quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ITABUNA: PREFEITURA EXPLICA PODA DE ÁRVORES NA PRAÇA DO SÃO CAETANO

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) explicou as razões que levaram à concessão de autorização para poda de árvores na Praça Simão Fitterman, no São Caetano. A medida foi adotada para que se evite o contágio de doenças se houver a inalação de aerossóis (poeira) de fezes ressecadas dos periquitos que encontraram ambiente favorável de adaptação no local, favorecendo a reprodução e aumento da população de forma descontrolada.
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano - Foto Wilson Oliveira 2
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano
Antes de proceder à referida poda a Seagrima, através do Departamento de meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos pediu parecer técnico ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde com a avaliação dos transtornos causados pelos animais silvestres. "O que podemos sugerir é que sejam modificadas as condições ambientais do local para deixar de ser propicio ao abrigo dos animais, por exemplo, a poda das árvores", diz o parecer assinado pelo médico veterinário Waldemar Oliveira da Fonseca.
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano - Foto Wilson Oliveira 1
Prefeitura explica poda de árvores na Praça do São Caetano
Segundo o parecer as fezes dessas aves geram riscos à saúde da população,através de alimentos contaminados, piolhos, etc. Além disso, a poda atendeu requerimento apresentado por uma moradora da praça tendo como base o cumprimento da Legislação ambiental que preceitua a defesa do meio ambiente com a preservação de espécies da fauna e flora silvestres.
"Dessa forma explicitamos as razões da poda de árvores executada na Praça Simão Fitterman, no São Caetano, atendendo a requerimento da dona de casa residente naquele logradouro, além do referido parecer que reforça o risco de contágio", disse o chefe de Gabinete da Seagrima, Valdemir José dos Santos. Por último diz que não houve poda radical, mas de controle inclusive para evitar acidentes na rede elétrica com possíveis danos materiais e econômicos aos comerciantes da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário