segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Concurso público vai abrir 500 vagas para Itabuna


O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, anunciou que até o próximo ano vai fazer concurso público para contratação de até 500 servidores. Os aprovados vão substituir os trabalhadores com contratos temporários e por seleção pública. O prefeito não informou o número de vagas por área, mas já se sabe que mais de 60% dos aprovados serão lotados nas secretárias de Educação, Assistência Social e Administração. O edital com todas as informações sobre o concurso deve ser publicado nos próximos 6 meses. Vane disse que o concurso visa valorizar o servidor público e reduzir o número de contratações temporárias e por processo seletivo.

ITABUNA: MORADORES COMEMORAM INICIO DAS OBRAS DO PAC II NO NOVA ITABUNA

Com um largo sorriso "seo" Alberto Jovita, há 21 anos morador da Rua 5, no bairro Nova Itabuna, acompanhou na quinta-feira, dia 27, o início das obras de infraestrutura e saneamento do bairro que beneficiarão mais de cinco mil moradores. Com investimento de cerca de R$ 30 milhões em repasses do Ministério das Cidades através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, com contrapartida da Prefeitura de Itabuna, bairros da zona oeste da cidade serão urbanizados.
Presidente da Associação de Moradores do Nova Itabuna dona Ana Lúcia Dias comemora início das obras com Alberto Jovita e Miguel da SIlva - Foto WIlson Oliveira 1
As obras estão sendo executadas pela empresa Papini Empreendimentos e Construções, que integra o consórcio vencedor da concorrência pública realizada pela Prefeitura. Acompanhado de vizinhos "Seo" Alberto Jovita se lembrou do sofrimento diário das famílias que residem no Nova Itabuna que carece de saneamento básico e pavimentação das ruas. "Sinceramente nunca imaginei que essa obra fosse realmente acontecer. Já ouvimos muitas promessas, mas nenhuma ação concreta. Agora digo que esta realidade começa a mudar. Com emoção digo que esse é o melhor dia de nossas vidas", afirmou.
Alberto Jovita e Miguel da SIlva moradores do Nova Itabuna felizes com início das obras do PAC II - Foto WIlson Oliveira
O Nova Itabuna é o primeiro bairro a receber as benfeitorias do PAC II, com obras de implantação de rede de coleta e estações de tratamento de esgoto sanitário, drenagem e pavimentação de ruas. Além disso, o bairro também ganhará a construção de quadra poliesportiva e creche para as crianças da comunidade. A presidenta da Associação de Moradores do Bairro Nova Itabuna, Ana Lúcia Dias, expressou que essa é mais uma etapa vencida pelos moradores na luta de anos em busca de melhorias.
Obras do PAC II no Nova Itabuna começaram com implantação de rede de esgotamento sanitário - Foto Wilson Oliveira 2
"Já vivemos muitas coisas ruins. Mas, agora essa é uma nova etapa de vida. Com o início desta obra, já temos mostra do comprometimento do prefeito Vane que nos garantiu concretizar os projetos de urbanização que nenhum outro prefeito teve a iniciativa de fazer. Agora, o que temos que fazer é acompanhar a execução da obra. Também agradecer ao prefeito de Itabuna pelo cumprimento da promessa feita à comunidade", destacou Ana Lúcia Dias.
Obras do PAC II no Nova Itabuna começaram com implantação de rede de esgotamento sanitário - Foto Wilson Oliveira 3
Pelo contrato serão beneficiados com pavimentação de ruas, implantação de meio-fio, construções de estações elevatórias e de tratamento de esgoto, além de equipamentos de lazer bairros como Jorge Amado, Sinval Palmeira, Maria Matos (Rua de Palha), Santa Catarina, Lomanto Júnior (Rua da Bananeira). A engenheira Heloísa Oliveira, diretora de projetos da Sedur disse que obra tem prazo de dois anos de conclusão. "A nossa expectativa é que a obra de saneamento básico, esgotamento sanitário e pavimentação de ruas do local, que já foram iniciados, sejam realizadas nos prazos estipulados", afirmou.
Obras do PAC II no Nova Itabuna começaram com implantação de rede de esgotamento sanitário - Foto Wilson Oliveira 4
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, observou que as obras da zona oeste são esperadas há anos pela população, que agora terá o sonho realizado. Já o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, destacou a capacidade da empresa Papini Empreendimentos e Construções, que executou importantes obras de saneamento em estados como São Paulo e Minas Gerais.
Presidente da Associação de Moradores do Nova Itabuna dona Ana Lúcia Dias comemora início das obras com Alberto Jovita e Miguel da SIlva - Foto WIlson Oliveira 2
"Já vivemos coisas que não desejo para ninguém por conta da falta de infraestrutura aqui no bairro. Estou muito emocionado", expressou Miguel Santos da Silva, que compartilhava a alegria dos seus vizinhos. Aos 81 anos, "seo" Miguel afirmou que viu as primeiras casas serem construídas no Nova Itabuna, onde sempre morou. "Nasci e me criei na Rua 5. Ver agora a minha rua sendo a primeira a receber as máquinas dando início ao projeto de urbanização é uma alegria. Isso mostra que na hora certa, nossos sonhos são sim realizados", disse seu Miguel Santos da Silva, que acompanhava abertura de vala na rua para a colocação de mais de 300 metros de tubos da rede de esgotamento.
Presidente da Associação de Moradores do Nova Itabuna dona Ana Lúcia Dias comemora início das obras com Alberto Jovita e Miguel da SIlva - Foto WIlson Oliveira

Sem receber Netinho do Forro não sobe no palco e acaba sendo agredido pelo prefeito de Guaratinga

A redação do Site Giro de Noticias recebeu uma informação neste domingo (30) de que o Cantor Netinho do Forro contratado para cantar na festa da cidade de Guaratinga, não subiu no palco por falta de pagamento do cache. O show marcado para meia noite de sábado não aconteceu.
Com a má fama de outros eventos em que cantores ficaram no prejuízo após realizar Shows em eventos da Prefeitura Municipal de Guaratinga, o cantor Netinho disse que só subia no palco após receber o total combinado. Prefeito Kenoel Viana Braga ainda tentou convencer que o cantor realizasse o Show ,mas não houve acordo.

Depois que o cantor Netinho do Forró se negou de fato a subir no palco para se apresentar, irritado o Prefeito invadiu o camarim do artista. A  reação do Cantador Vaqueiro, não foi diferente, acabou saindo na mão com o prefeito que levou segundo informações, alguns sopapos.

Com isso os admiradores do cantor ficaram sem a apresentação devido à confusão gerada pelo Prefeito e seus cumprisses. A fama de calote a cantores que se apresentaram em eventos realizado pela prefeitura de Guaratinga  é bastante conhecido, disse o cantor no momento da briga.

A redação do Giro de Noticias tentou manter contato com o cantor, mas não foi possível. O prefeito Kinoel será procurado pela redação nesta segunda-feira (31/08).

PRESO TENTA FUGIR DE PRESÍDIO EM TONEL DE LIXO

William Santos Alves cumpre pena (Foto Sinspeb-BA).

William Santos Alves sacou um plano para fugir do presídio de Vitória da Conquista. Ele tentou fugir dentro de um tonel de lixo, na manhã deste domingo (30).
Agentes penitenciários desconfiaram da “carga pesada” na hora da coleta dos resíduos. Abriram o tonel e lá estava William, coberto por uma camada de lixo. O artista voltou para a cela para cumprir pena por roubo.

EUNÁPOLIS: MÉDICA MORRE ATROPELADA NA BR-101

Sandra Cedro era bastante conhecida em Eunápolis e participava de grupo de ciclismo.

A médica Sandra Cedro morreu por volta das 8h40min deste sábado (29), na BR-101, em Eunápolis, ao ter o corpo esmagado por uma carreta que transportava celulose. Sandra pedalava com familiares, perdeu o controle do veículo e acabou sendo atropelada.
O acidente ocorreu a 15 quilômetros do centro de Eunápolis, segundo o site Radar64. De acordo com o motorista da carreta, Romário Leite Rocha, de 27 anos, a médica estava em um grupo com sete ciclistas, quando bateu em outra bicicleta e perdeu o equilíbrio, resultando na tragédia. O acidente foi presenciado por um dos filhos da médica, nora, cunhado e uma irmã dela.

ITABUNA TEM 219,6 MIL HABITANTES; COM 180 MIL, ILHÉUS REGISTRA QUEDA

Itabuna é o quinto município mais populoso da Bahia, segundo IBGE (Foto José Nazal).

O IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem (28) a estimativa populacional para 2015. De acordo com o instituto, o Brasil tem mais de 204 milhões de habitantes e a Bahia supera a marca de 15,2 milhões.
No estado, o maior contingente populacional está na Região Metropolitana de Salvador. A capital baiana tem 2.921.087 habitantes, enquanto Camaçari aparece com 286.919, na quarta posição, sendo superado apenas por Feira de Santana (617.528 habitantes) e Vitória da Conquista (343.230).

Ilhéus registrou queda em número de habitantes, conforme IBGE (Foto José Nazal).

AUMENTO EM ITABUNA; QUEDA EM ILHÉUS

Itabuna é o mais populoso município do sul da Bahia e, ao contrário de Ilhéus, teve acréscimo de habitantes. São 219.680 ante 218.925 no ano passado. A cidade vizinha, de acordo com a estimativa, viu cair o número de habitantes de 182.350 , no ano passado, para 180.213 agora em 2015.
A data de referência para a estimativa é 1º de julho. Ela define o quanto cada município poderá receber de repasses como Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

OS MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DA BAHIA

1º SALVADOR – 2.921.087
2º FEIRA DE SANTANA – 617.528
3º VITÓRIA DA CONQUISTA – 343.230
4º CAMAÇARI – 286.919
5º ITABUNA – 219.680

6º JUAZEIRO – 218.324
7º LAURO DE FREITAS – 191.436
8º ILHÉUS – 180.213
9º JEQUIÉ – 161.528
10º TEIXEIRA DE FREITAS – 157.804
11º ALAGOINHAS – 154.495
12º BARREIRAS – 153.918
13º PORTO SEGURO – 145.431
14º SIMÕES FILHO – 133.202
15º PAULO AFONSO – 119.214
16º EUNÁPOLIS – 113.191
17º SANTO ANTÔNIO DE JESUS – 101.548

PRÉ-ESCOLA: BRASIL PRECISA INCLUIR 18,6% DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS

Brasil ainda precisa incluir mais de 18,6% na pré-escola, de acordo com MEC (Foto Elza Fiúza/AB).

No ano que vem, a educação infantil, para crianças de 4 e 5 anos, será obrigatória no Brasil e o país deverá ofertar vagas a todos os que têm essa idade e estão fora da escola. Para cumprir a meta de universalização da pré-escola, que está no Plano Nacional de Educação (PNE), o país tem de incluir  18,6% das crianças nessa faixa etária, conforme dados disponíveis no portal Planejando a Próxima Década, do Ministério da Educação (MEC).
“Os números mostram evolução e, mesmo assim, preocupam”, diz a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. De acordo com o movimento, em números absolutos, é preciso ainda incluir aproximadamente 790 mil crianças dessa faixa etária na pré-escola – responsabilidade que cabe aos municípios, com apoio dos estados e da União, e às famílias, que têm de matricular as crianças.
Segundo Alejandra, para além de simplesmente incluir, é preciso ofertar educação de qualidade às crianças. “É recente a passagem da primeira infância para a educação, em alguns locais ainda se mantém a ideia de que o ensino infantil é simplesmente um local onde as crianças ficam. Nesse momento de expansão. é importante reforçar a proposta pedagógica da etapa.”

O QUE ENSINAR

“É preciso que a criança na pré-escola tenha um ambiente acolhedor, que possibilite a leitura em rodas de conversa, onde possa recontar uma história que o educador está contando para ela, onde possa interagir”, afirma o gerente de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Marino.
Para Marino, a rotina da criança deve incluir jogos focalizados, leituras, brincadeiras. Não é como as demais etapas com disciplinas e com estudantes sentados em fileiras. Também é importante que se tenha um educador como referência, e não vários professores. “É importante que a criança tenha contato com música, ritmo, que se prepare bem na fase da pré-alfabetização, na iniciação de raciocínio lógico e matemático.”
A professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Zilma de Moraes Ramos de Oliveira destaca a importância do contato com outras crianças e também com outros ambientes e materiais, respeitando o cuidado com a segurança.
“Uma criança em casa pode brincar de faz de conta, mas quanto está em um ambiente que propicia isso, pode brincar de faz de conta de coisas novas. As outras crianças podem acenar com possibilidades”, diz. Ela acrescenta que o contato com a diversidade também é importante nessa fase. “A criança vê que o outro não pensa como ela, tem costumes diferentes e passa a ter uma maior abertura”, diz.
Quanto ao papel do professor, Zilma diz que o educador deve aprender a interagir com a criança e escutar o que ela está falando. “Pode às vezes parecer engraçado e parecer que está falando de coisas diferentes, mas quando se estuda e se para para pensar, faz todo sentido o que a criança está falando. Frases que pareciam confusas ou engraçadas merecem ser observadas. E, quando se trata de bebês, é nas minúcias que estão as pistas do que está acontecendo com eles.”

SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

“Está sendo feito um grande esforço para aumentar a oferta de vagas”, afirma o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima. “Por mais que em 2016 não venhamos a atingir 100% de inclusão, sabemos que possivelmente não atingiremos, mas o percentual de crianças não atendidas será pequeno”, acrescenta.
Ele diz ainda que a atual situação econômica do país impossibilita os municípios de aumentar os investimentos em educação. “As redes não estavam preparadas para atender à demanda existente.
O Ministério da Educação (MEC) informa que presta ajuda suplementar, por meio de repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Quanto ao que é ensinado, a Base Nacional Comum Curricular incluirá os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil. A proposta preliminar da base será publicada em 15 de setembro. O MEC diz que irá se reunir também com as Undimes estaduais para organização do debate com as redes municipais e apoio ao calendário que vem sendo construído com os estados.

SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde abril de 2012, a semana do dia 25 de agosto passou a ser considerada a Semana Nacional da Educação Infantil e o dia 25, o Dia da Educação Infantil. As datas foram instituídas por lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em homenagem ao aniversário da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Zilda Arns foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010.

sábado, 29 de agosto de 2015

´Babilônia´ termina com o pior ibope entre as novelas da 9


Foi ciúme a causa da morte de Murilo (Bruno Gagliasso) em "Babilônia". Otávio (Herson Capri) matou o rapaz por achar que Beatriz (Gloria Pires) era apaixonada por ele. Como a coluna antecipou ontem, o final de Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires) foi parecido com o filme "Thelma & Louise". De carro, as rivais caíram em um precipício. Ignorando protestos, houve beijos gays de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg e Claudio Lins e Marcello Melo. A audiência prévia foi de 32 pontos, o que significa que este foi o último capítulo de menor audiência da história das novelas das nove. A antecessora, "Império", marcou 46 pontos no fim. 

ITABUNA: RESENHA DA CIDADE NA TV ITABUNA

11925950_957890014268876_288288828_n

Na noite desta sexta-feira, a partir das 21:30, será transmitido o programa Resenha da Cidade na TV Itabuna. O programa tem como pauta a política de Itabuna, e tem como apresentador Roberto de Souza, e os comentários de Ruy Machado.

No programa desta sexta-feira teve a participação do blogueiro João Matheus, que debateu sobre a sucessão municipal de 2016 em Itabuna.Políticos Sul da Bahia

ITABUNA: Haroldo Fonseca morre de infarto em Conquista

har

Na noite dessa sexta-feira (28), um infarto levou a óbito Haroldo Vilheira Fonseca, 48 anos, morador de Itabuna. Ele estava na pista do festival, durante o intervalo entre o primeiro e o segundo show, quando se sentiu mal. 

Segundo sua namorada, ele já possuía um histórico de problemas de saúde. Haroldo foi atendido por uma equipe de sete profissionais e duas ambulâncias, uma do Samu 192 e outra do Posto de Saúde que a Prefeitura da Conquista instalou no Parque de Exposições Teopompo de Almeida durante o evento. Fez parte do atendimento, ainda, o Corpo de Bombeiros. 

As equipes informam que Haroldo foi atendido de forma imediata, mas, infelizmente, não resistiu e foi a óbito. O corpo seguiu para o instituto Médico Legal (IML). Ex funcionário dos Correios e ex dirigente do PMN de Itabuna, Haroldo Vieira era funcionário da prefeitura de Itabuna e bastante conhecido nos meios políticos. 

Foi assessor do então deputado estadual Pedro Egidio. No inicio do governo do prefeito Claudevane Leite (PRB), ele atuou como assessor da secretaria de governo. No último sábado (22), ele comemorou aniversário.


ha

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ITABUNA É A 5ª CIDADE MAIS POPULOSA DA BAHIA


Itabuna, que já foi a terceira cidade mais populosa da Bahia, é atualmente a quinta colocada no estado. O IBGE divulgou nesta sexta-feira/28, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros.  O município de Salvador com 2,9 milhões de habitantes é o 3º mais populoso do país. São Paulo, com 12,0 milhões de habitantes e Rio de Janeiro com 6,5 milhões são os municípios mais populosos do país. Feira de Santana ocupa o 17º lugar entre os 20 municípios mais populosos do país, com 617,5 mil habitantes, exceto as capitais. A Região Metropolitana de Salvador é a 7ª mais populosa do país, com 3,9 milhões de habitantes, população um pouco inferior a RM de Fortaleza e superior a RM de Recife, com dados referentes a 2014. A RM de São Paulo é a mais populosa do país, com 21,1 milhões de habitantes, seguida da RM do Rio de Janeiro (12,3 milhões de habitantes), Belo Horizonte (5,8 milhões de habitantes), Porto Alegre (4,3 milhões de habitantes) e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,2 milhões de habitantes). A Bahia tem 15,2 milhões de habitantes e é o 4o estado mais populoso do Brasil, segundo as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, divulgadas pelo IBGE  nesta sexta-feira.  O estado mais populosos do país é São Paulo com 44,3 milhões de habitantes, seguido de Minas Gerias com 20,8 milhões e Rio de Janeiro, com 16,5 milhões.  O município de Salvador com 2,9 milhões de habitantes é o mais populoso do Estado, seguido de Feira de Santana, com 617,5 habitantes, Vitória da Conquista (343,2); Camaçari (286,9) e Itabuna (219,6). Veja a seguir a lista dos demais municípios mais populosos da Bahia: Juazeiros (218,3); Lauro de Freitas (191,4); (Ilhéus 180,2); Jequié (161,5); Teixeira de Freitas (157,8); Alagoinhas (154,5); Barreiras (153,9) e Porto Seguro (145,4).

Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (28) a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia. Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de dois pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor em 1º de setembro e vai até 31 de dezembro. A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termelétricas, com custo variável unitário maior que R$ 600 MWh, aprovada no início deste mês. Apesar do pedido das distribuidoras para que o valor seja mantido, devido ao aumento dos custos de geração, a diretoria da Aneel entendeu que o uso das bandeiras deve refletir o cenário de disponibilidade da geração e não os problemas de caixa das distribuidoras. “Não podemos confundir o conceito do fundamento das bandeiras com o alívio de caixa. O valor arrecadado com as bandeiras deve cobrir o valor da geração termelétrica. Para outras razões de [alta de] custo existem outros mecanismos de compensação”, disse o diretor da Aneel Reive Barros dos Santos, relator do caso.

Escola Municipal na Urbis IV ganhará quadra coberta



A Prefeitura de Itabuna iniciou na quinta-feira a terraplanagem de área na Urbis IV para a construção da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Frederico Smith Lima. Estão sendo investidos R$ 458.186,79 em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Este será o segundo equipamento esportivo do bairro que já foi contemplado com o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com pista de skate, salas para oficinas e de reunião, biblioteca, cineteatro auditório com capacidade para 60 pessoas, pista para caminhada, quadra poliesportiva coberta, jardins e banheiros. No início de agosto o projeto de implantação de quadras cobertas nas escolas municipais começou pelo bairro Nova Ferradas. Pelo cronograma do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (SEC), ainda neste semestre serão construídas as quadras poliesportivas nas escolas Eduardo Fonseca (Sítio II, da Fundação Marimbeta), no bairro Fonseca; Ewerton Challup, no bairro de Zizo; além da Iolanda Pires (Sítio V da Fundação Marimbeta), no Nova Ferradas. Cada uma das quadras poliesportivas contará com cobertura, vestiários e arquibancadas para os estudantes da rede municipal de ensino e área construída de 30x41 metros quadrados. A quadra poliesportiva Iolanda Pires terá suportes para basquete e voleibol. Serão investidos R$ 478.550,56. Com essa mesma estrutura, os equipamentos esportivos do Ewerton Challup e Eduardo Fonseca estão orçados em R$ 504.444,80 cada. A quadra da Escola Municipal Frederico Smith Lima segue o mesmo padrão.

Ilhéus é única das 15 maiores do estado da Bahia com queda na população


Das quinze maiores cidades do interior baiano, Ilhéus, no Sul do estado, foi a única que teve baixa na população. Os dados tem como base uma estimativa da população brasileira, divulgada nesta sexta-feira (28), pelo IBGE. Em comparação com o número do ano passado, Ilhéus passou de 182.350 para 180.213, queda de 1,17%. No G 15 do interior baiano, a cidade que registrou maior elevação foi Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com quase 2% de crescimento populacional. As maiores cidades baianas continuam nas mesmas posições: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso e Eunápolis. (BN)

VEREADOR COMANDARÁ A ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pastor Francisco assumirá a SAS.

O vereador Pastor Francisco (PRB) assumirá a Secretaria de Assistência Social de Itabuna, na próxima terça (1º), substituindo José Trindade. O parlamentar vê afinidade entre seu mandato e o novo desafio no Executivo.
– Espero que toda experiência que eu tenho possa contribuir cada vez mais com a secretaria – disse Pastor Francisco, que enfatizou, ainda, a necessidade de a secretaria ter relação próxima com o legislativo. Com o licenciamento do vereador para assumir a SAS, quem ocupará a vaga será o suplente Manoel Júnior, também do PRB.

LULA NÃO DESCARTA CANDIDATURA EM 2018

Lula pensa em candidatura em 2018.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta sexta-feira (28), em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, região norte de Minas, que, se for preciso, poderá disputar a Presidência da República em 2018.
“Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente, espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”. Com informações do Estadão.

Ministério da Saúde lança versão digital do cartão SUS



A versão digital do Cartão SUS está disponível para download a partir desta quinta-feira, 27, segundo o Ministério da Saúde. Além do número do cartão, o aplicativo contém informações sobre a saúde do paciente, como o Índice de Massa Corporal (IMC), alergias medicamentosas e alimentares, exames realizados e medicamentos de uso contínuo. PUB Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar o CPF, a data de nascimento e um endereço de e-mail. A ferramenta apresenta os dados da pessoa e permite o preenchimento de informações que vão desde o tipo sanguíneo até os profissionais que fazem as consultas e os resultados de exames de pressão e glicemia. "O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde", informou o ministério em nota. O aplicativo Cartão SUS Digital pode ser baixado por pessoas com celulares com sistema Android, na Play Store, e deve chegar à Apple Store em novembro. De acordo com o ministério, o novo aplicativo também é uma medida de economia de recursos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Edital do concurso dos Correios pode sair até a próxima segunda-feira (31)



O edital do concurso dos Correios com 2 mil vagas pode sair até segunda-feira (31). Em entrevista à Folha Dirigida, uma fonte ligada à preparação do concurso dos Correios informou que a contratação da organizadora ainda está em análise no setor de contratos e existe a possibilidade que o edital seja publicado até o dia 31 de agosto, como havia sido divulgado inicialmente. 
As vagas serão distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. 
Os demais não serão incluídos por ainda contarem com cadastro de reserva do último concurso (2011). A seleção contará com 10% das vagas reservadas a pessoas com deficiência e 20% a pessoas pretas ou pardas. Os candidatos passarão por provas de conhecimento, realização do teste de esforço e, posteriormente, pelo exame médico admissional. 
O salário inicial para os operadores de triagem e transbordo, somado à gratificação (GIP), chega a R$ 1.284,00. No caso dos carteiros, soma-se ainda o adicional de distribuição, elevando a remuneração para R$ 1.620,50. Além disso, os admitidos terão benefícios como vale alimentação/refeição (de R$ 971,96 a R$ 1.092,48), vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de adicionais – de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) – e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.  

ITABUNA: PESQUISAS E DEBATES APONTAM PARA A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NA ESCOLA GRAPIÚNA

Os Ciclos de Formação Humana (CFH), implantada há 10 anos na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna,como sistema organizacional das unidades de ensino, está passando por um amplo processo de pesquisa e debates, cujos resultados têm apontado para uma real necessidade de reorganização e ressignificação da proposta. O diagnóstico propõe a adoção de ações que assegurem identidade à Escola Grapiúna e, principalmente, seu objetivo que é promover o desenvolvimento integral dos educandos, a inclusão social e cultural, preparando o sujeito para o exercício da cidadania.
Rede municipal de ensino de Itabuna debate os Ciclos de Formação Humana - Foto Wilson Oliveira  2
Rede municipal de ensino de Itabuna debate os Ciclos de Formação Humana
O assunto foi discutido amplamente durante o encontro "Avaliação da Escola Grapiúna: Uma Reflexão Necessária", que reuniu no Centro de Cultura Adonias Filho, na quarta e quinta-feira dezenas de docentes, coordenadores pedagógicos, gestores de escolas, representantes de pais de alunos, diretores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (SEC). Um dos momentos mais esperados do encontro foi à apresentação do trabalho de pesquisa científica coordenado pelas pedagogas Rosenaide dos Reis Ramos e Tânia Maria Sampaio Dias.
As pedagogas fizeram estudo sobre a percepção de professores sobre a execução da proposta dos Ciclos na Rede Municipal de Ensino.Segundo Rosenaide Ramos, o trabalho aponta para a ausência de uma organização curricular e de uma politica de formação e valorização dos professores da Escola Grapiúna, bem como para a falta de organização da escola na perspectiva dos CFH e de política de perfil e atribuições do gestor e do coordenador pedagógico, voltada para o atendimento e acompanhamento do ensino e aprendizagem.
Rede municipal de ensino de Itabuna debate os Ciclos de Formação Humana - Foto Wilson Oliveira  1
Rede municipal de ensino de Itabuna debate os Ciclos de Formação Humana
"Diante destas contestações e considerando o papel fundamental da escola, como promotora e construtora de conhecimentos, é possível concluir que a proposta dos Ciclos de Formação Humana, na Escola Grapiúna em Itabuna está bastante comprometida e precisa ser repensada urgentemente", afirmou Rosenaide. A pesquisadora chamou à atenção ainda para a inexistência de uma política de inserção da família no processo educacional, como prevê o regimento da Escola Grapiúna.
"Precisamos repensar a nossa prática enquanto educadores comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem, para avançarmos no sentido de executarmos as mudanças necessárias que assegurar de fato uma identidade da Escola Grapiúna, enquanto um sistema organizado em CFH" pontuou Rosenaide Ramos. A pedagoga ressaltou que a pesquisa terá desdobramentos e vem sendo desenvolvida por iniciativa da Secretaria Municipal da Educação com a anuência do Comitê de Pesquisa Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Secretária da Educação Dinalva Melo do Nascimento fala na abertura do seminário de avaliação dos Ciclos de Formação Humana - Foto Wilson Oliveira
Secretária da Educação Dinalva Melo do Nascimento fala na abertura do seminário de avaliação dos Ciclos de Formação Humana
Com base na pesquisa, debates e proposições que serão elencadas ao final do encontro, a Secretaria Municipal da Educação irá ampliar a democratização do debate, com o envolvimento dos diversos segmentos da Rede Municipal de Ensino para, posteriormente, construir novas propostas para a Escola Grapiúna. O evento contou ainda com a participação da professora Geni Ettinger Campos Lima, que também apresentou um trabalho de pesquisa sobre o "Poder Público Municipal e a Educação em Itabuna", além do professor Daltron Maurício Ricaldes, da Secretaria de Educação do Mato Grosso, que socializou com os presentes a experiência dos Ciclos de Formação Humana em seu Estado.Na abertura, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou a singularidade do momento para a Rede Municipal de Ensino.

Mãe descobre que filho foi estuprado após dentista achar doença na boca


Uma mãe descobriu que o filho de 6 anos foi estuprado depois que o levou a uma dentista no posto de saúde em Avaré (SP). O garoto tinha uma ferida na boca e a profissional suspeitou que ele tinha HPV, uma doença sexualmente transmissível. Após três consultas com a equipe médica do local, foi confirmada a suspeita devido ao formato e coloração. Pressionado pela mãe, ele contou que foi abusado pelo vizinho, de 21 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito foi preso nesta terça-feira (25) e nega as acusações.

“Depois que a criança contou com riquezas de detalhes sobre local, horário e até mesmo sobre as tatuagens do suspeito, a mãe reconheceu o vizinho e o prendemos preventivamente por 30 dias”, explica o delegado de Avaré, João Luiz de Almeida. O menino fez ainda um exame, que deve confirmar a doença nos próximos dias.

Ainda de acordo com Almeida, o abuso sexual aconteceu em maio quando o menino brincava na rua de casa, na Vila Esperança. “A criança contou que foi levada à força ao quintal de uma residência vizinha e que fica desocupada durante o dia e foi obrigada a fazer sexo oral. A data também coincide com o tempo em que o homem estava livre da prisão na casa onde mora – ele tem passagens por tráfico de drogas”, diz.

A dentista que fez o atendimento à vítima, e que não quer se identificar, conta que a mãe achava que as feridas eram resultado de mordidas. Mas o HPV é característico por ter “verrugas” com manchas brancas, diz ela. “Retiramos a ‘verruga’ e entregamos para autópsia que deverá confirmar o HPV. Agora é torcer para que a lesão não volte, senão será preciso medicar.”

O suspeito de ter abusado da criança não tem sintomas da doença no órgão genital, diz a polícia. Mas a dentista explica que o HPV pode não se manifestar no corpo. “Depende do organismo, do sistema imunológico”, explica. Por isso, o suspeito também fez exames no Instituto Médico Legal (IML) para comprovar a doença.

A polícia aguarda pelos exames que provariam o HPV na vítima e no suspeito. Os resultados devem chegar até a segunda semana de setembro, diz o IML. “O instituto não consegue provar que houve abuso por ter sido na boca, mas se ambos tiverem a mesma doença é outro forte indício da autoria do crime, já que a versão da criança é verossímil”, conta o delegado Almeida. (G1)

ITABUNA: PREFEITURA EXPLICA PODA DE ÁRVORES NA PRAÇA DO SÃO CAETANO

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) explicou as razões que levaram à concessão de autorização para poda de árvores na Praça Simão Fitterman, no São Caetano. A medida foi adotada para que se evite o contágio de doenças se houver a inalação de aerossóis (poeira) de fezes ressecadas dos periquitos que encontraram ambiente favorável de adaptação no local, favorecendo a reprodução e aumento da população de forma descontrolada.
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano - Foto Wilson Oliveira 2
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano
Antes de proceder à referida poda a Seagrima, através do Departamento de meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos pediu parecer técnico ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde com a avaliação dos transtornos causados pelos animais silvestres. "O que podemos sugerir é que sejam modificadas as condições ambientais do local para deixar de ser propicio ao abrigo dos animais, por exemplo, a poda das árvores", diz o parecer assinado pelo médico veterinário Waldemar Oliveira da Fonseca.
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano - Foto Wilson Oliveira 1
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano
Segundo o parecer as fezes dessas aves geram riscos à saúde da população,através de alimentos contaminados, piolhos, etc. Além disso, a poda atendeu requerimento apresentado por uma moradora da praça tendo como base o cumprimento da Legislação ambiental que preceitua a defesa do meio ambiente com a preservação de espécies da fauna e flora silvestres.
"Dessa forma explicitamos as razões da poda de árvores executada na Praça Simão Fitterman, no São Caetano, atendendo a requerimento da dona de casa residente naquele logradouro, além do referido parecer que reforça o risco de contágio", disse o chefe de Gabinete da Seagrima, Valdemir José dos Santos. Por último diz que não houve poda radical, mas de controle inclusive para evitar acidentes na rede elétrica com possíveis danos materiais e econômicos aos comerciantes da área.

ITABUNA VAI DEBATER MELHORIA NO ATENDIMENTO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE

Para articular uma ação conjunta visando à melhoria no atendimento aos pacientes e na convivência entre servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está preparando a 2ª Semana de Humanização da Rede de Atenção à Saúde. O evento, em a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será realizado de 4 a 18 de setembro, em local a ser divulgado.
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna - Foto Pedro Augusto 1
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna
Além de consolidar a Política Nacional de Humanização, a 2ª Semana de Humanização da Rede de Atenção à Saúde pretende envolver e acolher profissionais de Saúde, estudantes universitários e técnicos e usuários do sistema público de saúde, Conselho Municipal de Saúde e outros segmentos da sociedade direta e indiretamente vinculados à rede de relações. Cerca de 150 profissionais e técnicos da atenção básica que atuam em Itabuna participarão da iniciativa. Ao final, como objetivo geral pretende-se construir a política municipal de humanização na rede.
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna - Foto Pedro Augusto 2
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna
De acordo com a enfermeira Luciana Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde, o tema central do evento será "Com você o SUS dá certo". Será desenvolvido em quatro eixos: Gestão do cuidado na Política de Humanização; o processo de acolhimento na prática dos cuidados de saúde; Práticas de uma Gestão que acolhe; e a organização das Redes de Atendimento em saúde sob a perspectiva da Política Nacional de Humanização.
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna - Foto Pedro Augusto 3
Prefeitura já ampliou ou reformou 23 das 32 unidades básica de saúde de Itabuna
A coordenadora do NEP explica que durante o evento será reservado um espaço para divulgar trabalhos talentosos e exitosos que profissionais de saúde da atenção básica de Itabuna vêm executando nas comunidades onde atuam. Luciana Pinheiro destaca que a proposta do evento também é promover uma reflexão com os profissionais sobre práticas diárias no serviço, fazendo-o perceber que sua ação junto à comunidade pode se transformar em uma experiência exitosa para o SUS, com reflexos no atendimento à população.

Mulher é assassinada com quatro tiros em Itabuna


tabuna registrou na noite desta quarta-feira (26), o 4º homicídio do mês de agosto, a vítima foi uma mulher que até o momento não foi identificada. O crime aconteceu por volta das 23h, na Rua Principal do bairro Mangabinha, Parte alta do bairro nomeada de Alto da Lua.

Segundo testemunhas, a mulher descia a ladeira do Alto da Lua correndo sentido a praça e um homem a perseguia atirando, vários tiros foram deflagrados assustando os moradores da localidade. Informações colhidas na cena do crime davam conta que ela é casada com um homem conhecido como "Geladeira", que é envolvido no mundo do crime. 



A Polícia Militar preservava o local do crime no aguardo do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). De acordo com o Perito Messias Malheiros, a jovem foi assassinada por pelo menos quatro tiros de pistola, um dos tiros atingiu o pescoço da vítima. No braço direito da mesma, tem uma tatuagem com o nome valdiney onde poderá ajudar na identificação. O corpo da mulher foi encaminhado para o DPT.
Com a morte desta mulher, Itabuna já contabiliza 63 assassinatos neste ano de 2015. Verdinho Itabuna


Vasco elimina o Flamengo da Copa do Brasil


O ano de 2015 é definitivamente do Vasco em Clássicos dos Milhões. Contando com a estrela de Rafael Silva, herói cruz-maltino na conquista do Carioca, o time de Jorginho arrancou empate no fim do segundo tempo e definiu o placar por 1 a 1 nesta quarta-feira, no Maracanã. 

Madson, contra, em lance polêmico, fez o gol rubro-negro. Detalhe: Rafael entrou aos 34 do segundo tempo e dois minutos depois marcou. O resultado leva o Cruz-Maltino às quartas de final da Copa do Brasil.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Menina de sete anos é vítima de estupro coletivo em ônibus escolar


Uma menina de sete anos foi estuprada por três adolescentes em um ônibus que faz o transporte de estudantes, no município de Formoso do Araguaia, sul do Tocantins. Segundo a delegada Áurea Batista, responsável pela investigação, a conjunção carnal foi confirmada por exame médico. 

Uma outra menina, de cinco anos, também foi vítima do grupo, mas foi confirmada apenas a prática de atos libidinosos. Os abusos aconteceram no final de junho, mas a polícia só foi informada do caso no dia 4 de agosto. Conforme a delegada, as investigações já foram concluídas e quatro adolescentes foram autuados, sendo três por praticarem os abusos sexuais e o outro por gravar as ações em um celular. Os aparelhos dos quatro jovens foram periciados pela polícia. O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MPE). 

Conforme as investigações da Polícia Civil, o abuso aconteceu dentro de um ônibus escolar que faz o transporte do assentamento Pirarucu até Formoso do Araguaia. A delegada ainda disse que uma das vítimas relatou o envolvimento de uma menina de 11 anos, que teria induzido as crianças a irem para o fundo do veículo. O fato foi relatado ao MPE e poderá ser investigado. "A questão foi apurada o mais rápido possível devido a idade das vítimas. Agora enviamos a investigação ao MPE, inclusive relatando o possível envolvimento dessa menina", disse a delegada. 

Uma parente de uma das vítimas contou o drama e a sequela que precisará ser tratada. "Ela vai ter acompanhamento de psicólogo. Eu quero apenas que eles sejam punidos pelo que fizeram", comentou. Os adolescentes suspeitos continuam sendo transportados pelo ônibus escolar normalmente. Porém, a delegada já solicitou ao MPE a internação dos menores. O órgão tem 30 dias para responder.

Traficante de Itabuna é baleado em Pau Brasil


Evilásio Martins dos Santos foi baleado na noite desta terça-feira (25) com cerca de 7 disparos de arma de fogo na cidade de Pau Brasil, sendo atingido com seis tiros no tórax e um no tornozelo. 

De acordo com informações, Evilásio estava preso no conjunto penal de Itabuna e havia saído do presídio na quarta-feira passada. Evilásio é natural de Itabuna, mas segundo informações, faz parte da quadrilha de traficantes de Pau Brasil com ramificações na facção criminosa raio B, em Itabuna. Evilásio foi socorrido em estado grave para o Hospital de Base. Verdinho Itabuna

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Após ser preso, jovem faz selfie com policial.

Após ser preso por dirigir bêbado e em excesso de velocidade, o americano Gilbert Phelps aproveitou que estava na delegacia e tirou um selfie com um funcionário ao fundo.




Segundo a polícia de Iowa City, Phelps chegou a perguntar para o agente se poderia fazer a foto. O policial não apenas autorizou o selfie como fez sinal de positivo ao fundo.

Após fim do casamento, Calypso terminará em dezembro, diz Joelma

Após fim do casamento, Calypso terminará em dezembro, diz Joelma

Após o fim do casamento com o guitarrista Chimbinha, Joelma, vocalista do Calypso, anunciou que a banda também vai terminar em dezembro deste ano. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a declaração foi feita nesta terça-feira (25) durante a gravação do Programa da Sabrina, da TV Record, que vai ao ar neste sábado (29). De acordo com Folha, diversos fãs que estavam na plateia choraram com a revelação. A assessoria da banda ainda não confirmou o fim do grupo. Após Joelma anunciar o divórcio, supostamente motivado por uma traição, Chimbinha divulgou texto informando que tenta reatar com a cantora, com quem foi casado por 18 anos e teve dois filhos, Yago e Yasmin.

SAI RESULTADO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR EM ILHÉUS

Seleção preencherá mais de 140 vagas para professor (Foto Gidelzo Silva).

A Prefeitura de Ilhéus divulgou hoje (25) o resultado da seleção pública simplificada n° 3/2015, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) com o objetivo de contratar 143 professores substitutos que vão atuar nas escolas da rede municipal de ensino.
A relação dos aprovados está disponível neste link http://goo.gl/zY9ePU, a partir da página nove. Nos próximos dias, a Prefeitura de Ilhéus divulgará edital de convocação dos selecionados, para que se apresentem à Gerência de Recursos Humanos.
A seleção foi voltada para profissionais com licenciatura em curso de Pedagogia ou Normal Superior para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA 1 ou licenciatura em área específica da disciplina para o Ensino Fundamental II e EJA 2.
De acordo com a secretária de Educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha, as vagas a serem preenchidas já existem na Secretaria e estão vagas por motivos diversos. Essa contratação, segundo Marlúcia, permitirá que todos os estudantes da rede municipal de ensino contem com professores em sala de aula, garantindo o aprendizado e o cumprimento do ano letivo.

SALVADOR: Homem é espancado por passageiros após se masturbar em ônibus



Um homem, de 40 anos, foi espancado por passageiros após se masturbar dentro de um ônibus, na região do Iguatemi, em Salvador, na manhã desta terça-feira (25). De acordo com informações da polícia, Marcos Damasceno Batista, depois de ser reprimido pelas pessoas dentro do coletivo foi preso por policiais militares da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O acusado foi encaminhado para UPA dos Barris para receber atendimento e em seguida conduzido para 6ª Delegacia Territorial (DT), no bairro de Brotas. 

ITABUNA: ESCOLA GRAPIÚNA É AVALIADA NO CONTEXTO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA

Respaldados na Proposta Político-Pedagógica da Escola Grapiúna, gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participam nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27) de um encontro para "Avaliação da Escola Grapiúna:Uma Reflexão Necessária". Durante o evento, no Centro de Cultura Adonias Filho, será avaliado a trajetória dos Ciclos de Formação Humana (CFH), que norteia a organização educacional na rede desde 2002.
Seminário avalia Ciclos de Formação em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira
Seminário avalia Ciclos de Formação em Itabuna
A programação consta de quatro colóquios onde serão expostos avanços, resultados e desafios em 10 anos de implantação do CFH, cujo objetivo é de promover o desenvolvimento integral dos educandos, a inclusão social e cultural, preparando o sujeito para o exercício da cidadania. Ao final, os educadores construirão, socializarão e sintetizarão proposições que serão executadas na perspectiva de superar os desafios impostos à Escola Grapiúna.
Para a secretária municipal da Educação,Dinalva Melo do Nascimento, a avaliação se faz necessária em todas as instâncias que compõem um Sistema de Ensino, por configurar-se em processo que permite não somente lançar um olhar crítico sobre o caminho percorrido, mas vislumbrar possibilidades para o tempo presente. "Portanto, este encontro constitui-se em espaço de diálogo e proposições, acreditando que as discussões nele realizadas sejam profícuas no sentido de traçar coletivamente novos rumos da educação da rede municipal de ensino", justifica.
PROGRAMAÇÃO
Abrindo a programação na manhã desta quarta-feira, às 9h 15min, a pedagoga Indaiara Célia da Silva abordará a "História da implantação dos Ciclos de Formação Humana no município de Itabuna". Na sequência, a professora Geni Ettinger Campos Lima socializará com os participantes os resultados de sua pesquisa "Poder Público Municipal e Educação em Itabuna: do Ciclo Básico aos Ciclos de Formação Humana (1986-2008)". À tarde, a partir das 14horas, as professoras Rosenaide dos Reis Ramos e Tânia Maria Sampaio Dias também mostrarão dados da recente pesquisa "Dez anos de Ciclo de Formação Humana: o proposto, o realizado e novas perspectivas".
Na quinta-feira, às 8h 45min, o professor Daltron Maurício Ricaldes,da Secretaria da Educação do Mato Grosso, socializará com os educadores e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna as experiências vivenciadas em seu Estado, a partir da implantação dos Ciclos de Formação Humana. No período da tarde, os participantes estarão divididos em grupos por segmentos – gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos – para a construção das proposições que, depois de socializadas e debatidas em plenária, serão sintetizadas e farão parte do documento final do encontro, que será encerrado com o pronunciamento da secretária Dinalva Melo.

SANTA RITA DE CÁSSIA-BA: Operários são resgatados de trabalho escravo em obra do governo federal



Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho resgatou seis homens que trabalhavam como escravos na construção de casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano. Na operação, foi constatada a condição degradante a que eram submetidos pela Associação Stela Dubois. Os trabalhadores foram contratados para construir casas num assentamento do Incra e vivam em alojamentos insalubres. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pela associação, através de seu presidente, Moacyr Fontes de Brito. No documento, a associação se comprometeu a pagar as rescisões de contrato dos operários, a assinatura de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos para os resgatados e para a sociedade. Além das rescisões, que variam de R$1.872 a R$9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$5 mil. O diretor da associação também se comprometeu a indenizar à sociedade em R$130 mil. A verba será revertida para o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que foi instituído pelo governo baiano para financiar projetos e ações em prol de melhores condições de trabalho no estado. A inspeção foi realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, a partir de uma denúncia recebida pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego do município de Barreiras. Os operários dormiam em alojamentos improvisados, sem sanitários, condições mínimas de higiene nem remuneração adequada. Além disso, eles não tinham acesso a água potável, nem a locais para armazenar e preparar alimentos. Ainda se constatou que a Associação Stela Dubois burlou o sistema da Caixa Econômica Federal ao atuar como empreiteira, quando o projeto se destinava a financiar construções em regime de mutirão. Ela havia acertado com os operários um valor a ser pago por cada casa construída, inferiores ao piso salarial da construção civil na região. A associação, a partir de agora, deverá registrar em carteira os funcionários e pagar os salários até o quinto dia útil do mês. Também deverá proporcionar melhores condições de alojamento, com água encanada, energia elétrica, sanitários, refeitórios ou cozinha. O TAC ainda impede a terceirização dos operários. A obra fiscalizada previa a construção de 25 casas em assentamento do Incra na Vila Pa, Beira-Rio, a cerca de 20km do centro de Santa Rita de Cássia. A associação também não poderá contratar pedreiros para atuar no programa de habitação rural. BN

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Governo recua e decide pagar 50% do 13º dos aposentados


A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas será pago na folha de setembro, e não mais em duas parcelas, como tinha sido anunciado pelo governo no sábado passado - o Ministério da Fazenda havia informado que a antecipação seria divida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem e o mesmo percentual em outubro. Agora, o adiantamento será creditado integralmente entre 24 de setembro e o início de outubro. Os 50% restantes serão pagos normalmente na folha de novembro, o que significa que o crédito ocorrerá até o início de dezembro. Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga na folha de agosto. O adiamento tinha sido justificado pelo Ministério da Fazenda devido à queda na arrecadação tributária, refloxo da crise que o país atravessa. No início da semana passada, a Receita Federal informou que arrecadação federal teve o pior resultado para o período de janeiro a julho em cinco anos. O país arrecadou 712 bilhões de reais nos primeiros sete meses deste ano, montante que representa queda de 2,91% em relação ao mesmo período de 2014. O resultado para julho também foi o pior para o mês desde 2010. No mês passado, o país recolheu 104,8 bilhões de reais em receitas, o que representa redução de 3,13% em relação a julho de 2014. (Veja)

Minha Casa Minha Vida deixa obras inacabadas


As construtoras que dependem das obras do programa de habitação popular Minha Casa Minha Vida estão vivendo uma crise que começou no fim do ano passado e ainda não tem data para terminar.
Mesmo após um acordo com o governo para esticar o prazo dos pagamentos - que antes era quase imediato - para até 60 dias, as empresas dizem que os repasses não foram regularizados e relatam falta de dinheiro para comprar materiais.
O problema é notado em todo o País, mas concentrado no Nordeste, onde a construção civil depende mais de dinheiropúblico, segundo fontes do setor.
Com 4 milhões de unidades contratadas e 2,3 milhões entregues desde sua criação, o Minha Casa Minha Vida teve impacto positivo no emprego até 2014. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa criou 1,2 milhão de vagas. Agora, com obras paradas ou andando devagar por causa dos atrasos, as construtoras que aderiram ao programa estão cortando vagas.
O Nordeste concentrou 25% das unidades, segundo dados do Ministério das Cidades. Na região, que tem o maior desemprego do País, a construção lidera os cortes em seis Estados, segundo o Caged. Não há dados sobre o impacto do Minha Casa nos cortes. No Rio Grande do Norte, porém, o sindicato das construtoras, Sinduscon, afirma que um terço das demissões está concentrado no programa.
Segundo o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, a proporção pode ser até maior. A empresa de Holanda, a More Fácil, fez um corte radical. "Tinha 1,5 mil funcionários (no fim de 2014); agora, tenho 380."
Segundo ele, quem espera pela casa própria terá de ter paciência. "Tenho 400 unidades previstas para fevereiro que vou entregar em novembro. Isso se a situação dos pagamentos se resolver", diz.
Até 2014, o Minha Casa Minha Vida era visto como "porto seguro" à crise da construção. Pesquisa da FGV mostra que, em dezembro, os empresários ligados ao programa tinham confiança de 96 pontos, superior à dos que dependiam do setor privado (86,6).
Em junho de 2015, a situação se inverteu: os empresários do Minha Casa tinham confiança de 53,5 pontos, contra 58,8 dos privados. "Está claro que tanto os empresários quanto o objetivo social do programa serão afetados", diz a economista Ana Maria Castelo, da FGV-Ibre.
O Sinduscon-SP prevê que o setor como um todo corte 475 mil empregos no País em 2015. Segundo o presidente da entidade, José Romeu Ferraz Neto, esse cálculo considera que os problemas no Minha Casa serão resolvidos rapidamente. "Se isso não ocorrer, o número sobe."
O Ministério das Cidades admite os atrasos, mas diz que vai regularizar os pagamentos até o próximo dia 31.