quinta-feira, 4 de agosto de 2016

40% dos brasileiros não pretendem comprar presente de Dia dos Pais, diz pesquisa


As vendas de Dia dos Pais deverão ser mais fracas neste ano. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país, 4 em cada 10 consumidores não pretendem comprar presentes neste ano. Entre os principais motivos, os filhos apontaram a falta de dinheiro devido ao orçamento apertado (6,2%, aumentando para 14,4% entre os jovens de 18 a 34 anos) e o fato de estarem desempregados (5%, 11,2% entre os jovens). Na comparação com o ano passado, 35,4% pretendem gastar o mesmo valor com os presentes e 29,1% afirmam que deverão desembolsar menos. De acordo com o levantamento, apenas 19,7% dos entrevistados planejam gastar mais com os presentes em 2016 do que no último ano. Entre os que deverão comprar presentes, o valor desembolsado com cada presente será, em média, de R$ 115,37, valor inferior ao indicado em 2015, de R$ 119,83. O valor médio total gasto entre os consumidores da classe C será de R$ 107,95 contra R$ 150,54 das pessoas que pertencem às classes A e B. 

Presentes preferidos
A pesquisa aponta ainda que as roupas serão o principal item escolhido para presentear os pais neste ano. O percentual é de 46,6% neste ano, contra 53,8% em 2015. Na sequência, aparecem os perfumes e cosméticos (27,1%), seguidos pelos calçados (18,5%) e acessórios (14,6%). "Considerando o fraco desempenho das outras datas comemorativas de 2016 até o momento, a expectativa dos lojistas com o Dia dos Pais tende a ser baixa”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, por meio de nota. “A piora da economia, como o aumento do desemprego e a inflação ainda elevada, além do crédito mais restrito, exercem forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar seus gastos para organizar as finanças. Para pagar contas atrasadas e honrar os compromissos financeiros, uma importante medida é evitar novos gastos e, nesses casos, presentear outras pessoas muitas vezes deixa de ser prioridade”, avalia. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) também divulgou nesta quinta-feira (4) estimativas para as vendas de Dia dos Pais neste ano. A retração esperada é de 9% em relação ao ano passado.

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