quarta-feira, 3 de agosto de 2016

EMASA DIZ QUE VOLTA DAS CHUVAS DIMINUI SALINIDADE DA ÁGUA EM ITABUNA

A volta das chuvas ao litoral sul da Bahia teve reflexos positivos nas captações da Emasa, no Rio do Braço e Castelo Novo, no Rio Almada, que desde o final da semana passada, está fornecendo água com teores de cloretos (salinidade) mais baixos à população de Itabuna. Apesar da melhoria do volume de água nos mananciais, a empresa mantém o alerta de que a água ainda não está liberada para consumo humano, pois aguarda análises do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna - Foto Divulgação 8
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, se disse satisfeito com a mudança das condições climáticas no último mês com chuvas intermitentes, embora fracas, porque os mananciais que estavam secos no Rio do Braço e Castelo Novo, começam a dar bons sinais. No caso do manancial de Nova Ferradas, no Rio Cachoeira, que abastece a zona oeste da cidade, a empresa vai relocar as motobombas assim que se inicie sua recuperação. "As chuvas ainda se concentram em determinadas áreas da região cacaueira, mas as expectativas são muito boas com a recuperação gradual", afirma.
Nos últimos 12 meses, a região centro-sul da Bahia viveu uma estiagem sem precedentes, sendo a maior dos últimos 50 anos. Além de reduzir drasticamente a oferta de água nos rios que abastecem cerca de 40 cidades, a falta de chuvas provocou a seca do Rio Almada, principal fonte de abastecimento de Itabuna, cuja população foi obrigada a consumir água com elevado teor de cloretos, acima dos índices recomendados pelo Ministério da Saúde.
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna - Foto Divulgação 11
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna
Diante desse fato a Emasa e a Vigilância Sanitária do município (VISA) fizeram reiterados avisos para que os consumidores evitassem a ingestão ou a utilização da água para a preparação de alimentos. Como medidas alternativas, a Prefeitura de Itabuna, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Embasa, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), desenvolveram ações para fornecimento de água por meio de carros pipa, captação no Rio das Contas, instalação de 170 tanques em áreas estratégicas da cidade e abertura de poços artesianos.
A Prefeitura também garantiu junto ao Ministério da Integração Nacional recursos federais para a manutenção do abastecimento de água da população por carros pipa pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. Para isso, o prefeito Claudevane Leite foi recebido pelo ministro Helder Barbalho, em Brasília, quando fez o pedido e apresentou um relato da dramática situação de estiagem na região sul do Estado, a maior em mais de 50 anos, como atestam estudos de cientistas e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisas como UESC, UFSB e UFBA e Ceplac.
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna - Foto Divulgação 6
Situação da captação em Castelo Novo melhorou com as chuvas mas ainda é insuficienete para atender demanda de Itabuna
LAVOURA
Na área rural, o retorno das chuvas também melhorou as condições de produção de hortigranjeiros e devolveu ao agricultor a esperança que havia perdida com a estiagem. Pelos levantamentos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil junto aos pluviômetros e estação hidrológica instalados em Itabuna pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no período de 27 de julho a ao meio-dia de hoje, dia 3, foram registrados 31.21 milímetros de chuvas na estação de Nova Ferradas; 28.73 mm/24h, na área do São Caetano; 27.08 mm, na área centro; e 22,4 mm, na ponte do São Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário