com a chegada das chuvas de inverno conseguimos reduzir a salinidade da água fornecida e estamos abastecendo a cidade com mais frequência", comentou.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa - Foto Gabriel de Oliveira 2
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite recebeu grupos técnicos da Emasa e Embasa
Ricardo estima que no final do mês a Emasa vai passar a fornecer 650 litros por segundo, sendo 550 litros em Castelo Novo. "Atualmente, com o aumento do volume de água na calha do Almada, estamos captando diariamente 350 litros por segundo, sendo 100 litros/segundo em Rio do Braço e o restante em Castelo Novo, mas as perspectivas climáticas são satisfatórias o que nos dá esperança. Acredito que a fase mais aguda da crise hídrica já tenha passado. É bom que se diga, a título de informação, que a Embasa ainda não está atuando no sistema de abastecimento da cidade", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário