quinta-feira, 30 de abril de 2015

MASSACRE: ATO DE PROFESSORES NO PARANÁ TERMINA COM 170 FERIDOS

Manifestantes foram reprimidos a tiros de bala de borracha e gás lacrimogêneo (Foto Joka Madruga/APP).

Pelo menos 170 manifestantes ficaram feridos em um ato em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba,  hoje (29), numa ação considerada truculenta da Polícia Militar. A maioria dos manifestantes feridos é professor. A ação foi considerada truculenta pelo Sindicato dos Professores do Paraná.
Os feridos receberam os primeiros socorros no prédio da prefeitura da cidade e na sede do Tribunal de Justiça, que ficam nas proximidades do local. Destes, pelo menos 45 foram levados para unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e hospitais da região. A ação da polícia foi determinada pelo governador Beto Richa (PSDB). 17 policiais se negaram a cercar os professores e foram presos.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná diz que 20 policiais ficaram feridos. Os professores, em greve desde segunda-feira, protestavam contra um projeto de lei (PL) que altera a Previdência estadual.  O projeto foi aprovado no início da noite, em segundo turno, pela Assembleia Legislativa do Paraná.
A confusão começou por volta das 15h, no Centro Cívico, em frente ao prédio, quando os deputados estaduais começaram a sessão. Os manifestantes, em sua maioria professores, tentaram romper o perímetro de segurança que a Polícia Militar (PM) traçou em torno da Assembleia Legislativa. Os policiais usaram bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas a polícia continuou jogando bombas de efeito moral.
Crianças foram retiradas das escolas da região. “Algumas delas passavam mal em decorrência do gás lacrimogêneo usado pelas forças policiais na Praça Nossa Senhora de Salete [localizada em frente a Assembleia Legislativa] para afastar os manifestantes”, informou em nota a prefeitura de Curitiba.

ITABUNA: PREFEITURA AVALIA RESULTADOS PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Durante todo o dia de hoje, os alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em Itabuna, estarão reunidos em um encontro contando com apresentações culturais e vídeos motivacionais, oficinas de artes, de cabelereiro, e de culinária, além de um almoço no clube da USEMI, no São Caetano. É que está sendo realizada a programação de finalização dos ciclos de 2013 e 2014 pela Secretaria Municipal de Educação que tem como temática a "Valorização, Conquistas e Desafios" e a avaliação de resultados.



Donas Anaildes Cardoso dos Santos Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva alunas do Brasil Alfabetizado -  Foto Wilson Oliveira

Donas Anaildes Cardoso dos Santos Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva alunas do Brasil Alfabetizado





O evento tem como finalidade trazer aos alfabetizadores e alfabetizados maior interação e momentos de reflexão sobre as ações do Programa Brasil Alfabetizado no contexto municipal, a partir da socialização de experiências na leitura, na escrita e no direito de aprender de cada alfabetizado. As experiências têm sido bastante enriquecedoras para as donas de casa, colegas de turma e também vizinhas Anaildes Cardoso dos Santos, Avani Almeida Silva e Maria de Lurdes da Silva moradoras de Ferradas.



Em Itabuna o PBA atende cerca de 500 alunos de várias faixas etárias que contam com o apoio de 37 professores em dez bairros mais dez espaços comunitários. Para a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Maria Cristina Batista de Menezes, os resultados são bastante satisfatórios. "Este é o nosso segundo encontro, quando podemos partilhar experiências. Cada olhar de alegria, cada depoimento de superação nos impulsiona a seguir em frente com o PBA, sempre inovando e incentivando pessoas que não tiveram oportunidade de estudar a retornar as salas de aula", explicou.



"Já aprendi assinar meu nome! Imagine eu, com 53 anos de idade, também aprendi a ler, depois de os filhos criados. Voltei estudar, tenho orgulho de mim mesma e das minhas amigas, pois decidimos enfrentar o medo da sala de aula e hoje estamos aqui, com dor no coração, pela conclusão das aulas", desabafou dona Anaildes Cardoso, que pretende continuar os estudos. "Isso me traz uma sensação de renovação de vida, sem falar no carinho das professoras e das novidades das oficinas de arte, onde podemos aprender uma arte até para complementar a renda da família", contou emocionada.


Já para a dona de casa Avani Almeida Silva, o Programa Brasil Alfabetizado trouxe novas perspectivas para sua vida, pois passou a servir de exemplo para os netos e seus amigos. "É muito bom ser apontada como exemplo por ter voltado à sala de aula. Hoje servimos até de incentivo para nossos vizinhos e familiares. Na rua onde moro tem mais três amigas querendo fazer as aulas. Tudo isso porque viram o nosso crescimento e nossa empolgação com as aulas", disse.



CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS DA URBIS IV CONSOLIDA-SE COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO SOCIAL

"A parte mais feliz do meu dia é quando venho ao CEU para a prática do esporte que mais gosto, a capoeira". A alegria de Igor Brito, 14 anos, aluno de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no bairro Urbis IV, resume bem a satisfação dos usuários do equipamento construído pela Prefeitura e onde se desenvolvem atividades esportivas, recreativas, culturais e de assistência social, beneficiando moradores do bairro e da região circunvizinha. Todos os dias o CEU fica cheio de crianças, adolescentes e jovens, mas o lugar oferece políticas públicas de inclusão social para toda família. São moradores dos bairros da região oeste da cidade, que aproveitam o equipamento desde a sua abertura ao público, em dezembro do ano passado. "Esse espaço de esporte e cultura beneficia principalmente as crianças e jovens. É mais instrumento a se somar nas ações da administração municipal pela qualidade de vida e melhoria das perspectivas dos jovens da nossa cidade", conta Willian Fernando Britto, também aluno das aulas de capoeira.
Crianças e adolescentes participam de roda de capoeira no CEU - Foto Wilson Oliveira 2
Crianças e adolescentes participam de roda de capoeira no CEU
Para o educador social da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, mestre de capoeira Itamar Souza Mota, o CEU trabalha com todas as potencialidades do espaço com a intenção de reduzir a vulnerabilidade juvenil. "É uma conquista ver mais de 70 crianças participando das aulas de segunda à sexta-feira na quadra poliesportiva do CEU. Outras atividades esportivas e de lazer garantem qualidade de vida e bem-estar", afirmou Itamar.
Igor Brito 14 anos aluno das aulas de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados  CEU no bairro Urbis IV - Foto Wilson Oliveira
Igor Brito 14 anos aluno das aulas de capoeira no Centro de Artes e Esportes Unificados  CEU no bairro Urbis IV
Coordenadora de esportes do CEU, Dinamar Guimarães da Silva explica que o equipamento multifuncional foi bastante ocupado pelas comunidades do entorno da Urbis IV, nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias escolares. "De domingo a domingo a quadra poliesportiva e a área externa do CEU ficaram a disposição de crianças e adolescentes para a prática esportiva. Além disso, o espaço garante interação e lazer com as famílias através dos encontros e das rodas de conversa com os técnicos", disse a coordenadora.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Além das atividades esportivas, o Centro de Artes e Esportes Unificados tem uma biblioteca com obras de autores regionais, a exemplo dos escritores Jorge Amado e Adonias Filho, e também são disponibiliza oficinas de informática, violão e teatro nos turnos matutino e vespertino. Ao todo, 168 jovens estão matriculados e participam de eventos e atividades diárias.
A unidade tem ainda sala de cineteatro e telecentro com computadores ligados à internet e uma biblioteca. Na área de apoio social às famílias, o CEU tem funcionando um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, que atende famílias de 11 bairros. O coordenador do CRAS, Ascendino Santos, explica que a unidade oferece acolhimento, interação social, eventos educativos, palestras e comemorações de datas especiais. "Nosso atendimento alcança famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social, ampliando a oferta de serviços sociais nesta área da cidade", disse.
O Centro de Artes e Esportes Unificados começou a funcionar no dia 17 de dezembro, depois de ter sido entregue à comunidade pelo prefeito Claudevane Leite beneficiando principalmente os moradores da Urbis IV, Nova Itabuna, Sinval Palmeira, Lomanto, Maria Matos, Morumbi, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Ferradas II, Nova Esperança, Odilon e Santa Catarina e Manoel. Na unidade atuam assistentes sociais, psicóloga, servidores da FICC e coordenadores das secretarias de Esporte e Recreação e da Assistência Social, além de educadores físicos voluntários.

FÓRUM DE MOBILIDADE URBANA: SETTRAN APRESENTA PROJETOS DE MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Quem compareceu ontem à noite ao primeiro dia do Fórum de Mobilidade Urbana ficou sabendo das intervenções que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) realizará para resolver os principais gargalos do trânsito de Itabuna e melhorar a mobilidade da população. O evento levou ao auditório da FTC cerca de 200 pessoas, representantes de diversos segmentos sociais e aos movimentos que lutam por ações e projetos que melhorem a mobilidade urbana.
Cerca de 200 pessoas participaram do fórum na primeira noite do evento - Foto Eric Souza
Entre as propostas apresentadas pelo secretário Roberto José da Silva estão as mudanças que serão feitas na Avenida Princesa Isabel, resolvendo os problemas de trânsito naquela via, principalmente no entorno da rotatória, que, pelo projeto da Settran, deixará de existir. As modificações mudarão o sentido do trânsito para veículos que saiam da ponte em direção à Aziz Maron (shopping), que usarão uma rua do Banco Raso, fazendo o retorno logo depois do restaurante Cordonas. O tráfego também será modificado para quem desce a Princesa Isabel para pegar a ponte. Pelo projeto os veículos farão retorno na Aziz Maron, à altura da Rua Piauí.
Roberto José explica como serão feitas as intervenções na Rotatória Tancredo Neves - Foto Eric Souza
Outros projetos apresentados foram o Trânsito Verde, este já em andamento, e que valoriza a arborização de Itabuna a partir dos canteiros centrais das principais avenidas e a regulamentação das motos de até 50 cilindradas, as cinquentinhas. Roberto José informou que o estudo sobre a necessidade de cadastro registro e licenciamento das cinquentinhas está em andamento e o objetivo é, como todas as ações da Settran, tornar o uso desses veículos mais seguro, para os condutores e para a população em geral.
Sobre o transporte coletivo, o titular da Settran deu detalhes sobre a licitação do transporte coletivo, cujo projeto de lei autorizativo já está sendo analisado pela Câmara de Vereadores. Segundo Roberto, a licitação entrará para a história já que nunca houve concorrência para escola das empresas que exploram o serviço em Itabuna. "Muita gente duvidou que faríamos a licitação, até apostas fizeram contra o projeto, mas a concorrência vai acontecer. O edital está sendo finalizado e será colocado para consulta pública e até julho, no máximo, a licitação estará aberta, por um transporte com mais qualidade em nossa cidade", afirmou o secretário.
A maioria das pessoas presentes ao fórum elogiou as medidas anunciadas pela Settran. Os pontos mais destacados foram a mudança na rótula da ponte do São Caetano e a licitação do transporte coletivo, mas também mereceram comentários e sugestões a ampliação das ciclovias, a educação no trânsito e o uso de tinta de maior durabilidade na pintura de faixas de pedestres e demarcações de vias.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (subsecção Itabuna), Andirlei Nascimento, disse que a expectativa em torno dos resultados do fórum é muito boa. Segundo ele, "Itabuna é uma cidade que, como muitas outras, não está preparada para receber, nos dias atuais, a quantidade de veículos que trafega nas vias todos os dias. Itabuna tem pessoas indo e vindo, e as dificuldades para os pedestres são inúmeras. A OAB, como defensora dos interesses sociais, tem um especial interesse de que, por exemplo, seja incentivado o uso de veículos não poluentes nas ruas", sugeriu.
Luiz Henrique Brandão, presidente da Associação de Moradores do Pontalzinho, morador do bairro há 52 anos, disse que fez questão de comparecer ao fórum até para reivindicar algumas demandas específicas do bairro onde mora. Para ele, "essa é o momento para se discutir e deliberar sobre questões importantes. Temos um secretário aberto ao diálogo e isso somente já é muito importante para que consigamos resolver os problemas de nossa cidade".
Para Célia Maria Evangelista, moradora do bairro Pedro Jerônimo, sente-se na cidade uma preocupação especial em se melhorar o trânsito e que é preciso garantir a mobilidade para quem realmente interessa, no caso, os pedestres. Célia sugeriu uma ação educativa mais incisivam principalmente entre os motoristas que, muitas vezes, não respeitam o espaço dos pedestres.
Para Jorge Teles, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, os objetivos do fórum estão sendo atingidos. "A instância de debates e reflexões está instaurada e sabemos que, daqui, serão produzidas grandes iniciativas para melhorarmos Itabuna. Queremos, agora, que a população da cidade compareça e participe aos trabalhos da segunda noite do mesmo modo como aconteceu na primeira. O nosso intuito é o de efetivamente conversarmos com a população", disse.
O 2º Fórum de Mobilidade Urbana prossegue hoje, a partir das 18 horas. O evento é aberto ao público, que pode sugerir as mudanças que acha importantes para melhorar o trânsito e a mobilidade em Itabuna.

Homicídio e tentativa no bairro Pedro Jerônimo


Um homem, de prenome Murilo, foi baleado e morto na avenida Pedro Jorge, no bairro Pedro Jerônimo, na tarde desta quinta feira (30). O Samu 192 foi acionado para socorrer uma segunda vítima, identificada como Patrick, que conseguiu correr até a rua Santa Rita. Ele estava armado com um revólver calibre 38, de capacete na cabeça, calça jeans e camisa cor de abóbora. Uma moto Bros foi encontrada caída no local. Ainda não se tem informação sobre o que aconteceu. Se comenta em tentativa de assalto. Aguardem.

ATUALIZADO ÁS 14:40

Na tarde desta quinta-feira(30), dois acusados de assalto foram baleados no Pedro Jerônimo. A informação é de que a dupla assaltou no bairro e fugiu. Instantes depois, os dois foram baleados, um deles morreu no local. O outro ainda tentou fugir, mas foi capturado.

Ainda não há informações sobre quem teria disparado contra os assaltantes.

INFORMAÇÕES: VERDINHO ITABUNA

Docentes param em 10 Estados e 8 redes municipais


A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE) convocou para esta quinta-feira, 30, uma greve nacional dos trabalhadores da categoria. Além da paralisação coordenada, professores das redes estaduais de dez Estados já realizaram greves ou paralisações neste ano por melhorias nas condições de trabalho e reajustes salariais. Ao menos oito redes municipais de educação também pararam as atividades, segundo a CNTE. A secretária-geral da confederação, Marta Vanelli, afirma que movimentos com foco em aumento salarial não têm conseguido avançar. “Quando a questão passa por salário, nenhum governo tem avançado. A diminuição de arrecadação neste ano tem peso, mas o principal é a falta de vontade política”, diz. “Estado pobres, como Acre, Maranhão e Piauí, concederam o reajuste do piso salarial dos professores.” Neste ano, o piso teve uma valorização de 13%. Estados como Santa Catarina, Pará e Pernambuco enfrentam greve. Em São Paulo, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não ofereceu proposta de reajuste para este ano, e a greve já passa de 40 dias – a adesão, segundo a Apeoesp, principal sindicato da categoria, é de 50% dos professores.

Morre segunda vítima baleada na noite de ontem em Itabuna


Marcos Patrick Carmo Gusmão, 19 anos, baleado na noite de ontem no bairro de Fátima, morreu na manhã desta quinta-feira (30) no Hospital de Base. Ele não resistiu aos ferimentos.


Patrick era apontado com envolvimento com o crime e já tinha sofrido uma tentativa de homicídio em 2012, na praça do bairro de Fátima. Na época, outras 3 pessoas foram baleadas, sendo que uma delas morreu.

Na noite de ontem, o mototaxista John Hélder também acabou sendo atingido e morreu no hospital. John era mototaxista e estudante de agronomia. Ele deixou esposa e uma filha. Segundo amigos, ele era muito trabalhador e não possuía envolvimento com crimes ou drogas.


http://www.verdinhoitabuna.com.br/

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CURSINHO UNIVERSIDADE PARA TODOS ABRE 22,6 MIL VAGAS

universidade para todos


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial, o edital para as inscrições do cursinho pré-vestibular gratuito do projeto Universidade para Todos. As inscrições para as 22.600 vagas ofertadas serão realizadas de 6 a 14 de maio.
Poderão se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino municipal ou estadual da Bahia ou vai concluir em 2015. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, no Portal da Educação, por meio da página do Universidade para Todos.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é realizado na capital e em outras 186 localidades baianas, em 26 Territórios de Identidade.
Na página virtual, os candidatos conferem os municípios que serão atendidos pela ação com os locais de funcionamento, o turno e o quantitativo de vagas e os documentos necessários.
Com aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, o cursinho oferece aulas regulares de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem freqüência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
Além de estar aberto para o estudante egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal, o curso também é ofertado para o aluno regularmente matriculado em 2015 no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrado ao ensino médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal. O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

Acidente com vítima fatal na Ilhéus-Itabuna



O motociclista Lucas Paulo, morador de Itabuna, morreu em uma colisão com caminhão na BR-415, rodovia Ilhéus-Itabuna, na tarde desta quarta feira (29). 

O nome da vítima ainda não foi divulgado. O condutor da moto Titan 150 preta OMG-1834, licença de Ubaraba (MG), teria derrapado e batido no pneu dianteiro de um caminhão, na curva que fica logo após a Uesc. 

Uma unidade do Samu 192 esteve no local, mas não pode fazer mais nada pois o motociclista já estava morto. 

O Departamento de Polícia Técnica já seguiu para o levantamento cadavérico. A Polícia Rodoviária Federal orienta o tráfego. (Foto: Radar)

Pesquisadores baianos descobrem vírus causador de Coceiras e 'doença misteriosa'



O vírus causador da doença misteriosa que já atingiu 3.500 pessoas na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi descoberto pelos pesquisadores Gúbio Soares e Sílvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O zika vírus foi identificado esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Segundo Soares, o zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti e outros da mesma espécie, provoca um quadro semelhante ao da dengue, já que os pacientes podem apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Entretanto, de acordo com o pesquisador, este novo vírus é mais fracos e os sintomas mais brandos. "Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", explica Gúbio. O zika vírus nunca foi detectado no Brasil ou na América Latina. Gúbio Soares falou sobre a importância da detecção e comemorou a descoberta inédita. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital. É muito importante para nosso grupo ter descoberto este vírus”, comemorou. Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), informou que amostras da doença foram enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, a FioCruz, no Rio de Janeiro, e para o Centers for Disease Control and Prevention (CD), nos Estados Unidos. Entretanto, a Sesab afirma que ainda não possui os relatórios laboratoriais. BN

IDENTIFICADO VÂNDALO QUE DESTRUIU ESTÁTUA DE JORGE AMADO NO VESÚVIO

Mesa foi destruída e estátua danificada pelo vândalo (Foto Reprodução).

A estátua de Jorge Amado no Bar Vesúvio, em Ilhéus, foi alvo de vandalismo no início da madrugada desta terça-feira (28), às vésperas de completar dez anos. O autor da destruição foi identificado e as imagens gravadas pelo circuito de câmeras do restaurante. O homem aparenta sinais de distúrbio mental, segundo o proprietário do Vesúvio, Guido Paternostro, afirmou ao PIMENTA. “O que podemos fazer agora? Conversar com a família? Perde a cidade, perde Ilhéus”.
A destruição começou à 0h32min desta terça. Primeiro, o homem quebrou a mesa com pontapés e, na sequência, atirou pedaços do mármore na mesa contra a estátua, que ficou totalmente danificada. A estátua foi confeccionada pelo artista plástico mineiro Gleber Neto e inaugurada em 6 de maio de 2005.

ESTÁTUA COBERTA DE PRETO

Quem for ao histórico Vesúvio, hoje, verá a estátua coberta por um pano preto. “Tapamos a estátua com saco preto”, disse Guido em um misto de emoção e indignação. “É uma questão cultural. Nos outros lugares, as pessoas fazem questão de preservar os monumentos”, afirmou em entrevista ao PIMENTA.
A estátua faz sucesso e é um dos atrativos para turistas que desembarcam em Ilhéus e passam pela Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus. “Da mesma forma como ela divulgava [Ilhéus], agora [as pessoas] vão divulgar o vandalismo”, observa Guido.
Emocionado, o proprietário lembra dos 105 anos do Vesúvio, o terceiro restaurante em atividade mais antigo do país. “Os primeiros são o da Família Leite, em Pernambuco, e a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro”.

AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA AMADO

Guido diz não ter condições de restaurar a obra. Ele lembra que conheceu o autor da estátua em uma viagem a Búzios (RJ) e o convidou a Ilhéus. A estátua custou aproximadamente R$ 10 mil e hospedagem em Ilhéus durante o tempo de criação do artista plástico. “Como vou reformar? Com essa crise, hoje ninguém tem dinheiro sobrando”, completa.
A estátua é motivo de orgulho para Guido, que guarda cartas de familiares de Jorge Amado. Zélia Gatai, esposa, e Paloma Amado, agradeceram ao comerciante pela homenagem ao escritor Jorge Amado.

http://www.pimenta.blog.br/

CAMACAN: PROFESSORES ENTRAM NO 50º DIA DE GREVE E BLOQUEIAM RODOVIA

Professores fecham acesso a Camacan (Foto Coutinho Neto).



Professores da rede municipal de Camacan, no sul da Bahia, entraram no 50º dia de greve nesta quarta-feira (29). Desde ontem, os educadores bloqueiam acessos à cidade para pressionar o governo. Hoje, os profissionais bloquearam o acesso a Camacan pela BR-101, ateando fogo em barricada.
Os educadores cobram da prefeitura o pagamento do piso nacional do magistério. Desde janeiro, o piso saltou de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78 com o reajuste de 13,01%.
A prefeitura ainda não se posicionou oficialmente sobre os protestos. O município acenou até agora com pouco mais de 6% de reajuste. A proposta é rejeitada pelos profissionais.


Polícia foi chamada para negociar desbloqueio de rodovia (Foto Coutinho Neto).

Executados na Indonésia recusaram vendas e cantaram antes de morte

Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, é vista em frente a caixão durante funeral em Jacarta nesta quarta-feira (29) (Foto: AP)

Segundo pastora, eles entoaram cantos religiosos até disparos iniciarem.
Brasileiro Rodrigo Gularte está entre os oito fuzilados por tráfico de drogas

Na madrugada desta quarta-feira (29) – tarde de terça-feira (28) no Brasil – entoaram cantos religiosos enquanto andavam para encarar o esquadrão que os mataria, disse uma testemunha, que afirmou que eles morreram com “força e dignidade”.
Mas em vez de baixar a cabeça em sinal de derrota e resignação, todos negaram-se a colocar uma venda nos olhos e entoaram cânticos religiosos, entre eles "Amazing Grace", até que o pelotão começou a disparar. saíram de suas celas na prisão na ilha de Nusakambangan e andaram até uma clareira feita na floresta, onde as execuções foram cumpridas.

Lançada impressora de bolso para celular


Que tal imprimir suas fotos do celular na hora, onde você estiver, para curtir com os amigos?
A Polaroid lançou nesta semana um dispositivo portátil para imprimir fotos tiradas por gadgets mobile. 
O Zip, como é chamado, se conecta por Bluetooth ou NFC e promete materializar as imagens em apenas 60 segundos.
O Zip tem apenas 7,3 cm x 11,9 cm e uma espessura de 2,5 cm. O dispositivo é considerado como uma das menores impressoras do mundo.

A micro-impressora utiliza uma técnica conhecida como Zero Ink Printing. 
A tecnologia utiliza um papel fotográfico com cristais coloridos e uma camada de polímero.

O resultado são fotos com uma maior fidelidade de cor e brilho no tamanho 2 x 3.

Edição
Por meio de um aplicativo para Android e iOS, é possível fazer uma edição rápida nas fotos assim como criar colagens com várias imagens diferentes para serem impressas. 

Todo o controle é feito pelo app, já que o Zip possui um único botão físico de liga/desliga.

Vendas
A Polaroid Zip já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos.
O preço é de US$ 129,99 (cerca de R$ 379 em conversão direta). 

Ainda não há informações se o dispositivo será vendido no Brasil.

Confusão! Polícia baixa na festa para Gisele Bündchen.


Confusão! Polícia baixa na festa para Gisele Bündchen por causa de barulho. A informação é do site "Ego", da Globo.

De acordo com a publicação, a modelo está em São Paulo nesta terça-feira, 28, para comemorar seus 20 anos de carreira em festa especialmente montada para ela. O evento, realizado pela revista Vogue e pela marca francesa Chanel, aconteceu na casa de Donata Meirelles com a presença de muitos famosos.

Mas como toda festa VIP concorrida, tem gente barrada do lado de fora. Até aí tudo bem. Só que os vizinhos acabaram reclamando do som alto e adivinha quem baixou por lá? A polícia! Além de a polícia pedir para baixar o som, que continuava bem alto, uma das cerimonialistas do evento afirmou aos policiais que a festa estava chegando ao fim, por volta das 22h50.

Traficante preso em Buerarema, ladrões flagrados em Itabuna



Em mais uma ação de combate ao crime organizado na região, policiais da Cipe Cacaueira conseguiram dar outro “xeque-mate” no tráfico de drogas na noite de terça-feira (29), prendendo um homem com quase 100 pedras de crack. A operação ocorreu no município de Buerarema, a, aproximadamente, 18 quilômetros de Itabuna. Em poder de Wellington Costa Conceição (foto), a polícia apreendeu, nada menos, que 99 pedras da droga. O acusado ainda tentou furar o cerco policial. Até conseguiu fugir, mas não foi muito longe. Wellington foi perseguido e capturado poucos momentos depois. O preso foi levado para o Complexo Policial de Itabuna, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas. É que a cadeia de Buerarema foi interditada há algum tempo. É provável que Wellington seja encaminhado para o Conjunto Penal nesta quarta-feira (30). Em Itabuna, a Cipe Cacaueira apreendeu uma motocicleta no bairro Novo Horizonte. A moto, provavelmente, fruto de roubo, estava em poder de dois suspeitos, que “aceleraram” ao avistar a viatura nas imediações da Rua da Horta. O comportamento da dupla despertou a atenção dos policiais, que chegou a perseguir os acusados. Num determinado trecho, os homens abandonaram o veículo e fugiram por um matagal. Apesar das buscas que foram realizadas na localidade, os suspeitos não foram localizados. A motocicleta, de cor prata e placa HGT-6496 (da cidade de Bocaiuva-MG), foi levada para o Complexo Policial. No bairro Santa Inês, Israel Silva Correia, 19 anos, morador no mesmo bairro. que diz trabalhar vendendo trufas, foi flagrado pela Base Comunitária com um celular que não é dele. Israel afirma que um segundo homem entregou a ele e pode ser autuado por receptação. Na rua Almirante Tamandaré, centro de ITabuna, Reinan Silva de Jesus, 24 anos, foi preso pela Polícia Militar. Ele é acusado de furtar latas de energético de uma loja de conveniência. Ele diz que mora em Canavieiras e ia vender os produtos pra comprar passagem de volta. Reinan já foi preso em Itabuna antes pelo mesmo crime. No Banco Raso, Jorge Francisco dos Santos foi preso por policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos no Banco Raso. Ele é suspeito de arrombamentos e furtos naquela área, incluindo arrombamentos de carros. (Bahia Hoje)